Madeira de demolição, como devo cuidar?

Banco Volpi em madeira de demolição

Você tem em casa um maravilhoso móvel em madeira de demolição e está preocupada em como mantê-lo maravilhoso? Fique tranquila que não dá trabalho não.

A regra é simples: jamais passe sobre sua peça aquelas ceras e óleos industriais que se encontram nos supermercados. Eles podem manchar e com certeza irão alterar a cor original de seu móvel.

O processo de manutenção que pode ser repetido mensalmente pede um lixamento leve feito com “Bombril” e aplicação de cera de carnaúba pura que terá seu excesso retirado depois de duas horas de descanso. Pronto.

Com o tempo a repetição desse processo cria uma camada de proteção que dará um belo aspecto ao seu móvel em madeira de demolição.

A cera é encontrada em lojas para marceneiros mas em supermercados existe uma pasta para piso feita com carnaúba que também pode ser usada. O resto é trabalho braçal, 😉

Veja esse artigo sobre as marcas do tempo na madeira de demolição.

Foto: Vila do Artesão

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , ,

87 Respostas para: Madeira de demolição, como devo cuidar?

  1. Paula 25 de setembro de 2016 at 10:55 #

    Olá
    Comprei portas de peroba rosa, mas gostaria de escurecer um pouco. O que passo, stain e depois cera de carnaúba?
    Muito obrigada!

    • Cris Turek 30 de setembro de 2016 at 15:28 #

      Isso Paula. O stain tem em várias tonalidades e além de tudo protege. Depois a cera é pra dar o acabamento mais acetinado.

  2. Vania Flores 23 de janeiro de 2016 at 23:22 #

    Oi Cris,

    Tenho uma mesa de demolição na minha área gourmet que tem fogão a lenha e churrasqueira. Gostamos de usá-la sem toalha de mesa e com isso estão ficando marcas de cerveja e gordura. Tentei tirar com água e sabão, mas o líquido parece ter infiltrado na mesa e não sai.

    Pretendo lixá-la com bombril e passar a cera de carnaúba como tenho visto nas orientações, mas o lixamento tira as marcas da cerveja e da gordura? Como conseguirei remover estas marcas?

    Desde já agradeço e parabenizo pelo site.

    • Cris Turek 1 de fevereiro de 2016 at 19:52 #

      Vania, as marcas de líquidos saem facilmente com um lixamento, mas as de gordura nem sempre saem. Neste caso antes de encerar lave o local com sabão em pedra e desengordurantes. Abraços.

  3. Paula 27 de outubro de 2015 at 11:44 #

    Por favor, qual marca de pasta para piso você indica nesse caso? Muito obrigada

    • Cris Turek 27 de outubro de 2015 at 15:52 #

      Paula eu uso Poliflor.

  4. Thiago 14 de outubro de 2015 at 1:11 #

    Olá, construí um cômodo com restos de chapas de madeira velhas, tanto no piso quanto paredes. Já lixei, mas gostaria de saber que produto eu deveria passar na Madeira para proteger, o intuito é deixar fosco mantendo a aparência natural.

    Obrigado,
    Thiago

    • Cris Turek 14 de outubro de 2015 at 12:02 #

      Thiago para reavivar a tonalidade da madeira e proteger, eu uso Stain. Existem várias tonalidades, escolha a que melhor convier ao projeto.

  5. claudio 21 de janeiro de 2015 at 14:06 #

    Por gentileza, eu consigo adquirir o banco via internet? se sim, qual seria o preço e o frete para 11075-410

    • Cris Turek 3 de fevereiro de 2015 at 19:36 #

      Claudio o post é sobre cuidados com a madeira. Não comercializamos esse produto. Procure na internet Móveis Pazende.

