O Atelier que existe Além da Rua

Vero Kraemer e seus trabalhos no Além da Rua Atelier

Esse sorriso que transborda com facilidade e que mais parece nos abraçar é da Vero. Vero Kraemer: artista, artesã, moisacista, “upcycóloga” e nossa colunista aqui na Vila; ela tem uma história para compartilhar de como a rua ficou pequena para seu mundo de criatividade. Vamos saber como o Além da Rua Atelier nasceu e também o talento dessa pessoa querida.

Faz tempo que quero bater esse papo com ela e com vocês aqui na Vila, mas essa moça ficou tímida de repente e só se soltou quando montamos uma entrevista com perguntinhas que nos interessam saber sobre seu trabalho. Aí o papo ficou como deve ser: solto, frouxo mesmo, e vocês vão gostar. Vamos lá?

 

Batendo papo com Vero Kraemer

 

Eu sempre gostei de artes, desde que me entendo por gente. Em casa, era eu que fazia os cartões da Natal pra família. Nunca me esqueço, eu fazia a barba do Papai Noel com algodão… rsrs

Quando eu tinha uns 8 anos, tirei o segundo lugar em um concurso de desenho. Sempre gostei de pintar, escrever, criar. Porém, considerava tudo isto um hobby.

Muito antes de imaginar que eu teria um atelier, eu pintei um caixote de frutas e fiz um revisteiro. Um amigo gostou tanto que pediu um para ele. Mas nem existia internet, eram artes que aconteciam, entendem? Ainda na época em que eu exercia minha profissão (psicóloga), pintava muito com meus pacientes, como uma forma de aproximação e interação.

A arte permeou todas as fases de minha vida. No começo, criar era uma forma de extravasar, de me comunicar, de colocar para fora um pouco de mim. Muito mais tarde, aprendi que ela me ajudava em momentos difíceis, quando as palavras não adiantavam…

Um dia, entendi que a arte fazia parte de mim de uma forma muito maior. Eu precisava dela para crescer, para ser, para viver. Tomei coragem, larguei tudo e resolvi viver da arte/artesanato, mesmo sem saber no que iria dar. Foi um sopro, uma inspiração, uma certeza. Eu escutei e acatei. Nunca tive dúvidas, mesmo porque isso já fazia parte de mim, desde o começo.

 Foto do início de vida artística da Vero Kraemer

 

No começo, eu pintava vasos pequenos. Eu meio que me limitei nesta tarefa, mesmo porque minha missão era pintar mais de 200 vasos por semana. Eu pintava e vendíamos muito em uma esquina no bairro de Pinheiros, em São Paulo. A gente lotava a esquina de vasos coloridos, e as pessoas paravam pra conhecer. Chamava muita atenção, era mágico!

No início, eu pintava em casa, e nem imaginava que um dia teria um atelier. Mas isso logo aconteceu, pois a demanda aumentava, e mais espaço era necessário. O nome Além da Rua Atelier nasceu assim, pois começamos vendendo na rua, mas fomos além. Era um atelier pequeno, depois veio uma lojinha.

 

Segredos da encadernação artesanal

O blog da Vero Kraemer é o Além da Rua Atelier

 

Comecei a trabalhar com algumas peças de outras pessoas, e as peças mais vendidas, além dos vasos pintados, eram os mosaicos. Eu achava lindo, mas nunca imaginei que um dia fosse fazer… Na época duas pessoas faziam mosaico para o atelier. Depois de algum tempo, eu via que nada ficava perfeito, e comecei a fazer, pois sou muito exigente.

Peguei gosto por esta arte! A cada mosaico feito, eu queria fazer mais! Tudo que aprendi foi vendo outros artesãos fazerem, e pesquisando na internet. Mas acredito que o maior aprendizado é a prática. Faço mosaico há mais de 8 anos, e sempre estou aprendendo!

 

Mosaicos, uma técnica que Vero Kraemer adora

 

 

Muitas pessoas perguntavam se eu ministrava cursos, e eu nunca me imaginei como professora. Na verdade, elas perguntavam sobre cursos de tudo que eu faço, como pintura em vasos, telas, móveis, mas a maior demanda era o mosaico. Eu, toda envergonhada, dizia que não dava aulas. Minha mãe sempre me falava: “Filha, você tem que ensinar o que sabe, tenho certeza que vai ser bom pra ti.” Mãe tem sempre razão, né?

