Olinda de belas vistas e paisagens

Vista do alto do Seminário de Olinda

Em dia que tá todo mundo esperando dar 18 horas pra arrepiar pelas estradas em rumo ao feriadão, nada melhor do que uma boa dica de passeio. Hoje vemos Olinda/Pernambuco: Ó linda situação para se construir uma vila, como teria dito Duarte Coelho quando ali se instalou e fez crescer a cidade.

Fiz esse passeio já tem algum tempo e levei sorte de encontrar poucos turistas e poder passear pela cidade quase como se ali morasse. Olinda é um encanto, parece ter parado no tempo. Não fossem os carros dos moradores facilmente viveríamos bem essa experiência. Os casarios antigos de cores vivas, as flores trepadeiras enfeitando os portões, as ruas de paralelepípedos e uma calma no ar que não tem como resistir, são as características desse lugar.

Ruas do centro de Olinda

Olhando diretamente ao passado, em Olinda se encontram inúmeros monumentos que fazem parte da história colonial do Brasil. Começamos pelo Seminário, ponto mais alto de Olinda, de onde todos os visitantes fazem aquelas lindas fotos do mar. A minha está lá em cima. Dali avistamos Boa Viagem em Recife. O conjunto compreende também a Igreja de Nª Srª das Graças com um simples e lindo altar.

Igreja de Nª Srª do Carmo em Olinda

A Catedral da Sé, a Igreja de São Pedro Mártir, a Igreja de Nª Srª do Carmo, aí acima, são alguns dos lugares religiosos de visitação interessante. O Mosteiro de São Bento, abaixo, tem um altar deslumbrante do barroco brasileiro todo entalhado na madeira e recoberto em ouro. Retrato de uma época de grandes riquezas e ostentação. Faz parte da história brasileira.

Fachada do Mosteiro de São Bento em Olinda

E Olinda tem muito mais história. O antigo mercado de escravos,  o Mercado da Ribeira, hoje abriga um centro comercial de artesanato pernambucano e também a Casa dos Bonecos Gigantes onde você pode experimentar o peso do Homem da Meia Noite.

Segredos da encadernação artesanal

Mercado da Ribeira, um centro de comércio de artesanato

É muita coisa, mas o clima de vila que parece não ter se perdido, é o mais encantador. Para todos os lados vemos as casas de porta e janela que escondem pátios sombredos, cheios de surpresas, apenas anunciadas pelas placas na frente que dizem: Bistrô ou Atelier de Artes. É um convite ao passeio à pé para novas descobertas.

Miscelânea de fotos de Olinda

Olinda fica a apenas 6 Km de Recife e chegamos até lá pela BR 101. A presença de guias para levar aos lugares mais interessantes é comum e pode valer à pena, basta escolher um que seja cadastrado e apresente seu crachá. Ou você combina o preço antecipadamente ou, como eu, paguei o que considerei justo. Sem problemas.

Em Olinda também há bons restaurantes e pousadas pra quem desejar se instalar ali. É claro que na época do carnaval o bicho pega. Mas se você curte esses agitos, garanto que se divertirá imensamente.

Pra quem está curioso e tem vontade de ver mais de Olinda, é só acessar o nosso Flickr e conferir o Álbum de Olinda que lá eu coloquei uma porção de fotos pra vocês espiarem. Com certeza esse é um passeio que vale à pena.

Fotos: Cris Turek

Você vai gostar também de:

, ,

17 Responses to Olinda de belas vistas e paisagens

1. adriana ribeiro 21 de novembro de 2010 at 23:18 #

Sou pernambucana mais já estou em Alagoas á 20 anos e adorei rever a minha terra linda parabéns!!!!!!!!!!

Que bacana amiga, fiquei feliz com isso. Beijos.

2. Talma 20 de novembro de 2010 at 7:28 #

Me-o De-os….é muito fofa. E tão pertinho de Recife!
    Mas tu acreditas que ainda não conheço nem Recife?? #vergonha
    A gente ( entre outros tantos) tem um defeito: odiamos viajar ou ter que sair de casa…afff.
    Mas que deu “coceira” ah, deu!
    A cidade parece com Pirenópolis, só que tem praia e mais história. Mas é linda mesmo.
    Beijocas!!

Amiga, Recife é uma super cidade e isso afeta a sua beleza, mas Olinda é puro encanto, linda de viver, eu adorei e quero voltar pra revisitar. Beijo e bom te ver por aqui de novo.

3. Maria Nabão 18 de novembro de 2010 at 22:17 #

Olá Pessoal da Vila do Artesão e a você maravilhosa Cris, agora estou com tempo para o comentário,
    Cris infelizmente não conheço Olinda, mas quem sabe um dia…..
    Fiquei muito feliz em conhecer alguns pontos de Olinda, achei muito bonita, mas ficou muito mais linda porque você estava lá e como sempre falo maravilhosaaaaaaaa,
    gosto muito de vê-la nas fotos, você é muito simpática, sempre sorrindo. É uma estrela que brilhou no Céu de Olinda…
    Parabéns a todos pelo post e agradeço a Vila do Artesão a oportunidade de conhecer um pouco de Olinda!!!!
    Beijos!!
    Maria Nabão!!!

É um presente pra mim que você me enxergue com olhos tão doces. Obrigada amiga querida. Beijos.

4. Edi Cerqueira 17 de novembro de 2010 at 10:54 #

Ol@! Boa tarde , quero agradecer por tr me enviado essas fotos lindas
    um lugar encantador … Beijokinhas e uma linda tarde!