  6. ELAINE 30 de setembro de 2014 at 22:50 #

    COMPREI UMA CRITALEIRA DE DEMOLIÇÃO, MAIS MINHAS CADEIRAS SÃO ESCURA GOSTARIA QUE FICASEM IGUAIS. LI EM ALGUNS COMENTARIOS PARA PASSAR CERA DE CARNAÚBA, DEVO PASSAR POR DENTRO, TENHO QUE LIXAR. DESDE JÁ OBRIGADO

    • Cris Turek 1 de outubro de 2014 at 15:52 #

      Elaine, a cera de carnaúba sozinha não altera a cor da madeira. Existem ceras coloridas para móveis mas elas apenas realçam a cor da madeira, não tingem. Se quiser alterar terá que lixar o móvel todo, tingir com seladores apropriados e depois encerar novamente. Passar por dentro é uma opção sua. Beijos.

  7. sandra mara 13 de junho de 2014 at 20:44 #

    olá…tenho uma bancada no banheiro em madeira de lei…nela foi passado stain e cera de carnaúba, mas mancha com facilidade devido aos respingos de água…o que devo fazer para não ter mais problemas com manchas? att

    • Cris Turek 16 de junho de 2014 at 14:45 #

      Sandra aplique verniz. É o único modo, só cuide com a escolha da tonalidade, porque existem vernizes com cor que alteram totalmente a madeira. Lembre apenas, antes de aplicar, de remover toda a cera da superfície.

  8. christine castilho fontelles 5 de agosto de 2013 at 15:58 #

    oLÁ, TENHO UMA MESA DE MADEIRA DE DEMOLIÇÃO HÁ UM ANO ONDE BATE SOL EM DETERMINADO MOMENTO DO DIA. ELA ESTÁ ESBRANQUIÇADA. COMO PROCEDER? LIXAR COM BOMBRIL E APLICAR CERA DE CARNAUBA OU PASSAR ESSE PRODUTO CHAMADO STAIN? QUERO QUE PERMANEÇA COM APARÊNCIA RÚSTICA, SEM BRILHO. GRATA

    • Cris Turek 6 de agosto de 2013 at 19:44 #

      Christiane você terá que fazer a recuperação em toda a superfície da mesa. Se fizer só nessa parte, ficará manchado e aparente. Aplique removedor de cera, caso ela tenha cera sobre ela para só depois lixar. Tente primeiro com Bombril, mas se não fizer diferença, use lixa de madeira bem fina. Depois aplique o Stain que recupera a tonalidade da madeira e se quiser, finalize com cera.Abraços.

  9. Rio Assoriado 2 de julho de 2013 at 16:48 #

    Leo Madeiras é um local organizado, fala sério Cris! Aqui no Rio é uma bagunça e até os vendedores nem olham para sua cara. Prefiro o atendimento do mercado de frutas aqui da Rua. Parabéns pelo bom gosto e também pelas informações divulgadas que ajudam a todos. Um abraço.

    • Cris Turek 4 de julho de 2013 at 19:07 #

      Rio, em Curitiba era muito, muito organizado. Inclusive o site. De qualquer forma fica aí registrado seu comentário para os cariocas.

  10. Rodolfo 19 de junho de 2013 at 0:20 #

    Cris, adquiri um mesa de centro em madeira de demoliçao. Ao fazer o transporte deste móvel acabou machucando a madeira e criando um risco, nem fundo e nem superficial. Gostaria que voce me indicasse algum produto que eu possa estar reparando este risco, bem como a aplicacao deste. Outra pergunta, vi que voce coloca no comeco deste artigo a possibilidade de usar bombril e cera de carnauba para manutencao mas tambem vi a substituicao da palha de aco pelo por um pano, qual é o ideal?

    • Cris Turek 20 de junho de 2013 at 11:12 #

      Rodolfo riscos somente marceneiros podem verificar se é possível recuperar. Se for bem superficial o bombril resolve, mas deve ser passado em toda a superfície para não ficar a diferença. Depois de passar o bombril e a cera, você usa o pano para dar o brilho. O bombril é o que remove esses pequenos riscos do uso diário e o pano é o que vai recuperar o brilho depois da cera.Espero que dê certo.

  11. Paula Boudoux 29 de maio de 2013 at 19:50 #

    De qualquer forma, muuito obrigada pela atenção!!

