Mural da Vila, o que é e como funciona

 

 

 

Todos os dias chegam pessoas novas aqui na Vila, se deparam com as postagens do Mural e não entendem o funcionamento da coluna. Se você é uma dessas pessoas, leia mais e descubra como são as coisas neste espaço.

 

Sobre o Mural?

Nos 7 anos de existência do Mural, sempre fui democrática, abrindo oportunidades para todos sem distinção. Entretanto o que deveria ser positivo se mostrou ineficiente. Percebi que muitos leitores não estavam valorizando a divulgação oferecida, enviando fotos de suas peças sem qualquer critério, desfocadas, mal iluminadas e misturadas a objetos que não tinham nada a ver. 

Boa divulgação custa muito caro e a Vila do Artesão tem um alcance excelente para ser mal aproveitada. Resumo? Estou implantando mudanças e atualizações no sistema de seleção. Continuará ao alcance de todos, basta que se cumpram os requisitos mínimos.

Volta e meia artesãos me escrevem e se queixam do quanto a atividade é vista com desdém. Mas como vamos mudar isso se não mudarmos nossa postura em relação ao nosso trabalho? 

As novas regras vêm para reforçar este objetivo de elevar o nível do artesanato, dando reconhecimento ao esforço individual de cada leitor, e com disposição para auxiliar todos a subir este degrau na qualidade das imagens enviadas e dos projetos elaborados.

Por isso minha primeira atitude foi dar o treinamento de fotografia para artesanato. Assim ninguém tem desculpas e qualquer um tem ao seu alcance as informações para fazer fotos melhores de seus projetos e mostrar que artesanato tem seriedade e profissionalismo sim. E muita dedicação envolvida.

Abaixo eu relaciono os detalhes importantes destas mudanças e indico onde encontrar este treinamento aqui dentro da Vila.

Pra você que quer participar do Mural, é só seguir lendo. O nível de exigência para a seleção cresceu, porque o Mural será o meu instrumento pra apresentar ao público em geral um artesanato top, de qualidade. 

Venha saber mais, me acompanhe e me escreva se tiver dúvidas e sugestões.

 

Como funciona o Mural da Vila

 

O Mural da Vila é um espaço especial pra o leitor do blog. Todas as fotos postadas são de trabalhos recebidos exclusivamente via email, enviadas espontaneamente por pessoas que nos acompanham de algum modo, então preciso explicar que:

  1. os trabalhos não possuem passo-a-passo, salvo se forem reproduções de minhas aulas e nestes casos eu indico link no texto
  2. as fotos são de responsabilidade da pessoa que enviou e que ao enviar concorda em atender contatos diretos
  3. as fotos enviadas não precisam ser de produtos à venda ou para encomendas; qualquer tipo de trabalho mesmo que por hobby, tem o mesmo espaço de divulgação
  4. as fotos possuem sempre um email da pessoa que criou e, quando autorizado, o WhatsApp do(a) responsável; caso você tenha se interessado, entre em contato diretamente tirando dúvidas, pedindo moldes, encomendando ou apenas elogiando
  5. o Mural da Vila tem sempre o mesmo formato, ou seja, é inconfundível: uma foto com pequena descrição e contatos da pessoa que enviou
  6. o Mural é postado de 15 em 15 dias, sempre numa segunda-feira, e sempre segue um tema definido. O tema será divulgado via email para os assinantes e também no Facebook, Google+ e Twitter para os seguidores; fique de olho
  7. se você é lojista e se interessou por algum trabalho, use os contatos divulgados ao lado da foto e peça mais informações sobre pedidos. Não interfiro nos contatos.

 

Como enviar fotos e participar do Mural

 

Se você quer participar e ter seus trabalhos postados no Mural gratuitamente, lembro que o espaço é para qualquer tipo de artesão: por hobby ou por profissão. Não tem foco comercial mas como temos um grande alcance, os interessados vão aparecer. Para facilitar contatos, sua foto terá sempre seu email citado e, se for do seu interesse, também o seu WhatsApp. Fica ao seu critério aceitar encomendas ou não. Apenas responda educadamente todas as mensagens que porventura receber.

Você pode enviar fotos de qualquer técnica artesanal, em qualquer material. Se você restaura objetos e móveis, se enfeita e decora sua casa ou seu jardim com itens feitos à mão, se cozinha artesanalmente, mande sua foto agora mesmo e apresente para a avaliação.

A partir de agora a seleção de fotos participantes será mais rigorosa para que você dedique o seu melhor aos seus projetos. Escolha seu trabalhos mais bem elaborados e fotografe com cuidado.

Sua foto será avaliada segundo os seguintes critérios: nitidez, iluminação, fundo, composição. Produza fotos com melhor qualidade para garantir sua participação. Clique no botão abaixo para aprender como melhorar suas fotos.

Fotografia para artesanato: aulas básicas

 

Com as fotos prontas siga estas instruções de envio:

  • Envie suas fotos sempre por email para: [email protected]  e coloque no Cabeçalho: Seleção Mural da Vila
  • Envie no máximo 4 fotos por email e separe por técnica
  • As fotos não podem ter sua marca d’água nem molduras decorativas
  • As fotos selecionadas receberão uma marca identificadora do Mural da Vila
  • Envie fotos em alta resolução, de bom tamanho. Fotos muito pequenas serão desconsideradas
  • Cite a cada envio seu nome completo, sua cidade e a técnica utilizada  
  • Se deseja divulgar para vender, envie seu WhatsApp completo
  • As fotos serão acompanhadas apenas do seu email, é regra
  • Envie fotos que se encaixem no tema proposto para a semana e aumente suas chances de postagem imediata
  • Fotos que não se encaixem no tema e passarem na avaliação, serão catalogadas para um oportunidade futura

Envie suas fotos e fique de olho pra não perder nada. Entenda que ao enviar sua foto você concorda com nossas regras e padrões de postagem.

Atenção:

Você enviou suas fotos e elas não foram postadas? Provavelmente não passaram na avaliação. Reserve um tempo para fazer o treinamento de fotografia, confira atentamente as regras indicadas e não desanime. 
Lembre que a divulgação é gratuita e tem um excelente alcance. Merece sua dedicação.

Vem. Venha pra Vila participar do nosso Mural. Você será sempre bem-vindo e bem-vinda.

Vamos elevar o padrão do artesanato, vamos agir com foco na valorização do fazer artesanal. É para isto que trabalhamos.