Mural da Vila, vem reformulação por aí

Mural da Vila, vem reformulação por aí

Sentindo falta do Mural da Vila? Notou que a coluna deu uma sumida de circulação?!?! É que vem reformulação por aí.

Vamos conversar um pouco sobre isso? Bora lá.

O Mural da Vila nunca teve intuito de ser espaço de negociações, ou uma vitrine onde compradores encontrassem vendedores. Só que estes contatos comerciais acabaram por acontecer naturalmente, criando oportunidades reais para quem vive do artesanato. Isto me fez repensar o conceito da proposta.

Além disto, já se passaram 9 anos de postagens do Mural da Vila. Éééé…..assustou? Pois eu me assustei de verdade. Já são quase 9 anos de postagens e o Mural da Vila ajudou inúmeros leitores a encontrar compradores e espaços onde colocar seus produtos.

O complicado dos 9 anos é que precisamos nos exercitar sempre pra manter a forma. A repetição é chata, é sem graça, é desanimadora. E eu havia notado que um marasmo tinha tomado conta do Mural.

Marasmo dentro? Tô fora!!!! Vamos é mexer o corpinho e arejar as ideias.

Reformulação do Mural da Vila

 

O que vem por aí? Reformulação!!!

O papo hoje é pra contar que como parte desta reformulação do Mural da Vila, vou elaborar alguns posts especiais. Posts com dicas práticas de como fotografar melhor, onde editar as fotos sem detona-las. Posts de como criar produtos que tenham mercado e que despertem interesse de outras pessoas.

Clique e confira a primeira aula do treinamento

 

Por que vou fazer tudo isso?

Porque quando voltarmos com as postagens do Mural da Vila, teremos uma curadoria escolhendo quais fotos e projetos estão em boas condições de publicação. Ou seja, ser selecionado já será um reconhecimento.

O que queremos com isso é ter trabalhos mais valorizados, e dar mais visibilidade à eles. Assim o primeiro grande desafio será que os participantes reservem um tempo para aprender a fazer suas fotos e que levem isso como um desafio pessoal, que só vai agregar valor às suas criações.

E o que mais?

Segredos da encadernação artesanal

Os temas serão mais desafiadores, vamos exigir mais envolvimento do artesão no processo, mais dedicação em escolher o material que irá nos enviar.

No final, teremos uma coluna que será um lugar inspirador para quem está começando, e instigador para quem já participa buscar sempre um patamar mais elevado em suas criações.

Todo este processo vai começar durante este mês de setembro. Enquanto os treinamentos acontecerem você tem toda a liberdade de me escrever e sugerir, tanto aulas com dicas que gostaria de aprender, quanto temas para serem abordados no futuro.

A dificuldade vai subir um pouco, mas o espaço continua sendo seu. Participe.

Mais uma coisa: de semanal o Mural passará a ser quinzenal, porque quero ver muitas pessoas participando e tendo tempo de elaborar seus projetos com qualidade.

Quer dar sua opinião? Comentários aqui embaixo: escreva que eu prometo que respondo.

 

 

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

,

58 Responses to Mural da Vila, vem reformulação por aí

  1. Lúcia amelia 12 de setembro de 2016 at 19:30 #

    Boa noite amei as ideias em breve vou postar alguns dos trabalhosbjs

    • Cris Turek 13 de setembro de 2016 at 20:30 #

      Lúcias, as postagens com treinamentos começaram ontem, fique de olho 😉

  2. deys sousa 12 de setembro de 2016 at 11:16 #

    Ola cris….estou sempre ligada no seus email …e trabalho com artesanato a 8 meses e amo muitoooo decorar, reciclar,enfeita,criar de modo geral tudo que envolve artesanato. ….mexo com trabalhos com eva,biscuit,tiaras para bebe e decoro sapatinho de bebe com perolas….e pretendo crescer…. E nao quero parar. …mais tem andando devagar minhas vendas,!!! e como sempre dividas vem e nao tenho emprego fiquiso…so meu espozo ele mim ajuda muito mais quero ter um dinheirinho extra como toda mulher….mim encontro gravida de uma menina nas ultimas semanas de gravidez. ..espero que vc venha min ajuda com dicas para crescer neste ramo…..amo muito suas dicas….e nao quero nunca desistir. …esperarei sua ajuda …bja ate logo

    • Cris Turek 12 de setembro de 2016 at 12:39 #

      Fique de olho Deys, nas postagens que farei a partir de agora, com dicas de fotos e depois com dicas de gestão de negócios. Todas serão direcionadas para quem quer fazer renda extra. vão te ajudar bastante. beijos.