  12. Paula Boudoux 28 de maio de 2013 at 23:27 #

    Comprei um roupeiro, comoda e criados mudos novos, e com menos de 5 dias eles estão com mofo em todos os lugares (gavetas, parte interna e externa). Já passei vinagre, água sanitária, etc e continua. A madeira é angelim, dentro esta envernizado. Não acredito que o problema do mofo seja o ambiente, pois ates destes, já dois roupeiros em meu quarto, que nunca deram mofo. Penso, que o problema seja da madeira. Existe alguma solução pra isso? Ou seria o caso de devolução e extorno do dinheiro? Grata!

    • Cris Turek 29 de maio de 2013 at 18:51 #

      Paula não conheço essas peculiaridades de madeira tão a fundo pra te dar uma resposta exata. Acho que o melhor seria se informar com um marceneiro. O que sei do angelim é que ele tem um cheiro desagradável, notado especialmente se o ambiente ficar fechado. Talvez tenham passado algum produto para evitar esse detalhe e isso tenha causado mofo. Mas é só especulação minha. Procure ajuda de um profissional.

  13. Reinaldo Verneck 16 de março de 2013 at 11:38 #

    Boma dia!
    Estou comprando uma mesa de 3,20 por 90 de madeira Angelim Pedra, gostaria de saber o que é melhor usar nela? o que protege mais e fica mais bonito? Verniz, Cera ou óleo?

    • Cris Turek 19 de março de 2013 at 14:19 #

      Reinaldo eu prefiro cera.

  14. Luciana 12 de janeiro de 2013 at 13:39 #

    Boa tarde!
    Tenho um conjunto de mesa e 4 banquetas com pes e encosto em ferro e tampo e assentos em madeira de demolicao. Eles estao muito desgastados em funcao de ficarem expostos ao tempo. Como posso recupera-los? Tenho tb um sofa de madeira com duas poltronas e uma mesa de centro na mesma situacao. Preciso de ajuda !!!????? Obrigada !

    • Cris Turek 14 de janeiro de 2013 at 17:13 #

      Luciana lave bem a madeira, lixe até remover todo o produto que há na superfície e depois aplique stain, um selador que recupera a cor da madeira. Depois se preferir pode aplicar verniz ou cera, dependendo do uso que der ao móvel. Dá trabalho mas é apenas isso o necessário.

  15. Aparecida Santana 11 de novembro de 2012 at 10:08 #

    Oi, eu tinha uma casa enorme antiga, vendi para esses compradores de madeira de demolição da capital. Separei para mim, umas tabuas de peroba rosa, uns tocos de braúnas e umas linhas de garapa. Na minha região não tem ninguem que trabalha com esse tipo de madeira. Não tenho idéia de como poderia usá-los na minha casa que estou construindo. Não sei também como restaurar. Por favor me dê sugestões.

    • Cris Turek 14 de novembro de 2012 at 16:36 #

      Aparecida o ideal é ter os serviços de um bom marceneiro e fazer um projeto que aproveite bem a madeira, pois usa-la mal é desperdiça-la e nós não fazemos esse trabalho especializado. Nossas dicas são apenas básicas. Ficamos devendo.

  16. Maria Cristina 2 de outubro de 2012 at 7:40 #

    Obrigada por todas as dicas!!!!
    Um abraço!!!

  17. Maria Cristina 27 de setembro de 2012 at 18:32 #

    Cris
    Obrigada, vou tentar!!!!
    Eu uso que tipo de lixa ? Depois de lixar tirando a cera é que passo a a escova de ferro para marcar?
    No final posso usar o verniz fosco spray ao inves de cera de carnaúba??? O efeito fica bom???
    Muito obrigada!!!

    • Cris Turek 1 de outubro de 2012 at 16:15 #

      Maria Cristina use lixa bem fina de madeira. A escova você passa depois de remover a cera sim. Você pode usar verniz, mas fosco ou brilhante é uma questão de gosto. Eu, por exemplo, em móveis, não curto muito.

  18. kleber 25 de setembro de 2012 at 17:46 #

    Olá,
    Comprei uma cama de madeira e me disseram que o acabamento da mesma é em cêra… Esse tipo de acabamento é bonito? A cêra deixa um aspecto fosco ou com brilho?
    Obrigado pelas informações

    • Cris Turek 26 de setembro de 2012 at 21:24 #

      Kleber a aparência é brilhosa e discreta. A minha preferida. É só dar manutencão que o brilho se mantém.

