Hoje eu recebi um e-mail me perguntando sobre a técnica da papietagem. Achei mais interessante mostrar peças prontas que usam a técnica pra demonstrar o resultado. Apresento como exemplo as bailarinas, bonecas, gatos e palhaços do Adriano Oliveira, que demonstram essa técnica usada em conjunto com a cabaça.




Usa-se qualquer tipo de papel que deve ser rasgado em tiras finas. Sim, rasgados, porque aquelas pequenas fibras que o papel solta ao rasgar facilitam a construção da peça. Depois sobre uma base, que será a estrutura da sua peça, as tiras são coladas uma a uma, sobrepondo-se até se chegar à forma pretendida.
Essa técnica ganhou expressão nas mãos do pintor cubista Georges Braque que a usou pela 1ª vez em 1912 e a chamou de papier collés, ou papéis colados. Popularmente era usada na confecção de máscaras para as festas de fundo profano.
Pra ver um projeto na prática, clique aqui e já comece a experimentar.
Espero ter tirado a dúvida e ainda mais incentivado você a tentar.
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Fotos: Vila do Artesão
Pode usar papel toalha?
Thadeu, o papel na papietagem entra pra dar resistência à peça que quando colados em camadas estruturam e dão firmeza. O ideal são papéis menos absorventes. Papel toalha é melhor para a técnica do papel machê.
Muito Bom ! Parabens ! muito sucesso!!!
continueeeeeeee !!!
Hoje estou maravilhada com tantas coisas lindas, de um tremendo bom gosto. Parabéns
Obrigada Helena, use nossas dicas à vontade. Beijos.
gostei muito dos seus trabalhos parabens pode me enviar dicas de artesanatos com jornais obrigado abraços
Obrigada Sebastião. Para receber nossas dicas por email você deve se cadastrar na página principal, ou use o campo de pesquisa no alto do blog para ler artigos já publicados. Fica bem mais fácil.
Oi Cris Turek
Bom tarde, que suentado rgestão vc tem para fazer os seios do vestido? Tenho tentado fazer a base com a caixa de leite (corto um molde de vestido), mas não está ficando liso, o que faço para ficar liso? Pois quando pinto está enrugando.
Desde já agradeço sua atenção.
Bjs Georgia
Georgia, eu não domino a técnica a esse ponto, mas sugiro que depois de fazer a colagem com papel, seria interessante cobrir com uma massa plástica, como massa corrida mesmo. Numa espessura bem fina e lixada de pois de seca. Isso dará a aparência lisinha ao seu vestido. E os seios molde com papel amassado mesmo e recubra com as tiras de papel. Com certeza você escolheu um formato trabalhoso, mas vai dar certinho.
Tente e depois me conte como ficou.
Oi Cris Turek, boa tarde!
Vi o vídeo recomendado e adorei, só que o modelo era plano e eu estou tentando fazer um molde fechado, circular, ou seja, o que desejo fazer é um vestido para um mobile.
Será que vc teria alguma indicação de vídeo molde ou o como fazer o molde passo a passo.
Desde já agradeço.
Bjs
Georgia
Georgia, faça o molde sobre uma folha fina de papelão, emende com fita crepe e aplique as tiras de papel por cima.
Na verdade, os moldes são sempre coisas assim, jornal amassado e moldado no formato desejado, copos plásticos, sempre reaproveitando outros objetos.
Tente com um desses materiais, faça uma experiência afinal a papietagem é isso mesmo.
CAso eu encontre alguma outra dica com imagens eu aviso. Boa sorte em sua tentativa.
Cris turek
Muito obrigada pela indicação.
Georgia
Oi gostaria de saber obre aula da tecnica de papietagem. Como é que coloca o papel, já entendi que te que ser tirar, mas como?
Muito obrigada Georgia
Georgia, a papietagem exige um suporte sobre o qual você fará a aplicação do papel.
Para você entender melhor, clique nesse link, e assista ao vídeo.
Com certeza você irá tirar muitas das dúvidas.
por favor, quero o email desse grande artista! Adriano seu trabalho é fantástico! Parabéns!
Como posso fazer a entrada de um castelo ( sendo a entrada de uma sala) com a técnica de papietagem?
Taise, pesquisei um bocado pra tentar te ajudar, pois não sou artesã de papietagem. O que descobri é que você terá que fazer o molde sobre o qual aplicará a papietagem. Você pode construir uma estrutura base em papelão ou tentar reciclar algum material que tenha a forma que você necessita para o seu castelo. Acho que você terá que arriscar algumas tentativas para ver qual ficará melhor, e depois se puder compartilhar, tem muitas pessoas que gostariam de saber também.
Para os amigos leitores que nos acompanham, caso alguém aí tenha a resposta, não deixe de colaborar.
Um abraço,
Cris Turek
Ola gostaria deestar mantendo contato comercial sou lojista e me interessa estar adquirindo aspeças de chita de fatima e tbem os trabalhos de papel de Adriano preciso saber preços Obrigado.
Olá Cristiane, entrarei em contato diretamente em seu e-mail.
Um abraço,
Cris Turek
Muito bacana !!!
Gostaria de saber se voce ministra algum curso.
Bj
Estou com minha filha de 7 anos em casa de férias e ela é louca para aprender a trabalhar com papel machê ou papietagem,ela gostaria de fazer um cofrinho e o bichinho ela quer panda ou girafa.Será que podem me ajudar?Beijos.Gostaria do passo a passo se possível em vídeo.Obrigada.
Lindo seu trabalho,mto fofo!
muito lindo seu trabalho continue assim
estou encantada com tanta possibilidades!!parabéns!!
eu gostei muito do palhaços continue assim:-}
Olá Grace.
O Adriano agradece muito seu elogio e pede para explicar que ele desenvolveu uma técnica especial para as suas bailarinas de cabaça que são o seu segredo profissional. Por conta disso ele não dá aulas e também não tem apostilas explicativas.
Você encontra na internet muitos sites que explicam o passo-a-passo básico da papietagem. Tente uma experiência e depois nos conte como foi.
Um abraço.
Oi,Adriano!
Amei as suas bailarinas de cabaça você está de parabéns.Gostaria de saber se você da aulas ou tem apostilas ensinando a fazer as bailarinas,pois estou interessada.
Um abraço.