Portas com história, dicas de decoração

Porta de demolição que corre sobre roldanas

 

Sabem, eu gosto de trocar idéias com vocês sobre dicas de decoração e planejamento de ambientes, porque além de ser bom mudar um pouco de assunto, sabemos que quem gosta de artes e artesanato, também gosta de cuidar do seu cantinho e dar à ele um encanto especial.

Falando nisso, eu simplesmente A-Do-Ro peças com história. E não apenas as peças decorativas, mas dessas usadas na arquitetura também. Estou falando hoje especialmente das portas principais, as que dão as boas vindas aos que chegam. Vamos ver algumas dicas de como usá-las e valorizá-las.

Sabem,  acho que sou muito influenciada também, pela idéia de nunca, sob hipótese alguma, descartar uma peça que está danificada, sem dar uma chance de restauro. E quando admiro casas com portas imponentes, firmes e fortes, cheias de detalhes que não se fazem mais, aí eu bato o pé. Não trocaria uma porta dessas por nenhum modelo moderno.

Vamos dar uma olhadinha nessas entradas tão cheias de charme. Que tal essa do topo? Uma porta de demolição instalada com corrediças, cheia de personalidade. Tudo a ver com o piso rústico da entrada. Eu amei.

 

 

Porta de casa estilo cottage com vasos na escadaria Porta envidraçada emoldurada por uma trepadeira florida

Porta antiga envolta por trepadeiras verdes

 

Essas entradas acima, além dos detalhes das próprias portas, ficaram especialmente valorizadas pelas molduras verdes das plantas e flores. Vejam como a trepadeira deixou a porta envidraçada, de certa forma, protegida dos olhares, e mesmo assim encantadora. Essas são portas que criam um clima cottage na casa. Ai gente, que convite tentador de ficar do lado de fora, só admirando.

 

 

Porta colorida, alegre e despojada Porta com puxadores antigos e estátuas de leões que gruardam a entrada

 

E aí? E as cores? O que as cores fazem por um simples porta. Percam o medo de arriscar no uso de cores fortes. O efeito é marcante, vivo, cheio de energia e nem por isso extravagante. Além da porta lilás, amei os puxadores enormes da porta verde, que aliás tem tudo a ver com os leões de pedra.

Artesanatos de natal, aprenda agora

 

 

Porta Clássica numa fachada cheia de roseiras Antiga porta com grade de ferro trabalhada

 

Mas não pense você, que gosta do estilo clássico e comportado, que a sua porta não tenha história para contar só porque é mais discreta. Portas de duas folhas, de madeira bem sólida e ainda mais com uma grade de ferro toda trabalhada, quem é que não queria uma assim?

 

Porta centenária de Segóvia na Espanha Uma porta
com histórias de pessoas
que passaram através dela. Uma porta que assistiu a história desfilar à sua frente. As juras trocadas sob essas entradas.
Quantas coisas mais podemos pensar quando olhamos uma linda peça
como essa.
São viagens no tempo!!!

 

 

Fotos: 1 e 2.Southern Living, 3.Veranda, 4.Lime in the Coconut, 5.Design Sponge,6.House Beautiful, 7.Tine K Home, 8.Remodeling Center, 9.Ashley White.

Você vai gostar também de:

, , ,

23 Respostas para: Portas com história, dicas de decoração

  1. Kelly 17 de dezembro de 2013 at 23:52 #

    Alguém saberia me indicar onde posso comprar dessas porta em madeira, ferro e vidro com preços acessíveis? Obrigada

    • Cris Turek 18 de dezembro de 2013 at 9:52 #

      Kelly dificilmente encontrará a preços acessíveis, só por sorte mesmo. Peças de demolição original estão a peso de ouro no mercado, super valorizadas. É garimpar e garimpar, quem sabe surge aquela oportunidade. Boa sorte.