De nada amiga, que bom que gostou tanto. Beijos.

5. Zenaide Affonso 16 de novembro de 2010 at 9:44 #

bom dia a todos.
    adorei! alias eu adorei tudo, fiquei encantada com Olinda,que lugar lindo hen!
    um grande abraço a todos,e até mais

É uma pequena vila muito especial mesmo. Beijos.

6. vasconcellos design 15 de novembro de 2010 at 20:09 #

Prezada Cris Turek.como estás?espero que bem,muito obrigado pelas lindas dicas de Olinda ,nessas próximas férias em breve vou colocar este lindo roteiro.Grato. Muita luz para vc menina.Beijos.

Eu gosto muito mais de Olinda que de Recife, pois prefiro as cidades pequenas. Se puder visitar você vai gostar muito.

7. marlene santos 15 de novembro de 2010 at 20:08 #

No dia 23/10/2010 estive ai em Olinda, Recife e Porto de Galinhas, adorei o passeio, voces estão de parabens, Pernambuco é muito lindo e sabem muito bem receber os visitantes, eu estou encantada com a atenção q fui recebida ai, voces estão preparados para receber o turista. abraços de Marlene e Vilmar

Com certeza Marlene, mas eu adoraria vê-la na Paraíba, que é tão maravilhosa quanto Pernambuco e ainda mais acessível em preços.Fica a dica.

8. FATIMA LIMA 15 de novembro de 2010 at 8:36 #

QUE LEGAL VER ESSAS FOTOS, ME TROUXERAM SAUDADES E VONTADE DE VOLTAR LÁ.RELMENTE É UM LUGAR MARAVILHOSO, VISITEI TUDO QUE FOI CITADO NO POST E AMEI. BJS.

Que bom que te trouxeram boas lembranças. Beijos.

9. maria do socorro ramos lima 14 de novembro de 2010 at 12:29 #

FIQUEI FELIZ, QUANDO RECEBI ESTE EMAEL.POIS SOU MORADORA DESTA LINDA CIDADE.OLINDA DOS BONECOS GIGANTES,E DAS LADEIRAS CHEIAS DE MISTERIOS.

Amiga, ainda vou voltar e refazer esse adorável passeio.

10. Eugenia Paixao 13 de novembro de 2010 at 18:45 #

Obrigada Cris adorei as fotos, um dia se puder irei ao Brasil, mas com a sua gentileza vamos conhecendo um bocadinho. Bjs.

Gostaria de viajar mais pra colocar as fotos pra vocês, mas o que eu posso vou mostrando. Obrigada amiga.

11. Cristiana de Oliveira Chaves 13 de novembro de 2010 at 18:44 #

fotos lindas,lindas,lindas!!!!beijos,cristiana

Obrigada querida, tentei caprichar. Beijo.

12. Emilia Pires 13 de novembro de 2010 at 18:43 #

Oi, fiquei muito feliz de ver suas fotos , pois no ano passado eu fui comemorar 25 anos de casada e foi muito bom , pois la e lindo .E a conhecidencia maior q foi exatamente dia 10 de novembro, DEUS e mais fez eu recordar com as suas fotos, fique com Deus e obrigada pelo presente.um abraço.

Emilia, fico feliz de ter sido instrumento desse presente que Deus te enviou. Beijos.

13. judite martins 13 de novembro de 2010 at 12:07 #

Oi Cris,
    Adorei o post de Olinda, que saudades!!!
    Dá uma espiada no meu blog, pra ver reciclagens com lâmpadas.
    Beijos,
    jud-artes

Jud, já passei lá espiar e adorei tudo, as lâmpadas e os vasos de pet.Show de bola. Beijos.

14. Vania 13 de novembro de 2010 at 7:04 #

Oi Cris bom dia,tudo bem?
    Isso que é começar bem o meu dia,vendo lindas fotos e uma boa narração,como a sua,sobre uma cidade que eu ainda irei conhecer.
    Tudo muito lindo mesmo e com certeza acolhedor tbm,acertei?
    Tenha um lindo fim de semana prolongado.
    beijo.

Com certeza um passeio delicioso. Pretendo voltar e refazer com mais tempo livre. Beijos.

15. lelinha 12 de novembro de 2010 at 21:00 #

eita…agora foi minha vez…Aposto que você amou Olinda !!
    Hoje tem Fliporto!! Acho que é na Praça do Jacaré. Meu irmão está lançando seu livro lá. O nome dele é Marcelo Pereira. Ele é jornalista e redator chefe do caderno de Cultura do Jornal do Commercio.Qualquer dúvida obre a cultura pernambucana, pergunte a ele… ( Ele terá o prazer de responder, diga que é amiga de Valéria) O livro é sobre a vida e obra do escritor pernambucano Raimundo Carreiro. Bom Passeio !!

Obrigada pela dica querida, mas já estou de volta em casa. Quem sabe de uma outra oportunidade. Beijo grande.

16. lelinha 12 de novembro de 2010 at 20:39 #

Adorei Cris…
    Aposto que você se amou Olinda.
    Caso você ainda esteja em Pernambuco, não deixe de conhecer o Atelier de Francisco Brennand e também o Museu de Ricardo Brennand….você ficará encantada!!

Lelinha, eu moro em João Pessoa e volto à Recife sempre que posso. Ainda não consegui fazer esse passeio, mas está em minhas lista de desejos. Beijos.