Relutei durante anos, até que um dia, com as vendas despencando, decidi que daria aulas sim, pois precisava aumentar minha renda. Nunca vou me esquecer de minha primeira aluna, a quem carinhosamente chamava de cobaia… rsrs A Andressa fez 3 peças, e posso dizer que mais me ensinou do que eu a ela. E foi aí que descobri como eu amo ensinar!!! Adoro dar aulas, conversar, aprender, ensinar, trocar idéias! Minha vida mudou!!!

 

Vero em seu atelier recuperando móveis

Eu amo tudo que faço, mas tem coisas que realmente me fazem sair do ar, ir para outro plano. Isto antes acontecia com as telas. Era uma loucura! Hoje em dia, acontece em minhas customizações e reutilizações.

Quando eu tenho uma idéia, fico tão maluca que tem noites que nem durmo direito. Fico ruminando, tenho que começar a fazer logo, e não sossego enquanto não termino. Eu meio que vejo a peça pronta, com elementos que nunca pensei em usar, e tenho que achar tudo, para que fique como eu pensava. Sou muito determinada, e é isso que me move.

 

Eu faço a maioria dos objetos por encomenda. As técnicas que domino são: Mosaico, pintura em vasos, telas abstratas, customização de móveis, customização de objetos, reutilização de pallets e caixotes.

Ministro cursos de todas as técnicas que domino, como pátina, pintura em madeira, customização de móveis, mosaico, reutilização, pintura de vasos e pintura abstrata em telas. Os cursos são individuais. É só entrar em contato.

 

Álbuns de fotos no Flickr da Vero Kraemer

Quando fui convidada para ser colunista do Vila do Artesão, com passo-a-passo de mosaico, fiquei tão emocionada que não tive palavras! Me senti reconhecida! Sempre ameiiiiiiiiii o site da Vila , e sempre admirei demais a Cris Turek! Aceitei e foi uma das melhores decisões da minha vida!

Conheci pessoas maravilhosas através do blog da Vila, e consegui fazer algo que sinceramente eu sempre deixava para depois, pois sabia que teria muito trabalho: os PAPs de mosaico. Eu sempre pensava assim: Preciso fazer um PAP de uma bandeja de mosaico. Mas e cadê coragem? rsrs A Cris me estimulou!

A alegria de ver peças de mosaico feitas por leitores da Vila, que aprenderam por meus PAPs, é algo que não tem preço! É maravilhoso poder ensinar à distância, e ver que meus alunos e alunas virtuais realmente aprendem, que é possível! Eu mesma aprendo muito pela internet!

 

Quero agradecer por todo carinho que recebo por aqui!!! Fazer parte da Vila é mágico e muito especial!

Para quem quer começar a fazer artes mas tem medo, meu conselho é: se jogue! Não tenha medo, siga os PAPs. Se tiver dúvidas, escreva para quem fez o passo-a-passo, mas vá em frente! Se você sentiu vontade, já é o primeiro passo! Foi assim comigo, e acredito que com a maioria dos artesãos que conhecemos.

Quando escutamos essa voz que vem do coração, temos que respeita-la e segui-la! Quando sabemos que estamos no caminho certo, superamos as dificuldades, crescemos e nos encontramos cada vez mais!!!

 

Depois desse papo delicioso e desse depoimento de vida artesã, só me resta convida-los, aos que ainda não conhecem, a acessar o Além da Rua Atelier e conhecer outros materiais que a Vero disponibiliza por lá.

Para qualquer artista nada é mais reconfortante do que ter seu trabalho reconhecido. Elogios são como aplausos. Por favor, para a Vero uma salva de palmas!!!!

Reveja todas as dicas ensinadas pela Vero aqui na Vila, clique Aulas de Mosaico

E escreva demonstrando seu carinho, afinal quem não gosta? O email é [email protected]

Vero Kraemer é nossa colunista, parte de nossa equipe e indicação da Vila para trabalhos como os vistos nesse post. Encomendas entre em contato diretamente com ela.