  3. Fernanda Grisolia 12 de setembro de 2016 at 11:16 #

    Como faço pra enviar algumas das ideias de coisas que faço pra vc?
    Um abraço
    Fernanda Grisolia

    • Cris Turek 12 de setembro de 2016 at 12:38 #

      Fernanda, o formato vai mudar no geral. Fique de olho, acompanhe as dicas que darei nas próximas semanas e em breve explicarei como enviar as fotos. Beijocas.

  4. Lis Gonçalves 12 de setembro de 2016 at 11:14 #

    Adorei Cris!

    Hoje cedo quando recebi seu e-mail, antes de abri-lo pensei: e o Mural da Vila? Será que a Cris desistiu dele? Que pena!

    Mas, quando li o título do e-mail… Que bacana! Tô dentro.

    Bjos

    Lis

    • Cris Turek 12 de setembro de 2016 at 12:37 #

      Lis, faltou bem pouco, pra te falar a verdade. Sinto falta de interação, poucos são os que se envolvem, participam. A reformulação é uma tentativa, já que não sou de desistir, mas espero que seja de fato positiva. Me ajuda com suas sugestões, ok? Beijos.

  5. elijangela 12 de setembro de 2016 at 11:14 #

    Trabalho com artesanato em teruídos e fitas

    • Cris Turek 12 de setembro de 2016 at 12:36 #

      Elijangela, fique de olho nas dicas e depois envie suas fotos, segundo as instruções que daremos mais adiante. Participe. Beijos.

  6. Claudete Araujo 12 de setembro de 2016 at 11:13 #

    BOM DIA FAMILIA ARTESÃ

    AMO AS SUAS PUBLICAÇÕES , NÃO SEI FAZER NADA ,E QUANDO TENTO SAI UMA NEGAÇÃO…….
    MAS ACHO MARAVILHOSO O DOM QUE VCS TEM ,EM RECICLAR , PRODUZIR E INVENTAR MARAVILHAS…….
    MINHA PRINCESA VAI CASAR EM AGOSTO DE 2017…….UM CASAMENTO PARA 300 PESSOAS , ELA IRA FAZER UM CASAMENTO NO RUSTICO ROMANTICO , E ELA QUER FAZER O SEU PROPRIO EVENTO , LEMBRANCINHAS , PORTA GUARDANAPOS , CENTRO DE MESAS, ENTRADA DA IGREJA , ELA E BEM DELICADA , MIMADA E QUER TUDO AO SEU ESTILO……..
    AMIGAS!!!!!!!S O C O R R O ……AJUDEM ESSAS MÃE QUE NÃO SABE POR ONDE COMEÇAR……….CONTO COM VOÇÊS…………….

    BEIJOCAS
    CLAUDETE ARAUJO

    • Cris Turek 12 de setembro de 2016 at 12:35 #

      Claudete, que bom que sua filha optou por este caminho, de fazer ela mesma os detalhes do casamento. Comece indo na coluna lateral, no campo pesquisa e digite as palavras chave relacionadas ao que procura: lembrancinha, casamento, decoração de festa, arranjo. Acho que já tem várias ideias inspiradoras pra você ver e conversar com ela. No mais, estamos por aqui. Escreva. Beijos.

  7. luciana 12 de setembro de 2016 at 11:12 #

    Oi Cris,
    Sou encantada com o crescimento do seu espaço, sempre cheio de novidades para artesãs e curiosas,como eu. Tenho vindo menos a ele,devido problemas no computador,q espero estejam resolvidos.
    Nao sendo artesã, sou namorada do artesanato e por isto mesmo, aprendiz de carterinha sem trabalhos a apresentar…o que faço, como curiosa,fico insegura de mostrar…Guardo ou presenteio. Errada? Sim!Mas um dia , perco a vergonha e chego lá. Rsrsrs
    Feliz em te-la ja enraizada e comprometida com nossa terrinha linda,hoje ,tao violenta qto as grandes cidades…
    Gosto do seu jeito,aparentemente simples e serio ,no cuidado com o Artesanato e dentro dele a reciclagem , q favorece o meio ambiente.
    Que o Conde lhe faça e à familia,sempre muito bem!
    Obrigada por estar conosco,dividindo saberes e a vida.
    Estamos conectadas pela leveza do artesanto e do seu blog.
    Abraço de Paz,bem nordestino.
    Luciana.

