Quem aí tem uma panela preta de barro? Até já sei, você que tem, comprou para fazer moqueca, não foi?
É claro, eu também tenho pelo mesmo motivo. Essas panelinhas pretas ficaram bem conhecidas pelo Brasil e também lá fora, como as panelas de Espírito Santo. E tem motivo, pois elas são de verdade o tempero especial das moquecas capibaxas.
Veja o vídeo e perceba que a sua produção é totalmente primitiva. Não há nada em seu processo que tenha sido alterado ou modificado por uso de tecnologias modernas. As peças são moldadas à mão, alisadas com pedras e cascas de coco e sua queima não podia ser mais antiga do que nas fogueiras à lenha.
Totalmente rudimentar mesmo, isso sem falar que o barro é retirado do rio, limpo manualmente para eliminar todas as impurezas e pedriscos, e amassado, muito bem amassado pelas mãos dos homens, antes de irem para as artesãs que moldam as peças. E é exatamente isso que esperamos dessas panelas, que elas temperem com tradição e história as nossas deliciosas moquecas.
Falando em moquecas…………!!! Clique: receita de moqueca capixaba.
Fonte: YouTube
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Panela perfeita para dar o sabor a sua comida!
Concordo, Fabio 😉
Hei, Cris e pessoal, não só moqueca! Aqui em Goiás usamos muito a panela de barro e fazemos arroz, feijão, molho… ah… de tudo. E fica uma delícia, minha família adora. E, por amor, fiz até poemas para a panela de barro, vejam meu link.
Sabiam que para curar a panela de barro é necessário ter alguns cuidados?! Sim, e é tão bom fazer isso… tem cheiro de vó (rs).
Beijos,
Hosamis.
Nossa Hosamis, total inspiração, heim? Beijos.
para uma pesquisa de escola preciso saber tudo sobre panela de barro, como é feita, aonde faz, ate mesmo porque eu vou precisar ir ai para saber como tudo é feita e pegar um depoimento com algumas de vocÊs…