Lusyennir e Demóstenes e sua arte na massa de fécula de mandioca

 

Jogo de xadrez em fécula de mandioca

Lusyennir me enviou o seu trabalho, que elabora junto com seu parceiro Demóstenes.  Eles constroem figuras folclóricas, com temas bem típicos da sua região que eu achei incríveis, especialmente o jogo de xadrez em que o tabuleiro imita o solo seco do sertão nordestino. E usam fécula de mandioca.

São muito marcantes. E são super criativos também, como os peões da banda de pífanos.  E o material: a massa de fécula da mandioca, o alimento do corpo e da alma do Nordeste. Vejam o que nos conta Lusyennir:

Olá, pessoal.
Estou enviando algumas fotos de nosso trabalho, somos um casal e trabalhamos com massa à base de fécula de mandioca e modelamos vários tipos de peças, entre elas o jogo de xadrez. Moramos em Juazeiro do Norte e vivemos exclusivamente do artesanato.
Espero que gostem, estamos sempre acessando a Vila do Artesão.
Um abraço cordial,
Lusyennir Lacerda e Demóstenes Fidélis

 

Jogo-de-Xadrez2
Jogo-de-Xadrez1

Uma coisa muito interessante que ela conta, é que eles vivem exclusivamente do artesanato. São figuras importantes do ciclo cultural nordestino, cidadãos e artistas que mantém vivas as memórias desse povo tão especial.

Quer entrar em contato com esses incríveis artistas?

 

Fotos cedidas pelos artesãos

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , ,

15 Responses to Lusyennir e Demóstenes e sua arte na massa de fécula de mandioca

  1. vania 2 de setembro de 2014 at 13:39 #

    Gostaria de comprar umas peças! como faço? Amei o trabalho de voces! Pura arte…

    • Cris Turek 3 de setembro de 2014 at 15:22 #

      Vania tente entrar em contato no email citado no texto. É o único contato que temos dos artesãos.

  2. belenzinha 23 de janeiro de 2014 at 9:38 #

    gostaria de saber da massa de fecula de mandioca moro no vale do jequitinonha e preciso ganhar dinheiro por favor me mande a receita agradecida belenzinha

    • Cris Turek 23 de janeiro de 2014 at 11:34 #

      Belenzinha nós não temos a receita do casal de artesãos apresentados nesse post. Escreva diretamente para eles, por favor.

  3. jacilea 4 de janeiro de 2013 at 19:24 #

    Ola,conheci o blog a pouco e estou gostando muitoooo. Bj

  4. maria aparecida da rocha 12 de outubro de 2012 at 20:41 #

    gostaria de saber como e feita esta massa com a fécola de mandioca pois pois achei o trabalho de vocês muito bonito gostaria de saber se pode fazer arranjo de flores com ela obrigado me responda ficarei aguardando

    • Cris Turek 15 de outubro de 2012 at 21:42 #

      Maria Aparecida o trabalho desses artesãos não possui passo a passo aqui na Vila e eu desconheço a receita com a fécula de mandioca, assim fico devendo uma resposta exata.

  5. Adriana 31 de agosto de 2010 at 21:55 #

    Adorei e trabalho de vocês. Já tive oportunidade de ver algumas peças suas na loja Panela de Barro ,mas gostaria, se possível for que vocês me digam como posso fazer essa massa. Já conheço a massa com amido de milho, mas e a de vocês com fécula de mandioca? vai ao fogo? Agradeço se me responderem, Um grande abraço, Adriana.

    Amiga, a Vila do Artesão respeita a opcão dos artesãos e a deles foi de não divulgar sua técnica. Mas caso eu encontre dicas básicas, farei questão de publicar aqui. Apenas ficaremos devendo os segredos desses artistas. Um beijo.

  6. klaudya 3 de agosto de 2010 at 16:07 #

    Boa tarde…achei este trabalho veramente belo.
    Gostaria de informações de como adquirir, valores de peças, etc.
    Parabéns aos artistas!

    Os contatos dos artistas estão no artigo, fique à vontade de escrever para eles e solicitar orçamentos. Beijos.

  7. santos 2 de agosto de 2010 at 6:44 #

    parabens o trabalho de voces e nota 1000

    Precisa ver de perto, detalhes perfeitos. Obrigada por participar.

  8. adao cardial 3 de setembro de 2009 at 16:04 #

    Boa tarde, lucyennir e Demostenes amigos pensei que tinha visto tudo em artes e artesanatos nessas minhas andanças, cofesso a vcs que fiquei estarrecido com esse trabalho, é de uma criatividade sem limites, cores soberbas e as peças em simbolos e figuras do nosso nordeste dispensa comentários eu conhecia a fécula de mandioca para ser utilizado de outra maneira, mas como já havia dito antes; a criatividades é sempre além do imaginário, parabéns vcs nessa criação foram além do além. abraço adão cardial

  9. Adriana 1 de julho de 2009 at 17:07 #

    Olá…primeiro quero parabenizar pelo blog que realmente valoriza e enriquece a todos os artesãos brasileiros, pois sabemos que viver só de arte aqui no Brasil é complicado. E segundo gostaria de saber se essas peças estão à venda e quanto custaria? Eu achei “fantástico, diferente e inovador”!

    Um abraço, Adriana

  10. Clauduardo abade 17 de junho de 2009 at 18:03 #

    Que coisa maravilhosa!tenho algumas peças parecidas mas de barro do Caruaru.Não conhecia com esse material, será que são duráveis como o barro?. Frágil eu sei que sim.Que bom que esses artistas e essas memórias se mantém.
    abraços

    • Cris 17 de junho de 2009 at 18:07 #

      O barro tem outra durabilidade, Clauduardo, pois é queimado a altas temperaturas, que garantem isso. Vou colocar sua dúvida para os artistas, mas concordo com você, o trabalho deles é muito interessante e de grande valor.
      Até mais,
      Cris Turek

Deixe uma resposta