  19. Maria Cristina 21 de setembro de 2012 at 12:12 #

    Bom dia!!!
    Tenho uma comoda em mogno encerada. Gostaria de deixa-la parecida como madeira de demolição. Como fazer???

    • Cris Turek 26 de setembro de 2012 at 22:26 #

      Maria Cristina a madeira de demolição tem muitas marcas de tempo, de camadas de tintas diferentes, entre outras características. Você pode remover toda a cera do seu mogno e lixar a madeira com escova de ferro na direção dos veios, para vincar bem e marca-los. Depois pode deixar na cor da madeira aplicando só cera de carnaúba ou pintar e remover o excesso da tinta deixando apenas algumas partes com ela. Use o campo de pesquisa no alto da página com o termo Mesa e veja em fotos alguns tipos de tratamento para a madeira.

  20. Vera Siqueira 18 de setembro de 2012 at 13:08 #

    Obrigada pelas informações, so uma pergunta a mais, tem alguma técnica para saber se a madeira utilizada é de boa qualidade?

    • Cris Turek 18 de setembro de 2012 at 13:44 #

      Vera um bom marceneiro vai saber identificar o tipo da madeira, mas mesmo sendo madeira de boa qualidade isso não quer dizer que seja de demolição, o que é bem diferente. Mesmo a madeira de qualidade, se não tiver passado por estufa e tratamento, não resistirá às variações de clima.

  21. Vera Siqueira 17 de setembro de 2012 at 11:21 #

    Olá Cris,
    > Estou montando minha área de lazer e vou colocar móveis de demolição, mas tenho receio de que com o tempo eles sofram rachaduras ou venham a empenar, devido o excesso de calor e tempo seco da regiao que moro, predominante em boa parte do ano. Minha pergunta: Pode ocorrer esses defeitos e danificar meus móveis?
    Obs: Eles não ficarão expostos ao sol, fica na parte coberta da área.

    • Cris Turek 17 de setembro de 2012 at 18:34 #

      Vera se forem de madeira de demolição legítima nada sofrerão, mas se forem de madeira com aparência de demolição, com certeza alguma transformação ficará evidente, como a abertura de frestas nas emendas dos móveis. Isso depende do fornecedor de seus móveis e da confiança que tem nos produtos dele. Beijos.

  22. inaia lampert 12 de setembro de 2012 at 23:01 #

    COMPREI UM MOVEL RUSTICO COR CASTANHO FOSCO . DEPOIS COMPREI UMAS MESINHAS PARA COMBINAR TODAVIA ELAS VIERAM NA COR MEL (E SAO BRILHOSAS). QUERIA SABER COMO POSSO TINGIR ESTAS MESINHAS PARA TORNÁ-LAS DA COR CASTANHA E PREFERENCIALMENTE SEM BRILHO!
    JA LI SOBRE ESCURESCEDOR, SOBRE A CERA DE CARNAUBA TIPO 4 (QUE É ESCURA), SOBRE VERNIZ FOSCO E NAO SEI QUAL SERIA MELHOR OPÇÃO!

    • Cris Turek 16 de setembro de 2012 at 21:26 #

      Inaia se as mesinhas são brilhantes provavelmente possuem verniz aplicado sobre elas. Para escurecer você pode usar verniz do tom desejado, mas antes terá que remover esse verniz original, para que a aplicação fique perfeita e duradoura. Uma boa loja de material de pinturas vai te explicar melhor quais produtos você pode usar.

  23. Eduardo Seixas 21 de agosto de 2012 at 19:10 #

    Olá,

    Tenho um rack de madeira de demolição e ele tinha um pouco de tinta em sua superfície. Eu comprei uma lixa fina, passei e tirei a tinta, só que a gora essa parte de onde eu tirei a tinta ficou um pouco “esbranquiçada”. Como faço para a cor voltar à padrão do móvel? Consigo aplicando a cera de carnaúba nessa área?
    Outra dúvida: se eu aplicar cera de carnaúba em 2 ou mais demãos o móvel vai ficando mais escuro?

