
Há quem pense que nossa Vila do Artesão seja um tipo de associação e até chegue a visualizar grupos de artesãos trabalhando juntos em nossas instalações. Devo dizer que seria bem agradável realizar esse projeto, mas a nossa proposta é diferente. Quer conhecer nossa história e como chegamos aqui?
Como tudo começou
Tudo começou em 2007 quando viemos de Curitiba para João Pessoa. A Vila do Artesão era uma loja e foi uma oportunidade de negócio passada para nossas mãos. Parecia um conto de fadas, era exatamente como sonhávamos. Aqui desenvolvemos um trabalho de exposições e vendas durante 2 anos.
Onde ficava
De frente para a Praia de Cabo Branco, maravilhosa, seus espaços eram mágicos, com certeza. Pra passar um pouco dessa energia pra você, preparei uma galeria com fotos daquela época. Visite e veja se eu exagero em minhas palavras 😉
Trabalhávamos com arte popular brasileira, especialmente a paraibana, é claro. Mas aqui se encontrava coisas lindas de todo canto do país.
A segunda fase
A Vila do Artesão cresceu, participou de eventos de nível internacional e criou um outro espaço no litoral sul da Paraíba, em Jacumã, com uma cafeteria anexa, num ambiente que almejava ser um divulgador de outras formas culturais. Promovíamos música, apresentações e pequenas exposições. Foi uma passagem breve, mas um experiência importante.
O blog
Entre nossas atividades, surgia também nessa época o Blog, inicialmente como um instrumento divulgador para termos maior alcance de vendas, mas que descobriu ter uma importante vocação: levar nossa arte popular e o artesanato ao mundo sem esperar pela visita das pessoas bem como ensinar, compartilhar conhecimento, ajudar o pequeno artesão.
O Blog tomou forma e adquiriu gradativamente mais importância. No segundo semestre de 2009 o Blog assume definitivamente a dianteira dos nossos projetos abrangendo novos assuntos, especialmente as dicas de passo-a-passo de artesanato e sugestões de decoração a baixo custo, assim como a importância da reciclagem e das atitudes sustentáveis envolvidas nesses processos.
O desenrolar
Os espaços de exposição e loja não existem mais. Tivemos que optar e entendemos que éramos melhores na internet. Assim é que a Vila do Artesão se tornou esse espaço virtual que você conhece até hoje.
Abrimos oportunidades para nossos leitores e visitantes, suas opiniões e seus próprios projetos de arte e artesanato com as colunas O Artista é Você e o nosso mural de leitores Mural da Vila. Vinculado ao blog criamos um site de anúncios classificados artesanais, o Classificados de Artesanato da Vila, onde qualquer artesão pode iniciar sua divulgação no mundo virtual gratuitamente.
Por fim
Hoje somos visitados por brasileiros de norte a sul e também por estrangeiros dos mais diversos países, que se interessam por nossa cultura e aqui vem buscar inspiração. Seja você também um leitor assíduo, se cadastrando para receber todas as atualizações, e também divulgando esse espaço para pessoas que buscam onde publicar suas criações.
A Vila do Artesão agora é uma grande pequena vila, onde todos podemos nos encontrar, trocar idéias e experiências. Basta escrever para nós: Cris Turek e Marcelo Pereto.
A etapa mais recente
Nossa trajetória não ficou apenas no artesanato. Mantivemos nosso pé firme no fazer artesanal mas abrimos nosso leque para outras áreas. Mais isto já é outra história.
Para saber mais sobre ela, clique aqui.
Anote também nosso endereço de correspondência:
Av dos Arrecifes, 1123
Caixa Postal 38
São Miguel do Gostoso/RN – CEP.: 59585-000

