Praia de Carapibus, um paraíso de águas muito mornas

Piscinas naturais de Carapibús

 

Eu moro num paraíso, e posso provar. Me desculpem os que estão presos num engarrafamento ou num escritório, mas não acho justo sair de casa pra caminhar, ter essa paisagem bem à minha frente e não compartilhar com vocês. Considerem esse artigo um convite.

Essa é a Praia de Carapibus, aqui no litoral sul da Paraíba e hoje está especialmente bela, pois em plena lua cheia as marés vão ao extremo, o mar se afasta mais e nessas fotos vocês podem ver os recifes de corais que formam as piscinas naturais ao longo das falésias.

Essa é a escadaria que leva até a praia, pois lembrem-se que estamos em cima das falésias. Hoje o banho de mar estava morno. As temperaturas estão muito altas nos últimos dias e as águas acompanham essa elevação.

Escadaria principal da Praia de Carapibus-PB

 

Praia de Carapibus vista do alto da falésia

 

Recifes de Carapibus numa paisagem especial

 

E agora que a temporada de férias acabou, a praia fica assim mesmo como estão vendo: deserta, apenas com o barulhos das marolas, dos pássaros e da brisa que vem do mar.

No final vemos a praia de Jacumã e os barcos dos pescadores

Se você ainda não conhece esse litoral, aproveite que o nosso verão dura ainda um bom tempo e venha curtir um pouco do meu paraíso. Precisando de dicas de hospedagem, é só me escrever, dou opções das mais luxuosas até as mais acessíveis. Não me importo em compartilhar com você esse cantinho tão especial do nosso litoral.

Veja mais fotos e dicas nesse outro artigo.

Fotos: Marcelo Pereto

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , ,

50 Respostas para: Praia de Carapibus, um paraíso de águas muito mornas

  1. camilla 16 de setembro de 2014 at 23:27 #

    Ola! Otimas dicas! Qual pousada de Carapibus vc recomenda que dê pra ir andando pra praia?

    • Cris Turek 23 de setembro de 2014 at 12:11 #

      Camila recomendo a Ancoradouro, ótimo custo/benefício e atendimento de primeira.

  2. Gabriel Borges 14 de julho de 2014 at 15:15 #

    Boa tarde, Cris…
    Adorei seu blog, gostaria de algumas dicas de passeio em João Pessoa, irei com minha familia em Agosto, ficaremos no Sesc no periodo do dia 13 a 19. Na verdade verifiquei que vc é muito atenciosa e gostaria que me desse algumas dicas, para que eu possa aproveitar ao maximo minha estadia nessa grande cidade.

    Agradeço.

    • Cris Turek 16 de julho de 2014 at 15:25 #

      Gabriel se o tempo ajudar, faça os passeios para Areia Vermelha, Picãozinho e o Buggy para o litoral sul.São os melhores lugares pra curtir praia. No próprio hotel eles indicam quem leva. Fora isso vá até o pôr do sol da Praia do Jacaré e curta a praia em frente do Sesc que é maravilhosa. Boa estadia.

  3. Marcelo Silva 4 de junho de 2014 at 17:29 #

    Ola, agora em junho pretendo passar uns dias por ai sera que nesta epoca a agua ta boa pra tirar algumas fotos submarinas nod corais de ate 15 metros? Tem alguma.dica

    • Cris Turek 6 de junho de 2014 at 13:31 #

      Marcelo infelizmente essa não é uma época boa para esses passeios no Nordeste porque chove muito e o mar revira bastante o fundo, deixando a água turva. Mas…..já que vai estar aqui não custa tentar, né? Lembro apenas que esses corais que menciono no post são de águas rasas e para passeios mais mar adentro terá que encontrar um pescador que o leve, já que não existem passeios organizados para vender aqui em nossa região.

  4. Lara Lima 26 de setembro de 2013 at 15:08 #

    Qualquer dia destes então vou por aí procurar.

    Obrigada, Cris!
    Parabéns pelo site.