    Grato,

    Eduardo

    • Cris Turek 22 de agosto de 2012 at 14:55 #

      Eduardo se foi passado lustra móveis nesse rack depois que você removeu a tinta, ele deixa os veios esbranquiçados. Nesse caso o ideal é aplicar removedor de cera para limpar e somente depois aplicar cera de carnaúba. A cera de carnaúba incolor não escurece a madeira.

  24. Angela Rodeguer 17 de agosto de 2012 at 21:29 #

    Obrigada pela resposta tão atenciosa.
    Vou fazer como falou.
    Grata. Tudo de bom prá você.
    Tenha um ótimo final de semana.

  25. Angela Rodeguer 12 de agosto de 2012 at 16:34 #

    Boa tarde. Sabe se é possível reutilizar caibros ressecados pelo tempo? Possuo alguns e quero reaproveitá-los em construção de ranchos. Eles racham quando pregamos. Há saídas? Grata. Abraço.

    • Cris Turek 17 de agosto de 2012 at 20:34 #

      Angela tente fazer furos bem pequenos com furadeira antes de pregar, talvez funcione. Infelizmente não há como recuperar a madeira tão seca.

  26. Neusa Maria 3 de maio de 2012 at 20:50 #

    Ola , tenho um banco de madeira bem rústico,é feito de arueira, como devo cuidar dele? o que devo passar para conserva-lo,aguardo resposta …obrigado

    • Cris Turek 3 de maio de 2012 at 21:28 #

      Neusa, as dicas que dei nesse artigo se aplicam bem ao seu banco também. Experimente.

  27. Teresa 21 de março de 2012 at 15:33 #

    Ola!
    Tenho um movel de madeira de demoliçao (creio ser peroba) que fica no quintal, sob sol e chuva. Com o tempo foi secando e agora gostaria de saber a melhor maneira de trata-lo. Antes do verniz Osmocolor, devo tentar “hidratar” a madeira com oleo de linhaça? Obrigada!

    • Cris Turek 21 de março de 2012 at 22:37 #

      Teresa o Stain já recupera a cor da madeira e dá proteção. Isso de passar óleo de linhaça eu não sei se faz diferença. Se o seu móvel não fosse de madeira boa, ela já tinha se desmanchado. Penso que uma boa lavagem com água e sabão neutro vai ajudar a tirar limos e sujeiras para depois passar o produto. Só isso já deve bastar.

  28. mirtes 23 de janeiro de 2012 at 14:43 #

    Cris, que bom saber como cuidar dos moveis de madeira de demolição!
    Agora na casa nova, minha cozinha é toda com esses moveis , ainda falta um dos moveis que mandei fazer, quando estiver pronta te mando a foto!Tá ficando linda!
    obrigada!

    • Cris Turek 23 de janeiro de 2012 at 16:09 #

      Fico esperando Mirtes, beijos.

  29. Sheila 7 de outubro de 2011 at 17:21 #

    Olá Cris. Colocamos em nossa área de churrasqueira alguns móveis de demolição e não sabia como tratá-los. A mesa de refeição e uma de centro abriu um racho por estarem secas demais. O que poderia fazer antes de passar a cera de carnaúba para que esses rachos diminuam? Obrigada. Adorei as dicas do seu blog.

    • Cris Turek 7 de outubro de 2011 at 19:13 #

      Sheila, você sabe que não se recuperam as rachaduras. O que você pode fazer é um restauro para disfarçar, mas elas continuarão lá e até podem abrir mais com o tempo. Procure em boas casas de marcenaria uma massa para calafetar madeira. Existem várias tonalidades para escolher. Outra alternativa é misturar serragem, pó de madeira com cola apropriada e colocar nas rachaduras, depois recobrir com a massa que indiquei para dar um melhor acabamento. É isso, boa sorte.

    • Cris Turek 10 de julho de 2011 at 21:31 #

      Ivanacadastre-se você mesma no campo Assine a Vila, no alto do blog. É grátis. E a cera de carnaúba eu compro no supermercado mesmo. Leia na embalagem qual marca é de carnaúba, sempre está escrito na tampa.

