Pinhas para enfeite de porta e mesa, com passo-a-passo

Pinhas para enfeite de porta e mesa, com passo-a-passo

Pinhas para enfeites de porta e mesa

Quem me acompanha lá no Instagram, viu quando eu contei que tinha testado umas ideias para pinhas e não tinham ficado legais 😕  Na ocasião eu também prometi não desistir e postar uma sugestão diferente.

Foi nisso que muita gente comentou falando que queria uma dica porque tinha pinhas juntadas esperando por um passo-a-passo.

Como o combinado não é caro, tô aqui hoje pra entregar não uma, mas duas ideias para pinhas, de tamanhos diferentes, em aplicações um pouco fora do que já temos visto ano após ano.

Claro que eu tô puxando a sardinha pra minha brasa e criando um enfeite do meu gosto, utilizando vários itens da natureza, coisa que eu adoro. Assim, além das pinhas, tem galhos de poda, cordão de sisal e palha da costa, pra explorar um lado mais rústico.

E no uso na mesa, o porta-guardanapos é feito com supraciclagem de canudo de papelão, que pode ser o rolinho do papel higiênico. Em outras palavras, o custo é só o da tinta  😉 

Se você for das minhas, também vai curtir o resultado que eu consegui usando uma tinta PVA Metal da True Colors que dá um efeito furtacor inacreditável. Você olha e vê a cor em nuances de violeta e dourado. Um efeito que conseguimos apenas com a pintura simples e mais nada. Tô totalmente impactada com o visual que ela dá  😮 

 

Pinhas para enfeite de porta e parede

 

Material para enfeites

Separei duas pinhas das tradicionais de pinheiro araucária e um punhado de pequenas pinhas de pinus. Também estou usando 5 galhos de poda do meu jardim. 

 

Tintas para o projeto

As tintas são as PVA Metal da True Colors. A cor Ouro Velho eu já tenho explorado muito, é ótima, de boa cobertura. E a Marsala tem aquele efeito furtacor que eu mencionei antes. É realmente lindo e único.

 

Pinte os galhos

Usei um pincel simples de cerdas e com uma única demão eu consegui cobrir os galhos. Seca muito rápido. A dica pra deixar seu arranjo para o próximo ano sem bichos é aplicar antes um demão bem encharcada de cupinicida e pintar só depois de seco.

 

Pinte as pinhas

Pinte também as pinhas. Uma demão será o suficiente, só vai dar mais trabalho para pintar nos entremeios. Espere secar.

 

Pinte mini pinhas

Para as mini pinhas eu pintei meio a meio Ouro Velho e Marsala e amarrei juntas pelos cabinhos com fios finos. Este arranjo fará parte do meu enfeite final.

 

Veja o efeito furtacor

Pinhas secas, vamos adiante. Aí na foto dá pra notar o furtacor do violeta com dourado, mas ao vivo é muito mais show.

 

Coloque ganchinhos

Pra facilitar a montagem do enfeite de porta, eu atarrachei um ganchinho no topo das pinhas. É bem fácil e assim fica com um acabamento bacana, além de facilitar muito a montagem do enfeite.

 

Prepare mais detalhes

Pra fechar o projeto eu separei alguns enfeites antigos que eu já tinha. Serão os detalhes extras do meu arranjo com pinhas. 

 

Comece a montagem

Com todos os itens prontos vamos montar?

Usando barbante de sisal eu amarrei os 5 galhos juntos nas duas pontas, explorando a acomodação irregular do conjunto. Aproveitei e já fiz a alça para pendurar.

 

Amarre com palha da costa

E para amarrar os itens do enfeite eu usei palha da costa, que sempre faz seus caracóis dando movimento e organicidade ao projeto. A palha da costa é fácil de manusear, não quebra e resiste bem ao peso leve destas peças.

 

Pinhas para enfeite de porta

Pendurei as pinhas e grupos de enfeites aleatoriamente e arrematei com um laço simples. Por fim acabei pendurando na parede amarela porque com o dourado deu mais vista. E este astral simples e rústico me agradou bastante.

