O que é Tie Dye e como aplicar em suas peças

Camiseta tingida com a técnica do tie dye usando amarração em círculos

O Tie Dye está presente no eterno vai e vem da moda e parece estar mais uma vez às nossas voltas. Vamos entender um pouco do que é essa técnica e como podemos aplicar em nossas peças artesanais.

Pra começar Tie Dye é um termo que vem do inglês e literalmente significa Amarrar e Tingir.

Levantando uma ponta do tecido para criar um padrão em Tie Dye

Tie Dye é uma técnica de tingimento que consiste em bloquear o acesso das tintas à determinadas partes do tecido, criando inúmeros padrões diferentes de desenhos apenas alterando a forma de amarrar , amassar ou envolver o tecido.

Prendendo o tecido com elástico para formar um desenho

O que acontece é que as partes onde o tecido recebe amarrações não é tingida.

Tecido tingido com amarrações de Tie Dye

Depois de mergulhar na tinta e retirar as amarrações, surgem os desenhos, que podem ser programados até certo ponto, mas sempre se tornam uma grande surpresa no final do projeto.

Historicamente, é muito vaga a certeza de onde tenha vindo essa técnica, mas se conhecem registros no Japão a partir do ano 552 e na China a partir do ano 618. Na Indonésia, grupos de trabalhadores têxteis foram mencionados a partir do século X como produtores de tecidos tingidos. Mais recentemente o tie dye chegou ao ocidente e difundiu-se através da cultura hippie. Agora é esse tal de vai e vem da moda, encontrando aplicações modernas para essa antiga técnica.

O que usar?

O materiais usados são tinta aquarela para tingir o tecido e cordões, barbantes ou elásticos para as amarrações, além de grampos, bolas, clipes e o que mais sua criatividade sugerir.

Quais as aplicações?

Todas que você desejar e que usem como base os tecidos. Assim é muito comum vermos roupas de todo tipo e acessórios como bolsas, chapéus e enfeites de cabelo. Para a sua casa são almofadas, cortinas, toalhas e mais uma centena de peças que estão presentes no seu dia-a-dia.

Dicas úteis

A grande dica é sempre que possível tingir um tecido em metro para depois transformá-lo no que deseja. Assim você consegue ter um controle a mais sobre o posicionamento dos desenhos.

Outra coisa importante é considerar a cor base do tecido. Se você usar um tecido amarelo e colocar sobre ele tinta azul, o resultado serão manchas em tons de verde. Preste atenção nisso e se desejar detalhes em branco use um tecido totalmente branco para seu projeto.

Alguns tecidos possuem uma goma e outros produtos típicos da tecelagem. Para que não interfiram no resultado do seu trabalho, sempre lave o tecido antes de fazer o seu tingimento.

Quer aprender mais? Veja nossa vídeo aula sobre Tie Dye usando elásticos.

Fotos: Marcelo Pereto

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , ,

15 Responses to O que é Tie Dye e como aplicar em suas peças

  1. marcia pereira 22 de novembro de 2015 at 13:35 #

    valeu obrigada

  2. JANE MARIA 21 de agosto de 2015 at 7:38 #

    Gostaria de conhecer mais e mais sobre o trabalho. Grata pela dedicação

    • Cris Turek 24 de agosto de 2015 at 20:25 #

      Jane temos poucas dicas sobre a técnica, mas estou anotando sua sugestão, quem sabe postamos mais no futuro, 😉

  3. nely magalhães 18 de abril de 2012 at 16:33 #

    que artistas maravilhosos,maõs de fada…

  4. antonio carlos 15 de abril de 2012 at 23:32 #

    POR FAVOR GOSTARIA MUITO DE APRENDER PASSO A PASSO UMA TECNICA DE TIE DYE PARA CORTINA PARA 3 JANELAS 1 SALA E 2 PARA MEU QUARTO SE POSSIVEL ALGODÃO CRU SO TENHO UM PROBLEMA NÃO SEI SE RESOLVERIA A CLARIDADE NO MEU QUARTO QUE É DEMAIS GOSTO MUITO DO TIE DYE BEM COLORIDO SE VCS PUDEREM ME AJUDAR FICARIA MUITO GRATO. MUITO OBGDO.