Fotos: Vero Kraemer

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, ,

28 Responses to O Atelier que existe Além da Rua

  1. Jeane 25 de abril de 2016 at 17:38 #

    Lindo trabalho! Parabéns pelo lindo trabalho que desenvolve. Sem dúvida uma grande inspiração e incentivo para quem quer começar e tem medo (como eu… rs). Beijos e muito sucesso!

    • Cris Turek 26 de abril de 2016 at 18:53 #

      De fato Jeane, e a Vero é uma pessoa única. Visite o site dela e acompanhe porque vale muito a pena. Beijos.

  2. Delane 4 de setembro de 2014 at 13:07 #

    Esta é minha musa! Amo artesanato e as vezes faço algo para presentear ou mesmo para mim. Agora estou em um projeto social tentando fazer com que as pessoas sejam mais felizes fazendo artesanato. A Vila é outra inspiração para todas nós. Li não sei onde, gostei e ofereço a todas vocês: “Trabalhar com as mãos é uma terapia. Trabalhar com o coração é uma alegria”. Bjs Verô e Cris,

    • Cris Turek 5 de setembro de 2014 at 18:34 #

      Beijo enorme Delane e linda a frase, tudo a ver!!!

  3. ARTE-EM-RELEVO 1 de fevereiro de 2014 at 22:08 #

    ARTESANATO É ISTO! É NÃO POUPAR CRIATIVIDADE,
    PARABÉNS!

  4. Jayne 7 de janeiro de 2014 at 19:43 #

    Conheci o blog da Verônica há pouco tempo, desde então acompanho o blog, sou apaixonado por artesanato e seu trabalho simplesmente me encanta,cada peça que ela faz esbanja o amor que ela sente pela arte, amei ler a entrevista, amei conhecer um pouco mais sobre sua história, só tenho a desejar muito sucesso!!!

    Beijo,
    Feliz 2014

  5. Mainara 4 de janeiro de 2014 at 9:00 #

    Que entrevista mais linda, aliás como tudo que vocês 2 fazem!!! Conheci o blog da Verô aqui, e com ela conheci o mosaico, comecei a fazer e amei!!! Mas não fazia ideia que esse era o primeiro PAP dela de moisaco, ficou tão legal, tão bem escrito…
    Esse trabalho que você faz Cris, é maravilhoso, dividindo o seu espaço, mostrando outros artistas (porque para mim são grandes artistas)é muito legal, muito generoso e você faz de uma forma tão gostosa… Adoro e admiro muito o trabalho das 2!!!! Parabéns!!!!

    • Cris Turek 6 de janeiro de 2014 at 13:40 #

      Mainara obrigada pelo carinho. Feliz 2014.

  6. Célia Borges 26 de agosto de 2013 at 13:33 #

    Vero, é um show!!!
    Parabéns a ela por nos ensinar sempre e a Vila por tê-la entre seus mestres-colunistas.
    Grande beijo.

  7. jane costa souza 26 de agosto de 2013 at 11:41 #

    Sem palavras…

  8. GISELE APARECIDA PAULO 23 de agosto de 2013 at 13:45 #

    Muito linda sua mesa de mosaico, adoro mosaicos!!!
    Abraços,
    Gisele

  9. Regina Célia de Oliveira Seixas 22 de agosto de 2013 at 21:34 #

    Veronica, querida

    Amei ler mais sobre voce. Fiquei encantada com toda sua trajetória e perseverança.

    Já te acompanho a um bom tempo, mais a cada dia, voce me surpreende mais e mais.

    Amo todos os seus trabalhos e te parabenizo mais uma vez.

    beijo carinhoso

    Regina Célia

  10. Inó aragão 22 de agosto de 2013 at 11:31 #

    Muito bonitas suas peças de mosaico- uma artesã perfeita..
    abraços.

  11. loreni ivoni wachholz de faria 21 de agosto de 2013 at 17:01 #

    ola,tbm amo artesanato,seus trabalhos são maravilhosos…

  12. anita brigagao 21 de agosto de 2013 at 15:24 #

    Emocionei com o depoimento da Vero.Aprendo todos os dias um pouco de patchwork e amo faze-lo.Vocês são ótimas.Obrigada por partilhar conosco a divertida, interessante e trabalhosa caminhada.Anita

  13. Cristina Gaia 21 de agosto de 2013 at 15:02 #

    Gente, que linda “entrevista”!!! Falei para a Vero que viria aqui para ler, e fiquei tão tocada que chorei de emoção com toda a emoção que ela passa!! Cris, meus parabéns pois sou sua admiradora “oculta” rsrsss,,, e Vero, você sabe que sou sua fã e te acho, sinceramente, demais de especial!! Beijo grande às duas, Vero e Cris, e beijão a quem mais ler meu comentário!!! Sou feliz por ser artesã!!!

