Ponto baixo dobrado no crochê e uma ideia de uso
Não é de hoje que escancaro pra todo mundo que sou iniciante no crochê e hoje tô muito metida porque criei euzinha uma cluth com ponto baixo dobrado 😎
Sim…….eu lembro o tempo todo que minha avó Clara era uma exímia crocheteira e que tinha aprendido tudo sozinha. A neta desnaturada nunca se sentiu apta a aprender a técnica com ela.
Arrependimentos à parte, hoje eu me sinto como acertando esta dívida de adolescência, aprendendo crochê sozinha, com ajuda de aulas online que eu gosto e faço sempre, e agora achando até que posso inventar minhas próprias peças 😛
Aprendi este ponto baixo dobrado tem pouco tempo atrás. Muito indicado para uso em tapetes, descansos de panelas e porta-copos, eu imediatamente vi nele uma opção para uma cluth, uma carteira de mão em crochê que fique mais firme, e não molenga. Me entende?
Então parti pra experiência, porque no meu entender esta é a melhor forma de aprender: fa zen do !!!! 😉
Vou mostrar pra você como é o ponto baixo dobrado, fazendo uma pequena amostrinha. Depois você testa aí também e escolhe um projeto pra explorar o ponto. Combinado?
Óh…..pra este projeto você precisa saber ponto correntinha e ponto baixo. Aprenda aqui.
O fio

Pra começar eu escolhi usar o fio Barroco Max Color que tem uma espessura e textura legais para minha cluth.
Como ele é 100% algodão, garante um toque bem macio para a peça.
No meu projeto de cluth, eu usei a agulha de crochê no tamanho indicado pelo fabricante, neste caso 5mm. E se você gostou da cor, anote o Nº 2204.
Como fazer o ponto baixo dobrado
Pra entender o efeito do ponto baixo dobrado, vamos fazer uma pequena amostrinha?
Faça 10 cm de ponto correntinha.
Faça a primeira carreira com ponto baixo normal.
Vamos para o ponto baixo dobrado? O sentido do trabalho deste ponto é um pouco diferente. Vamos trabalhar de frente para ele, como na imagem. Deste modo você enxerga na borda superior as argolinhas dos pontos da primeira carreira, certo?
Pois bem……passe sua agulha na argolinha de frente pra você…..

…..e passe também na argolinha da carreira de correntinhas do início. Você ficará com 3 pontos na agulha.
Junte os dois primeiros numa laçada. Agora você tem dois pontos na agulha.
E junte os dois restantes, como num ponto baixo. Vamos para o próximo?
Lembre: pegue a argolinha de frente da carreira de cima mais a argolinha da carreira de correntinhas….
…e junte tudo num ponto baixo até o final da carreira.
Especialmente nesta primeira carreira, o sentido do trabalho é assim, de frente pra você, de cima pra baixo. Facilita muito enxergar as argolinhas.
Ao terminar você já vai perceber que este ponto tem “volume”, ou melhor dizendo: espessura. Espie na imagem.
Esta primeira carreira é meio chatinha, um pouco difícil de pegar a argolinha da carreira de correntinha. Parece que tá indo errado, mas é assim mesmo. Siga até o final, com calma, que depois fica fácil.
Vamos resumir?
Agora é repetir, de frente pra você, de cima para baixo, argolinha de cima, com argolinha de baixo, fechando com um ponto baixo normal.
Estou terminando minha amostrinha com 5cm de altura. Já dá pra entender o que eu quero te mostrar.
Observe aqui a borda da amostra olhando para a carreira do início. Sentiu a espessura?
Olha agora a borda lateral, como fica. Ela tem uma estrutura tão boa que dispensa o uso de acabamentos. Por isso é tão indicada para tapetes e descansos de panela. Só o ponto é suficiente pra um resultado lindo.
E aqui tá a borda da carreira em andamento. Se você for finalizar, a sugestão é fechar costurando pelas argolas externas dos pontos. O arremate fica perfeito…..e basta!!!
Eu fiz diferente para a minha cluth, porque era uma cluth.
Ideia de uso: cluth
Como o meu projeto era a carteira de mão, eu quis obter um efeito de fole nas laterais. Assim eu arrematei minha última carreira toda com ponto baixo normal e segui dando a volta pela lateral.
Depois fiz ponto baixo na lateral oposta também. Dobrei ao meio e fechei as laterais com costura simples laçando os pontos. Assim consegui profundidade para a cluth.
Espie de outro ângulo e veja como ficou uma espessura boa de carteira 🙂
Com as laterais costuradas eu fiz um acabamento em toda a borda superior usando ponto caranguejo, que eu acho um charme.
E fiz forro com fecho. Veja a cor do forro se não parece ter sido feita para este fio, heim? Tecido da Círculo. Ficou perfeito, lindo mesmo.
Na frente apliquei franjinhas simples e fiz um pingente para uma das bordas.
Pense se não tô me achando a crocheteira. Minha avó teria orgulho 😀
Com meu exemplo eu insisto: quer aprender uma técnica nova? Pratique e arrisque!!!
Pode ser que dê errado algumas vezes, e eu mesma desmanchei várias carreiras até acertar. É assim, faz parte, bem como o prazer de ver a peça finalizada.
Fica a dica. Fique à vontade pra repetir, porque eu garanto que ficou ótimo.
A Círculo patrocina tutoriais da Vila e garante que você tenha acesso à dicas como estas. Retribua, visitando o site e conhecendo as receitas e toda a linha Círculo.
Fotos: Cris Turek
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Olá, maravilhosa a explicação. Parabéns mesmo, eu não sou de comentar em sites mas esse vale a pena parabenizar. Ja aproveitei e cadastrei meu e-mail para receber novidades. Ficou LINDO.
Ficou maravilhosa e muito bem explicadinha. Eu adoro fazer crochê e uso com frequência os fios da Circulo também. Vou experimentar este modelo que você fez, ficou um charme! Beijos
Loriete, eu apaixonei no resultado; imagina que eu sou só aspirante a crocheteira, e já sou toda metida a testar pontos. Depois quero ver a sua cluth, que certeza ficará maravilhosa. Obrigada querida.
Nossa, excelente tutorial..gostei muito do seu jeito de explicar e as fotos detalhadas
Obrigada Beatriz. Pra quem ainda é iniciante no crochê, são imensos elogios 🙂
Iniciante que já sabe fazer passo a passo, deixou de ser iniciante. Seu trabalho esta perfeito. Parabéns.
Puxa Alice, obrigada de verdade. Compartilho mesmo com minha falta de experiência porque quero incentivar outras pessoas a vencer a necessidade da perfeição. Só se aprende a fazer, fazendo. Sei que ainda tenho muito que melhorar, mas fico feliz em saber que já consigo produzir minhas peças. Vou lá aprender mais um pouco com você 😀 Beijo grande e obrigada mais uma vez 🙂
Oi Cris,
Ficou linda mesmo, vou tentar , gostei muito do resultado e o forro ficou um charme!
bjs
Marcia, qualquer dúvida pode me perguntar. Como eu disse, sou iniciante no crochê, mas consegui fazer tranquilamente. E o tecido dentro parece ter sido feito para o fio, não é? 🙂