  2. Liselene 18 de outubro de 2012 at 15:53 #

    Ganhei de uma amiga uma porta de ferro centenária, é como se fosse uma trelissa com vidros azuis e brancos, mas como ela é pequena não estou sabendo usá-la. Poderias me ajudar? pensei em colocá-la na parede.

    Atenciosamente/Liselene

    • Cris Turek 26 de outubro de 2012 at 19:21 #

      Liselene sua ideia é ótima ficará linda. Você ainda pode adaptar suportes de plantas e transforma-la num lindo painel com algum verde e flores. Beijos.

  3. Solange Ferreira 16 de setembro de 2012 at 23:34 #

    A alguns dias atrás eu vi no Blog de voces um enfeite de porta natalino, eram 5 corações estampados com folhas de feltro verde, e os corações eram colados uns aos outros formando um arranjo de porta para o Natal lindo. Tinha até os moldes…só que a minha impressora estava sem tinta e agora eu procuro e não acho. Sou fã do site de voces é maravilhoso e dão idéias lindas para quem gosta do trabalho manual. Se
    possível me enviar por email ficarei desde já muito grata
    Solange 16/09/2012

    • Cris Turek 17 de setembro de 2012 at 18:27 #

      Solange eu não me recordo desse passo a passo, penso que não foi aqui que você viu os moldes. De qualquer modo use o campo de pesquisa no alto da página pra tentar localizar o post, pois, de qualquer forma, não posso enviar links por email. Beijos.

  4. bete Cirilo 23 de maio de 2012 at 6:18 #

    Cris, adorei as sugestões, hoje irei transformar meu abajur e também organizar meus companheiros (livros). Hasta manana! Sou brasileira roxa e também adoro Espanhol. Beijos, ia me esquecendo: Usted amable, una grande la señora sabia, Dios mio! Yo amé los hrmosos vasos de las plantas. Lindos!

  5. Marila I Hosken 21 de janeiro de 2012 at 12:33 #

    Adorei as dicas de a das portas. Ficaram lindas.

  6. Aracy Regina 21 de janeiro de 2012 at 12:20 #

    Adoro!!!!!

  7. sonia mara 28 de fevereiro de 2011 at 15:11 #

    achei o que estava procurando. modelo de porta para casa em construção.simplismente é o que eu queria

    Que ótimo Sonia. Fico contente. Beijos.

  8. Rita Mariano 28 de outubro de 2010 at 19:09 #

    Adorei as portas! Há pouco tempo, fiz um post sobre portas no meu blog, fotos q eu já havia guardado no meu pc, por isso não tenho mais as fontes. Na época, nem tinha blog e não tinha nenhuma pretensão em postar fotos.Estas estão mto lindas!
    Parabéns!!!

    Rita, sei como é. Mas quando temos blog e pessoas nos acompanhando, é diferente, e tudo tem outro sentido, né? É um prazer dividir e contar onde achamos.Beijos.

  9. Mara Cristina Malaquias 8 de agosto de 2010 at 12:39 #

    Cris minha chara…rs rs rs …poxa!!! amei sua fala e sua leitura lúdica !!! parabéns vi algo em ti que me transportou para um mundo mágico, que amo mas de onde venho me destanciando com os corres do dia dia, tbem sou amante das peças antigas. Sou artista plástica e prof. de Arte, na rede de ensino, espero pode manter contato contigo para troca de idéias e expressões. Fique com DEUS, até.

    Obrigada chará, às vezes eu estou mais inspirada com as palavras, rsrsrs. Me escreva sempre que quiser. Estou no [email protected] É um grande prazer trocar ideias com você. Beijos.

  10. Mirian 4 de março de 2010 at 8:44 #

    Muchas Gracias….reina!

  11. Mirian 2 de março de 2010 at 16:19 #

    bjinho Cris. Só pra te dar mais saudade…. dia 26 vou de novo mas agora vou conhecer o lugar onde nasceram meus avós . O lugar já foi cenario de alguns filmes, por fotos já deu pra me me apaixonar. bj .

