O Mercado, conheçam esse bazar que faz muito sucesso no Rio

Imagem de uma das edições do bazar O Mercado

Muitos de vocês artesãos, que sobrevivem dessa profissão, tem interesse em participar de feiras e bazares onde o contato direto com o público amplia as possibilidades de comercialização.

Existem muitos eventos do gênero acontecendo país afora, e nem sempre ficamos conhecendo e sabendo como podemos participar e/ou visitar.

Hoje quero apresentar para vocês O MERCADO, um bazar que faz muito sucesso na cidade do Rio de Janeiro e que nasceu da atitude de duas mulheres criativas que foram atrás de um formato inovador para quem quer vender e quem quer comprar trabalhos artesanais. Saibam como fazer parte.

As duas mentoras da ideia são a Je Muniz e a Clarissa Muniz, que não são parentes mas que sintonizaram numa grande proposta. 

Je Muniz e Clarissa Muniz, produtoras do bazar O Mercado

Conversei um pouquinho com elas e vejam que história interessante tornou O Mercado uma realidade. A Clarissa conta:

Apesar de termos o mesmo sobrenome eu e a Je, minha sócia, não temos nenhum parentesco. Na verdade eu sou de Vitória/ES e ela é de Florianópolis/SC. Nos conhecemos aqui no Rio de Janeiro, participando de bazares e feiras de moda.

A gente conversava muito sobre o que gostaríamos que tivesse nos eventos, e um dia chegamos à conclusão que o melhor seria nós mesmas fazermos o que a gente tanto imaginava.

A primeira edição (novembro/2010) foi toda organizada em 2 meses e tinha em torno de 40 participantes. Só conseguimos fazer a primeira edição graças aos nossos amigos, que também são estilistas, designers e artesãos. Por nos conhecerem, acreditaram no nosso trabalho e resolveram apostar no projeto.

Após 2 edições passamos a fazer o evento em um espaço maior e com uma melhor estrutura. Hoje em dia já contamos com a participação de 100 marcas.

Acessórios e objetos artesanais são um dos atrativos do bazar O Mercado

 Como em todo trabalho os desafios são muitos. Ainda não conseguimos, por exemplo, uma empresa interessada em patrocinar o evento. Um patrocínio seria muito importante para nós pois poderíamos oferecer mais oportunidades a mais marcas e apresentar um evento ainda mais grandioso aos nossos visitantes.

O que diferencia o nosso evento dos outros é a forma como trabalhamos e o nosso objetivo. Sempre dizemos aos Mercadores (que é como são chamados nossos expositores) que se o evento existir por 10 anos não queremos estar com todos eles durante todo esse tempo. Nosso evento é uma “passagem”, uma porta para novas oportunidades.

Objetos de decoração e toda uma variedade de peças artesanais

 Eles estão ali para testar o público, ter experiência comercial, mostrar seu trabalho, criar relações. Com isso poderão “levantar vôo” e crescer profissionalmente, criar sociedades, abrir lojas, tornar-se fornecedores no atacado, passar para eventos ainda maiores.

Segredos da encadernação artesanal

Para que isso seja possível nós prestamos uma assessoria aos Mercadores. Mais da metade deles chegaram ao evento sem o mínimo de organização empresarial e hoje em dia todos já possuem CNPJ. Vários passaram a participar também de outros eventos e/ou criaram parcerias com outras marcas participantes.

Nós damos dicas de divulgação, apresentação dos produtos, arrumação do stand e promovemos encontros com conversas sobre temas ligados diretamente ao crescimento profissional.

Moda é uma dos fortes do evento O Mercado

 O evento é apontado como um dos melhores para compras no varejo devido à originalidade das marcas participantes e os preços atrativos. Além disso, o cliente tem contato direto com o criador da marca, que fica presente durante todo tempo oferecendo um atendimento personalizado.

 

Quando vemos as imagens dos eventos já organizados, conseguimos entender a amplitude desse projeto. Pensar que tudo é feito de forma colaborativa com pleno envolvimento dos participantes, dá esse caráter sério à uma proposta que também está disponível para você.

Além dos bazares abertos ao público gratuitamente, O Mercado mantém uma loja virtual para que os produtos possam ser encontrados durante todo o ano e mesmo por quem não pode ir até lá. Para conferir clique: Produtos O Mercado.

Quem desejar se inscrever e pleitear um espaço no próximo bazar, deve entrar em contato através do site O Mercado e se inscrever. Se esse é o seu caso clique aqui e leia com atenção.

