Quadradinho de crochê para decorar a parede

Quadradinho de crochê para decorar a parede

De repente o crochê ganhou as posições mais altas das tendências de moda, e neste verão desfilou entre famosos e outros nem tanto. Não seria esta a hora ideal pra também atacar de quadradinho de crochê para decorar. Que tal?

Pois bem, eu que já era fã da técnica, decidi reproduzir um trabalho com quadradinho de crochê que eu havia visto, tem muitos anos, e tinha me prometido que um dia tentaria fazer.

Tá tudo muito bem, se não fosse o fato de que eu nunca tinha feito crochê neste nível: quadradinho de crochê. Euzinha? Nunca  😐 

Então resolvi tentar um modelinho bem básico pra ver como eu me saía. Ficou bem razoável….. aí perdi a vergonha totalmente, me enrolei nas agulhas e fios e me arrisquei um pouco mais.

Você vai enxergar um tantão de defeitos no meu quadradinho de crochê, então seja uma alma superior, não repare, e me dê um tempo pra ir melhorando, combinado?  😀 

O que importa é que mesmo não ficando perfeito, o projeto que eu queria tanto reproduzir já está lá na minha parede, me deixando feliz da vida. Afinal venci uma dificuldade pessoal e percebi que o crochê pede apenas mais prática pra que se alcance resultados bonitos, e nisso…….. ah, eu estou a caminho. Um dia chego lá  😉 

Pra você se animar e quem sabe reproduzir este projeto também, eu:

  • montei umas animações dos pontinhos que usei,
  • separei pra você um gráfico com passo-a-passo de uma crocheteira de mão cheia,
  • e mostrei como transformei meu square num painel decorativo para minha parede.

E claro, usando fios da Círculo, que é apoiadora da Vila e dos meus projetos. Escolhi a linha Barroco que combinou super bem com a proposta, mas já estou pensando em testar com outros fios mais delicados. O que você acha? Dê sua sugestão.

Vem comigo e vamos ver todas as dicas. Primeiro uma espiada nos pontos básicos.

 

Alguns pontos básicos de crochê

Neste projeto usamos a correntinha, o ponto baixíssimo e ponto alto. Se você sabe tanto crochê quanto eu vai gostar de ver estas animações. Uma dica é usar boas agulhas, pois se ajustam melhor às nossas mãos e cansam menos. Veja estes modelos da Círculo:

Agulhas de crochê Círculo

O ponto inicial

Como fazer o ponto inicial no crochê

Apoie a agulha na linha, lace e gire 360 graus sem soltar o fio da mão esquerda. Por fim lace novamente o fio e passe pela argola que está na agulha. Pronto: você tem seu primeiro ponto. Vamos adiante?

Correntinha

Como fazer o ponto correntinha no crochê

Barroco Multicolor

Com o primeiro ponto feito, lace o fio e puxe pelo ponto que está na agulha. Repinta quantas vezes sua receita pedir. Este é o ponto de base do crochê usado sempre em todas as receitas. A abreviação é: corr e o símbolo gráfico é uma linha oval:  O

Ponto Baixíssimo

ponto_baixissimo_novo

No ponto baixíssimo você introduz a agulha no primeiro ponto à sua esquerda, laça o fio e puxa através deste ponto e daquele que está na agulha. O ponto baixíssimo é usado em arremates, para fechar carreiras e em diminuições. A abreviação é: Pbx e o símbolo gráfico é um círculo preto: 

Ponto Alto

Como fazer o ponto alto no crochê

Para o ponto alto, primeiro lace o fio com a agulha, introduza no quarto ponto à esquerda, lace o fio do outro lado e puxe pelo ponto. Você terá 3 laçadas na agulha. Lace o fio novamente e arremate os dois primeiros; lace mais uma vez e arremate os dois últimos que estão na agulha. A abreviação é: Pa e o símbolo gráfico é um T cortado.

Mais detalhes do que você vai usar neste quadradinho, estão nas dicas do texto. Leia com atenção.

 

Quadradinho de crochê para decorar

 

O projeto que eu vi usava um galho de árvore já seco, material que pra mim desperta sempre interesse. 

Aqui no litoral onde moro, sempre encontro galhos devolvidos pelo mar, que além de estarem com o tratamento natural, chegam com uma tonalidade clareada super interessante. Claro que este detalhe me empolgou ainda mais.

Saí a procura de um gráfico que fosse fácil para iniciante e que tivesse um desenho legal pra ficar avulso na parede. Escolhi um modelo e encontrei um tutorial bem detalhado, em português, da Patty Moreira do Amor em Cada Pontinho ideal pra quem não tem muita prática ainda. O modelo é lindo, o dela está perfeito, e pra você aprender é só clicar sobre a imagem abaixo.

