Foi uma grande e feliz coincidência, receber o email da Lúcia do Calma que Estou com Pressa, justamente no mesmo dia que estive com Fábio Smith e ele nos ofereceu seus Bois-bumbás para o Bazar da Vila. Ela me mandou, para participar do nosso mural, as fotos do Bumba-meu-boi em papel maché que ela tinha criado para a comunidade Desafio Artístico no Orkut. Com certeza uma grande coincidência cujo motivo vou mostrar pra vocês.
A comunidade lança aos seus participantes todos os meses um desafio artístico, e no mês de julho o desafio tinha sido Folguedos Populares. E é claro que em seu tratando de Lúcia Klein, a regra principal seria reciclagem. E assim ela participou do desafio criando um Bumba-meu-boi reciclando um pote de iogurte e jornal na técnica do papel maché. Querem ver?
A Lúcia lavou bem o potinho do iogurte e recheou com massa de papel maché pra ficar bem durinho. Na massa ela encaixou tampinhas de adoçante, moldou o boizinho e esperou secar.



Depois ela pintou conforme os bumbas que vemos em nosso folclore, fixou o saiote de chita e estava pronta para o desafio artístico.
A Lúcia Klein é uma pessoa que prova o tempo todo com seus trabalhos o que é a capacidade de transformação das coisas. É um baita exemplo de criatividade usando a reciclagem e uma inspiração para todos nós. Convido vocês a visitar o blog da Lúcia, o Calma que Estou com Pressa, claro, isso se você ainda não a conhece.
Em tempo, pra aprender a técnica da massa de papel-maché dê uma espiada aqui, e pra conhecer a técnica da Lúcia, clique aqui.
Lúcia, obrigada mais uma vez por sua colaboração valiosa. Beijo grande.
Fotos cedidas por Lúcia Klein
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Oi
Um dia olhando na Vila do Artesão achei lindo a namoradeira e pedi para ele fazer.Fizeram reciclando jornal e depois o papel machê.
Veja que lindo ficou tem no meu blog em alguns momentos. Eu vou postar hoje a noite para você ver a sequencia acho melhor.
meu blog- interagirmedici.blogspot.com.br
Abraço e parabéns! Agora eu vou pedir para fazer o bumba meu boi.
Maria Aparecida
Maria Aparecida vou lá fazer uma visita e olhar as fotos.Beijos.
Olá pessoal, gostaria que vocês mim enviasse com URGÊNCIA, dicas de como posso confeccionar um bumba meu boi, pois vamos fazer uma apresentação no FESTIVAL DE INVERNO_Garanhuns/PE, agora em Julho, e preciso muito de umas idéias(tamanho adulto). Desde já agradeço pela atenção.(caso vocês não tenham, pode mim indicar outras fontes?)beijos e que DEUS abençoe a todos.
Cleonice a dica que temos é essa e não sei indicar onde você encontrará esse passo a passo, eu nunca vi, infelizmente.
Que coisa mais fofinha! Adorei! Os gringos são simplesmente doidos pela nossa chita. Como sempre os mineiros são nota 10 em criatividade! Parabéns à Lúcia Klein!
Olá pessoal da Vila do Artesão e a você maravilhosa Cris, e Lucia Kleim,
Ví o post de vocês sobre o Boi-Bumbá, gostei tanto que já estou fazendo os meus Bois-Bumbás, já os fiz de vários tamanhos, estou fazendo um curso de papel machê no Sesc Ribeirão Preto, e é sobre o Boi-bumbá, depois da aula iremos ao teatro no próprio Sesc, e terminando o teatro vamos para a oficina com as crianças fazer um fantoche de feltro que é o Boi-Bumbá. Enviarei fotos para vocês e para a Lucia Klein…
Quanto a dúvida do Antonio, você está certa Cris, eu uso o papel termocolante, e faço o apliquê na bolsa com o ponto caseado, fica um trabalho lindo, estou fazendo uma bolsa e a aplicação são borboletas em feltro…
Bem pessoal, obrigada a todos e tenham uma linda sexta-feira…
Beijos Cris…..
Maria Nabão!!!
Que bacana MAria, sua experiência no Sesc, acho ótimo, adoro mesmo. Vamos ficar esperando as fotos, eu e a Lúcia. E obrigadão por agregar suas dicas para o nosso amigo Antonio.Você é um anjo. Beijos.
eu de novo!cris,preciso de ajuda não estou conseguindo me
entender com o feltro,fizzzz um trabalho com feltro em uma bolsa
(aplique)é cola,cola,cola,parecia uma luta livre!pode me ajudar com essa situação como lhe dar com isso,que cola usar,como colar feltro no tecido.
por favor espero sua compreenção obrigado!
Antonio, porque você não experimenta usar o papel termocolante. Ele dispensa até costuras se você não quiser. Procure em lojas de armarinhos que você encontra. Uma marca ótima é o AVB.Vem com explicacão de uso e tudo. Boa sorte.
olá!arte é arte e não se discute,tudo é feito para agradar a gregos e troianos não tem
quem não admire ésta beleza,um abraço pra todos!