    • Cris Turek 12 de setembro de 2016 at 12:32 #

      Obrigada por suas palavras em todos os sentidos Luciana, tanto pelo desafio de transformarmos o Conde e o litoral sul, numa cidade melhor, quanto no desafio de passar o pouco que sei de artesanato para quem me acompanha. Faço mesmo por amor e do melhor modo que consigo e fico muito feliz em saber que estou sendo bem recebida. Um grande beijo querida e muito obrigada.

  8. TELMA MACEDO 12 de setembro de 2016 at 10:17 #

    Muito boa essa reformulação e isso só nos ajuda. Qualquer mudança será sempre bem vinda! Quanto ao modo de fotografar serão bem úteis suas informações, porque uma das dificuldades que tenho ao fotografar meus trabalhos é a com iluminação, principalmente. Amei! Vou continuar te seguindo e aceitando sua ajuda. Bj Cris.

    • Cris Turek 12 de setembro de 2016 at 12:29 #

      Telma, as dicas serão dadas pensando no que vocês já possuem em casa, então tenho certeza de que ficarão bem acessíveis e você poderá aplicar. Dúvidas, me envie perguntas, ok?

  9. Luciana Carcabrini 12 de setembro de 2016 at 1:02 #

    Gostei muito da inovação. Ha um tempo atrás vocês postavam o artesão do mês,baseado nas postagens do mural. Que tal voltar essa coluna? Eu quero participar com certeza! Também poderia fazer alguma postagem com os artesãos que mais tiveram seus trabalhos publicados no mural.

    • Cris Turek 12 de setembro de 2016 at 12:28 #

      Então Luciana, o Artesão do Mês durou apenas um ano porque não despertou interesse e envolvimento, sendo sempre as mesmas pessoas a participar. Aí perdeu o sentido. Quem sabe com estas mudanças possa voltar à pauta no futuro. Beijos.

  10. Rosa Diana 10 de setembro de 2016 at 21:57 #

    Muito bom! Mudanças sempre são importantes e nos tiram da zona de conforto.O novo nos desafia e isso é bom demais.
    Fico aguardando.
    Bjs

    • Cris Turek 12 de setembro de 2016 at 12:25 #

      Gostei do modo de ver Rosa: sair da zona de conforto e encarar um novo desafio. É por aí 😀

  11. Flávia Milazzotti 10 de setembro de 2016 at 21:23 #

    Acompanho sempre os posts de vcs e as dicas também. Mudanças sempre são bem vindas principalmente se é pra nos ajudar. Muito boa a ideia. Legal!!

    • Cris Turek 12 de setembro de 2016 at 12:25 #

      Obrigada Flávia, e continue enviando sugestões e dando opiniões. 🙂

  12. Tereza Andrade 10 de setembro de 2016 at 19:45 #

    Boa noite Cris, Parabens!!!! Gosto muito do Mural da Vila, sempre ajudando os artesões.
    Que tenha sucesso a cada dia. E mudança é sempre bom, ainda mais quando for para
    melhorar. Sempre me ajudou muito…..Obrigado pelo carinho …

    • Cris Turek 12 de setembro de 2016 at 12:24 #

      Que bom Tereza, o objetivo é ajudar ainda mais. Beijocas.

  13. Munik Freitas 10 de setembro de 2016 at 10:47 #

    Achei a idéia excelente.
    Ando precisando de um UP desse tipo.
    Preciso me especializar nas fotos de meu trabalho e na forma como edita-las. Além de dicas de como comercializa na rede.
    De antemão agradeço pela disponibilidade.
    GRATIDÃO.

    • Cris Turek 12 de setembro de 2016 at 12:24 #

      Não descola da gente Munik que aos poucos darei dicas importantes. Beijos.

  14. Itamara 9 de setembro de 2016 at 20:05 #

    Oi Cris, que bom que estarmos juntas nesse momento de alterações no Mural. Ultimamente minha vida também está passando por uma mudança. Hoje trabalho com cartonagem e espero participar das novas postagens, pelo que eu entendi não apenas divulgando os trabalhos mas tendo oportunidade de comercializar o que foi produzido. Quem sabe eu consiga mandar alguns PAPs dos meus trabalhos. Obrigada por mais essa oportunidade numa época tão complicada… Parabéns pela iniciativa! Um grande beijo e até breve! Itamara

    • Cris Turek 12 de setembro de 2016 at 12:23 #

      Itamara, na verdade o mural não vai se transformar numa loja, até porque isso demandaria outra estrutura que eu não tenho como arcar, mas com a curadoria, vamos postar fotos mais bem feitas e com isso alavancar as visualizações das postagens, ajudando diretamente quem estiver participando. Mais visualizações aumentam as possibilidades de encontrar clientes. Fique de olho que todas as dicas serão úteis para outros usos. Beijos querida.

