

Criando uma máscara aqui, um objeto decorativo ali, encontrou finalmente o seu suporte de trabalho, o papel. Como já tinha adquirido prática com a papietagem, elaborou rapidamente as soluções para construir suas carrancas nos formatos que tinha imaginado. Conta aí Adão:
Cris, sou natural do sertão das Alagoas( Delmiro Gouveia), sou formado em Administração Financeira, e vim para o Rio de Janeiro com dois anos de idade. Fui registrado como carioca. Sou louco por artes e artesanatos desde a fraldinha: fazia pipas, balão, peteca, pião, carrinho de rolimã e outras coisitas. Gosto muito da figura da carranca sempre tive a vontade de construí-la; comecei fazendo máscaras de papel, fiz iluminárias com balão de gás, e daí surgiu a idéia da construção da CARRANCA DE PAPEL.
Gosto das tradicionais talhadas na madeira, mas elas são muito pesadas. Essa de papel pesa apenas 8kg aproximadamente, e tem uns 90cm, poderá ser feita e usada da maneira tradicional ou pendurada, as cores são bem alegres e a figura central continua a mesma. A idéia surgiu das tradicionais de Pernambuco (madeira e barro), aprecio muito essa figura. Mas eu tinha que fazer uma mais moderna com cores alegres, leve, e com variações de figuras (duas caras, quatro, uma encima da outra e etc) e que fosse possível pendurá-la sem causar danos se porventura caísse da parede, mas que continuasse sendo ecologicamente correta.
Comecei a confeccionar a carranca de papel quando terminei de fazer uma luminária. A técnica era a mesma, com papel e cola caseira “… “ o beneficiamento é lento mas o resultado é bem satisfatório. É uma bela criação sem contar de ser uma excelente terapia. Beijos, Adão Cardial.


Parabéns Adão, esperamos continuar vendo tantas outras carrancas suas, tão cheias de expressão.
Você que ficou encantado, pode escrever, anote o email: [email protected]
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
O ADAO ESTA DE PARABENS POIS O TRABALHO DELE E MUITO INTERESSANTE FICARAM PERFEITOS GOSTARIA MUITO DE ENTRAR EM CONTATO COM ELE
Anote Risimeri: [email protected]
Parabéns ao Adão pelas “lindas” carrancas! Levando pra todo Brasil nossa regionalidade Nordestina. E q surpresa encontrar um conterrâneo bem aqui em minhas pesquisas sobre a papietagem q desejo iniciar,sendo tbm artesã mais voltada a pintura em peças de barro e linhas. Sou natural de Delmiro Gouveia(AL) e conheço alguns da familia Cardeal, talvez seus parentes: Hamilton, Henrique, Dito,Hugo, Aidê, d.Nêga Cardeal…
Muito sucesso pra vc! Abç nordestino
Que ótima coincidência Lusandra. É mesmo muito importante valorizar as nossas artes regionais. Obrigada por participar.
Achei seu trabalho lindo. Também faço papel maché e adoro carrancas. até moldei algumas, mas na finalização viraram máscaras (pequenininhas) Como remexo muito o computador, acabei por descobrir esta maravilha de VILA , e consequentemente, conhecendo o trabalho de muitos artesãos. estou encantada com tudo e todos. Gostaria que, se pudesse, me enviasse uma receita de cola caseira, pois as que tenho encontrado não me satisfazem, ficam muito aguadas. Mais uma vez, seu trabalho é lindo!!
Abraço,
Ione
Ione, não sou muito fã da cola caseira, mas tenho uma receita nesse link. A cola branca mantém os “bichos” que comem papel afastados, entende?
Obrigada pela participação, seja bem-vinda à Vila e aproveite nossos espaços. Abraços.
Adão são “lindas”suas carrancas. Tenho uma original na entrada de casa e por sinal bem pesada. Vou dar uma corzinha nela. Ficou muito jóia. Parabens!
Obrigada Stael por participar e por incentivar mais um artista em seu trabalho.
Um abraço.
Oi Cris, a pouco tempo entrei no twitter e acabei encontrando vcs!Acompanho a Vila com muito prazer,pois é um site cheio de novidades super interessantes!Tb sou artesã,faço trabalhos em Cerâmica: mandalas,caixinhas,colares,bijus,luminárias,etc.Sempre gostei de artes em geral.Sou auto didata e amo o que faço….se tiver afim de dar uma olhada fique a vontade, ok?Tb tenho algumas fotos no meu orkut
Um super abraço à todos da Vila e q acompanham esse site maravilhoso…bjssss mil!
Leticia, passo lá pra conhecer o seu trabalho. Seja bem-vinda à Vila e participe sempre que quiser. Um abraço.
Boa tarde, Cris agradeço a publicação das minhas CARRANCAS DE PAPEL, e com esse seu comentário nem precisaria de fotos, voce trás o imaginário ao real, Cris Turek, fico lisonjeado mais de uma vez pela sua colocação, e gostaria também de agradecer a claudia, em breve mandarei as fotos das luminarias e de outros trabalhos parecidos, e r ao amigo e guase primo ou primo Dilair, que a familia cardial ou cardeal, a raiz principal vem do sertão das alagoas(delmiro gouveia), quem sabe se realmente não somos parentes,[email protected]
um abraço
adão cardial
Adão, fico feliz em poder mostrar seus trabalhos para o pessoal da Vila.
Que bom que esse nosso cantinho rpomove tantos bons encontros.
Sucesso pra você, e continue acompanhando os comentários que estão chegando.
Abraços.
BOA TARDE , LINDA AMO PASSEAR POR AQUI ,
BRIGADA POR ENQUANTO BJKAS MIL….
O trabalho do Adao e muito bonito e interessante e…..o mais interessante ainda e que posso fazer parte da familia dele.Gostaria que ele entrasse em contato comigo atraves do meu email. Te aguardo Adao Cardial
Dilair, vou repassar a sua mensagem para ele.
Obrigada porparticipar. Abraços.
Cris.
adorei o trabalho do Adão, as carrancas dele são mesmo de assustar e espantar qualquer mal espírito.
Eu, sinceramente, não gosto muito das imagens das carrangas, me dão medo.
Mas o artesão está de parabéns por ter sido ousadfo em colorir e dar novas caras e formas às carrancas, mas eu gostaria de ver as luminárias dele!
E aí Adão, não vai mostrar as luminárias?! Mostra aí pra aliviar meu medinho.
Beijo no Adão
Beijo na Cris
Cláu
Bem lembrado Claudia. Adão, mostra suas luminárias pra gente.
Beijos.