Modelo de quadradinho de crochê

 

Eu queria um resultado mais rústico e um quadradinho que ficasse maior, assim escolhi trabalhar com o fio Barroco Multicolor e ficou exatamente como eu queria. Clique no botão abaixo pra conhecer toda a cartela de cores deste produto.

Cartela de cores do Barroco Multicolor 

Segue a lista do material que eu usei:

 

Também usei o mesmo fio pra fazer meus pingentes de franjinha, que fazem parte do projeto. Para aprender a fazer pingentes rapidinho, clique aqui e assista.

Faça pingentes com o mesmo fio

 

Agora é só montar a peça. Primeiro prenda seus pingentes sempre alternando alturas. Não precisa nivelar, pode fazer bem irregular. Eu coloquei um em cada dobra do quadradinho.

Prenda os pingentes

 

Veja como ficou, ao todo foram 9 pingentes de franjas. Coloque nas alturas que preferir.

Coloque vários pingentes

 

Agora vamos prender o quadradinho de crochê no galho seco. Se não tiver um galho adapte outro tipo de suporte que tenha em mãos.

Foi como uma grande costura, envolvendo o galho. Deixei a primeira ponta solta e também a última pra arrematar somente depois que eu ajustasse na parede. Assim a gente vai apertando pra ficar bem certinho e no lugar.

Prenda o quadradinho no galho

 

Por fim fiz um cordão para servir de alça e coloquei um pingente em cada ponta. Um charme a mais. Com o cordão preso no galho eu arrematei os fios da “costura” do square. Veja na seta. Cortei o excesso do fio e escondi direitinho.

Arremate as sobras de fio

Por fim…

Tô tão animada com este novo aprendizado que nem ligo para as imperfeições deste primeiro projeto que eu fiz.

Minha avó, que tinha muito talento para o crochê, deve estar feliz lá no céu. E você, o que acha?

Eu começo o ano superando uma dificuldade artesanal, que na verdade era mais psicológica que outra coisa. Espero que eu seja um motivador para você que imagina não conseguir nem fazer as primeiras correntinhas. 

Providencie material, e faça como eu: escolha um projeto vistoso mas fácil, e com toda a calma, inicie seu crochê sem desanimar. Ficou complicado? Vai na cozinha tomar um chá, dá um tempinho e volte. Não desista até ter uma peça pronta  😀 

A Círculo patrocina nossos tutoriais e garante que você tenha acesso à paps como este. Retribua, visitando o site e conhecendo toda a linha Círculo. Patrocinador feliz, Cris Turek feliz e você feliz também   😉 

Fotos: Marcelo Pereto

 

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , ,

30 Responses to Quadradinho de crochê para decorar a parede

  1. Malu 31 de janeiro de 2017 at 22:04 #

    Boa noite, Cris.
    Magnífico seu trabalho feito em crochê, bem como a forma didática como ensinas a fazê-lo.
    Fico imaginando uma criação sua para um colete em crochê, gostaria muito de poder apreciar essa criação.
    Obrigada por encaminhar material tão rico e belo.
    Malu.

    • Cris Turek 1 de fevereiro de 2017 at 12:56 #

      Malu, tô engatinhando ainda. Mas quem sabe né? 😉

  2. Maria Terezinha 31 de janeiro de 2017 at 11:27 #

    Parabéns,suas ideias são geniais.Adoro receber seus e-mails.Grata,Terezinha

    • Cris Turek 31 de janeiro de 2017 at 12:38 #

      Puxa Terezinha, obrigada pelo elogio. Beijão 🙂

  3. Palmira 24 de janeiro de 2017 at 15:20 #

    Oi Cris
    Eu adoro crochê, principalmente porque foi minha mãe que me ensinou, e já fiz de tudo um pouco………..mas um painel como esse! Nunca!
    Vou guardar esse tutorial e quando o fizer te envio uma foto do resultado.
    Sou sua fã.
    Palmira

    • Cris Turek 25 de janeiro de 2017 at 21:17 #

      Palmira, vou ficar esperando, porque o seu ficará lindo, com certeza 🙂 Beijos.

    • Sandra L.M.Zanata 29 de janeiro de 2017 at 18:56 #

      Oi Cris! É a primeira vez que escrevo e acho seu trabalho demais! Esse de crochê é de muito bom gosto! Parabéns!

    • Cris Turek 30 de janeiro de 2017 at 13:51 #

      Obrigada Sandra, eu gostei demais e olha que foi dos meus primeiros quadradinhos. Ainda tenho que melhorar muito 🙂

  4. Marionice 23 de janeiro de 2017 at 11:23 #

    LINDOS!!!!

    • Cris Turek 23 de janeiro de 2017 at 14:16 #

      Obrigada Marionice, beijos.

