O que dá para fazer reutilizando sacolas plásticas , faça você mesma

Bolsas de praia de sacolas plásticas
Almofadas de sacolas plásticas
Carteirinha de sacola plástica

 

O uso racional das sacolas plásticas de supermercado está se tornando um assunto cada vez mais recorrente. Alguns mercados já usam um tipo especial de plástico que se dissolve rapidamente numa tentativa de amenizar o problema, já que as pessoas ainda são resistentes à idéia de usar sacolas retornáveis em suas idas às compras. A dica de hoje do Etsy Labs, é justamente para dar um destino final melhor à essas sacolinhas todas que estão lotando suas gavetas e seus puxa-sacos na dispensa. Vamos fundí-las e transformá-las num superfície resistente para fazer com ela uma eco-bag para ir à praia ou até mesmo ao mercado. Você vai precisar de:

  • Muitas sacolinhas plásticas
  • Tesoura
  • Papel vegetal ou papel manteiga
  • Ferro e um superfície para passar
Corte as alças das sacolas Alise bem sua sacola e corte o fundo.
Corte o funco das sacolas Corte também as alças da sacolinha. Assim você abre num retângulo um pouco maior. Repita isso com várias sacolas.
Vire as sacolas do avesso Alise novamente a sacola e vire do avesso para que o lado com a pintura fique para dentro. Quando a sacola for aquecida, a tinta descola e faz a maior melequeira.
Faça um sanduíche de sacolas Os melhores resultados são obtidos usando no mínimo 6 camadas de plástico, então sobreponha pelo menos 3 sacolas. Coloque seu sanduíche de sacolas entre duas folhas de papel vegetal.
Passe o ferro bem quente Passe o ferro por todo o papel em temperatura bem quente. Use movimentos contínuos e não esqueça das bordas. Esse processo não demora. Depois de uns 15 segundos vire cuidadosamente o sanduíche e passe o ferro do outro lado da mesma maneira
Veja se já fundiram Levante uma aba do papel vegetal e veja se o plástico está se fundindo. Se necessário passe o ferro mais um pouco. Deve estar parecendo como uma única folha de plástico, mas cuidado ao tocar pois ainda estará quente.
Sua base está pronta Quando estiver tudo colado, retire o papel vegetal com cuidado. A sua base de trabalho está pronta. Com esse material você pode fazer uma porção de coisas, como eco-bags, carteiras, almofadas, tapetinhos de cozinha, capa para notebook e o que mais quiser.

 

Caso você tenha uma sacola com algum desenho interessante que você queira preservar, a dica é fazer o sanduíche colocando junto com o desenho sacolas lisas, uma por cima e as outras todas por baixo.

Você também pode fundir o material em quadradinhos pequenos dobrando a mesma sacolinha várias vezes, e depois fazer uma espécie de patchwork de plástico. O importante agora é fundir material suficiente para o que você quer criar.

Temos uma dica de como fazer uma sacola tipo eco-bag usando esse material fundido. Passe lá e veja como, clique Faça uma eco-bag.

Fonte: Etsy Labs Archive

Você vai gostar também de:

, , ,

71 Responses to O que dá para fazer reutilizando sacolas plásticas , faça você mesma

  1. Kátia Mendonça 9 de fevereiro de 2016 at 16:43 #

    Ameiiiiiiiiiiiiiii a idéia. Reciclar é tudo. Vou fazer. Bjks e fiquem na Paz e no Amor de Deus.

    • Cris Turek 10 de fevereiro de 2016 at 14:41 #

      Um grande beijo Kátia.

  2. Joselia Sulpino 28 de maio de 2015 at 21:04 #

    Ola!
    Amei sua ideia pois eu faço sacolinhas de palsticos para colocar o meu jaleco e uso essa tecnica para costurar minha sacolinha e agora vou experimentar reciclando as sacolas de compras so assim irei economizar.
    obrigada por compartilhar sua ideia.

    • Cris Turek 5 de junho de 2015 at 18:19 #

      Super legal Joselia é isso aí.

  3. Brenna 29 de janeiro de 2015 at 8:29 #

    Reutilizar é uma forma de evitar que vá para o lixo aquilo que não é lixo.
    Mas também é preciso saber que primeiro devemos reduzir, depois
    reutilizar e finalmente reciclar.