  5. Lara Lima 25 de setembro de 2013 at 15:56 #

    Olá Cris,

    Gostaria de uma ajudinha sua… se não for abusar.
    Sou de Recife e estou procurando um paraíso assim para descansar nos fins de semana, por isso estou procurando terreno para construir uma casinha.
    Você sabe dizer se por aí tem muitos terrenos disponíveis? Sabe o contato de algum corretor ou de alguém que queira vender?

    Desde já, obrigada.

    Lara

    • Cris Turek 25 de setembro de 2013 at 18:30 #

      Lara terrenos tem muitos, venha para Jacumã e fale com os corretores. Tem vários instalados na rua principal e todos eles podem te atender bem. O ideal é vir passar um final de semana pra dar uma olhada pois a região é grande.

  6. ANA CARLA PONTES 24 de janeiro de 2013 at 20:09 #

    SOU DA PARAIBA E FIQUEI TÃO ORGULHOSA VENDO ESSE SITE,PARABÉNS CRIS,ATUALMENTE MORO EM CUIABÁ MATO GROSSO E EM 2012 TIVE O PRIVILEGIO DE CONHEÇER,CARAPIBUS,COQUEIRINHOS,JACUMÃ,GOSTEI TANTO QUE REPETIR 3 X EU INDICO E FIQUEI TODA ORGULHOSA DO SITE ENTREI AQUI P INDICAR MINHAS COLEGAS DE TRABALHO E P MELHOR CIDADE DO NORDESTE ONDE O SOL NASÇE PRIMEIROOOOO PARAIBA MEU AMOR….

    • Cris Turek 25 de janeiro de 2013 at 9:44 #

      Obrigada Ana Carla, um beijo.

  7. patricia 6 de novembro de 2012 at 15:33 #

    Olá Cris, adorei as dicas e decidi passar o reveillon ai. Aluguei uma casa que fica a 80metros da praia. Achei legal pelas fotos.
    Sou de SP. Queria saber se tem mercadinho, ou coisas deste tipo para nao precisar levar nada de uma cidade maior. Coisinhas para cafe da manha sabe?
    Adorei o site.
    Abraços,

    • Cris Turek 14 de novembro de 2012 at 16:58 #

      Patricia tem em Jacumã que é pegada de Carapibús: mercado, padaria e farmácia. Boa estadia.

  8. Samuel 7 de outubro de 2012 at 16:00 #

    Oi Cris, que bacana seu site, parabéns! Estou conferindo suas dicas de turismo no litoral sul da PB, sempre vou a João Pessoa mas nunca no litoral sul. Sou do CE e estarei em dezembro/2012 aí, reservei duas pousadas, e, se pudesse emitir uma opinião sobre elas agradeceria. Chalés de Praia Bela e Bangalôs de Carapibus. No mais, novamente, parabéns pelo site.

    • Cris Turek 15 de outubro de 2012 at 22:18 #

      Samuel Praia Bela é distante de tudo, não tem nenhuma atividade além da praia, nem padaria, nem mercado, nem restaurantes. Eu não me hospedaria lá a menos que você queira realmente se isolar. Tem pousadas melhores que a Bangalôs, e com bons preços.Eu penso que você poderia visitar outros sites antes de fechar.Afinal são suas férias.

  9. Jorge 23 de agosto de 2012 at 15:47 #

    Boa Tarde Cris,

    Você indica alguma pousada que tenha um valor agradavel e o mais próximo das praias?

    Agradeço.

    • Cris Turek 23 de agosto de 2012 at 18:37 #

      Jorge confira Pousada Ancoradouro em Carapibus.Tem site e perfil no Facebook.

  10. Jorge 23 de agosto de 2012 at 11:37 #

    Bom dia Cris vi a Pousada Anaue ai vc tem referencias que possa me passar? Se a hospedagem é boa e a localização tb? se é fácil de encontrar se fica longe das praias algumas informações destas. Agradeço Jorge Tô indo de Recife para passar o 7 de setembro.

    • Cris Turek 23 de agosto de 2012 at 14:13 #

      Jorge não conheço as instalações dessa pousada, mas é perto da praia de Carapibus e das outras todas distante entre 3 e 6 kilômetros. Todas as pousadas tem sinalização a partir da pista, mas qualquer coisa é só parar e perguntar. A região é pequena.Sobre a pousada não tenho como emitir opinião, pois não conheço pessoalmente. Boa estadia.