    • Cris Turek 3 de março de 2010 at 16:36 #

      Miriam, que delícia, essas viagens são as melhores. Reencontrar as raízes é algo que mexe muito fundo em nossas almas.
      Seja muito feliz nesse passeio. Abraços.

  12. Mirian 1 de março de 2010 at 20:01 #

    Cris, estive en Madrid a 6 anos atrás e fiquei encantada quando chegamos ao endereço do Hostal me deparei com uma porta muito parecida com esta última, más era muito grande e antiga eu pensei que haviamos caido em algum conto de vigario e ao entrarmos foi uma surpresa tudo muito limpo , bem cuidado e moderno. É um projeto que existe lá de preservação da historia, arquitetura etc.
    Parabéns pelo seu blog.

    • Cris Turek 1 de março de 2010 at 22:00 #

      Miriam eu imagino esse lugar. Tive o prazer de conhecer Madrid e também fiquei num hostal com essas características.
      Obrigada por me trazer boas lembranças. Um abração.

  13. Lara 27 de fevereiro de 2010 at 19:09 #

    Oi Cris!
    Menina, fiquei hipnotizada com a porta roxa, bem original! Muito belas todas, ótimas prá quem tem área verde fora da casa.
    um abraço!

    • Cris Turek 28 de fevereiro de 2010 at 18:10 #

      Nossa Lara, eu sou apaixonada por peças com personalidade.
      Com certeza,a porta roxa transforma aquela entrada.
      Abraços.

  14. Talma 27 de fevereiro de 2010 at 10:23 #

    Cris, essa postagem me fez lembrar da minha Jaguarão City. Lá temos uma rua, a rua XV de Novembro, que é chamada de “Rua das Portas” justamente porque possui portas grandes, imponentes, entalhadas e com todos os adornos possíveis e imagináveis, que convém a uma casa de um “aristocrático dono de charqueadas”.
    São casas em estilo neo-clássico que, outrora, pertenceram a donos das famosas charqueadas e que, pela qualidade e cuidados, permanecem lindas e imponentes até hoje.
    Nos anos 80, um artista da cidade ( Professor Pino) desenhou todas as grandes fachadas com bico-de-pena. Infelizmente, todas as gravuras foram vendidas ( imagino que) para os donos das respectivas casas e, mais uma vez, nossa história ficou confinada a quatro paredes e para deleite de poucos.
    Felizmente as casas e suas lindas portas, ainda estão lá.
    Mas os turistas que lá chegam, só querem saber de fazer comprar nos free shoppings do Uruguai.
    Pois é…
    Bjs!!

    • Cris Turek 28 de fevereiro de 2010 at 17:58 #

      Ai Talma, porque será que desejamos que as pessoas olhem para as coisas que olhamos e enxerguem as mesmas coisas que nós?
      Penso que de um modo geral, a humanidade está se animalizando, e não percebemos isso apenas no aumento da criminalidade.
      Percebemos quando elas deixam de prestar atenção às suas histórias e à suas origens.
      Pessoas sem identidade costumam não ter direção, nem referências, e preferem passar as horas livres consumindo. Fui muito cruel?
      Com certeza, se um dia eu estiver em Jaguarão, farei com o Marcelo um verdadeiro book com essas casas e com a natureza, que tenho certeza de que por lá, deve ser maravilhosa. Pelo menos eu te trouxe boas lembrança, rsrsrsrsrsrs
      Beijos.

  15. Vanessa Martinelli 26 de fevereiro de 2010 at 21:47 #

    Olá, Cris!
    Simplesmente AMEI esse post seu!
    Realmente, tenho que concordar que artesãs também são apaixonadas por decoração… ainda mais esse estilo…
    Lindo!!!
    Beijos!

    • Cris Turek 28 de fevereiro de 2010 at 17:59 #

      É Vanessa, é impossível evitar querermos transformar nossas casas em lugares muito especiais.
      Coração e alma de artista. Beijos.

Deixe uma resposta