Minha cidade realiza seu primeiro festival: Sabores e Saberes

Prato criado para o festival Sabores e Saberes

Hoje é feriado, Dia do Trabalhador, data escolhida para a abertura do primeiro Festival Sabores e Saberes aqui em minha cidade, Conde na Paraíba.

O empenho e a dedicação generosa de algumas pessoas me inspiraram a contar um pouco pra vocês, mesmo vocês que estão distantes, porque acredito que nosso país precisa de mais atitude e menos discurso. E foram atitudes positivas que levaram a Associação Comercial local ( ACIC ) e seus empresários associados a focar na cultura e criar este evento.

 

Banner festival Sabores e Saberes

Vocês sabem que moro num balneário no litoral sul da Paraíba, um pequeno paraíso de praias semi-selvagens e que trabalha para se tornar um destino turístico como deve ser. Clique e veja minhas fotos. Consciente da necessidade de se manter um crescimento sustentável mesmo em épocas de baixa estação, a ACIC organizou o evento focando nos hábitos e costumes locais. “Para as pessoas, há um grande e animado ganho ao se deslocarem de casa para novas alternativas de lazer, de convívio e de descontração tão desejados”, menciona Claudia Tombolato, presidente da associação.

Camarão à Tropicália no coco verde, Feijoada de frutos do Mar do Restaurante Canyon e Combinado de Sushi do Restaurante Matsuri

Assim, até o dia 11 de maio/14, Dia das Mães, 13 bares e restaurantes participam com pratos criados exclusivamente para o festival gastronômico e paralelamente uma programação cultural apresentará 13 saberes locais. Nesta região temos quilombos e grupos indígenas que apresentarão Cocos de Roda, Toré dos índios Tabajaras e também Quadrilhas Juninas. Além disso os estabelecimentos terão apresentações de MPB e forró, além de exposições de arte popular e artesanatos locais.

Aqui vale ressaltar também o apoio do SEBRAE na qualificação de artesãos e produtores para se prepararem para este futuro turístico tão desejado por todos. O grande diferencial do evento será o despertar dos comerciantes, empreendedores e artesãos para a importância do trabalho em comunidade, da capacitação e do valor da economia criativa para a geração de renda.

Esculturas em fibra de coco de Esequias, Compotas orgânicas e quitutes da Dona Nice e panelas e esculturas das mães do Barro do Quilombo do Gurugy

Como moradora conheço pessoalmente quase todos os participantes, frequento muitos destes locais e torço imensamente para que este seja o primeiro de vários eventos do festival. Que entre para o calendário cultural do estado e que crie condições para que as pessoas possam se manter nesta região com qualidade de vida e desenvolvimento real. E você que ainda não conhece este litoral, saiba que tudo isto é para servi-lo melhor quando por aqui vier.

Você que pode comparecer, serão mais 10 dias de opções para conhecer, saborear e admirar. Clique aqui para ver a lista de locais e posicione o mouse nas fotos para saber quem são. Não esqueça que existem muitas pousadas preparadas para hospedá-lo com conforto.

Interessados em produtos artesanais locais entrem em contato pelo email [email protected] ou [email protected]  Telefones: (83) 8774-1178 / 9639-1247

Fotos: Pratos – Acervo Sebrae (Cacio Murilo) e artesanatos – ACIC

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , ,

7 Responses to Minha cidade realiza seu primeiro festival: Sabores e Saberes

  1. marcia christino 5 de maio de 2014 at 10:59 #

    Olá Cris eu não sabia e nem imaginava q vc morava na Paraiba, e sim fazia ideia q vc morava em sao paulo naquela famosa vila de artesoes,

    parabens pelo seu trabalho e divulgue a qualidade de vida da Paraiba, estive somente uma vez neste paraiso fiquei na capital e visitei algumas praias, são lindissimas.

    abs
    Marcia

    • Cris Turek 7 de maio de 2014 at 17:55 #

      Marcia quando voltar venha pro litoral sul, você vai amar.Beijos.

  2. eleonora.breiter 5 de maio de 2014 at 10:18 #

    Que bom que realizam o festival. Conheci somente João Pessoa e municípios ou bairros por perto e tbem fui lá onde o moço toca o bolero de Ravel (não me vem o nome do lugar à mente agora) Tudo muito lindo. Estava em Natal (RN) e pedi prá dar um pulo até aí prá não perder a oportunidade.
    Abraços

    • Cris Turek 7 de maio de 2014 at 17:56 #

      Eleonora bem que você fez, João Pessoa é linda. De um outra vez venha até o litoral sul. Beijos.

  3. Inó aragão 5 de maio de 2014 at 10:17 #

    Deliciei-me com esta reportagem encantadora, conheço Paraíba, já fui em diversos lugares aí, exuberan-
    cia sem limites..rsr… Que bela reportagem Cris. Obrigada pelas paisagens. Bjs.

    • Cris Turek 7 de maio de 2014 at 17:57 #

      Inó obrigada, que bom que gostou. Beijos.

  4. devanilde suardi 2 de maio de 2014 at 11:55 #

    amiga fiquei com agua na boca queria poder estar ai pra ver de perto bjuss

Deixe uma resposta