  15. NANCY UZE 9 de setembro de 2016 at 19:34 #

    Me parece muito bom atualizar-se e exigir mais qualidade mais tal vez isso seja necessário para quem pretende comercializar o seu produto,Quem como eu só gosta de compartilhar trabalhos e ideias ,não precisa de tanta arte na foto por exemplo…. a gente as vezes tira as fotos para ter um álbum e logo esquece,aí surge a oportunidade de mostrar mas já não tem mais a peça ,só a foto “caseira”.Mais de todo jeito tudo o que vem a embelezar sera bem vindo….Um grande abraço Cris…!!!!

    • Cris Turek 9 de setembro de 2016 at 20:20 #

      Nancy, na verdade não é uma questão de colocar arte, e sim de fazer fotos bem iluminadas, bem focadas, bem posicionadas. Mesmo pra você que vai querer guardar para recordação, terá fotos mais bonitas e apenas usando a máquina ou o celular que você já usa. Só usando de modo adequado. Você vai aproveitar bastante, pode ter certeza. Quando tiver dúvidas, escreva. Beijos.

    • Inó aragão 11 de setembro de 2016 at 20:58 #

      Me sinto muito honrada de ter trabalhos meus postados no mural, 09 anos, que legal. Pra quem gosta de arte, como eu, qdo descobri o Vila, e vi dicas super legais, não deixei de visualizar posts interessantes. Renovar é preciso, aprecio muito artesanato e sempre busco novas técnicas, mesmo não comercializando tds produtos que faço, é muito bom este exercício de buscas. qto as fotografias….rsrsrsrs, tenho que me esforçar.
      Parabens Cris.

    • Cris Turek 12 de setembro de 2016 at 12:26 #

      Inó, acho que você vai gostar das dicas porque elas serão acessíveis, sem dificultadores. Aguarde e continue comigo mais 9 anos 😉

  16. Rosana 9 de setembro de 2016 at 15:36 #

    Gosto muito da vila do artesão. Amo artesanato e sempre consigo captar boas idéias vindas de vcs. Parabéns pelo trabalho. Mudanças são sempre bem vindas.

    • Cris Turek 9 de setembro de 2016 at 20:16 #

      Obrigada Rosana, que bom que está curtindo. Continue por perto sempre. Beijos.

  17. ELI OLIVEIRA 9 de setembro de 2016 at 13:46 #

    Nossa Cris, amei a ideia e vou ficar aguardando pelas novidades, acredite queremos participar cada vez mais, beijos querida … ficamos muito gratos.

    • Cris Turek 9 de setembro de 2016 at 20:17 #

      Obrigada Eli, mande suas dicas e sugestões ao longo do processo de dicas que darei. Aproveite e usufrua bastante. Beijos.

  18. deys 9 de setembro de 2016 at 13:43 #

    Ola cris….estou sempre ligada em seus email. ….trabalho com artesanato a 8 meses….amo muito artesanato de reciclar, decorar ,criar….enfim tudo que envolve artesanato. ….minha aria de trabalho e com eva,biscuit, e tiaras para bebe…..lenbrancinha de modo geral…..e decoração em sapato para bebe com perolas….
    E nesses últimos dias tem andando devagar. ..e a dividas como sempre chegar……
    Gravida de uma menina esperando so o momento da chegada…
    Mais sonho em continuar e nunca parar. …
    Que vc possa mim ajuda com dicas pra que possar ter sucesso. ..pq tem andando devagar minhas vendas….
    Vou manda algumas imagens do meus trabalho pra vc ver…
    Bjs….espero sua resposta. …

    • Cris Turek 9 de setembro de 2016 at 20:16 #

      Deys, fique ligada nas postagens que farei dando dicas de como fotografar e outras dicas para quem quer focar em negócios. Também explicarei como enviar as fotos. Logo, logo. Felicidades para você e suas bebê.

  19. izabel souza 9 de setembro de 2016 at 12:22 #

    Realmente e bom renovar os conceitos gostei das ideias

    • Cris Turek 9 de setembro de 2016 at 20:14 #

      Izabel, continue escrevendo e dando sua opinião. É super importante. Beijos.