Cris e Lúcia, quando vi o post no adorável e interessantíssimo blog da Lúcia Klein, vim correndo ver o boizinho lindo aqui na Vila. Adorei!!!!!!!!!!!! Quero muito agradecer a vocês duas pelo comentário a Comunidade Desafio Artístico, no Orkut. Convido você Cris a participar lá conosco, temos a mesma comunidade em um Grupo no Flickr, se preferir. Será um prazer tê-la conosco por lá, assim como suas leitoras. É sempre muito grafiticante lançar um desafio artístico e ter peças lindas para compartilhar com os amigos. Nossa base é o machê, não só pelo baixo custo, mas por ser possível reaproveitar tudo!! Nosso tema este mês de agosto é justamente “EU RECICLO” e claro que Lúcia irá arrassar!!! Grande abraço a você Lúcia e a você Cris, obrigada pela oportunidade e parabéns, mais uma vez, a Lucia pelo lindo boizinho. Chris
Chris, que bom receber sua visita, adorei. Gostei demais também da proposta dos desafios artísticos. Achei algo bem interessante pra difundir entre a turma daqui da Vila, quem sabe bolamos algo. Vou acompanhar vocês pelo orkut e se for possível eu ainda participarei. Não consigo fazer sobrar tempo pra criar da forma que eu gostaria, mas não desisto, rsrsrs Beijo grande e sucesso para o grupo.
oi Cris- fiz um post sobre o boizinho e direcionei para cá- então é o calma na vila e vila no calma –
obrigadão pelo post lindo
bjs
lú
Ô amiga, obrigadão você, né? Beijos.
Querida Cris, obrigada pela visitinha e vim deixar um comentário para você e pra Lú que eu considero duas amigas, a Lú e isso mesmo que falou, ela faz e acontece e você amiga que acreditou sempre no meu trabalho vim te dizer obrigada, e estou aí com vocês da Vila sempre beijos com carinho da Leila
Puxa, Leila, eu considero você uma mestra e reverencio o seu trabalho. Suas visitas são sempre uma alegria. Beijos.
Que grata surpresa encontrar esse espaço, amei. Parabéns.
Vou adicionar link no meu blog, tudo bem?
Abraços e bom fim de semana.
Alexandre Heberte
Obrigada Alexandre pela divulgação e parceria. Seu trabalho é incrivelmente belo. Parabéns.Abraços.
Olá Lúcia é um furacão da reciclagem. Ela é uma das pessoas mais incríveis que já encontrei aqui na internet. Tudo que faz, usa. Tem pressa de fazer a ficha cair na cabeça das pessoas. Não dá para maltratar tanto nosso planeta com esta lixarada nossa de cada dia e Lúcia na simplicidade vai mostrando como faz isto em seu cotidiano. Um amor de pessoa!
Disse tudo Rachel, ela é um furacão. Obrigada por deixar sua opinião. Beijo grande.
menina, que interessante!
é uma ótima idéia de reciclagem e cultura. esse passo a passo poderia ser ensinado nas escolas junto à aula sobre nosso folclore. aqui em são luís, o são joão é bem forte e o bumba meu boi é nossa melhor e mais linda arte nesta época.
eu até gostaria de escrever mais sobre isso no blog, mas cadê tempo…
parabéns, adorei!
Lara, seria ótimo mesmo difundir entre as crianças. A dica fica aí pra quem souber aproveitar. E eu adoraria ver esse folclore em seu blog e também compartilhar aqui na Vila. Somos a nossa cultura, não é mesmo? Beijo grande.
Ah Cris, eu sou fã de carteirinha dessa gauchinha retada!
Essa menina tem um “toque de Midas”: tudo o que ela toca, vira ouro.
Amei o boizinho dela e veio bem a calhar com o boizinho de cerâmica – lindo também.
Beijocas flor!!!
Que bacana, esse post tá parecendo uma reunião de comadres blogueiras, amei. Todo mundo se conhece, isso não é demais? Beijos amiga.
Cris do céu que bela homenagem nas tuas palavras – nem fui dormir , para vim vê-lo aqui – meu bumbaboi, meu boi bumbá , lindinho, coloridinho, recicladinho – e com saia de chitão como vejo aqui em Minas eu nunca tinha visto também , foi aqui em Minas que vi esta festa popular, uma farra de alegria, e a folia dos reis, são tantos folguedos populares espalhados pelos estados – ! fiquei toda feliz, tô né- o meu bumba veio parar na Vila também, vinjandão o bichinho-
obrigadão Cris pelas palavras e pelo belo post
bjs
lú
Se fosse me deixar eu fazia um copy paste numa porção de paps seus. Você é mestra na reciclagem e corajosa. Enfrenta bons desafios e tem resultados incriveis. Fico feliz em estar divulgando e que você seja tão amiga da Vila pra vir aqui dividir conosco. Quero muito te dar um abraço pessoalmente. E se Deus quiser…..Beijos, beijos.