Os grandes santos de João Batista Amaral

Escultura em argila do Sagrado Coração de Jesus, de Amaral

Realmente são incríveis as habilidades que encontramos em artistas e artesãos por esse país afora. Hoje, vamos ver um trabalho único, diferente e incomum: as esculturas de santos de João Batista Amaral ou apenas Amaral, como é conhecido.

Imagem de 3 metros do Sagrado Coração de Jesus

Amaral é escultor de santos, mas não apenas nos formatos tradicionais que estamos acostumados a encontrar. Amaral esculpe santos imensos, de mais de 3 metros de altura, e também faz andores entalhados, aqueles suportes onde as imagens são transportadas durante as procissões. É um talento interessante e incomum. Não é todo dia que a gente encontra alguém que trabalhe imagens específicamente para situações como templos, igrejas e praças, em dimensões e usos que saem do cotidiano.

Amaral trabalhando na escultura em madeira de um Jesus Cristo crucificado

Amaral é natural de Morros, cidade próxima de São Luis no Maranhão, um paraíso procurado por turistas amantes da natureza e também por ser o principal acesso terrestre aos Lençóis Maranhenses. Aprendeu a entalhar com o mestre Francisco Barbosa, o Chico Santeiro quando era ainda um garoto de 16 anos, e desde então tem em suas mãos todas as histórias dos santos. Trabalha com inúmeros materiais, desde o Cedro até o gesso e a resina.

Santos esculpidos em marfim em tamanhos tradicionais, de Amaral

Depois de 24 anos esculpindo santos, desenvolveu técnicas próprias de restauração de imagens e envelhecimento de materiais. Hoje centenas dos seus trabalhos estão espalhados por todos os cantos do país. O trabalho de Amaral é realmente especial, atendendo solicitações bem particulares além de pedidos tradicionais.

Se você é uma dessas pessoas que deseja uma escultura para uma situação especial, entre em contato com Amaral através de seu email [email protected] ou pelos telefones (98) 9907-2540 / 8744-5153. Para conhecer outros trabalhos de Amaral acesse sua página na internet Arts Amaral.

Fotos: Raquel Amaral

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , , ,

9 Responses to Os grandes santos de João Batista Amaral

  1. João Carlos Corrêa 3 de janeiro de 2012 at 0:03 #

    Primeiramente, além de desejar um Ano Novo venturoso e de muita saúde e paz, gostaria também de parabenizá-los pelo brilhante trabalho.
    No mais, pergunto-lhe se confecciona uma imagem de São João Batista do tamanho de uma pessoa, para ser colocada em uma capela e qual o seu valor.
    Peço bom preço para que eu possa comprar e dar de presente a uma pessoa muito querida.
    Muito grato,
    Att,

    João Corrêa

    • Cris Turek 3 de janeiro de 2012 at 10:46 #

      João Carlos, peço a gentileza de que entre em contato diretamente no email do artista, indicado no artigo. Abraços.

  2. Cleide Domingues 13 de dezembro de 2011 at 6:52 #

    Olá, trabalhei profissionalmente com artesanato durante muitos anos e ainda faço bastante trabalho artesanal.Amo trabalhar com artes.Me formei, fiz licenciatura em artes e hoje sou professora concursada da rede municipal e estadual.Amo o que faço.Não conhecia este site “aviladoartesão”, amei!Parabéns, é lindo!

    • Cris Turek 13 de dezembro de 2011 at 11:31 #

      Seja bem-vinda Cleide, beijos.

  3. maria das neves 21 de maio de 2011 at 12:42 #

    gostaria de adquirir uma imagem de Nossa Senhora dos Rosario, de um metro. é para uma capela que esta sendo construida

    • Cris Turek 22 de maio de 2011 at 20:38 #

      Maria das Neves, entre em contato diretamente com o artesão no email mencionado nesse artigo.

  4. vivi 15 de abril de 2011 at 17:51 #

    adoro esse blog, e já aproveitei muitas dicas.Meu marido tb é artista,e tem uns quadros lindos! Agora ele não pinta mais,mas eu gostaria de mostrar a arte dele,será que vc colocaria umas fotos dos quadros dele?
    Um beijão e muito sucesso,continue,assim, tá tudo muito lindo,obrigada!
    vivi.

  5. marlene santos 4 de fevereiro de 2011 at 11:58 #

    Parabens Amaral pelas belas esculturas q fazes, isto é a prova q Deus te deu este dom, e q soubeste aproveitar. abraços Marlene

    Agradeço os elogios em nome do Amaral, amiga. Beijos.

Deixe uma resposta