    • Cris Turek 29 de janeiro de 2015 at 19:44 #

      Exatamente Brenna, 😀

  4. cecilia 8 de março de 2013 at 15:21 #

    nossa! o que se gasta de energia eletrica, não é nada ecológico. E o custo disso tudo??? não compensa nem para o bolso e nem para a natureza.

    • Cristina 17 de setembro de 2016 at 9:45 #

      Querida Cecília, considerando que muitas sacolas não são biodegradáveis e demoram em média 100 anos para se decompor e voltar ao ciclo da natureza, acredito que à longo prazo o ‘custo ecológico’ de usar o ferro para produzir as ecobags (lembrando que com a ecobag você não precisará mais levar suas compras para casa nas sacolas plásticas) é bem pequeno. Além disso, dependendo do conteúdo na sacola, que geralmente é utilizada para descarte de lixo doméstico, recicláveis e lixo orgânico, a decomposição desses materiais fica prejudicada, afetando mais uma vez o ciclo ecológico, pois o material orgânico que poderia ir para uma composteira, vai para os lixões. Cada um fazendo a sua parte, é o que importa.

  5. Mardonio 28 de novembro de 2012 at 16:09 #

    Prezada, boa tarde.
    Ótima dica. Parabéns.

    Tenho duas perguntas:
    1-É possível se obter um plástico mais grosso à media em que acrescentamos mais camadas de sacos?

    2-Depois de termos o plástico rígido, poderemos moldá-lo (para formar uma espécie de aro) utilizando um secador de cabelo?

    Obrigado.

    • Cris Turek 28 de novembro de 2012 at 18:41 #

      Mardonio nunca testei aumentar as camadas, mas acho que você pode fazer a experiência. O custo será só da energia elétrica. Fica o desafio.

  6. Edna Andrade 11 de maio de 2012 at 21:02 #

    Que dica legal! Tenho muitas dessas sacolas, portanto vale a pena tentar apriveitar essa ideia

  7. Hegle Veloso 19 de março de 2012 at 23:18 #

    Parabens pela criatividade.Obrigado pela dica,é mais uma forma inteligente de aumentar a renda familiar!

  8. Marcy 5 de janeiro de 2012 at 6:15 #

    Oi Cris,
    Eu tambem achei um pouco de exagero ehehe afinal, a fusao eh caseira…Tenho que fazer mais para poder cortar o molde e montar meu saco de carregar lanchinho..Obrigada pela resposta! Bjs

    • Cris Turek 5 de janeiro de 2012 at 10:56 #

      Marcy, o segredo é usar uma média temperatura do ferro e passar, tirar, passar, tirar com paciência para que não se abram furos. Assim a fusão vai se dando aos poucos e fica perfeita. Mande a foto depois.

  9. Marcy 4 de janeiro de 2012 at 18:39 #

    Oi Cris,
    Hoje eu tentei minha primeira fusao de sacolas plasticas, como tive duvidas, fui ler o tutorial da Etsy Labs, os comentarios dos leitores falam sobre usar mascara para proteger da fumaca que sai dos plasticos, pois eh toxica. Ou fazer em local bem ventilado…bom, agora vou tentar fazer um saco de carregar lanche quando for a aula, se ficar bonitinha, eu te mando a foto 🙂
    Bjs

    • Cris Turek 4 de janeiro de 2012 at 22:31 #

      Marcy, na verdade considero um pouco de exagero, já que o plástico não pode queimar a ponto de fumacear, um espaço arejado é o suficiente. Fica tranquila.

  10. maria inez 14 de novembro de 2011 at 13:29 #

    Não tem problema ….eu fiz uma sacolinha,só que ficou pequena, pois para minha surpresa, não tenho muitos saquinhos em casa…..Adorei, só uma duvida, tem pontos que enruga mesmo, e outros não???

    • Cris Turek 14 de novembro de 2011 at 13:38 #

      Maria Inez, quando fazemos o sanduíche de sacolinhas para passar misturamos umas amis grossas com umas mais finas e essa diferença pode causar algumas rugas, pois o calor age de forma diferente em cada uma delas. Mas é assim mesmo, o efeito faz parte do resultado. Beijos.

  11. maria inez 13 de novembro de 2011 at 21:53 #

    Obrigada adorei o passo a passo , eu tinha esse link que vou passar para quem se interessar, mas nunca tinha traduzido e hoje que uso o Google Crome pude entender melhor Ele tem as Medidas e moldes de como fazer as sacolas com explicado e a sacola fica Linda….