  11. jorge 26 de julho de 2012 at 12:35 #

    nesta praia carapibus só da para passear ou tem como morar?

    • Cris Turek 26 de julho de 2012 at 15:02 #

      Dá para morar sim Jorge.

  12. Fafa Barbosa 4 de março de 2012 at 22:22 #

    Como falei anteriormente sou de Recife, mas sempre que posso estou no litoral da Paraíba.

    Para quem deseja fazer excursões a opção é Jacumã ou Praia Bela (essa realmente é belíssima). As demais prais são lindas, mas são indicadas para carros pequenos.

    Das pousadas que já fiquei posso indicar:

    – Praia do Inglês em Jacumã – fica à beira mar, tem piscina e café da manhã. Na média estação a diária fica em torno de R$90,00 o casal.
    – Chalé da Praia Bela – Não muito próxima da praia. Precisa se deslocar de carro. Com piscina e SEM café da manhã, porém são equipados com microondas, frigobar, cafeteira, sanduicheira. Diária pra casal em janeiro pagamos 90,00
    – Pousada Anauê em Carapibus. Não é a beira mar. Tem piscina e o café da manhã bem regional e diversificado. Em agosto do ano passado pagamos 90,00.

    Bom, seja qual for a praia escolhida no litoral sul da Paraíba é possivel conhecer várias praias em um final de semana.

    Divirtam-se!!!

    Ah! E venham pra Pernambuco também hehehehe

  13. Fafa Barbosa 4 de março de 2012 at 21:57 #

    Linda!
    Sou de Recife, mas sempre que posso vou curtir as praias do litoral sul da Paraíba. São lindas como as de Pernambuco, porém bem mais tranquilas.

  14. Luis Henrique 8 de dezembro de 2011 at 11:52 #

    Ótimo! Certamente falarei com ela!

    Abraço e até breve.

  15. Luís Henrique 8 de dezembro de 2011 at 10:46 #

    Certo Cris! Muito obrigado pelo honestidade. Realmente não é nada bom tirar férias para se encomodar!
    Eu já havia tratado com a Conceição da Ancoradouro, só achei melhor o fato da Falésias ter dois quartos, entretanto a paz é bem mais importante. Não é?
    Já falei também com o Rivadávia e acho que vou seguir todos os seu conselhos. Gostaria também de saber onde poderia te encontrar para agradecer pessoalmente toda essa sua boa vontade de divulgar o lugar onde vive, que tenho certeza ser maravilhoso.

    • Cris Turek 8 de dezembro de 2011 at 11:18 #

      Luís, se eu não estiver viajando nesses dias é só falar para a Conceição que ela entra em contato comigo e vou visita-los na pousada. Pode ter certeza de que não vai se arrepender. Todas as outras dicas que precisar a Conceição auxiliará com muita atenção. Boa estadia pra vocês.

  16. Luís Henrique 7 de dezembro de 2011 at 15:56 #

    Cris, sou gaúcho e estou há mais de meio ano “namorando” esse lugar, mas agora encontrei o lugar certo para encontrar dicas e uma pessoa super dedicada a divulgar o local! Parabéns pelo empenho.
    Estou ainda ajustando alguns “ponteiros” mas está 90% certo de que irei para aí no início de janeiro, já vi várias pousadas e tal mas estou inclinado a ficar em um bangalô (Falésias de Carapibus) Conheces? Fica próximo à praia? Me parece muito bom. Estou certo?
    Há mercadinhos ou padarias por perto para comprar o básico?
    Quanto ao passeio de bugue pelas praias do sul que indicas, pode me passar um contato?

    Desde já obrigado pela sua boa vontade.

    Abraço

    • Cris Turek 7 de dezembro de 2011 at 18:42 #

      Já respondi você Luís, por email, certo? Dúvidas escreva.

  17. Nadir 23 de outubro de 2011 at 12:19 #

    Boa tarde Cris,
    deu realmente água na boca!

    • Cris Turek 23 de outubro de 2011 at 12:26 #

      É uma bela paisangem Nadir que vale ser conhecida.

