Monte seu painel de madeira com custo acessível

Como fazer seu painel de madeira com custo acessível

Há alguns anos atrás o uso da madeira de demolição na decoração emplacou. Virou febre, objeto de desejo e opção de muitos designers de interiores. Não que de lá pra cá isso tenha mudado, mas a realidade do custo destes materiais, afastou o sonho de muito gente.

Só que não, se você for bem criativo, disposto a arregaçar as mangas e goste de garimpar ou concorde em substituir materiais.

Simples: madeira de demolição, como diz o nome, vem da desmontagem de antigos casarões, galpões, ferrovias e construções em madeira. São madeiras de lei, de altíssima qualidade e o fato de serem antigas e/ou usadas, em nada altera o seu valor. Muito pelo contrário, se as marcas do tempo forem interessantes, aí é que valem ainda mais.

Daí concluímos que ou você tem em sua família um desses imóveis pra usar em seu favor, ou você pode garimpar sobras diferentes de madeira ou também usar madeira mais nova. Se você faz o tipo caprichoso, pode ainda usar madeiras menos nobres, apenas tratando-as adequadamente pra evitar contaminações.

Pra te inspirar com alguns resultados possíveis, separei alguns exemplos de painéis que mostram o quanto este formato se mantém em alta. Se faz o seu estilo, ou se sua criatividade aceita inovar em acabamentos e pinturas, aí então o céu é o seu limite.

Clique e adquira já o seu curso

Um exemplo bem objetivo do que digo é a foto lá no alto, um painel de parede de uma cafeteria em Melbourne. Eu vejo aí um mix de retraços de madeira inclusive de pallets e a riqueza da ideia consiste exatamente em explorar volumes e texturas de diferentes materiais. Curtiu?

Quadradinhos de madeira em formato de azulejo

Com um pouco mais de tempo e com ferramentas adequadas, ainda é possível aumentar o grau de complexidade, cortando seus retraços em quadradinhos de mesma largura.

O resultado é bem mais sofisticado e fica bem bacana para bancadas e cabeceiras de camas.

Ripas estreitas de madeira

A mesma proposta num corte diferente.

Veja que interessante a ideia de não cobrir a parede de ponta a ponta e explorar o desenho que as peças montam no final dos encaixes.

Outro detalhe é um acabamento de superfície mais polido. E também pode-se trabalhar outros efeitos.

Desenhando com as ripas de madeira

Quando vi esta parede pensei na hora em pisos com tacos, você não?

Acho que é o desenho, mas a ideia é muito interessante, tanto quanto o uso de cores num projeto deste.

Esta ideia pode ser reproduzida com ripas cortadas e você com sua paciência e tranquilidade, pode muito bem fazer um painel igual. 😀

Padrão geométrico criado com ripas de madeira

Mais um modo bem legal de explorar as ripinhas: montando um padrão geométrico intercalado. E até dá pra usar os pallets nesta proposta.

Observe que a fixação deixa os parafusos à mostra.

Falando em fixação a ideia é ser prático.

Você pode tanto usar parafusos e explorar sua presença no painel quanto fixar seus retraços de madeira usando cola para madeira.

Existem no mercado colas super potentes exatamente para estes fins. Procure em lojas de madeira e produtos de marcenaria.

Ou seja: se você deseja ter um painel destes em casa e as reservas ainda não permitem, pense que um projetinho de final de semana pode compensar bem o esforço.

Fica a dica.

Veja outros posts sobre o assunto nos links abaixo:

Fotos: 1.Bellevivir, 2 e 3.Design Milk, 4.Designwebwinkel, 5. Iron & Twine

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , ,

Comments are closed.