    • Cris Turek 14 de novembro de 2011 at 12:25 #

      Maria Inez, nosso sistema não permite links externos nesse campo, sinto muito mas tive que retirar para manter seu comentário.

  12. Simone 20 de outubro de 2011 at 12:20 #

    Oi Cris, adorei seu blog, tem cada ideia linda… Amo fazer artesanato, ainda mais se for de reciclagem 😀

    • Cris Turek 20 de outubro de 2011 at 23:20 #

      Reciclagem é com a gente mesmo Simone.

  13. Jaqueline 2 de agosto de 2011 at 15:27 #

    Olá, adorei a ideia, mas tenho uma dúvida: Posso substituir o papel pergaminho por outro tipo de papel? Desde já obrigada!

    • Cris Turek 2 de agosto de 2011 at 19:32 #

      Pode Jaqueline, papel vegetal ou papel manteiga também servem.

  14. Victoria 9 de julho de 2011 at 11:29 #

    Cris eu achei a ideia muito interessante aqui em casa tem um monte de sacolas e eu vou usá-las para a confecção de várias coisas…Eu só estou com uma dúvida sobre os desenhos das sacolas,eles aparecem mesmo no plástico fundido,ou só se colocados em algum lugar específico na hora de passar o ferro?é que eu não gostaria que aparecesse o nome dos mercados rsrs esperando pela sua resposta

    • Cris Turek 10 de julho de 2011 at 21:40 #

      Victoria, se você não quer que os escritos apareçam, deve descartar a parte onde eles aparecem, pois não tem como impedir que as camadas escondam as letras. Por isso usamos somente plásticos lisos ou com palavras que interessem manter. Experimente.

  15. Cinthia 5 de junho de 2011 at 21:04 #

    Oi, Cris!

    Passei aqui pra deixar o meu blog pra vc:

    Acesse ;), lá estão as bolsinhas que fiz reciclando as sacolas plásticas!!!!!!!!

    Amei essa idéia da reciclagem!

    Bjin… Deus te abençoe, amada.
    🙂

    • Cris Turek 5 de junho de 2011 at 21:30 #

      Já fui lar dar minha espiada. Parabéns Cinthia por dar exemplo e ensinar as pessoas a ter atitudes sustentáveis.

  16. Anna 25 de abril de 2011 at 23:22 #

    Adorei a ideia! Fiz e deu certo! 🙂

    • Cris Turek 1 de maio de 2011 at 19:03 #

      E uma delícia aproveitar material tão acessível, não é? Beijos.

  17. Rodrigo 30 de março de 2011 at 19:00 #

    Oi me ajude me explique porque minha sacola fica cheia de buraquinhos? EU coloquei as 3 sacolinhas e prensei no papel como ensinado mas ao abrir a folha para ver o papel noto o plástico com buracos… O que faço?

    O seu ferro de passar está muito quente Rodrigo ou você está passando ele devagar demais. Quando o calor fica muito alto, o plástico derrete demais até encolher e fazer buracos. Baixe a temperatura e movimente o ferro o tempo todo. Vai dar certo.

  18. Angélica Albino 29 de março de 2011 at 13:37 #

    Adorei sua ideia. trabalho com comunidades carentes, estarei ensinando para elas. Bjs

    Angélica

    Obrigada querida, desejo que você tenha muito sucesso e ajude essas crianças a acreditarem no futuro. Beijo grande.

  19. CARLA PEREIRA 19 de fevereiro de 2011 at 9:50 #

    OIIE.AXEI ESTE SITE POR UM ACASO…ACHEI O MÁXIMO…TENTEI FAZER O NEGOCIO COM AS SACOLA..MAS NÃO DEU CERTO…NAO TINHA PAPEL PERGAMINHO..SO TINHA SULFITE..USEI ELE MESMO…MEU FERRO É AKELE PRETO..SABE..SERA QUE É ISSO ???O PLASTICO DERRETEU TODO…ATE Q FUNDIU..RSRS..MAS FICOU CHEIO DE BURAQUINHO..PQ COMO O FERRO NÃO CORRIA, EU APERTAVA E TIRAVA.DEIXEI O FERRO BEM QUENTE COMO VC EXPLICOU ACIMA.ESPERO SUA AJUDA..PARABENS

    Carla, nesse caso o ferro estava quente demais e você deixou ele parado sobre o papel, nem que tenha sido alguns segundos a mais. O ferro deve ficar em movimento e é sempre melhor usar mais frio para ir fusionando aos poucos. Tente novamente e se puder use papel manteiga em vez de sulfite. Beijos.