  18. Flavia 15 de setembro de 2011 at 16:06 #

    Ola cris muito bom o artigo, moro em João Pessoa e quero ir la nesse final de semana, tem como você me falar qual onibus pegar e onde descer! Obrigada!

    • Cris Turek 16 de setembro de 2011 at 18:42 #

      Flavia, no teminal intermunicipal você pega o ônibus para Jacumã e pede pra descer em Carapibús. Eles mostram onde é o ponto.

  19. Marisa 27 de maio de 2011 at 23:30 #

    OLÁ, CRIS, HÁ DIAS VENHO PESQUISANDO SOBRE AS PRAIAS DO SUL DA PARAÍBA.CONHECI COQUEIRINHO HÁ UNS 20 ANOS,QUANDO POUQUÍSSIMAS PESSOAS CONHECIAM.NA ÉPOCA, CLASSIFIQUEI COMO A PRAIA MAIS LINDA DO BRASIL!!!.IREI EM JULHO, GOSTARIA QUE VC. ME DESSE UMAS DICAS: QUERO UM LUGAR SOSSEGADO (PENSO QUE CARAPIBUS É UMA ÓTIMA OPÇÃO), MAS GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM COMÉRCIO PRÓXIMO (MERCADINHOS, FARMÁCIA ETC) OU SE ENCONTRO COMÉRCIO APENAS EM JACUMÃ.SE TIVER SÓ EM JACUMÃ, É POSSÍVEL IR À PÉ (A NOITE) OU SE TEM TRANSPORTE (COMO ÔNIBUS)COM FÁCIL ACESSO.
    OBRIGADA MARISA

    • Cris Turek 28 de maio de 2011 at 18:07 #

      MArisa, qualquer praia é bem sossegada para se hospedar. Comércio local, só mesmo em Jacumã, mas dependendo de onde você se hospedar, fica longe para ir a pé. Peça detalhes de distâncias no hotel em que ficar. De qualquer forma existem moto táxis que podem trazer sua encomenda. À noite são poucas as opções, pois quase tudo fecha até as 8 horas. Sem carro é mais difícil mesmo.

  20. MIRTES 30 de janeiro de 2011 at 18:19 #

    Agora entendo como voce consegue fazer tanta coisa;site, blog,redes sociais, atualizar tudo todo dia, mandar ótimas dicas!Com um mar desses pela frente dá pra se inspirar e muito!!Meu filho trabalha num hotel em Curaçao(Caribe) e acho que a cor do mar ,os corais,a paisagem, não ficam nada a dever,hein!!Beijos!

    E esse é apenas o pequeno litoral paraibanao. Imagine quanta coisa temos para descobrir por aí. ah….é verdade…..se não fosse esse mar eu não sei como eu faria. Beijos.

  21. marilia karla 24 de janeiro de 2011 at 8:57 #

    eu ammo essa praia pois fiquei um mes laela e mtu lega.ela e mtu maravilhosa

    Verdade. Eu tenho o prazer de morar aqui. Até a volta.

  22. Rosemaire Teixeira 28 de dezembro de 2010 at 18:25 #

    Olá Cris,

    que bom que achei vc, pois pensa em ir a João Pessoa e ficar no Mussulo. Contudo ouvi coisas boas e ruim sobre ele…não dá prá saber o que é verdade. O que não entendi também é sobre a praia, ela é em frente ao Hotel ou não, pois parece que tem que pegar transporte para ir ao mar???
    O mar em frente ao Mussulo é agitado ou calmo??Tem mergulho nesta região??
    Obrigada,
    Rosemaire

    Amiga, o Mussulo fica bem distante do mar, mas dispõe de transporte até a praia para seus hóspedes. Eles possuem um ponto de apoio com banheiro e restaurante na Praia de Tabatinga, uma das mais lindas da região. E com certeza também possuem outras alternativas. O que sei é que a estrutura deles é grande, mas não conheço o interior do resort. Acredito que todos sejam bem servidos mas não posso avalisar pois não conheço os serviços.O que sei é que o resort é o maior da região e vive lotado, por aí acredito que não seja mau.
    Temos praias maravilhosas em toda a região, confira em minha coluna Turismo. Mergulho apenas de snorkel em águas bem rasas, mas com certeza será um passeio maravilhoso e muito mais acessível financeiramente do que outros destinos aqui no Nordeste. Um grande beijo.