DICAS

  • Use cores que harmonizem com sua porta ou parede
  • Agregue enfeites que estejam dentro da paleta de cores escolhida
  • Explore detalhes no estilo que escolheu para seu projeto, seja rústico, elegante ou moderno

Aprenda a modelar noivinhos para topo de bolo

 

Pinhas e porta-guardanapos

 

Porta-guardanapos de mini pinhas

A outra ideia que tive foi porta-guardanapos usando as mini pinhas que recolhi de um pinus no quintal da casa de um amigo. Foi bater o olho nas bolinhas sobre o gramado e na hora pensei nas possibilidades 🙂

Aqui minha proposta é usar as mini pinhas como se fossem mini bolinhas de natal e o tcham vai ficar por conta do truque de pintura mega fácil que vou te ensinar agora.

Separe as tintas

Neste projeto vamos usar as cores tradicionais do natal: verde, vermelho e novamente o Ouro Velho da True Colors.

 

Pinte os rolinhos

Eu usei rolinho de papel higiênico, mas os canudos de papel alumínio são mais grossos e ficam melhor neste projeto. De qualquer forma aproveite o que tiver à mão. Pinte seu rolinho de verde por fora e por dentro.

 

Prepare uma esponja

Corte um quadradinho de esponja comum, espalhe a tinta Ouro Velho numa bandejinha, carregue a tinta na esponja e tire o excesso na própria bandejinha. Precisa ficar só suja da tinta.

 

Carimbe com a esponja

Agora carimbe seu rolinho com pancadinhas leves e rápidas cobrindo por igual como está na foto. Deixe secar.

 

Corte o rolinho

Corte o rolinho em pedaços de uns 3cm. O efeito do ouro velho fica bem legal. Veja que você pode fazer mais graúdo ou bem miudinho e os dois ficam ótimos  😀 

 

Pinte as mini pinhas

Pinte as mini pinhas de vermelho e amarre aos pares pelo cabinho. Se não tiver mini pinhas,  use bolinhas de isopor maciça de 8mm.

 

Amarre as mini pinhas

Enrole o rolinho com fio vermelho ou lã e prenda as mini pinhas no nó final. Arremate com um laço.

 

Monte kits de porta-guardanapos

Monte seus kits de porta-guardanapos para seu almoço de natal ou para usar no dia-a-dia nesta época de festas.

Por fim

Sempre que reservamos um tempo do dia ou da semana pra extravasar a criatividade e produzir algo para nós e nossa casa, temos a sensação de fazer o tempo render. Não há nada como iniciar e finalizar um projeto e depois usá-lo.

As duas ideias abrem muitas formas para você explorar. Use as dicas e truques e crie. E se fizer, passe lá no meu Pinterest e marque como Experimentado  😉 

Veja outras sugestões:

A True Colors patrocina tutoriais da Vila e garante que você tenha acesso à dicas como estas. Retribua, visitando o site e conhecendo produtos e outros tutoriais. Você ajuda à mim, Cris Turek, à Vila do Artesão, e conhece bons produtos.

Fotos: Cris Turek

 

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

, , , , , , ,

11 Responses to Pinhas para enfeite de porta e mesa, com passo-a-passo

  1. Josiane 23 de dezembro de 2017 at 12:48 #

    Olá Cris! Amei a dica de pinturas, vou até utilizar a esponjinha para pintar umas rosas no meu armário, obrigada. abraços e boas festas!

    • Cris Turek 26 de dezembro de 2017 at 20:40 #

      A esponjinha é uma carta na manga, Josiane 😉

  2. Maria Lúcia 19 de dezembro de 2017 at 12:48 #

    Cris! Que delicadeza! Ficou tudo muito lindo! Bjs M Lúcia

    • Cris Turek 19 de dezembro de 2017 at 16:24 #

      Que bom que gostou Maria Lúcia. Um grande beijo 🙂

  3. Fátima Sá 17 de dezembro de 2017 at 12:45 #

    que amor!

  4. Lindalva 17 de dezembro de 2017 at 10:41 #

    Obrigada pelas dicas

  5. Nair 17 de dezembro de 2017 at 10:41 #

    Ola que bom receber os seus email..feliz natal

    • Cris Turek 18 de dezembro de 2017 at 15:01 #

      Feliz Natal Nair, um grande beijo.

  6. Ligea 17 de dezembro de 2017 at 10:39 #

    Gostei da ideia das argolas para GUARDANAPOS.

    Vou experimentar.

    Lígea Correia

    • Cris Turek 18 de dezembro de 2017 at 15:02 #

      Ligea, se fizer marque como experimentado lá no Pinterest, pra todos verem 😀

Deixe uma resposta