  20. Beatriz Carvalho 17 de fevereiro de 2011 at 15:00 #

    Que tudo essa idéia, aliás como sempre voce só dá dicas excelentes. Vou criar algo em cima disso. bjos
    Beatriz

    Amiga, não esqueça de mostrar pra gente. Morro de curiosidade. Beijos.

  21. isadora 14 de fevereiro de 2011 at 20:42 #

    muito bom…

    Obrigada, venha mais vezes.

  22. Branca 31 de janeiro de 2011 at 8:40 #

    Oi amo reciclagem e gostaria de saber se o papel ofício é o mesmo que usamos em casa para imprimir tipo A4,
    (◦Papel pergaminho ou papel tipo ofício)
    Amei este site, muito obrigada por compartilhar

    Papel ofício é o papel de imprimir sim, mas não é o papel pergaminho. Mais parecido com o pergaminho é o papel manteiga ou o vegetal. Beijos.

  23. Alessandra 24 de janeiro de 2011 at 15:04 #

    Olá sua técnica é muito boa,e melhor ainda para o MEIO AMBIENTE, gostaria de saber se o tempo de degradação desse plástico no M.Ambiente é o mesmo tempo que um plástico comum ? já que aumenta a gramatura dele. mais uma vez parabéns ,sua técnica de fundir o plástico é muito boa e obrigada por dividir seu conhecimento com outras pessoas.Alessandra de barueri.

    Alessandra, não tenho conhecimento se já existe algum estudo sobre isso e não tenho domínio do assunto pra emitir uma opinião nesse nível. Portanto eu consideraria a variável entre as sacolas plásticas e os plásticos mais duros. Todos nocivos para a natureza de qualquer maneira. Beijos.

  24. daniela 7 de dezembro de 2010 at 23:59 #

    Olá Cris, adorei a sacola..linda!!! Não tenho dom para fazer este tipo de arte, mas gostaria muito de comprar uma sacola dessa. Vc teria algum local para indicar que venda? Achei vários lugares que vendem sacolas com a técnica de croche com saquinhos plásticos, mas nao encontrei nenhum local que venda sacolas com a técnica que vc mostrou aqui..muito obrigada pela atenção!

    Daniela desculpa a demora, mas estava buscando a informação pra você. Encontrei o trabalho da Patrícia que é genial e exatamente o que está procurando. Escreva pra ela no [email protected] Depois me conte se deu certo, ok? Beijos.

  25. Maria Alice e Silva 25 de setembro de 2010 at 10:51 #

    Que alegria receber sua resposta, esta renda que me referi está no coisinhasamaisetc, lá não consegui o pap, desculpe se insisto, mas é que tenho dificuldades com o computador e agora constatei sua atenção …, quando quizer conversar um pouco… escreva-me, obrigada

    Querida, acessei blog e não encontrei nenhuma renda de sacolas plásticas. Todos os artigos que vi eram de crochê feito com fio de sacola plástica, que ela ensina lá como fazer. Continuo não sabendo qual renda é essa. Me desculpa a falta de resposta. Beijos.

  26. Maria Alice e Silva 24 de setembro de 2010 at 22:20 #

    Olá, sou de São Lourenço-MG- tenho 54 anos , aposentada, mas continuo a trabalhar,gostaria de saber se poderia me enviar o pap de rendas feitas com sacolinhas plásticas, já aprendi com você como fundi-las, eu e minha sobrinha estamos preparando alguns artesanatos para ganhar um dindim para nos ajudar no orçamento doméstico que anda muito ruim, receba meu carinho e um grande abraço, aguardo se contado

    Querida, que coisa boa sua animacão. Não tenho um pap específico pra isso, mas normalmente é feito crochê com a linha de sacolas plásticas. Acho que também é possível tentar outro tipo de trançado, mas renda eu não conheço. Qualquer novidade eu publico no blog, ok? Beijos.