  14. Bia Karasiak 21 de agosto de 2013 at 14:44 #

    Conheci o trabalho da Vero há muuiiitooooooos anos e desde então estou sempre seguindo os passos desta criatura tão alegre e bem disposta. Com seguindo os passos quero dizer, olhando o que ela faz, e não fazendo o que ela ensina rsrsrsrsrs
    Adoro seus trabalhos e admiro sua disponibilidade em repassar o que aprendeu pra ensinar os outros.
    Beijos psicóloga (novidade), e sucesso pra você

  15. marisa gallinari 21 de agosto de 2013 at 12:53 #

    Verônica parabéns! Você merece isso e muito mais (que tal um programa na TV aberta ou fechada?). Eu torço por você, sempre. Suuucesso! Beijos, Marisa.

  16. maria 21 de agosto de 2013 at 12:33 #

    Nossa, parabéns Cris, já conhecia o blog da Vero e sou enlouquecida com tudo que ela faz, agora estou doida pra fazer mosaico também.

  17. nicaartes 21 de agosto de 2013 at 11:38 #

    Parabéns, lindos trabalhos! Bj Cris

  18. Ceiça 21 de agosto de 2013 at 11:26 #

    A Vero é M a r a v i l h o s a!
    Muito Sucesso pro Além da Rua Atelier!

  19. Stephânia Silva 21 de agosto de 2013 at 9:21 #

    Olá! sou admiradora do trabalho da Veronica e muito me inspira nos trabalhos que realizo.
    Adorei a entrevista, estão de parabéns pela bela escolha. Penso que temos de prestigiar pessoas do bem, e a Vero é muito gente boa, talentosa que partilha o que sabe para nós!! Desejo todo mais e mais sucesso a ela e ao site Vila que tanto contribui para este universo artesanal!
    Forte abraço

  20. Cris Kaspar 21 de agosto de 2013 at 9:10 #

    Estou muito emocionada com esse depoimento, lembrei de várias situações de minha própria vida lendo sobre a trajetória da Vero Kraemer e me senti super motivada com suas palavras, obrigada por compartilhar conosco, Cris Turek!!!! Parabéns, Vero!!!

  21. Ju Porto Gusman 21 de agosto de 2013 at 9:04 #

    A Vero é lindaaaaaa e adorei conhecer a sua história. Sou fãzona dela, rsrsrsrsrs.
    Excelente postagem. parabéns pra todos. SuceSSooooooo.

  22. Flavia 21 de agosto de 2013 at 7:04 #

    Adoooooro a Vero! Nao sou artesa mas uma aventureira nesse ramo e, encontrei na Vera uma grande inspiração para fazer alguns trabalhos. Foi bom saber a sua historia de vida, quem sabe se nao largo o trabalho e vou ser artesa como ela? rs. Beijo a todos. Flavia.

  23. Cleide 20 de agosto de 2013 at 20:02 #

    Nossa . Muito legal esta entrevista com a Vero. Ela em nenhum momento mostrou-se envaidecida, sua humildade e verdade são características que desde que a conheci virtualmente nos aproximaram. Adoraria conhecê-la pessoalmente e tenho certeza que um dia isso vai acontecer. Quando a conheci estava num momento difícil da minha vida e com certeza suas aulas virtuais e seu incentivo sempre me foram um carinho a parte. Abraços a toda a Equipe da Vila e a Vero que adoro muito. Minha Fadinha Paulista do SUL Beijos em todos.

  24. Rita Brasil 20 de agosto de 2013 at 19:52 #

    Duas queridas demais…..

  25. Adriana 20 de agosto de 2013 at 19:17 #

    Comecei a acompanhar o trabalho da Vero há pouco tempo e já me apaixonei pelo seu trabalho!! Parabéns Vera, você consegue me inspirar e não desistir do meu sonho! Um beijo grande e muito sucesso!!

Deixe uma resposta