  5. luciana 21 de janeiro de 2017 at 19:37 #

    Cris,
    Agradeço por tudo de lindo que tem enviado.Por motivos particulares,ausentei-me um pouco do PC, mas agora estou retomando o caminho virtual e do artesanato, mesmo sendo apenas uma eterna ” curiosa”. Ja falei antes que nao sou artesã. Mas amo artesanato e tento algumas coisas. …Os blogs e posts sao um forte incentivo.
    Adoro tudo o que vc posta. Mesmo sem estar interagindo por algum tempo, sempre li , vi e gostei de tudo.Como esses crochês.! Nao os faço, mas uso em casa.Tenho peças lindas feitas por Mamãe, entre elas ,algumas amostras que separei para emoldurar como homenagem a ela.Hoje ,ela faz seu crochesinho no Céu…Linda e habilidosa.
    Prometo que quando estiverem prontos,fotografo e posto os quadrinhos. Ok?
    No mais , para vc e o maridão , companheiro de artes, desejo um 2017 mais colorido e mais perfumado de Paz,Amor,Saude e Sucesso,que os anos passados.
    Abraço , Luciana.

    • Cris Turek 23 de janeiro de 2017 at 14:29 #

      Luciana, bom é saber que está retornando e que logo estará nos mandando suas fotos. No que precisar é só me escrever. Um grande beijo, amiga.

  6. Vilma 20 de janeiro de 2017 at 21:03 #

    Que legal… Adoreiiiiiiiiii e vou copiar a ideia. Acredita que ontem recolhi um pedaços de madeira devolvido pelo mar? Pois é… já sei o que vou fazer com ele

    • Cris Turek 21 de janeiro de 2017 at 18:09 #

      Amiga Vilma, não posso ver desses gravetos que quero trazer tudo pra casa, 😀 kkkk Faz e me conte depois. Beijos.

  7. Regia 20 de janeiro de 2017 at 13:36 #

    Amo crochê cris eu faço muitos tapetes

    • Cris Turek 21 de janeiro de 2017 at 18:10 #

      Que legal Regia. Eu ainda sou iniciante, mas gosto muito também 🙂 Beijocas.

  8. Maria Lucia 20 de janeiro de 2017 at 13:35 #

    Muito bom, Cris, lindo! bjs M Lúcia

    • Cris Turek 21 de janeiro de 2017 at 18:10 #

      Ficou bem bacana, né Maria Lucia. Eu adorei.

  9. Lucia 20 de janeiro de 2017 at 13:34 #

    Bom dia amo crochê pena que o tempo e pouco estou juntando toalhinhas brancas de crochê para fazer uma colcha logo vou mostrar pra vcs bj

    • Cris Turek 21 de janeiro de 2017 at 18:14 #

      Vou querer ver mesmo Lucia, mostra pra gente depois 😀

  10. Suely 20 de janeiro de 2017 at 13:34 #

    MA-RA-VI-LHO-SO!!!!

    • Cris Turek 21 de janeiro de 2017 at 18:11 #

      Obrigada Suely, beijos 🙂

  11. Isabel Weber 20 de janeiro de 2017 at 7:26 #

    Olá, Cris!!!
    Adorei o resultado do seu trabalho, modelo muito lindo!
    Não faço crochê, sei apenas fazer os pontos bem simples mesmo, na verdade até hoje só fiz as “janelinhas”, um tapete inteiro delas para aprender.
    Como minha mãe é crocheteira de mão cheia, e meu tempo é curto para os demais projetos de artesanato, eu acabo deixando esta arte para ela…
    Gostaria de saber o nome e número da cor que vc usou, achei esta mescla maravilhosa.
    Grata.
    Abraços.
    Isabel

    • Cris Turek 21 de janeiro de 2017 at 18:19 #

      Isabel, ter uma crocheteira em casa deixa a gente inibida, rsrsrsrs sei bem como é. Os detalhes que pediu estão na lista de material, confere lá inclusive tem link pra você ter uma ideia de preços. Se faltar alguma coisa, me escreve. Beijocas.

  12. Suely 19 de janeiro de 2017 at 19:32 #

    Minha querida: suas imperfeições não são perceptíveis. Pense que são como a falha persa!

    • Cris Turek 21 de janeiro de 2017 at 18:13 #

      Adorei a folha persa Suely, você não existe 🙂 Beijos.

  13. Regina 19 de janeiro de 2017 at 19:17 #

    Cris, tá lindinhoooooo, pode ficar sossegada !

    Croche é tudo de bom!
    Aproveitemos a moda…

    beijussss, Regina

    • Cris Turek 21 de janeiro de 2017 at 18:19 #

      Aproveitemos e vamos valorizar o handmade, Regina 😀

  14. izabel 19 de janeiro de 2017 at 19:00 #

    amei e vejo cada vez mais que o croche e a arte mais renovadora

    • Cris Turek 21 de janeiro de 2017 at 18:20 #

      É por aí Izabel, um grande beijo 🙂

Deixe uma resposta