  30. Geovani 14 de junho de 2011 at 22:04 #

    Cris, gostei da sugestão, passei o stain tipo verniz da suvinil e ficou bom, o importante é que não precisa lixar depois, após passei a cera de carnaúba já por duas vezes mas pretendo passar mais, a madeira era nova mas deu certo, como posso enviar umas fotos para mostrar? obrigado e curto muito teu blog.

  31. geovani roberto 29 de maio de 2011 at 22:29 #

    Olá, gostaria de saber se para deixar a madeira com aspecto natural posso passar seladora antes da cera ou passo cera direto na madeira? obs: gostaria que a madeira não ficasse brilhosa.

    • Cris Turek 31 de maio de 2011 at 11:23 #

      Geovani, use um produto chamado Stain, que protege e renova a cor da madeira sem dar brilho. Depois aplique a cera várias vezes até que a madeira absorva bem e fique por igual.

  32. sonia siqueira da silva 18 de maio de 2011 at 16:59 #

    Olá, tenho uns móveis parecidos com mognos envernizados, só que com o tempo ficaram arranhados e manchados. Me falaram da cera de carnaúba, como devo proceder?. beijos.

    • Cris Turek 18 de maio de 2011 at 20:50 #

      Sonia, se o seu móvel possui aplicação de verniz, para recuperar você vai precisar lixar essa camada antiga, limpar bem e depois escolher se deseja reaplicar o verniz ou proteger com cera de carnauba. Somente a cera sobre o verniz antigo não vai fazer diferença. Boa sorte.

  33. christian Abasto Halkyer 22 de abril de 2011 at 17:35 #

    Olá, tenho que fabricar bancadas de
    0,30m x 4,00 ou mais metros de comprimento para montar mosaicos e na minha região ha muita madeira (tabuas)que sao sobra de obra. conhecem algum produto para evitar que a madeira se entorte? -abraços

    • Cris Turek 29 de abril de 2011 at 20:53 #

      Christian, somente tabuas bem secas não evergam com essa facilidade. O ideal é colocar em estufa o tempo necessário para a secagem correta. Outras dicas procure um marceneiro mais experiente, pois essa não é uma área que eu domine. Boa sorte.

  34. Alexandra 17 de março de 2011 at 13:25 #

    Olá, tenho uma cama de cerejeira e a uns 5 anos atrás mandei fazer pátina nela. Agora gostaria de deixá-la parecida com madeira de demolição. É possível? Li na internet que a cerejeira pode ser tratada com ácidos para formar veios tornando-a a”madeira de demolição”, mas não encontrei ninguém em minha cidade que ouviu falar ou que saiba fazer isto. Preciso de uma orientação. Obrigada!

    Alexandra, eu também não conheço técnica semelhante e não vou arriscar informar para não danificar sua madeira. Antes de fazer tenha certeza de que o resultado vale o risco. Beijos.

  35. celio batista dos santos 22 de fevereiro de 2011 at 9:18 #

    Tenho uma escada de madeira na parte interna da minha residencia.Qual tipo de cera devo usar?

    Use cera de carnaúba. Você encontra nos supermercados, é só prestar atenção nas latas de cera em pasta. Beijos.

  36. Erika 15 de fevereiro de 2011 at 8:12 #

    Bom dia, eu tenho um movel de cerejeira, e eu passei removedor e lixei pra tirar o vernis, conforme me foi recomendado. agora pretendo fazer umas pinturas com stencil, e depois encera-lo com cera de carnauba… eu posso misturar a cera um pouco de betume para escurecer um pouco???

    Se você quer mesmo escurecer um pouco, passe o betume antes da cera e vá retirando o excesso com um pano. Controle para chegar no tom desejado. Depois sim você faz o acabamento com cera de silicone ou de carnaúba. Beijos.

