Marchetaria, a madeira numa arte milenar

Imagine uma superfície plana, lisa, sobre a qual você cria um motivo decorativo usando para isso pequenos pedaços do próprio material do qual essa superfície é feita. Isso é marchetaria.

Marchetaria na Igreja do Espírito Santo em Turon

Na verdade é mais complexo que isso. O termo marchetaria vem do francês marqueter, que significa embutir. O material escolhido é recortado e incrustado sobre uma superfície lisa. Pode-se fazer marchetaria usando pedra, metal, palha, plásticos, mas a técnica mais conhecida usa a madeira tanto como o material a ser recortado como a superfície a ser trabalhada.

A peça de marchetaria mais antiga data de 3000 a.c., e é uma bacia em pedra calcária que foi encontrada no que seria a Mesopotâmia. Já a arte da marchetaria em madeira fazia parte da cultura egípcia. Peças ricamente incrustadas de madeira e pedras preciosas foram encontradas no túmulo de Tutankhamon. A marchetaria como meio de expressão artística foi quase esquecida com o Império Romano, e só voltou a ser valorizada no século XV por intermédio da Escola Florentina de Arte, em Florença, Itália. A partir daí suas técnicas foram sendo aprimoradas e hoje em dia existem muitos atelieres especializados em cultivar a arte.

Aqui no Brasil, um dos grandes nomes da marchetaria é do paraibano Fernando Valentim. Mestre na marchetaria em madeira maciça, seu trabalho já cruzou oceanos. Vamos falar dele mais adiante.

Fonte: Wikipedia

Você vai gostar também de:

, ,

9 Respostas para: Marchetaria, a madeira numa arte milenar

  1. Pedro Santana 22 de setembro de 2013 at 22:48 #

    amigo, preciso comprar marchetaria para gaiolas, por favor me indiquem um lugar.

  2. marlos 16 de outubro de 2012 at 9:25 #

    Moro em Figueira pr gostaria de saber onde encontro as laminas para a pratica de marchetaria? estou tentando decorar uma gaiola, em não consigo encontrar onde encontro. obrigado Marlos nunes

    • Cris Turek 17 de outubro de 2012 at 19:10 #

      Marlos não fazemos marchetaria, mas tente pela internet no Casa do Restaurador e na Casa da Arte.

  3. gisele 22 de fevereiro de 2011 at 14:23 #

    Por favor, alguem sabe me dizer onde comprar as laminas pra fazer marchetaria? preciso muito, tenho uma encomenda grande, mas não encontrei nenhuma loja que vende!
    Muito obrigada!
    Gisele Sanches

    Amiga, tempos atrás eu vi na Casa do Restaurador. Passe lé e confira. Beijos.

  4. Rodrigo 8 de outubro de 2009 at 10:59 #

    Muito bacana (e útil) o site, pois pode-se aprender bastante c/ tal técnica (que por sinal, é bem desconhecida ainda – eu aprendi sobre esta há pouco!); além das imagens aqui! E como pode ser aplicada em diversas obras (vasos, caixas)…

  5. Sh marceneiro 24 de agosto de 2009 at 13:59 #

    Alguem tem como me mostrar aonde acho , moveis revestidos de PEDRAS nao acho nada sobre… ajudem ae.

  6. bruno simoni 15 de agosto de 2009 at 21:56 #

    trabalho com marchetaria..curitiba

  7. JOSÉ SIMÕES 21 de julho de 2009 at 21:57 #

    Gostaria de indicações de quem trabalhe com marchetaria em granitos.
    Obrigado,
    SIMÕES
    82 9331 1152

  8. valdoir ferreira tosta 8 de abril de 2009 at 20:02 #

    gostaria mto de alguma informações técnicas do que éh flores secas e de como se aplica,jáh q.tenho pequenas informações sobre marcheteria e pretendo saber mais, qualquer info, me serah útil.èt po´´sivel enviar-me?.
    grato.valdoir ferreira tosta.
    rua gaspar,157.RJ.cep.20750.080

Deixe uma resposta