  27. Valdete Gonçalves 16 de junho de 2010 at 9:03 #

    Obrigada Cris, vou aguardar ansiosa. Estou limpando com álcool pra sair o cheiro do café, que não sai totalmente. Se tiver algum truque para eliminar o cheiro vou adorar. Bjs

    • Cris Turek 17 de junho de 2010 at 0:10 #

      Valdete, fique tranquila que o cheiro sai naturalmente pois o café perde suas propriedades em contato com o ar.
      E esse não será nenhum problema. Aguarde para breve. beijos.

  28. Valdete Gonçalves 15 de junho de 2010 at 11:36 #

    Oi Cris
    Adoro brincar de ser artesã, é a cura do meu estresse. Reciclar então, acho ótimo, me sinto útil. Não sou cristiva, mas sempre que posso utilizo dicas para reaproveitar tudo.
    Estou guardando aquelas embalagens douradas de café Melita embalado a vácuo, mas não tenho idéia de como reaproveitá-las. Podes me dar dicas? obrigada.

    • Cris Turek 15 de junho de 2010 at 12:56 #

      Valdete, guarde que eu vou publicar um pap justamente para aquelas embalagens. VAi ser logo, logo e você vai adorar, além de ser super fácil. Beijos.

  29. roberta eugenio leite mendonça 19 de maio de 2010 at 22:27 #

    queria saber como quer faz para trabalha em casa

    • Cris Turek 20 de maio de 2010 at 20:31 #

      Desculpe-me Roberta, não entendi sua pergunta. Pode explicar melhor, por favor?

  30. Susane 2 de maio de 2010 at 3:26 #

    Também estou usando essa técnica. Veja meus trabalhos. susanecequinel.blogspot.com/

    • Cris Turek 2 de maio de 2010 at 11:59 #

      Susane, que tal fazer parte do nosso mural? Posso publicar fotos dos seus trabalhos aqui no blog?

  31. marilucey 29 de abril de 2010 at 23:54 #

    olá?! adorei seus trabalhos! são super legal.mas….não entendi direito como se faz esse sanduiche para passar os desenhos para as sacolas.a bolsa plastica depois cortadas tem q abrir? e os desenhos vai pra onde? para o tecido? me ajude me explicando melhor.bjus.

    • Cris Turek 1 de maio de 2010 at 18:33 #

      Marilucey, veja só: os desenhos estão nas sacolas. Você pode recortar figuras em outras cores de plástico e intercalar com as últimas camadas de sacola para montar desenhos diferentes, mas só se forem de plástico fino, senão não vão grudar quando você passar o ferro quente. Nesse tutorial você não usa tecido, somente sacolinhas plásticas. Procure as mais bacanas, recorte conforme as fotos, empilhe uma sobre as outras e passe o ferro. Com essa base voce costura uma porção de outras peças.Confira uma dica aqui. Beijos.

  32. Patrícia miranda 28 de abril de 2010 at 0:43 #

    Como participo de um trabalho voluntário junto às crianças da Comunidade do Pimentel, aqui em Teresópolis, procurava há tempo por uma idéia para exercer junto à Mocidade, como forma de ocupação agregando renda na intenção de afastá-los das drogas. Assim fui “guiada” até aqui, pois passei o dia pesquisando reciclagem de sacolas plásticas.
    Reuni fotos para a campanha junto à Comunidade no intuito de arrecadar sacolas variadas em nossa “Casa de Cultura Espírita Deolindo Amorim”, incentivando posteriormente a compras das “Ecobags” produzidas pelos jovens, por nossos “amigos fraternos”.
    Se for do interesse de vocês, posso enviar as fotos da “nossa” arte.
    Parabéns pela iniciativa do espaço !!!
    Abraços fraternos…

  33. Ana Paula 18 de abril de 2010 at 11:18 #

    nossa valeu foi o unico site de reutilizaçao q fazia sentido q eu achei

    valeu trabalho feito

    • Cris Turek 18 de abril de 2010 at 12:09 #

      Legal Ana Paula, que bom que pudemos ajudar em algo.
      Continue nos acompanhando e aproveite para participar da nossa campanha de aniversário, com muitos sorteios até o final do mês.
      Abraços

  34. Nancy 2 de abril de 2010 at 20:39 #

    Adorável idéia. Vou tentar fazer.
    Obrigada por compartilhar !
    Nancy

    • Cris Turek 2 de abril de 2010 at 20:48 #

      Nancy, aproveite rodas as dicas que desejar e compartilhe conosco os resultados, combinado?

