Olha a canjica, olha o munguzá !!!

Essa é uma bela porção de munguzá, a canjica lá do sul

Não tem festa junina sem comidinhas feitas de milho. E como já passei pra vocês uma receita ótima de pamonha, então vamos para a canjica, ou, como também conhecemos aqui no Nordeste, o munguzá.

Aqui no Nordeste chamam de canjica o que conhecemos como curau. E o que chamamos de canjica é chamado munguzá. Informação dada por Dona Nalva do restaurante do artesanato, na última festa de São João.

Anote aí:

canjica coco-leite leite-condensado canela-pau-pó

 

Ingredientes

500g de canjica
1 litro de leite
1 vidro de leite de coco
1 lata de leite condensado
2 pedaços de canela em pau
1 colher de café de sal

Modo de fazer

Prepare a canjica: Cate a canjica para retirar grãos estragados, pedrinhas e outras sujeiras. Depois lave bem numa peneira e ponha de molho a noite toda numa tigela com água o suficiente para cobrir todos os grãos e passar mais uns 2 a 3 dedos. No dia seguinte quando fôr cozinhá-la, acrescente mais água se achar necessário. A água deve cobrir a canjica e ainda sobrar uns 2 dedos quando estiver na panela.

Cozinhe a canjica: A canjica pode ser cozida em panela de pressão, ou numa panela grande comum.

Panela de pressão: Ponha a canjica na panela com a água em que estava de molho e acrescente mais se fôr necessário. Tampe-a, segundo as instruções do fabricante, e cozinhe por 20 minutos desde o começo. Comece com fogo algo e no meio do cozimento, quando a panela começar a fazer barulho, abaixe o fogo. Depois de 20 minutos, retire-a do fogo, ponha na pia embaixo da torneira e deixe correr um fio de água fria sobre a tampa. Quando a panela esfriar um pouco e perder a pressão, abra-a com cuidado.

DICA: Nunca encha a panela de pressão acima da metade, pois caso contrário, quando começar a pegar pressão, o caldo começará a sair pelo furo da tampa da panela e dificultará o cozimento.

Panela comum: Coloque a canjica numa panela grande com a água do molho e acrescente mais se achar necessário. Ela deve cozinhar até ficar bem macia. Vai demorar um pouco mais, mas ficará igualmente saboroso.

Termine a canjica: Depois que a canjica estiver cozida, acrescente o leite, o leite de coco, o leite condensado, a canela em pau e o sal. Se quiser você pode acrescentar amendoim torrado e moído ou coco ralado. Então, se quiser, coloque também nessa hora. Misture tudo muito bem e deixe cozinhar até o caldo engrossar e ficar cremoso. Sirva quente ou ao natural. Se quiser pode polvilhar um pouco de canela em pó também.

RENDIMENTO: 12 a 15 porções

Essa receita deliciosa e todas as imagens são uma dica do site Muito Gostoso.

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , ,

6 Respostas para: Olha a canjica, olha o munguzá !!!

  1. Maria dos Anjos Ramos 19 de maio de 2011 at 17:37 #

    cris, adorei a receita da canjica,sou mineira por isto estou dizendo assim,gostaria que me paçasse umas receitas de recheio de bombom.obrigado e um abraço da sua nova amiga.

    • Cris Turek 19 de maio de 2011 at 20:15 #

      Maria dos Anjos, o tema receitas é só um extra aqui na Vila, pois tratamos mesmo é de artesanato. Eu nem sou grande cozinheira, pra arriscar recheios de bombom. Vou ficar te devendo essa dica. Beijos.

  2. erli 30 de junho de 2009 at 22:50 #

    doce excelente…

    • Cris 30 de junho de 2009 at 22:51 #

      E como é, Erli.
      Se tiver sugestões de receitas, é só escrever.
      Um abraço,
      Cris Turek

  3. Angela Muniz Cavalcante Aires 25 de junho de 2009 at 0:27 #

    Opaaaaa…que maravilha, deu água na boca. Eu e Missony Gabrielle “Gaby”, a-d-o-r-a-m-o-s mugunzá, e com certeza Cris, vou copiar sua receita e fazer, posso postar no meu novo blog??? vc deixa??? Ahhh, falando em postar, amei de paixão a dica de fotografia do Marcelo, aquela pra fotografar pequenos objetos…Vcs são o máximo do máximo…beijãooooo bem grande…e fiquem com Deus

    • Cris 25 de junho de 2009 at 13:07 #

      Oie amiga.
      Copie, divulgue, você é de casa. Vou aproveitar e ir lá dar uma espiada em seu novo blog.
      Em breve o Marcelo dará novas dicas de fotografia, pois percebemos que essa é uma dúvida de muitas pessoas.
      Ah, e o artigo do munguzá terá um update, depois dê uma espiada, ok?
      Um beijão,
      Cris

Deixe uma resposta