O acarajé da feirinha do Tambaú

Acarajé da feirinha do Tambaú

A informação veio do nosso amigo italiano Giovanni, do La Tavernetta, quem diria. Ele, italiano, descobriu um acarajé delicioso aqui em João Pessoa, com direito a baiana e pimenta da brava.

Fica na feirinha de Tambaú em frente ao mercado de peixe. Passamos por lá só para conferir, porque duvidamos que esse siciliano estava falando a verdade, e estava. O acarajé está sempre fresquinho e a pimenta, meu amigo, é daquela que faz você chorar.

Fica aí a dica de domingo: acarajé do Tambaú. E pra quem prefere correr para a cozinha, a receitinha segue abaixo, pois como eu já tenho dito, Domingo é dia de comidinhas.

 

Ingredientes

2 kg de feijão fradinho;

3 dentes de alho;

Azeite de dendê para fritar

Sal a gosto.

Preparo

Coloque o feijão fradinho de molho em água fria por 4 horas.>

Quando o feijão começar a inchar, lave-o com água fria até soltar toda a casca.

Moer o feijão sem casca (em moinho especial ou processador) até formar uma massa branca espessa e acrescente o alho previamente moído.

Aquecer frigideira ou tacho com quantidade suficiente de azeite de dendê para cobrir os bolinhos de acarajé enquanto são fritos. A dica das baianas é colocar uma cebola no óleo para ele não queimar e ganhar em perfume.  😀 

Artesanatos de natal, aprenda agora

Os bolinhos devem ser feitos com uma colher (quantidade de massa que é retirada com uma colher do recipiente)

Frite em azeite bem quente virando-os uma única vez. Os bolinhos devem ficar com uma tonalidade avermelhada por fora e claro por dentro.

Sirva com pimenta, vatapá, caruru, camarão seco e salada de tomate verde, cebola e coentro.

 

Comida é um presente que oferecemos à quem amamos, então bora caprichar no tempero amoroso,  😉 

Foto: Mochileiros

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

,

9 Respostas para: O acarajé da feirinha do Tambaú

  1. andreia lima 4 de junho de 2013 at 15:16 #

    olá boa tarde! eu vendo acarajé a algum tempo só que mim acostumei a compra o feijão, macasso o acarajé sai bem torrado. só que agora o feijão macasso tá em falta. é só tem fradinho, é olho de pombo feijão branco. mais meu acarajé ñ tá como era antes ficou um pouco, pesado a massa o que faço pra ele fica mas leve é bem torradinho. presciso de uma ajuda. desde já obrigado. aguardo uma resposta urgente mim ajude vivo disso. obrigado

    • Cris Turek 6 de junho de 2013 at 17:38 #

      Andreia não somos culinaristas, nosso post é apenas a título de curiosidade. Não produzimos para vender, assim ficamos devendo uma resposta correta. Tente com pessoas que trabalhem na área. Boa sorte.

  2. Pedro 5 de janeiro de 2013 at 14:42 #

    Realmente o acarajé da feirinha é mt bom mais descobri um melhor ainda que abriu no Bessa shopping o verdadeiro acarajé da Bahia igual o que provei na Bahia…..Fica a dica vale a pena experimentar

  3. ilane 21 de agosto de 2011 at 9:32 #

    Olá gostei mnuito de ler essa receita, pois adoro acarajé. e infelismente estou morando em portugal e aqui não tem e se tem algum lugar que venda ainda não encontrei. Bom gostaria de tirar uma duvida: para fritar tem que ser só no azeite de dender ou pode ser fritado no oleo? obrigada pela atenção!!

    • Cris Turek 21 de agosto de 2011 at 14:52 #

      Ilane, poder pode, mas com certeza não será a mesma coisa de jeito nenhum. O dendê dá outro sabor, pode ter certeza. Beijos.

  4. mira 20 de novembro de 2009 at 20:29 #

    o acarajé é uma comida tipica da bahia,um acarajé bem feita é uma delicia,eu vi uma bahiana ne arthur alvim que faz o melhor acarajé desse mundo ela se chama mira no metrô arthur alvim de quartas-feiras valeuuuu

  5. Ana Lucia Castello Branco Brito 26 de outubro de 2009 at 9:45 #

    Olha sou de Salvador e sei fazer acaraje(consultar Senac,em todo o Brasil- ele dá curso de preparação de acarajé e abará)…esqueceram de falar que coloca-se de molho um tipo de feijão fradinho,chamado MAcasso,que já é vendido quebrado.
    Bate-se o feijão com cebola ralada e alho.Depois, a massa deve ser batica com uma colher de pau,para ela ficar aerada.Bater bem….coloca-se um pingo de água,quando se coloca,pois a cebola já tem bastante liquido…..coloca-se sal,1 colher de sopa,para cada quilo de feijão.
    E frita-se às colheradas, em azeite de dendê,bem quente ,onde deve ser colocado 1 cebola inteira,com casca,pois evita que o azeite queime, além de desprender um sabor maravilhoso, e também disfarçar o cheiro do azeite quente, aquela primeira baforada,que é tóxica,ao olfato…….
    Faço abará também…….a massa tanto do acarajé,como do abará, pode ser congelada,sem fritar…e o abará pode ser congelado pronto….para esquenta-lo,usar ou o microondas,pingando água sobre a casca de bananeira que o envolve ou o banho-maria)

    • jeronimo 4 de outubro de 2015 at 10:52 #

      ana lucia vc tem face?

  6. Marina 8 de setembro de 2009 at 16:43 #

    Oi, aamei sua postagem, eu sou da terra do acarajé, e adorei…!!!
    Eu nem sabia como se fazia o acarajé, eu tb só tenho 12 anos, eu já perguntei a minha mãe de que se fazia, depois que eu vi a sua post eu soube mais, de como se fazia o acarajé!!!

Deixe uma resposta