Porta-panetone em tecido que é um porta-tudo

Um cesto de tecido que é um porta-panetone
Depois do natal o cesto é um porta-frutas
Em épocas de Natal só pensamos em coisas de festas. E pensamos até a exaustão. Que o digam as mães e cozinheiras no dia 26.

Depois da virada do ano desmonta-se o pinheirinho e tudo volta ao normal, assim como muitas das coisas voltam para as caixas e armários até o final do ano. E assim la nave va, ano após ano.

É nessas épocas também, que comemos panetone até cansar. Depois só no final do outro ano. Por isso mesmo pensei em mostrar pra vocês um porta-panetone que depois do ano novo pode se transformar em um porta tudo para a cozinha, ou para o escritório, ou para o quarto. Sendo de pano, sujou, lavou. Achei prático e dependendo da escolha do tecido, pode transformar a decoração da mesa.

O PAP é da Caitlin do blog Pippijoe, que nem pensou no panetone, mas na praticidade do cestinho. O panetone ficou por minha conta mesmo. Vejam o que vocês acham.

  • Vocês vão precisar de dois tecidos diferentes, um para o forro e outro para o cesto.
  • Vão precisar também de entretela termocolante.
  • Linhas de costura, tesoura, máquina, isso tudo que um costureiro tem.

 

Esse é o molde das bases

Corte dois círculos na medida indicada, um para o forro, um para o cesto. Corte duas entretelas, uma para cada círculo, e fusione conforme as instruções do fabricante.

Esse é o molde dos lados

Faça a mesma coisa com as laterais, um para o forro, um para o cesto, cada um com a sua entretela. Fusione cada lateral com sua entretela também.

Primeiro costure as laterais para obter um tubo

Junte as bordas da lateral do cesto, avesso para fora, prenda com alfinetes e passe a costura. Repita o processo para o forro. Depois abra as costuras e passe a ferro para ficar bem direitinha.

Depois costure o fundo

Agora, para cada parte, forro e cesto, prenda o fundo com alfinetes também com o avesso para fora, e costure. Lembre de deixar uma bordinha de 0,5 cm.

Faça piques no fundo

Na bordinha que ficou, faça pequenos piques para assentar melhor quando desvirar do avesso. Antes de desvirar, dobre 1cm do tecido na beirada de cima para fora e alinhave. Repita tudo isso para o forro.

Insira o forro dentro do cesto

Agora você já pode desvirar do avesso a peça do cesto e encaixar nela a parte do forro, empurrando bem para ficarem bem justas. Junte costura com costura, beirada com beirada, alfinete e costure toda a volta da borda.

Pronto. Para usar, dobre um punho do forro para fora e veja que bela composição você obtém. Por isso é importante escolher tecidos que componham. Eles darão todo o charme ao cestinho porta-panetone.

Agora você pode colocar o seu panetone aí dentro e decorar a mesa de uma forma bem bonita.

Se o seu panetone for maior do que essa medida, basta adaptar, certo?

Passou o natal? Use o seu cestinho para guardar outras coisas. A sugestão da Caitlin são as laranjas. Qual é a sua?

Conheça o blog Pippijoe e veja outras idéias de Caitlin.

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , ,

3 Responses to Porta-panetone em tecido que é um porta-tudo

  1. marli jordao 25 de outubro de 2014 at 9:39 #

    aDOREI A IDÉIA . O QUE ATRAPALHOU SÃO ESSES ANÚNCIOS SOBRE O TEXTO.

    • Cris Turek 31 de outubro de 2014 at 15:07 #

      Não entendi Marli, não tem anúncio sobre os textos.

  2. lucia 2 de dezembro de 2009 at 22:25 #

    ola cris essa ideia que vc mandou e muito util como gosto de trabalhar com retalhos se pode fazer mil coisas bjo fique com DEUS.

Deixe uma resposta