Os eco pads e um Kit Day Spa em crochê

Os eco pads e um Kit Day Spa em crochê para um momento só seu

Kit Day Spa em crochê com 6 itens diferentes

Mesmo as menos vaidosas curtem ter aquele momento só seu em frente ao espelho para os cuidados com a pele. Pra este tempinho diário estou te trazendo uma sugestão de eco pads e um Kit Day Spa todo feito em crochê.

O meu Kit Day Spa contém um estojo com 6 eco pads para limpeza facial, uma esponja para lavar o rosto, uma esponja bola puff para banho, um esfoliante porta sabonete para chuveiro e uma esponja massageadora de costas. Tudo feito em crochê com barbante de algodão.

Por que em crochê?

A cada dia tenho percebido mais pessoas preocupadas com a quantidade de lixo que geramos em ocasiões corriqueiras como o simples cuidado com a pele durante o dia.

Já parou pra observar a quantidade de algodão que utilizamos para remover a maquiagem ou os resquícios dela após o banho? Pode parecer pouco impactante, mas este pouco tem tudo para se tornar quase zero com o uso de eco pads. O mesmo se formos avaliar o uso de esponjas sintéticas para o banho.

Relembre aqui as ideias que trocamos sobre esponjas de cozinha.

O crochê permite trabalhar peças redondas com bastante facilidade e unido aos fios de algodão disponíveis no mercado, fazem uma combinação prática e bonita com um baita resultado sustentável.

Vamos desmembrar os itens do Kit Day Spa começando com os eco pads. A cada postagem você terá a receita para crochê de cada item que compõe o conjunto.

Os eco pads

Eco pad é o nome que está se usando para os círculos de demaquilagem e de limpeza facial reutilizáveis. Isso mesmo: usa, lava, usa e lava inúmeras vezes seguidas.

Eco pad feito com barbante multicolor em crochê

Uma visitinha rápida em qualquer plataforma de produtos artesanais vai te mostrar como a opção pelos eco pads está se fortalecendo a cada dia.

Vejo estes itens ofertados em vários formatos e especialmente na técnica do crochê embora nada impeça de reproduzirmos em outras maneiras.

Inspirada por esta tendência e também por já ter quem me solicitasse encomendas, montei um kit com várias coisinhas fofas pra nos auxiliar na hora do banho e do cuidado com a pele.

Me sinto bem ao pensar que posso reduzir o desperdício e a geração de lixo com uma atitude tão simples; então vamos aprender e fazer nossos eco pads ecológicos?

É seguro?

Seguro como sua toalha de rosto pendurada agora lá no seu banheiro. Na verdade muito mais, pois vai para a lavagem logo depois de usado.

Na sugestão que vamos aprender eu indico o uso de fios de barbantes de algodão. Eu usei fios de algodão com cores firmes por opção, mas hoje encontramos facilmente barbantes de algodão cru, sem tingimento e de ótima qualidade, perfeitos para estes eco pads.

Depois do uso lave normalmente à máquina ou com os cuidados que dispensa às suas roupas íntimas. Seque bem e de preferência ao sol. Seus eco pads estarão prontos pra outra.

Nas minhas peças usei Barroco Multicolor cor 9197 com agulha de crochê 4mm. O tex deste fio é 885. Use o fio que preferir e adapte sua receita às características dele, aumentando ou diminuindo a quantidade de pontos e carreiras.
Pontos usados

Para nossas rodelinhas de eco pads vamos usar 3 pontos apenas:

  • correntinha
  • ponto baixíssimo
  • ponto puff
  • Não sabe fazer o ponto puff?
    • Faça uma laçada na agulha, insira a agulha no local do ponto e puxe mais uma laçada através dele. Puxe bem essa laçada para que fique bem folgada, na altura que ficará o ponto puff.
    • Faça outra laçada na agulha, insira novamente a agulha no mesmo ponto de base, lace o fio e puxe para a frente.
    • Repita: lace o fio, insira a agulha no ponto de base e puxe a laçada para a frente.
    • Repita a quarta vez caso seu fio tenha um tex menos espesso, segurando todas as laçadas na agulha.
    • Lace o fio e puxe por entre todas as laçadas. E para finalizar o ponto faça uma correntinha prendendo tudo.

Clique aqui e veja um vídeo com a explicação do ponto puff.

Vamos à receita:

Faça 3 correntinhas e feche com um ponto baixíssimo na primeira correntinha. Você terá uma argolinha.

Faça uma correntinha e na sequência teça 8 pontos puff dentro da argolinha. Para fechar esta carreira faça um ponto baixíssimo passando sua agulha entre o primeiro e o segundo ponto puff.

