Receita da técnica da papietagem

Vamos precisar de papel, qualquer tipo, (jornal, revista, papel reciclado, filtro de café), água, farinha, vinagre ou desinfetante ou formol.

Rasgue muito papel em tiras finas.

À parte faça a cola caseira. Dissolva muito bem em 1 xícara de água, uma colher de sopa de farinha de trigo. Leve ao fogo mexendo sem parar para não formar pelotas. Depois de cozida, para proteger e dar durabilidade à sua cola, acrescente algumas gotas de formol, vinagre ou desinfetante.

Pronto. Agora é só escolher a base da sua peça, que pode ser uma máscara, um prato, um vaso, ou qualquer coisa que deseje, e comece a colagem. Se quiser usar cola branca também pode.

Mande-nos fotos das suas peças. Bom trabalho.

Você vai gostar também de:

16 Respostas para: Receita da técnica da papietagem

  1. ednalva 11 de abril de 2012 at 15:32 #

    fiquei com uma dúvida, por exemplo, depois de colado as tiras de papel,quanto tempo leva para secar e se tem que tirar afora? vasilha que usamos como base

    • Cris Turek 12 de abril de 2012 at 18:06 #

      Ednalva, leva meia hora pra secar cada camada, mas depende do clima e a qualidade da sua cola. Tem peças que o vasilhame é retirado, tem outras que a forma base permanece. Depende de como você monta a estrutura.Use nosso campo de pesquisa e confira outras dicas e paps sobre o assunto. Beijos.

  2. paolla 4 de outubro de 2011 at 16:56 #

    gostei e pode deixar vou mandar varias fotos
    mas como mandar as fotos ?

    obrigada!

  3. evile 9 de abril de 2011 at 13:46 #

    eu queria saber se existe algun tipo de moude para fazer aquelas caras tao perfeitas

    • Cris Turek 9 de abril de 2011 at 23:30 #

      Evile, não entendi de que “caras” você está falando, mas se for das máscaras, muitas vezes o molde usado é o próprio rosto da pessoa.

  4. marisa machado de souza 28 de março de 2011 at 22:30 #

    Obrigada Cris, vc é mesmo um anjo.
    Não costumo desistir muito fácil das coisas.Mas no caso da Ong não depende só de mim.
    Mas estou otimista, pois acredito que o amor sempre tem que falar mais alto. E estou deddicando meu melhor a esse projeto.
    Minha idéia , meio maluca, rsrsr é enfiar na cabecinha desses pequenos o conceito de empreendedorismo numa linguagem acessível a eles é claro.Quem sabe né?
    Pra mim a educação é a maior base de formação de um cidadão.
    beijo grande e obrigada.

    Sua ideia não tem nada de maluca e gostaria de encontrar mais pessoas como você, preocupadas com uma boa educação para as nossas crianças. Te desejo sucesso de verdade. Beijos.

  5. marisa machado de souza 27 de março de 2011 at 19:35 #

    Olá,adoro visitar a Vila, sempre tem coisas maravilhosas.
    Estou fazendo trabalho voluntário em uma ONG para crianças carentes que atende aqui em minha cidade.Já existe há 12 anos e agora está em grande dificuldade financeira.
    Optei pela papietagem por ser algo facil para as crianças de minha turma(entre 8 e 12 anos)e também por ter como meta tentar converter o trabalho deles em alguma renda
    Infelizmente no primeiro dia não havia material apropriado e improvisei algumas badejinhas com pedaços de papelão que achei no depósito.Usei cola branca daquela do rótulo azul, mas ela é cara e quando vi essa receita postada aqui achei o máximo.
    Aí a dúvida: A cola caseira deve ser diluída ou usada pura?
    O que mais facilmente poderia ser vendido?
    Obrigada por esse espaço
    Aguardo resposta.

    Amiga, assim como você faz a receita da cola caseira você a usa, sem diluição, mas saiba que sua durabilidade é bem inferior. Para vender escolha objetos utilitários, que as pessoas tem mais necessidade: porta-objetos, bandejas, potes e coisas assim. Boa sorte em seu projeto e muita paciência para alcançar seus objetivos.

  6. Giselda 4 de novembro de 2010 at 20:35 #

    Gostei do site e das dicas. Minha dúvida: posso usar tinta de tecidos para pintar a peça depois de estar pronta a parte de papeitagem? Ou que tinta indica?

    Querida, deixe a tinta de tecido para os tecidos mesmo. Use tintas acrílicas de artesanato para pintar seus trabalhos de papietagem. Eles ficarão perfeitos e as cores resistirão bastante tempo.

  7. MARCIA 20 de outubro de 2010 at 16:29 #

    Boa tarde! Gostaria de saber como utilizar
    tempora Guache(Fantasia-Glitter ou Metalica
    ou Colorida.
    Estou aprendendo pintar caixas leite reciclada,E gostaria de saber se este produto pode ser passado para dar brilho no lugar do verziz.

    Não Marcia, a tinta guache não serve como verniz. Para obter o brilho e impermeabilizar, se for o caso, use verniz mesmo, a base de água para não amarelar.

  8. Marcia 15 de outubro de 2010 at 7:45 #

    Bom Dia, td bem, Gostei muito deste site e de suas dicas, sou iniciante estou trabalhando com reciclagem de caixas de leite e buscava uma receita de cola caseira e encontrei aqui,uma Otima Dica e de facil entendimento.
    Muito obrigado.
    Gostaria se possivel explicação simples para tecnica Decapauge com latas tipo, ervilha, molho;leite, etc. “Meus agradecimentos.

    Marcia estou anotando o seu pedido. Em nossas dicas temos a decoupagem sobre outras superfícies e a técnica é a mesma sobre a lata. Se quiser se antecipar, basta pesquisar no blog e conferir. Assim que possível publicamos mais novidades no blog. Beijos.

  9. Eneida Penna 14 de setembro de 2009 at 8:35 #

    Olá…
    Estou procurando passo á passo de papier collé…
    Muito bem…material descrito acima…e como é o passo á passo…
    se cobrimos a figura que desejamos, vamos obter o negativo…e ….como se faz por gentileza, á alguem leigo !
    Obrigado
    Bom trabalho

  10. rosana lago 24 de julho de 2009 at 15:32 #

    Qual a proporção de papel para essa cola ensinada? cordialmente rosana

    • Cris Turek 24 de julho de 2009 at 15:35 #

      Oi Rosana.
      Papietagem não é a mesma coisa que papel maché. Você não prepara nenhuma massa para trabalhar com ela. É apenas uma tira de papel rasgado colada sobre sua fôrma com uma pincelada de cola branca diluída em água. São várias tiras superpostas que vão dar o formato final da peça. Por isso não há, nesse caso, proporção entre papel e cola.
      Qualquer dúvida , volte a escrever.
      Um abraço,
      Cris Turek

  11. karyna m. 18 de maio de 2009 at 8:32 #

    Você pode usar um copo descartável, fica bem legal e é fácil de retirar.

  12. lucia 7 de abril de 2009 at 16:24 #

    Uma dúvida no uso da técnica de papietagem: a base usada para confeccionar as peças fica incorporada ou tem como ser retirada depois? Qual base posso usar para fazer um porta-lápis?
    Obrigada,
    Lucia

Deixe uma resposta