Preparando uma Páscoa artesanal

Preparando uma páscoa artesanal, toalha de mesa de páscoa

Há alguns anos eu escrevi um post por esta época de páscoa reparando no fato de que poucas pessoas fazem uma “decoração” pascoalina artesanal. Diferente do Natal, quando decoramos até o chuveiro 😀

Ao longo dos anos temos absorvido hábitos de outras culturas, e aos poucos também os hábitos de páscoa, colocando guirlandas nas portas, montando árvores de ovos e espalhando pela casa detalhes temáticos de uma páscoa artesanal.

Vou admitir que casa com crianças é certamente bem mais inspiradora para estas atividades, e aqui somos eu, Marcelo e crianças de 4 patas que adoram escalar árvores e saltar para “pescar” enfeites rsrsrsrs…….bom, eles amam tanto quanto e eu sofro assistindo  😛 

De qualquer forma tem outros modos de criar um clima festivo, porque sim: páscoa é festa da ressurreição, cheia de profundos significados e merece festa sim. Eu como boa descendente de poloneses, adquiri muitos hábitos de comemoração de páscoa e já contei aqui alguma coisa.

Este ano recebi lindos tecidos temáticos da Círculo e fui para a máquina de costura; preparei algumas peças para a casa e outras para ganhar o mundo.

O meu prazer hoje é compartilhar os resultados, uma ou outra dica artesanal, e mostrar como pequenos detalhes podem carregar muito carinho.

Comecei pedindo lá nas redes sociais algumas sugestões para este tecido aí embaixo, e entre outras ideias, me sugeriram uma bela toalha de mesa. Me animei porque ainda seria novidade aqui na Vila.

Tecido temático de páscoa Círculo

 

E coloquei mãos à obra. 

Por aqueles dias eu recebi também umas franjinhas da Hak Aviamentos. O incrível é que a metragem dava certinho para minha toalha e a cor batia exatamente. Feitos um para o outro, quer ver?

 

Toalha de mesa de páscoa artesanal

 

Minha mesa é para dois apenas, pequena, de varanda e jardim, onde costumamos fazer nossas refeições. Fiz uma toalha quadradinha com 90cm de largura, para uma pequena borda de dobra e bem descontraída.

 

Costure uma barra simples

Cortei o tecido e costurei uma barra simples.

 

Capriche na costura

Mas caprichei na costura dos cantinhos  😉 

 

Use cola pano para auxiliar

A franjinha tem fios muito macios e achei que alinhavar ou alfinetar não dariam um bom apoio para a costura. Então usei a técnica da cola pano.

 

Aplique cola e passe a ferro

Se você ainda não testou, experimente. É simples e funciona super bem. Basta aplicar um filetinho fino da cola na borda da barra e posicionar seu galão ou sua passamanaria sem estivar, para que fique bem natural.

Como a cola demora a secar, a dica é usar o ferro em temperatura para sintéticos, e apressar esta colagem o suficiente para que possamos costurar. Sim, vou costurar porque é uma peça de lavagem frequente, e merece ficar bem firme.

 

Complete o contorno e corte

Cole aos poucos, pressione com o ferro por alguns segundos, complete o contorno da toalha e corte o excesso da franjinha. Agora é só costurar.

 

Detalhe da franjinha

Veja que gracinha que ficou, e logo eu que ando viciada em pingentes de franjinha, como eu não iria amar  🙂 

Peraí…..não acabou não  😀 

 

A bomboniere

Tinha mais deste tecido lindo e neste momento eu lembrei de um passo-a-passo de bomboniére que aprendemos aqui na Vila para outro tema, totalmente diferente. 

Só que eu olhei pro tecido e vi que ficaria perfeito, fora que tinha tudo a ver com páscoa. Fui para minha bomboniére.

 

Bomboniere de tecido para a páscoa

Pensei comigo: é só rechear de gostosuras e oferecer de presente. Presente duplo, né não?

O passo-a-passo você aprende clicando aqui: Bomboniere de tecido. E o resultado você vê:

 

Bomboniere por dentro

Parece que não, mas cabe muita coisa aí dentro……e é fofis  😉 

 

Bomboniere de tecido com bombons

Quase faltou bombom pra rechear todo o espaço.

 

Sugestão de presente de páscoa

Uma peça diferente da primeira que fizemos para o halloween, e só foi necessário mudar a estampa pra mudar totalmente o visual.

Resumo: amei a combinação  😎 

Mas ainda não acabou……. 😯 

Eu recebi vários tecidos fofos com tema de páscoa, e fiz mais coisinhas fófis…….quer ver?

 

Por fim

Com os outros tecidos que recebi da Círculo, eu fiz um jogo de guardanapos……adoro guardanapos de tecido mesmo para o dia-a-dia.

Guardanapos de tecido tema cenourinhas

E este toque divertido pode ser tudo que precisamos num dia cinzento  😉 

E também fiz coisinhas para crianças, claro: mochilas com coelhinhos.

 

Mochilas infantis com coelhinhos

As duas forradas e com bolsinho externo. E que podem ser usadas o ano inteiro, porque criança não tem dessas frescuras de adultos  😀 

Então, tem páscoa artesanal por aqui ou não tem? Teeemmmmmm!!!!!

Por hoje é isso. Pequenas dicas, adaptações de temas, criatividade e usos diferentes……é disso que gosto mais aqui na Vila.

Té mais.

Fotos: Cris Turek

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , , ,

No comments yet.

Deixe uma resposta