Na segunda carreira faça uma correntinha e teça dois pontos puff neste espaço entre os pontos puff da carreira de base. Repita: dois pontos puff entre cada pontos puff da carreira de base. Ao fim teremos 16 pontos puff. Para finalizar a carreira feche com ponto baixíssimo entre o primeiro e o segundo ponto puff da carreira.

Corte uma sobra do fio, dê o nó de arremate e com uma agulha esconda as pontas dos fios entre a trama do crochê. Prontinho 🙂

Fácil? Demais. E é ótimo que seja fácil para que você faça eco pads o suficiente para usar uns 4 por dia a tempo de lavar e não ficar sem estoque 😉

Eco Pads de crochê com barbante de algodão

O ponto puff deixa o eco pad bem estufadinho e fofinho, ótimo para aplicar demaquilantes, tônicos e géis.

Um porta eco pads

E se temos muitos eco pads à disposição, também precisamos de um estojo, um porta eco pads para acomodá-los. Vamos fazer e começar a montar nosso kit de Day Spa no capricho.

Estojo em croche para acomodar seus pads de limpeza facial

Vamos à receita do porta eco pads e os pontos utilizados:

  • ponto correntinha
  • ponto alto
  • ponto baixo
  • ponto carangueijo

Faça 3 correntinhas e feche com um ponto baixíssimo na primeira argolinha para formar um círculo.

1ª carr: Faça duas correntinhas e teça 5 pontos altos dentro do círculo. Feche com ponto baixíssimo.

2ª carr: faça duas correntinhas, um ponto alto neste primeiro ponto de base e dois pontos altos em cada ponto de base seguinte. Teremos 12 pontos no final. Feche com ponto baixíssimo.

3ª carr: faça duas correntinhas e um ponto alto neste primeiro ponto de base. *Um ponto alto no ponto de base seguinte. Dois pontos altos no ponto de base seguinte*. Repita de * à * até fechar a carreira. Una com ponto baixíssimo. Teremos 18 pontos.

4ª carr: faça duas correntinhas e um ponto alto neste ponto de base. *Um ponto alto no ponto de base seguinte. Outro ponto alto no ponto de base seguinte. Dois pontos altos no ponto de base seguinte*. Repita de * à * até fechar a carreira. Una com ponto baixíssimo. Teremos 24 pontos.

5ª carr: faça duas correntinhas e um ponto alto neste ponto de base. *Um ponto alto no ponto de base seguinte. Outro ponto alto no ponto de base seguinte. Outro ponto alto no ponto de base seguinte. Dois pontos altos no ponto de base seguinte*. Repita de * à * até fechar a carreira. Una com ponto baixíssimo. Teremos 30 pontos.

Dicas

A quantidade de carreiras de aumento vai depender do tamanho final que ficou seu eco pad, do fio que escolheu, da agulha e do seu ponto. Nesta altura use o eco pad pronto para medir se o tamanho já está bom ou se ainda precisa de mais carreiras de aumento.

Eu fiz 5 carreiras para a base e comecei a subir. Para subir fiz duas correntinhas e um ponto baixo para cada ponto de base, sendo que lacei apenas a argolinha interna das correntinhas. Assim fica uma dobrinha natural, com um acabamento bonito. No final da carreira uni os pontos com um ponto baixíssimo.

Subindo o crochê

Depois subi duas correntinhas e repeti este processo até que as carreiras chegassem na altura que eu precisava para acomodar meus eco pads. Neste estojo considerei a altura para 6 eco pads, mas é totalmente opcional. Atenda suas necessidades medindo a altura até que chegue onde deseja.

Para dar um toque charmoso um pouco antes do final eu fiz uma carreira vazada alternando um ponto alto tecido no ponto de base mais uma correntinha. Depois pule o ponto seguinte e faça o próximo ponto alto no terceiro ponto, mais uma correntinha. Repita até fechar a carreira e na penúltima carreira faça um ponto baixo para cada ponto de base.

Pra finalizar e arrematar eu teci a última carreira em ponto carangueijo que é o ponto baixo laçando o ponto anterior. Como anda para trás leva o nome de carangueijo 😉

Arremate, esconda a ponta do fio e seu estojo porta eco pads está prontinho.

Esponjinhas de limpeza facial com estojo para 6 unidades

Por fim

Iniciamos nosso kit Day Spa de cara com duas receitas: eco pads e estojo porta eco pads. Mas tem vários outros itens compondo o conjunto.

Acompanhe as novidades e confira as próximas receitas que darei na sequência. E não esqueça de me mostrar as suas peças, combinado?

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

, , , , , , , , ,

No comments yet.

Deixe uma resposta