Promovido pela ABCeram, Associação Brasileira de Cerâmica, o concurso que teve seus protótipos apresentados paralelamente ao 52º Congresso Brasileiro de Cerâmica, em Florianópolis no início de junho, premiou duas categorias, estudantes e profissionais, e pretende viabilizar a produção das peças vencedoras. Outro objetivo da ABCeram é incentivar a incorporação de materiais recicláveis na produção de cerâmica utilitária, visando um mercado cada vez mais vinculado à idéia do consumo consciente. “A idéia é mostrar que a indústria cerâmica é um segmento com grande vocação para a sustentabilidade. Prova é que a Lepri Cerâmicas, uma das associadas, já utiliza resíduos de lâmpadas fluorescentes descartadas pela indústria na composição da massa e do esmalte de seus pisos e revestimentos. E a idéia é ampliar a técnica de reciclagem para todos os seus produtos”, adverte José Lepri, presidente da Abceram e sócio-diretor da Lepri Cerâmicas, de São Paulo.
Quem faz questão de bom design até para os utensílios mais simples, vai gostar de conferir o projeto da xícara Pingada, desenvolvido pelo designer Aleverson Ecker da Holaria Cerâmica Contemporânea de Curitiba e o projeto da xícara Oca, do estudante Fernando Queiroz Deusdará da Fumec de Belo Horizonte.
As peças serão desenvolvidas com a Germer Porcelanas Finas de Campo Largo e serão lançadas em agosto na Mostra Marco 500, em São Paulo.
Fonte: Associação Brasileira de Cerâmica
Fotos: Divulgação
Adoraria comprar a xícara Oca premiada do Fernando Queiroz Deusdará, mas há anos não consegui ver no mercado. Ainda não comercializaram? A DO RO xícaras de expresso. Acho que tem mercado no Brasil. Lá fora com certeza tem. O que estão esperando para comercializar? Essa xícara Oca é simplesmente maravilhosa, diferente e única. Por favor, avisem-me se é possível comprá-la. Atc. Gilda
Gilda essa informação não tenho para dar. Até então os patrocinadores seriam os responsáveis por colocar no mercado, mas não tive mais notícias a respeito.
Fiquei muito interessada na xicara pingada . Gostaria de revende-la, é possível?
Obrigada ,
Isabela
Olá Isabela. como vai?
Acredito que você possa revendê-las sim, pois elas seriam produzidas pela Germer Porcelanas Finas de Campo Largo no Paraná. Tente entrar em contato com eles e pedir mais informações.
Bons negócios,
Cris Turek