Mais da arte naif de Josenildo Suassuna

 

Tela de Josenildo Suassuna, "O Nascimento de Jesus"

 

Josenildo Suassuna é de Catolé do Rocha, alto sertão paraibano. Aproximou-se da arte através de um tio que pintava e, mais adiante, no ambiente de trabalho onde manteve contato com muitos artistas. Hoje a arte é a sua fonte de renda e Josenildo desenvolve o seu trabalho numa pequena sala de sua casa em João Pessoa. Já participou de inúmeras exposições coletivas, tendo recebido um prêmio na Bienal de Arte Naif do Sesc de São Paulo e atualmente está participando na 9ª Bienal Naifs do Brasil, em São Paulo, cuja mostra segue até dezembro. Josenildo é um dos nomes representativos da arte naif paraibana.

O Circo, de Josenildo SuassunaO tema preferido de Josenildo é o circo, que o remete à sua infância no sertão. Fascinado pela magia do circo, Josenildo repete as cenas do picadeiro como se ainda fosse o pequeno menino envolvido pelo clima do lugar. Mas outros temas mágicos habitam o seu imaginário, como “O Nascimento de Jesus”, acima, onde o artista visualiza o instante da natividade acontecendo na sua terra natal, o alto sertão. Ao contemplar seu trabalho, somos transportados à um lugar de sonho, preso no tempo e no espaço do seu universo pessoal. Distintamente de outros artistas que destacam a figura humana nessa pintura figurativa, para Josenildo o espaço ao redor dos personagens é tão importantes quanto eles. As composições de desenhos prévios preenchidos de cores, o uso de cores primárias e a temática da fantasia, são as características encontradas na obra de Josenildo Suassuna que nos convida à contemplação.

Contatos com o artista no [email protected]

, , , , ,

7 Responses to Mais da arte naif de Josenildo Suassuna

  1. Maria Zélia Barreto 29 de abril de 2010 at 10:54 #

    Durante a semana de Cultura de Catolé do Rocha-PB,que será de 20 à 26 de Maio de 2010(aniversário da cidade)temos a honra de recebê-lo juntamente com suas Obras de Arte para abrilhantarem a exposição de Artes ,que acontece há vários anos.Portanto você é nosso convidado especial.
    Confirme-nos sua presença.

    Equipe da Secretaria de Cultura

    • Cris Turek 14 de maio de 2010 at 9:52 #

      Maria Zélia, vou repassar sua mensagem para Josenildo. Assim ele mesmo poderá entrar em contato.
      Obrigada por usar esse canal. Abraços.

  2. raimundo galvao 15 de junho de 2009 at 20:19 #

    Ola!
    Josenildo, não te conheço pessoalmente, porém, tenho visto alguns de seus trabalhos e tenho por eles respeito muito grande.Também “lambuso” umas telas,mas não sou artista plástico, estou Coordenado Cultural aqui no Centro de Cultura Geraldo Vandré na sua Catolé e desde que cheguei tomei a iniciativa (como catoleense nato)em fazer uma galeria permanente dos pintores de Catolé que residem fora.É claro que estou pedindo, a voces para doarem um trabalho ou mais para que tenhamos oportunidades de divulgar um filho da terra com esse trabalho exposto aqui. Ficaremos muito gratos se vc puder fazer o que já fizeram:Daguia, Clea, eu proprio, Chico Ferreira e muitos (Burrega, Olimpio, José Alves q estão na minha lista para pedir)Ficarei muito grato se pudermos fazer essa galeria.Conto com seu apoio e aproveito para dizer-lhe que vc já é mencionado no meu livro como um dos destaques de sua honrosa familia – um abç Galvao

    • Cris 15 de junho de 2009 at 20:22 #

      Como vai Raimundo.
      Sua mensagem e solicitação serão encaminhadas a Josenildo, que é uma pessoa especial. Tenho certeza de que ele levará seu pedido em consideração.
      Agradeço por ele, desde já, o reconhecimento do trabalho.
      Um abraço,
      Cris Turek

  3. Cris 13 de novembro de 2008 at 16:36 #

    Olá Solange.

    Ficamos muito felizes em receber o seu comentário no blog.
    Certamente que Josenildo também apreciará bastante.
    É muito importante receber mensagens de incentivo, e você como artista, entende o quanto isso faz diferença. Ficaremos te aguardando para aquela visita.
    Um abraço.
    Cris

  4. Solange Belmiro Alencar 13 de novembro de 2008 at 11:03 #

    Falar sobre as obras do companheiro Josenildo,me dá um imenso prazer. O universo puro, lúdico que suas obras nos transporta, aflora doces recordações, apenas ligadas ao coração. Eu também vivencio esse universo, pois também sou do alto sertão paraibano, Conceição-PB, e também dou minhas pinceladas, vivo estudadndo e admirando as artes, principalmente pinturas sobre telas.Parabéns ao artísta Josenildo Suassuna, desejo que voce sempre continue alegrando nossos corações com sua criatividade,e não deixando morrer a maior arte do mundo, que é a arate Circense.Parabéns,Parabéns também pelo lindo filho e esposa exemplar que tenho a honra de ser amiga e companaheira de trabalho. Beijos com Carinho, respeito e admiração Solange Belmiro Alencar.

Deixe uma resposta