Mestra Zefinha homenageada no XI Salão de Artesanato Paraibano

Mestra Zefinha dos Trançados de Pitimbu Essa galinha de Mestra Zefinha é feita com a fibra do talo do coqueiro

….Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida….

Hoje fiquei um pouco longe de vocês, mas foi porque passei a tarde toda no Espaço Cultural em João Pessoa assistindo a abertura oficial do salão desse ano e reencontrando meus amigos artistas populares, artesãos e artistas plásticos daqui do estado numa festa alegre e emocionada. Deles eu trouxe muitas notícias, muitas fotos e muitas novidades que vou dividir com vocês ao longo dos próximos dias.

Zefinha com Sandra Moura acompanhadas da primeira dama Maria de Fátima Maranhão Mestra Zefinha e seu sorriso tranquilo ao lado de Cris Turek

A novidade do salão desse ano é que a arquiteta Sandra Moura, um dos grandes nomes de sua área no estado, assumiu a coordenadoria do programa Paraíba Em sua Mãos. Quem conhece seus projetos, sabe como ela consegue inserir neles o artesanato paraibano, sempre de forma muito especial. Agora, à frente do Programa, organizando seu segundo salão, emocionou pela forma como homenageou Mestra Zefinha, dos Trançados de Pitimbu. Foi de arrepiar quando a cantora lírica Ana Gouveia cantou para Zefinha, que se chama Maria José, a música “Maria, Maria” de Milton Nascimento.

Pra quem tem chance de conversar cinco minutos com Mestra Zefinha, sabe que essa música lhe cai como uma luva. Ela é um doce, sempre com esse sorriso acolhedor, e um exemplo da verdadeira responsabilidade social.

Acompanhem as outras novidades do salão durante a semana. Vocês vão adorar as peças que vou mostrar.

Fotos: Marcelo Pereto

Você vai gostar também de:

, , , ,

2 Responses to Mestra Zefinha homenageada no XI Salão de Artesanato Paraibano

  1. Aninha 18 de dezembro de 2009 at 7:52 #

    Querida Cris,
    Através do seu blog, fico sabendo sobre a Paraíba, terra de meu pai, e, mais especificamente, sobre João Pessoa, cidade com a qual tenho ligação sentimental, já que tias e primos moram aí (em especial, tia Geralda, que faz um trabalho artesanal muito legal e um dia vou lhe apresentar!). E fico muito feliz!! Obrigada por tantas informações legais e pela oportunidade de conhecer o trabalho de Mestre Zefinha (lindo!) e de tantos outros artistas populares.
    Tenha um Feliz Natal e um ano novo cheio de novidades no seu blog, sucesso e muito amor!!
    Bjs

    • Cris Turek 18 de dezembro de 2009 at 16:20 #

      Aninha, tenho muitas coisas para mostrar, a Paraíba tem mil encantos mesmo. Isso sem falar no rico artesanato e na arte popular de qualidade.
      Um feliz natal para você e sua família também. Muito obrigada pelo carinho.

Deixe uma resposta