    • Cris Turek 18 de abril de 2012 at 19:34 #

      Antonio Carlos, nosso passo a passo está no link da vídeo aula que consta desse artigo. Assista pra conferir. Abraços.

  5. Maria Alice 21 de outubro de 2011 at 17:46 #

    Gostaria muito de obter uma apostila com as técnicas de TIE-DIE, porem mais elaboradas, a tec. de amarração ja faço, tbem qual tinta ” a frio” que posso usar, as tintas a frio ficam com as cores foprtes? vivas?
    Por favor me ajude!!!
    Adorei seus trabalhos! parabens!

    Grata,

    Maria Alice

    • Cris Turek 21 de outubro de 2011 at 19:04 #

      Maria Alice, todo o material que temos está publicado aqui no blog, não vendemos apostilas. Use o campo de pesquisa pra localizar os artigos e conferir as dicas. Beijos.

  6. Nat 2 de julho de 2011 at 3:43 #

    Fiz tie dye num vestido,usei tinta pra tecido diluida em alcool,usei várias cores,só que não ficou mt bom,ficou mt bagunçado e com aparencia de velho…eu posso refazer o tie dye na msm peça?ou seria melhor fazer uma amarração e usar agua sanitária?deixar o primeiro tie dye como fundo?=)

    • Cris Turek 2 de julho de 2011 at 14:21 #

      Nat, a tinta para o tie dye deve ser aquela que já vem diluída ou se for em pó, a especial para pintura em seda, que fica com aparência de aquarelado. Não use tinta de pintar tecido que não vai funcionar. Na minha opinião você perdeu a peça. Você pode tentar criar padrões usando a água sanitária, mas não espere resultados muito bons. É pra não perdera peça mesmo. Boa sorte.

  7. Maria Estela Rodrigues Nunes 5 de março de 2011 at 9:48 #

    Gostaria de comprar o poligrafo de tingimento,para faszer encharpes,pode me comunicar o valor,e quanto demora para eu receber esse material?

    Amiga, a Vila não revende nenhum tipo de material e nem ferramentas, nós apenas ensinamos as técnicas artesanais. Procure em lojas de artesanato. Beijos.

  8. yone 25 de fevereiro de 2011 at 11:03 #

    maravilhoso este video-amo fazer Tie Dye-sempre se aprende algo mais….obrigada….

    Espero que você tenha aprendido uma nova dica em nosso vídeo.Beijo grande.

  9. Circe 21 de fevereiro de 2011 at 22:13 #

    Cris,e ´pensar que fiz uma dessas mas vou te contar como fiz.
    Peguei uma camiseta vermelha e fiz umas amarrações com umas tiras de tecido e coloquei a dita dentro de um balde com alvejante.
    Comecei a ficar triste pois nem saia tinta da camiseta mas também não ficava manchada.
    Até que depois de algum tempo que não marquei quanto, a camiseta ficou manchada.
    Acreditei que era assim que se fazia esse efeito lindo.Nunca imaginei que fosse tingindo o tecido.
    Agora aprendi e vou assistir ao video prá entender bem
    Muito obrigado por compartilhar essa dica maravilhosa.

    Circe, o problema de usar o alvejante em quantidade é que o tecido sai muito judiado. Experimente assim, use as cores que desejar e depois nos conte como foi. Beijos.
    Bjs.

  10. iara gonçalves 21 de fevereiro de 2011 at 20:16 #

    Cris minha flor, sempre achei esta técnica tão linda, só ficou uma dúvida, essa tinta aquarela que falas é tinta para tingir tecido, aquela tinta de pintar tecido?
    Me dá esse help plis.
    Beijos

    Iara, tem uma tinta aquarela para tecido. Não é tinta de tecido diluída não. É tinta aquarela mesmo para tecido, que você encontra em lojas de material para artesanato. Beijos.

Deixe uma resposta