  23. Driele 3 de novembro de 2010 at 16:25 #

    Cris, ja esta tudo pronto p minha viagem! Vou ficar no Mussulo, so q nao vou ficar por mto tempo, tenho que decidir quais praias vou conhecer.. quais as melhores hein? bjo

    Você estará muito bem instalada. O Mussulo tem uma estrutura bem bacana na praia de Tabatinga, que é muito, muito bonita. Fora essa, imperdível memo é a praia de Coqueirinho, a que eu mais adoro (tem fotos no blog). Acredito que eles façam o transportes dos hóspedes até lá. É tudo muito perto, mas a pé não dá pra ir. E se sobrar tempo, vá até Praia Bela, mas opte durante a semana que é mais tranquilo. Divirta-se, você vai amar esse litoral.

  24. Driele 14 de outubro de 2010 at 20:51 #

    Cris, amei o lugar so de olhar as fotos!
    como faço p chegar nesse lindo lugar partindo do aeroporto de joao pessoa?? existem pousadas na beira do mar?? qual o melhor lugar p se hospedar? e a noite, o q tem na cidade?? to c mta vontade de conhecer seu “cantinho” nas minhas proximas ferias! Obrigada!

    Driele, no blog tenho outros artigos falando de Carapibus, digite no campo pesquisa e confira mais fotos e indicações de boas pousadas para você se informar. Aqui a única coisa é que à noite temos poucas opções de lazer, somente alguns restaurantes. A vida acontece durante o dia, mas você sempre pode alugar um carro e ir até João Pessoa. Pra chegar vindo de lá basta vir pela BR 101 e entrar na cidade do Conde e seguir até Jacumã. Carapibus é a praia seguinte. Qualquer coisa é só me escrever. Beijos.

  25. yolanda b.b. 11 de agosto de 2010 at 22:34 #

    cris muito obrigada pela resposta, fiquei super feliz por vc ter atendido as minhas perguntas vc e uma pessoa maravilhosa ,olha eu já conheço algumas praias da paraiba ,ex; seixas,cabo branco,pitinbu,lucena,tres coqueiros,jacumã, mas nunca tinha ouvido falar em carapibus foi por esse motivo que entrei em contato com vc,vou tentar em entrar em contato com a prefeitura do conde pra mim informar melhor pra ñ dar viagem perdida bjs fica com deus PQ vc e uma pessoa abençõada por ele . yolanda

    No que a gente puder ajudar Yolanda, é só escrever. Beijos.

  26. yolanda b.b. 7 de agosto de 2010 at 0:07 #

    oi cris eu faço excursões e vou fazer uma para a praia de carapibus no dia 19/09/10 e gostaria de saber de vc se o lugar e bom pra mim levar o meu pessoal ñ conheço a praia , tem acesso pra onibus ? tem lugar onde as pessoas possa se alimentar!quero dizer barzinhos, se for possivel mim mande alguma resposta ,eu moro em recife , muito grata e obrigada, bjs aguardo respostas. sem mas yolanda.

    Yolanda, a região é cheia de praias maravilhosas, algumas com ótimos quiosques, todas com alguma estrutura. Pode ficar tranquila quanto a isso. Apenas que os acessos de ônibus somente são permitidos até Jacumã e com o pagamento de uma taxa, dependendo do tamanho, se ônibus ou van, mas em torno dos R$300 reais. Sobre isso você tem melhores informações entrando em contato com a prefeitura do Conde. É bom conferir pra não perder a viagem.Beijos.

  27. Tome Farias 13 de julho de 2010 at 12:25 #

    Prezada Cris Turek,
    Achei essa preciosidade que é seu site – vila do artesão, estarei indo pela primeira vez para João Pessoa. Vai ser na segunda semana de outubro, vou com minha esposa e filhos ainda não sei onde hospedar-me, quero algo em frente à praia, diária em torno de R$ 150,00, com um bom café da manhã regional.
    Quero conhecer as praias (já vi algumas dicas boas no site), os restaurantes regionais, comer buchada de bode, tapioca e outras iguarias. Também adoro visitar aquelas praias de pescadores e de preparar um belo prato com camarões.
    Você poderia ajudar-me com algumas dicas sobre esses assuntos?
    Agradeço antecipadamente.