  37. francisco 7 de fevereiro de 2011 at 10:42 #

    eu preciso calafetar as frestas nos degraus da minha escada de madeira. Eu derreti a cera de carnaúba com valselina industrial como o marceneiro me expicou.só que ela não ficou da cor da madeira angelim pedra, como fazer par derreter a cera de carnaú solida com outro produto para que fique da mesma cor. obrigado cris

    Francisco, honestamente eu nunca usei essa técnica. Se as frestas são muito largas, use pó de serra com cola branca para vedar e depois passe cera na cor da escada. Ou, o que acho melhor, comprar a massa de calafetar madeira, que tem várias opcões de cores. Elas funcionam muito bem e ficam perfeitas. Boa sorte.

  38. Fernando 24 de agosto de 2010 at 22:29 #

    Cris, por gentileza, comprei uma porta maciça e estou recuperando pra por na sala, porém a inclinação do sol no periodo da tarde incidirá em pelo menos meia porta. pode me informar se só a cera de carnauba é suficiente para protegê-la do sol e da chuva?
    Obrigado.

    Olá Fernando. O sol do período que você falou não vai danificar tanto a sua porta quanto a chuva. A cera pretege muito, mas você precisará dar manutenção constantemente. O ideal seria aplicar verniz naval para garantir. Parece que já existe no mercado produtos novos e muito bons, confira numa loja de qualidade. De qualquer forma você tem que ter em mente que a manutenção frequente é a única coisa que vai dar longa vida à sua porta. Abraços.

  39. carlos 31 de julho de 2010 at 17:27 #

    pensei que vcs entendesse do assunto, valeu

    Até onde podemos Carlos, mas não tão profundamente. Boa sorte em sua pesquisa.

  40. carlos 31 de julho de 2010 at 8:14 #

    gostaria de usar a cera de carnauba para acabamento em madeira, mas nao sei como dissolver a cera solida para aplicar na madeira, o que uso para diluir a cera solida, desde ja obrigado, carlos RJ

    Carlos, eu uso a cera em pasta mesmo. Não sou conhecedora das técnicas de marcenaria pra dizer se é possível diluir a cera e se isso é melhor para a madeira. Costumo comprar a cera em pasta, aplicar, esperar secar e depois dar o polimento. Vou ficar devendo uma resposta para a sua dúvida. Abraços.

  41. Jailson 1 de fevereiro de 2010 at 7:19 #

    Valeu pela dica, vou fazer o que me disse, cera de carnauba pura, Assim que terminar meu trabalho te dou um retorno e se possivel te mando uma foto, pra vc ver como ficou , muito obrigada.

    • Cris Turek 1 de fevereiro de 2010 at 11:31 #

      Combinado Jailson. Fico esperando.

  42. Jailson 28 de janeiro de 2010 at 14:36 #

    Olá, estou terminando um rack de madeira, e gostaria de saber se devo passar a cera de carnauba pura ou tem alguma mistura e como devo apricar? só lembrando que a madeira é crua, mais uma perguntinha , eo que você me diz da cera de abelha, tambem serve para o acabamento em madeira?
    Grato!
    Joinville , SC

    • Cris Turek 29 de janeiro de 2010 at 12:52 #

      Jailson, a minha experiência com madeira é bem superficial. Como diz uma amiga blogueira, a gente é mesmo metida a dar pitacos.
      O que sei aprendi quando comercializava móveis em madeira de demolição, e seguia as instruções que meu vendedor me dava.
      Nunca usei e não soube de ninguém que usasse cera de abelha.Mas também não posso dizer que não funcione.
      Sempre apliquei cera de carnauba pura, com paninho em movimentos circulares, e depois lustrei com uma flanela. E só. Ficava perfeito.
      Essa coisa da cera e abelha é melhor confirmar com um marceneiro de usa confiança. Qualquer coisa volte aqui pra nos contar a novidade, ok?
      Abraços.