  20. Vera 9 de setembro de 2016 at 10:55 #

    Boa ideia Cris.
    Fotografar bem o trabalho é importante para a divulgacao sim. Mas gostaria de sugerir-lhe que vc abrisse uma loja na Internet e comercializasse nossos produtos..Vc faria a seleção e os produtos vendidos receberia uma comissão. O que acha da ideia ?

    • Cris Turek 9 de setembro de 2016 at 20:13 #

      Vera, o Mural da Vila é de todos, mesmo de quem não tem intenção de vender. Com esta reformulação apenas quero mostrar que fazer boas fotos não é complicado e muda a ideia de que artesanato é para amadores. De qualquer forma convido você a conhecer o Classificados da Vila, lugar para anunciar seus produtos, por enquanto ainda totalmente gratuito. Não funciona como loja, mas sim como espaço de oferta. Segue o link, visite: http://www.classificadosdeartesanato.com.br/
      Tem uma administração à parte, dirigida pelo meu esposo. Qualquer coisa, escreva pelo formulário de lá e tire suas dúvidas de como anunciar 😉
      Beijos.

  21. Jaqueline 9 de setembro de 2016 at 9:45 #

    Bem interessante Cris é muito bom pessoas com novas ideias e ideais .Assim cada um pode expor seus trabalhos e talentos.
    Um grande abraço !!!
    Jaqueline Bianco .
    SOROCABA SÃO PAULO.

    • Cris Turek 9 de setembro de 2016 at 20:07 #

      Jaqueline, o espaço continuará sendo dos leitores, vamos apenas exercitar nossas habilidades num nível acima. E será ótimo 🙂 Beijocas.

  22. Sonia Costa 9 de setembro de 2016 at 9:42 #

    Adorei a idéia. Parabéns por estar sempre inovando.
    Bjks

    • Cris Turek 9 de setembro de 2016 at 20:06 #

      Sonia, fique à vontade para enviar suas sugestões. Beijo e obrigada.

  23. Antonio Carlos Mileu 9 de setembro de 2016 at 9:20 #

    Brinquedos e jogos em tecido para dia das crianças por exemplo seria interessante. trabalho com jogos em madeira mas em tecido seria mais abrangente. Um abraço

    • Cris Turek 9 de setembro de 2016 at 20:06 #

      Sugestão anotada Antonio, obrigada.

  24. Regina Mafra 9 de setembro de 2016 at 8:34 #

    Que venham as novidades!
    Parabéns por tudo que foi realizado até hoje!
    O mundo gira …. as coisas mudam…
    A história está repleta de “renascimento”.
    Um abraço
    Regina Coeli

    • Cris Turek 9 de setembro de 2016 at 20:05 #

      Palavras inspiradoras Regina, obrigada. Rever atitudes, caminhos e escolhas sempre é positivo. Beijo grande.

  25. Fabiana Sá 9 de setembro de 2016 at 8:25 #

    Evoluir sempre. Parabéns!

    • Cris Turek 9 de setembro de 2016 at 20:04 #

      É bem por aí Fabiana, e o Mural estava precisando arejar. Beijos e obrigada.

  26. Marilena Pereira 9 de setembro de 2016 at 7:56 #

    Oi bom dia.
    Adorei a ideia do mural.
    Gostaria de saber como faço para participar.
    Agradeço a colaboração.
    Marilena Pereira

    • Cris Turek 9 de setembro de 2016 at 20:04 #

      Marilena, clique num dos posts da coluna Mural da Vila que tem link explicando como participar. De qualquer forma, haverão mudanças e eu vou manter vocês informados, pode ter certeza. Beijos.

  27. Geruza helena 9 de setembro de 2016 at 7:13 #

    Gostei das mudanças que virão, incentiva os leitores a reverem seus conceitos e se inteirarem das novidades e buscar participar delas.

    • Cris Turek 9 de setembro de 2016 at 20:02 #

      Obrigada pelas palavras Geruza, é pra frente que se anda, né não? 😀

  28. Ana Machado 7 de setembro de 2016 at 14:33 #

    Perfeito! Muito legal. Toda mudança é sempre bem-vinda!
    A fila anda, nao é? E qualidade é indispensável!
    Parabens!

    • Cris Turek 9 de setembro de 2016 at 19:59 #

      Ana, é por aí. E vale lembrar que vou ajudar passando várias dicas importantes e úteis. Você vai gostar 😉

Deixe uma resposta