 

O Mercado, bazar independente para quem produz artesanalmente

 

Acompanhem também o blog do grupo e fiquem a par de todas as dicas e novidades, cliquem Estilistas Independentes

E o site do evento é O Mercado. Apoiem, divulguem e participem. A categoria agradece.

Fotos: Poli Gomes

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , ,

20 Responses to O Mercado, conheçam esse bazar que faz muito sucesso no Rio

  1. Danielle Tavares 12 de março de 2015 at 16:25 #

    Olá! Gostaria de saber como fazer para participar do evento. Custos, de quanto em quanto tempo acontece e o que mais for necessário.

    Att.:

    Danielle Tavares

    • Cris Turek 13 de março de 2015 at 18:37 #

      Danielle os contatos das organizadoras estão no texto. Confere lá os links e escreva para elas diretamente, por favor.

  2. elisangela 13 de janeiro de 2015 at 13:34 #

    amiga tenho um filho doente que esta enternado a 1 ano 3 meses e preciso fazer um bazar para ajudar a dptar um quarto pra ele ganhei muita roupa e entre outras coisas aonde posso fazer tem feiras que posso alugar banca

    • Cris Turek 13 de janeiro de 2015 at 19:41 #

      Elisangela feiras e bazares com espaços para alugar acontecem o ano todo, mas pra conseguir uma agenda dessas datas aí em sua cidade você precisa saber quem são os organizadores e entrar em contato. Como para cada lugar isso acontece de um modo diferente, minha sugestão é que se informe em associações de artesãos e mesmo em sua prefeitura. Boa sorte com o evento.

  3. Danielle Nogueirs 28 de julho de 2014 at 16:14 #

    Boa Tarde

    Como faço para participar desse evento de agosto!!!
    Obrigada

    Daniell

    • Cris Turek 29 de julho de 2014 at 18:04 #

      Danielle os links diretos para o site estão no texto. Clique e entre em contato diretamente com os organizadores 😉

  4. Eliana guerra 14 de janeiro de 2013 at 16:57 #

    Sou microempresario e gostaria de participar da feira. Gostaria se possível um número de telefone para entrar em contato, grata.

    • Cris Turek 14 de janeiro de 2013 at 17:02 #

      Eliana acesse o site indicado e verifique se há lá um número.

  5. Patrícia 21 de agosto de 2012 at 2:02 #

    Qual o endereço do O Mercado?

    • Cris Turek 22 de agosto de 2012 at 14:52 #

      Patricia acesso o site do evento indicado no texto para saber mais detalhes.

  6. maristela simões 15 de agosto de 2012 at 14:22 #

    Muito boa a iniciativa deste post em divulgar “O Mercado”, pois este é um evento muito bacana e está realmente comprometido em dar oportunidade para lançar novas marcas e dar aquela força para os iniciantes!! bjss

  7. Luciana Maria Rodrigues 14 de agosto de 2012 at 9:58 #

    Oi, Cris,

    Sou aqui do RJ e gostaria de saber onde acontece o evento.

    Bjs e obrigada.

    • Cris Turek 17 de agosto de 2012 at 20:24 #

      Luciana acesse o link indicado no post e confira todos os detalhes lá, tem foto e tudo.

  8. ione 13 de agosto de 2012 at 12:57 #

    Boa tarde,
    Sou artesã nunca tinha ouvido falar no Mercado, desejo saber onde ele acontece no Rio.
    Obrigada.

    • Cris Turek 17 de agosto de 2012 at 20:36 #

      Ione visite o site indicado, todas as informações estão nele e com fotos. Beijos.

  9. Clarissa Muniz 10 de agosto de 2012 at 16:31 #

    Oi Cris!

    O post ficou ótimo! Não tinha como ficar melhor!!!
    Muito obrigada por nos ajudar a divulgar nossa proposta, isso nos ajuda a levar a ideia para mais profissionais e dar oportunidades a todos.

    bjssss

    • Cris Turek 11 de agosto de 2012 at 11:32 #

      Conte sempre conosco Clarissa. Beijos.

  10. Vera 10 de agosto de 2012 at 12:05 #

    Qual o endereço do O Mercado.Gostaria de ir lá.
    Grata,
    Vera

    • Cris Turek 11 de agosto de 2012 at 11:29 #

      Vera a feira não é permanente e acontece em datas determinadas, geralmente em finais de semana. Acesse os links indicados no texto e leia no site do evento mais detalhes sobre o local onde acontece. Dúvidas entre em contato com as organizadoras.Beijos.

  11. Rosana Luciano 10 de agosto de 2012 at 7:31 #

    adorei o post e a iniciativa dos participantes

Deixe uma resposta