    Claro Tome, com prazer. Existem muitos bons hotéis na beira-mar, apenas não tenho certeza dos valores das diárias, mas pesquise: Verde Green, Hardmann, Marina’s, Hotel Faraó, e tem também um Ibis, mas esse não tem café da manhã bacana.
    Restaurantes regionais são muitos, mas a melhor dica, onde você poderá provar um pouco de tudo, é o
    Mangai, que já é famoso em outras cidades brasileiras, mas é original daqui da Paraíba. Tem também uma ótima carne de sol no Tábua de Carne e o Vila Cariri.
    Praias aqui é o que não falta. Se você pesquisar no blog na categoria Turismo/Paraíba, já vai encontrar muitas dicas. Fora essas ainda há passeios como Areia Vermelha, Picãozinho e praias ao redor. De tudo isso você será informado no saguão do hotel, e eu faria um passeio de bugue pelo nosso litoral. Se desejar posso indicar um ótimo guia. Qualquer coisa é só me escrever, ok? Abraços.

  28. luciaklein 5 de março de 2010 at 10:04 #

    ai cis- morri ! e adoro o mar temos uma ligação muto grande – ele e eu – eu e ele- morro de sadades deste clima litoraneo – ai qe sadades deste cheirinho – mas infelizmente esta praia e não conheço- ah mas já t´minha listinha – os hoteis são caros aí – e é ma pena e e só possar ir na alta temporada .por causa dos filhotes> e tdo fica mais caro, passage aerea ai ai – já tentamos ir vários anos para aí – porque ma amiga paulista falou que as melhores praias estão aí! e o máximo qe eu consegi até agora foi ir pra Bahia – qe fica pertim de Minas- mas não custa sonhar – e obrigada da por mostrar estas praais lndas – etrei aí e até senti a onda bater em mim
    isto é o paraíso
    bjs

    • Cris Turek 5 de março de 2010 at 12:06 #

      Lúcia, te garanto que a hospedagem aqui é bem mais acessível que você imagina, pois o turismo ainda não explodiu.
      A única coisa que não dá pra controlar são as passagens aéreas na época do verão. De resto, é bem em conta.
      Passa na categoria Turismo, Paraíba, e veja outras maravilhas daqui das redondezas.
      Beijos.

  29. Patrícia Di Carlo 4 de março de 2010 at 11:52 #

    Relmente, Cris, você é uma privilegiada!!!
    ô vista maravilhosa, e nossa, quanta saudades do mar… ai ai…

    Xerinhos, frô!

    Patrícia

    • Cris Turek 4 de março de 2010 at 12:11 #

      Patricia, quando decidir passear por essas maravilhas, eu te dou as melhores indicações.
      Você vai amar, com certeza.
      Beijos.

  30. doralice da silva 4 de março de 2010 at 11:51 #

    Cris,
    gostaria imensamente de receber dicas de hospedagens beeeem baratinhas (de preferência em casas de moradores locais, se possível) pois estarei de férias em dezembro e gostaria muito de conhecer essa maravilha !

    bjs

  31. Jacqueline 4 de março de 2010 at 8:31 #

    Oi Cris, ai que inveja!!!! (na boa, tá?) ainda mais que aqui hoje, pra variar, tá chovendo….
    Amei o artigo! Olha, qualquer hora dessas faço minha mochila e apareço por aí.
    Seria muito bom mesmo passar uns dias de sossego numa praia linda e de águas quentes, e ainda por cima matar as saudades da minha amiga da facul.
    Um grande beijo
    Jacque

    • Cris Turek 4 de março de 2010 at 10:51 #

      Ai Jacque, demorou. Vai pensando seriamente nisso que além dessa praia em especial, eu tenho muitas outras onde te levar pra curtir paz , sol e recordar tempos bem bacanas. Beijos.

Deixe uma resposta