Padronagens étnicas no Salão de Milão

Inspiração africana da poltrona Binta

Poltrona BintaBinta, detalhe

Falamos sobre grafismos característicos dos anos 50 e os batiks e padronagens étnicas dos 60, e de como eles se mantém em moda.

Para dar uma idéia do quanto as estampas étnicas também estão em alta, a Moroso, a poderosa fabricante italiana de móveis, apresentou em Milão 2009 a criação do designer suíço Philippe Bestenheider, a poltrona Binta, que com suas estampas étnicas, inspiradas nos trajes senegaleses femininos, unidas numa espécie de patchwork, saiu totalmente da passividade monocromática e nos mostra o quanto essas padronagens podem ser elegantes.  Nas palavras de Bestenheider:

“Os padrões e cores constrastantes enfatizam a forma da poltrona, envolvendo e moldando sua silhoueta (…) como se Binda fosse uma senhora senegalesa pronta para usar e valorizar as cores quentes da África”. 

Philippe Bestenheider

Ele também menciona o padrão africano de moldar os móveis, que lembra a árvore do Baobá, com seu tronco firmemente preso ao solo. Toda essa combinação torna o design de Binta mais um sucesso característico da Moroso.

Mas voltando à nossa vida real, talvez você tenha guardada no armário alguma manta ou capa de almofada com essas estampas coloridas e vivas ou até mesmo a conhecida oncinha. Pois então, vá lá, ponha no sol e volte a exibir sobre o sofá. Nada de sair comprando novidades por impulso equanto você tem belas peças mofando nas suas prateleiras.

Bom ficar por dentro, né? Então veja isso: Ideias geniais, Bokja

Fontes: Dezeen , Moroso

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , ,

Uma Resposta para: Padronagens étnicas no Salão de Milão

  1. Lindalria Dal'Col 16 de agosto de 2009 at 9:56 #

    AMEI ESTE TRABALHO. ELE É LINDÍSSIMO. PARABÉNS!!!!!!

Deixe uma resposta