  35. Raquel 1 de março de 2010 at 18:30 #

    Olá Cris, estou adorando as dicas….
    Gostaria de saber aonde acho o papel pergaminho!
    Obrigada
    Bjo

    • Cris Turek 1 de março de 2010 at 21:58 #

      Raquel você acha papel pergaminho em boas papelarias, mas se não achar pode usar papel vegetal ou até papel manteiga.
      O papel tem apenas que suportar altas temperatura e não grudar no plástico. Abraços.

  36. Sueli de Oliveira 7 de fevereiro de 2010 at 10:04 #

    Ola Cris achei otima a ideia e muito bacana e funcional, assim que me recuperar
    farei muita coisa que esta aguardando tempo para eu fazer, acho maravilhoso receber seus email.
    Abraços
    Sueli

    • Cris Turek 7 de fevereiro de 2010 at 17:59 #

      E já sabe Sueli, depois compartilhe conosco os resultados e faça parte do nosso mural.
      Vou ficar aguardando. Beijos.

  37. Léia Molinos 18 de janeiro de 2010 at 17:18 #

    Obrigada Cris, vou me informar com a prefeitura q te conto depois.
    Grata pela atenção!!!
    Bjo

  38. Léia Molinos 17 de janeiro de 2010 at 17:53 #

    Ah, esqueci de dizer que moro em Paranaguá – litoral do Paraná.
    Preciso me desfazer das sacolinhas urgente!!!
    Desde já agradeço a atenção!!!
    Sds
    Léia

    • Cris Turek 18 de janeiro de 2010 at 16:43 #

      Léia, naõ consegui os endereços, mas a prefeitura de Paranaguá já desenvolve um projeto com uma associação de reciclagem a Arepa, Associação de Reciclagem de Paranaguá. Talvez se você ligar na prefeitura eles passam em sua casa para recolher as sacolas. Depois conte pra gente, ok?

  39. Léia Molinos 17 de janeiro de 2010 at 17:43 #

    Olá pessoal, tenho muitas sacolas plásticas guardadas, como moro em aptº não tenho mais espaço para elas, não gostaria de poluir o meio ambiente, gostaria então de saber se há interesse de alguém ou uma indicação de onde posso levá-las.
    Grata pela atenção.
    Sds
    Léia

  40. Erico Alves 5 de dezembro de 2009 at 12:22 #

    Ola! Eu estava procurando algo sobre como derreter sacolas plasticas e vim parar aqui
    Li sua matéria e gostei muito ajuda o meio ambiente e é uma font de renda a mais

    ( Minha esposa faz pasadeira de sacolas vende )
    Eu Gostaria de saber Como derreter as sacola até o ponto delas virar um liquido
    Pois estou com um progeto de uma maquina enjetora caseira de motor de geladeira
    Agora procuro a materia prima (Sacolas , Garrafas pet, tudo que for de plastico
    Sera que vs poderia m dar uma ajuda

    Obrigads
    Até +
    Voltarei a visitar o site

  41. Izabel C B Ferreira 21 de novembro de 2009 at 11:59 #

    Olá! Quero agradecer a dica.
    Com a sua ajuda consegui fazer um vestido de noiva para minha filha usar em um desfile de moda de material reciclado na escola. Foi um sucesso. Gostaria de lhe mandar uma foto para você ver e se quiser publicar. Abs.

  42. fatima 18 de novembro de 2009 at 19:00 #

    Conheci hoje este site e achei interessantíssimo, com muitas idéias brilhantes.
    Parabéns!!!!!

  43. Mary Martins 27 de outubro de 2009 at 16:59 #

    Adorei a técnica, vou tentar fazer uma bag.
    Parabéns!

  44. Fátima 7 de outubro de 2009 at 15:42 #

    Adorei a ideia, tentarei fazer.
    bjs
    Fátima

  45. Cris Tarossi 30 de setembro de 2009 at 23:29 #

    Exelente ideia!!!! Parabens :))))))
    Precisamos levar essas ideias para escolas … e para muitas outras pessoas!!!!
    Um abraço
    Cris Tarossi

  46. Mardna 16 de setembro de 2009 at 10:25 #

    Oi querida!adorei essa idéia de como reciclar as sacolas plásticas.
    Gostaria de saber se vc tem aquele trasfer que se fazia passando o desenho de uma revista para o tecido?me lembrei dele quando vi a tecnica das sacolas.
    Parabéns!

Deixe uma resposta