Renda renascença, como fazer dois pontos básicos

Renda renascença, dois pontos básicos

Tenho certeza de que muita gente nem vai acreditar nesta matéria de hoje: pontos de renda renascença? Sério? Pois vamos ver um vídeo ensinando como fazer dois pontos básicos da renda renascença.

Antes de qualquer coisa eu e você temos que agradecer imensamente à gentileza da Clébia Nóbrega do site e loja ArtRenascença, que gravou esta aula e gentilmente nos cedeu para postagem.

A Clébia é há muitos anos, mais do que uma parceira, é uma amiga carinhosa, talentosa e que faz um trabalho justo ao lado de rendeiras de sua cidade.

A Clébia mesmo é responsável por criar os desenhos que se transformarão nesses trabalhos maravilhosos. É a partir de sua criatividade traçando a estrutura do trabalho e definindo quais pontos serão o atrativo da peça, que chegaremos depois, com o talento das mãos das rendeiras, aos lindos vestidos, palas, rendas em metro e peças decorativas para nossas casas e outros usos.

Antes de você ver o vídeo, produzido com a colaboração e o talento da rendeira Dna. Graça, ou Maria das Graças Silva, vamos entender algumas etapas do processo.

Como expliquei existe a pessoa que cria o desenho e monta o risco.

A etapa seguinte é prender o desenho num suporte que pode ser um papel ou um plástico firme, muito usado hoje em dia por manter o trabalho mais estável reduzindo encolhimento no final do processo.

Com o desenho preso a rendeira passa a alinhavar o lacê sobre o risco. O lacê é aquela fita que irá sustentar toda a estrutura do bordado. O lacê possui pequenos furos onde a agulha trabalhará com a linha, que também é uma linha especial, mais firme e resistente. E antes que você me pergunte, a Clébia tem todos estes produtos para atender seu pedido. Escreva pra ela  😉 

Com o desenho todo alinhavado do lacê é hora de prender na almofada da rendeira, que aqui vai funcionar como se fosse o bastidor das bordadeiras. A almofada mantém o trabalho firme, parte por parte.

E só depois disto tudo é que a renda começará a ser bordada. Mas isto você vê claramente no vídeo com as mãos ágeis de Dna. Graça.

São dois pontos: richelieu e malha. O richelieu são os palitos e a malha é a bolinha no centro do palito, o que faz este par de pontos ser conhecido como Richelieu com malha. Vamos lá assistir?

 

Clique e assita à aula de renda renascença

E agora que você já está suficientemente empolgada pra arriscar um projeto, quero mostrar o trabalho de uma cliente da Clébia, que, como nós, não sabia bordar um único ponto sequer, e que com dicas dela e tutoriais que encontrou em pesquisas na internet, realizou a renda que recobre a carteira de festa.

Artesanatos de natal, aprenda agora

Carteira de renda de Izabel Orsini

Detalhe lateral da carteira em renda renascença

Dá uma olhada na elegância que ficou a carteira de festa da Izabel Orsini. Obrigada Izabel por liberar a postagem das fotos,  😀 

Que tal agora, você tentar fazer a sua?

Bom, é claro que pra finalizar eu só posso agradecer do fundo do coração à contribuição da Clébia e do carinho de Dna. Graça que nos deu este presente.

Você que ficou interessada e curiosa, clique para visitar a loja da Clébia com produtos de suas amigas rendeiras ou escreva para fazer suas encomendas:

Clébia e Dna. Graça, beijo gigante.

Fotos: 1.Cris Turek, 2 e 3. Izabel Orsini

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , ,

6 Respostas para: Renda renascença, como fazer dois pontos básicos

  1. catia 13 de novembro de 2016 at 23:04 #

    Muito lindo e parabéns por compartilhar com nós, vcs vendem dvd ensinando?

    • Cris Turek 14 de novembro de 2016 at 15:49 #

      Catia, entre em contato com a Clébia, indicada no texto. Ela pode dizer se tem mais aulas disponíveis. Beijos.

  2. claudia 19 de fevereiro de 2016 at 16:47 #

    Quanta beleza nestes pontos firmes e muito delicados. Um mimo!!!

    Um beijo a todas as rendeiras, obrigada por compartilhar essa arte dona Clebia e dona Graça.

    • Cris Turek 19 de fevereiro de 2016 at 20:58 #

      😀 beijos Claudia.

  3. Bê Costa 9 de novembro de 2015 at 10:53 #

    BOM DIA!!

    LINDO!!!! AMEI!!! OBRIGADA!!!

    • Cris Turek 9 de novembro de 2015 at 11:24 #

      Obrigada Bê, realmente são maravilhosos.

Deixe uma resposta