Não tem festa junina sem comidinhas feitas de milho. E como já passei pra vocês uma receita ótima de pamonha, então vamos para a canjica, ou, como também conhecemos aqui no Nordeste, o munguzá.
Aqui no Nordeste chamam de canjica o que conhecemos como curau. E o que chamamos de canjica é chamado munguzá. Informação dada por Dona Nalva do restaurante do artesanato, na última festa de São João.
Anote aí:




Ingredientes
500g de canjica
1 litro de leite
1 vidro de leite de coco
1 lata de leite condensado
2 pedaços de canela em pau
1 colher de café de sal
Modo de fazer
Prepare a canjica: Cate a canjica para retirar grãos estragados, pedrinhas e outras sujeiras. Depois lave bem numa peneira e ponha de molho a noite toda numa tigela com água o suficiente para cobrir todos os grãos e passar mais uns 2 a 3 dedos. No dia seguinte quando fôr cozinhá-la, acrescente mais água se achar necessário. A água deve cobrir a canjica e ainda sobrar uns 2 dedos quando estiver na panela.
Cozinhe a canjica: A canjica pode ser cozida em panela de pressão, ou numa panela grande comum.
Panela de pressão: Ponha a canjica na panela com a água em que estava de molho e acrescente mais se fôr necessário. Tampe-a, segundo as instruções do fabricante, e cozinhe por 20 minutos desde o começo. Comece com fogo algo e no meio do cozimento, quando a panela começar a fazer barulho, abaixe o fogo. Depois de 20 minutos, retire-a do fogo, ponha na pia embaixo da torneira e deixe correr um fio de água fria sobre a tampa. Quando a panela esfriar um pouco e perder a pressão, abra-a com cuidado.
Panela comum: Coloque a canjica numa panela grande com a água do molho e acrescente mais se achar necessário. Ela deve cozinhar até ficar bem macia. Vai demorar um pouco mais, mas ficará igualmente saboroso.
Termine a canjica: Depois que a canjica estiver cozida, acrescente o leite, o leite de coco, o leite condensado, a canela em pau e o sal. Se quiser você pode acrescentar amendoim torrado e moído ou coco ralado. Então, se quiser, coloque também nessa hora. Misture tudo muito bem e deixe cozinhar até o caldo engrossar e ficar cremoso. Sirva quente ou ao natural. Se quiser pode polvilhar um pouco de canela em pó também.
RENDIMENTO: 12 a 15 porções
Essa receita deliciosa e todas as imagens são uma dica do site Muito Gostoso.
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
cris, adorei a receita da canjica,sou mineira por isto estou dizendo assim,gostaria que me paçasse umas receitas de recheio de bombom.obrigado e um abraço da sua nova amiga.
Maria dos Anjos, o tema receitas é só um extra aqui na Vila, pois tratamos mesmo é de artesanato. Eu nem sou grande cozinheira, pra arriscar recheios de bombom. Vou ficar te devendo essa dica. Beijos.
doce excelente…
E como é, Erli.
Se tiver sugestões de receitas, é só escrever.
Um abraço,
Cris Turek
Opaaaaa…que maravilha, deu água na boca. Eu e Missony Gabrielle “Gaby”, a-d-o-r-a-m-o-s mugunzá, e com certeza Cris, vou copiar sua receita e fazer, posso postar no meu novo blog??? vc deixa??? Ahhh, falando em postar, amei de paixão a dica de fotografia do Marcelo, aquela pra fotografar pequenos objetos…Vcs são o máximo do máximo…beijãooooo bem grande…e fiquem com Deus
Oie amiga.
Copie, divulgue, você é de casa. Vou aproveitar e ir lá dar uma espiada em seu novo blog.
Em breve o Marcelo dará novas dicas de fotografia, pois percebemos que essa é uma dúvida de muitas pessoas.
Ah, e o artigo do munguzá terá um update, depois dê uma espiada, ok?
Um beijão,
Cris