  43. jacqueline 3 de dezembro de 2009 at 13:58 #

    olá!
    Comprei uma chácara de onde foram retirados alguns eucaliptos.Gostaria de aproveitá-los para ornamentar o jardim.Coloquei alguns pedaços dando suporte a vasos de plantas,só que a parte que fica em contato com a terra esta dando cupim.Existe alguma proteção? E os pedaços que vou utilizar como bancos,como posso tratá-los? Posso passar cera de carnaúba?
    Aguardo resposta!!
    obrigado

  44. eliana almeida 23 de junho de 2009 at 12:45 #

    bom dia sera que vc pode me ajudar estou trocando os moveis da minha casa e meu quarto eu pintei de preto e branco a cabeceira da minha cama e´preto e branco tenho uma sapateira e um guarda roupas em marfim eu nao queria trocar gostaria de saber se tem como reformar as cores eu pensei em preto e branco mas como devo fazer e´em mdf tem como pintar obrigada

    • Cris 23 de junho de 2009 at 12:50 #

      Eliana, dá pra pintar sim. Antes você precisa lixar bem a superfície. Depois limpe a poeira e aplique uma base em PVA branco. Sobre essa base você pode aplicar a cor que desejar. Vou te dar uma dica, leia o meu artigo de como renovar um armário. Acho que você pode se inspirar. É só acessar o link abaixo:
      http://www.viladoartesao.com.br/blog/2009/03/apelo-futurista-no-velho-guarda-roupas/
      Um abraço,
      Cris Turek

  45. João Cassiano 8 de junho de 2009 at 14:51 #

    Gostaria de saber com prepara e aplicar a cera de carnauba? Pois só encontro industrializada “em pasta”, ou solida; que já comprei e derreti em banho maria, mas não deu certo.Por favor me respondam.Tenho um trabablho para terminar.

    • Cris 8 de junho de 2009 at 14:55 #

      Olá João, como vai?
      Olha, eu, sempre que preciso hidratar um móvel de madeira antiga, uso essa cera que você compra em pasta, nos supermercados. Passo uma camada, espero secar bem, e depois dou polimento com um pano bem seco. Outro tipo de cera de carnaúba é mais difícil de encontrar e por isso nem menciono nos artigos do blog. Tente obter essa informação em casas especializadas para marceneiros.
      Boa sorte,
      Cris Turek

  46. orlando 23 de março de 2009 at 11:12 #

    fiz uma mesa de jatoba,o que aplicar para deixar impermeabilizada e fosca se ser verniz?posso aplicar seladora e verniz fosco?muito obrigado!

  47. Caetano 30 de janeiro de 2009 at 14:20 #

    Ola

    Gostaria de saber onde consigo comprar cera de carnauba numa loja on line?

    Aguardo retorno!

    Obrigado

  48. Aleczandra 20 de janeiro de 2009 at 16:11 #

    oi

    eu tenho uma mesa, uma cristaleira, 4 cadeira e 1 banco de madeira de demolição…fui lixar a cristaleira e o banco e me abriu o pulso…preciso terminar de lixar as outras peças posso usar uma lixadeira para madeira..o q vcs me sugerem
    obrigada pela atenção

  49. Paula 3 de dezembro de 2008 at 15:56 #

    Manchei um banco lindo que tenho de madeira de demolição ao colocar um copo gelado em cima. Aí resolvi passar uma esponja umidecida e piorei a situação… Será que se eu lixar ele todo com bombril e depois passar a cera eu consigo recuperá-lo?

    A cera de carnaúba deve ser líquida ou em pasta? A que está a venda na Leo Madeiras é sólida e pode passar para líquida em banho maria….

    Obrigada

  50. Cris 29 de setembro de 2008 at 12:15 #

    Olá Juliano.
    Cera de carnaúba você encontra em lojas especializadas em madeira. A indicação para compra on-line é o site da Leo Madeiras, http://www.leomadeiras.com.br, que é bem completo e organizado.
    Sobre a confecção do seu móvel aconselhamos que você escolha o modelo que deseja e procure em sua cidade um marceneiro de confiança. Nossos móveis são confeccionados por diferentes marceneiros que possuem muitos anos de experiência pois é necessário muito conhecimento para lidar corretamente com a madeira.
    Qualquer outra dúvida é só entrar em contato.
    Um abraço.

  51. Juliano 28 de setembro de 2008 at 22:51 #

    Ola

    Gostaria de saber onde consigo comprar cera de carnauba numa loja on line? E vou retirar tabuas de anjico secas de um armazem akqui da nossa regiao, como devo proceder pra fazer uma mesa e um balcao legal?

    Aguardo retorno!

    Obrigado

Deixe uma resposta