Os artistas naif na Vila do Artesão

Tela \" width=

 

O estilo naif é o estilo da ingenuidade infantil, da espontaneidade, da criatividade instintiva, primitiva. É o estilo dos pintores que não buscaram nenhum tipo de instrução acadêmica, que pintam o que sentem, o que entendem ser seu universo particular. É um estilo individualista, anarquista até, porque não segue regras.

O artista que conferiu reconhecimento à arte naif foi Henri Rousseau, chegando a influenciar o surrealismo. Os artistas brasileiros estão entre os mais respeitados do mundo, com suas obras fazendo parte de grandes museus de arte naif.

As características do naif são a composição plana, bidimensional e simétrica, um desenho meio desajeitado, sem perspectiva e com o uso de muitas cores primárias sem nuances. Outra característica importante é a de ser figurativa.

 

Aqui na Paraíba temos alguns grandes nomes da pintura naif. Vejam acima o trabalho de um deles, Josenildo Suassuna, e como podemos identificar nele as características que acabei de relacionar.

Algumas obras de Josenildo estão disponíveis para compra. Informe-se, escreva e pergunte: [email protected]

, , , , ,

10 Respostas para: Os artistas naif na Vila do Artesão

  1. Diva 15 de abril de 2013 at 23:10 #

    Obrigada pela atenção,valeu

  2. Diva 13 de abril de 2013 at 23:26 #

    Gostaria de saber se a arte naif pode ser também bordada e onde encontro modelos?

    • Cris Turek 15 de abril de 2013 at 12:15 #

      Diva o naif é um estilo e pode ser bordado, mas acredito que você terá que pesquisar em revistas especializadas se há reproduções de obras.Não sabemos indicar.

  3. Aracy Regina 7 de novembro de 2011 at 20:48 #

    Maravilha!! Como saber mais sobre as obras de Josenildo??

    • Cris Turek 7 de novembro de 2011 at 21:02 #

      Temos outros artigos sobre ele na Vila Aracy, use o campo de pesquisa para localizar.

  4. agnes rodrigues 11 de setembro de 2011 at 22:47 #

    para o marcio anacleto sacchi meus trabalhos esta no meu orkut abra e me conhecerá agnes rodrigues

  5. Lucia Vieira 29 de agosto de 2010 at 15:54 #

    Olá Cris, boa tarde.

    Gostaria de saber como participar dessa “comunidade de artistas naif” pois meu pai é uma desses artistas, começou a pintar aos 84 anos, despois de desenganado pela medicina tradicional, sobreviveu graças a acumpultura, reik, rezadeiras e outras coisas alternativas e principalmente a um potencial guardado a mais de 80 anos no interior de sua alma – o talento para a pintura, agora intitulada de naif. Já participou de varias exposições; tem trabalhos na abertura do programa de Rolando Bondrim; expos na Galeria Brasiliana, Talentos da Masturidade do Santander e tem trabalhos em varias partes do planeta.
    Aguardo noticias.
    Atenciosamente,
    Lucia Vieira

    Lucia, é simples, envie-nos fotos de algumas de suas telas para [email protected] e um pequeno relato dele mesmo contando como a pintura aconteceu em sua vida.Uma foto dele pintando também seria ótimo. Nós publicaremos em nossa coluna O Artista é Você, assim que recebermos o material. Aguardo. Beijos.

  6. marcio anacleto sacchi 19 de junho de 2010 at 14:15 #

    oi , adoro arte naif brasileira e coleciono, poe uma feliz coincidencia vio comentario da agnes rodrigues, que é artista sul matogrossense e que já foi selecionada para a bienal naif de piracicaba , eu conheço quase todos os artistas naif de ms ,mas a agnes nao conheço pessoalmente , coheço sua obra . gosaria se possivel do email da agnes ou que vc s passassem o meu pra ela obrigado

    • Cris Turek 19 de junho de 2010 at 19:57 #

      Enviarei sua mensagem para a Agnes, Marcio. Ela entra em contato com você.
      Abraços.

  7. agnes rodrigues 1 de novembro de 2009 at 20:37 #

    sou naif tb , gostaria de fazer parte desta grande associação de naifs do nordeste, minha arte conta histórias pantaneiras e indigenas do Mato Grosso do Ssul a de voces é linda por demais,gostei estou feliz em conhecer .

Deixe uma resposta