Pequenos detalhes que garantem um bom café

 

Cafés fresquinhos são muito mais saborosos Já falamos anteriormente sobre o pó e a água. Vamos agora conversar um pouco sobre pequenos detalhes que contribuem para se ter um café saboroso.

 

Acreditem se quiser, mas ainda existem pessoas que passam o café pelo coador duas vezes. Isso é regra, pelo pó do café só se passa água, jamais a bebida. Por quê ?

Simples, porque a recirculação torna o sabor muito amargo, áspero e, conseqüentemente, desagradável. Da mesma forma a borra deve ser sempre descartada. Não a guarde nem para misturar com pó fresco, o sabor ficará terrível e sua saúde pode ser prejudicada. Para aproveitar a borra com sabedoria clique Borra do café contra a dengue.

No mais use xícaras de porcelana pois elas contribuem para manter a temperatura e também destacam o aroma e o sabor do café. E sempre dê preferência para cafés recém-preparados, pois o café armazenado por um longo tempo perde muito a qualidade, principalmente se for armazenado já adoçado.

Bom………….falando em café, está na hora daquele espresso bem quentinho e cheiroso.

Foto: Café e saúde

, , , ,

5 Respostas para: Pequenos detalhes que garantem um bom café

  1. Marina 8 de julho de 2009 at 21:44 #

    Ahhh bom, muito obrigada pelo esclarecimento, Cris!
    😉

  2. Marina 12 de junho de 2009 at 12:21 #

    Olá!
    Eu nunca soube de alguém que passasse duas vezes o café pelo coador. Pois bem, hoje estava preparando meu café e “rezando” pra que ele ficasse bem forte (não porque eu aprecie o sabor amargo, mas pra que fizesse bastante efeito contra o sono que bate quando temos que estudar…) e me veio essa “brilhante” idéia, de passar novamente no coador, acreditei que ficaria mais forte, e sem gastar $$$ tanto pó de café…
    Vim pesquisar no google se alguém falava sobre isso e encontrei esse site.
    O sabor não me desagradou! Sabem dizer algum outro “contra” desta técnica que pelo visto não foi idéia minha? hehehe.
    Obrigada!

    • Cris 12 de junho de 2009 at 12:30 #

      Marina, é o seguinte.
      Quando a água quente passa pelo pó, ela extrai muitas substâncias do café, entre elas a cafeína, que a partir de uma certa dose não faz bem à saúde, causando entre outras coisas, palpitações, alteração da pressão arterial assim como no humor e na qualidade do sono. Então, caso você não percebeu nenhuma diferença no sabor, quando fizer isso novamente preste atenção ao seu organismo. Ele vai te dizer algumas coisas.

      E cuide-se menina!!!!
      Até mais,
      Cris Turek

  3. Cris 31 de outubro de 2008 at 15:53 #

    Nem ligue Ivaneuza.
    Nós mesmos não sabíamos…………..aprendemos com o curso de barista.
    Caso deseje alguma dica em especial não hesite em escrever.

    Um abraço.

  4. Ivaneuza França Ferreira 28 de outubro de 2008 at 18:43 #

    Muito obrigada pelas dicas sobre o café, estava fazendo tudo errado.

    Ivaneuza

Deixe uma resposta