Renda renascença feita por uma aprendiz

É gente, eu sei que vocês vão olhar e vão duvidar do que eu estou falando, mas essa linda toalha em renda renascença foi feita por uma aprendiz. É certo que é uma aprendiz muito dedicada, mas ainda assim uma aprendiz: a Mercedes Caldeira.

 

Toalha de renda renascença feita por Mercedes Caldeira
Estou dividindo essa experiência aqui com vocês porque sei de muitas pessoas que adorariam fazer a renda e não sentem coragem de tentar. Pra vocês eu indico a leitura do depoimento abaixo. E leiam com muita atenção.

Quem me enviou esse depoimento foi a Clébia da Artrenascença, a nossa amiga que atende encomendas de todo o Brasil para rendas prontas, lacês e linhas. Ela disse que a Mercedes escreveu pra ela pra comprar os lacês e depois enviou uma foto da peça que ela fez com aquele material.

Vou te contar como comecei a bordar a renda. É coisa antiga. Eu sempre fui muito jeitosa para fazer esses trabalhos de mão. Era como a minha mãe, pois nunca tivemos ninguém para nos ensinar.  Ela desmanchava o que estava pronto para descobrir como era feito e assim eu faço também quando quero descobrir como é feito.

No caso da renda parecia impossível porque não tinha o lacê, tinha tentado fazer numa fita comum, num cadarço até num viés, mas ficava um trabalho muito feio.

O ponto dois amarrados, que é o básico, eu aprendi desmanchando um barradinho de toalha que eu ganhei. Já estava conformada que não ia poder fazer a renda, quando agora com 60 anos tenho um computador e fui pesquisar sobre a renda. Achei a página da Isabel Miranda onde tem o passo-a-passo de alguns pontos, e o mais importante, o seu endereço. Ah minha filha, agora ninguém me segura, com a linha e o lacê eu estou praticando os pontos.

E tenho até uma dica! Eu não colo o risco, nem prendo na almofada para bordar, eu transfiro num plástico transparente e aí sim, alinhavo o lacê e fica fácil para bordar.

 

Um beijo no seu coração. Mercedes

 

Gente, eu nem preciso dizer mais nada, né? Quem quer saber em qual blog a Mercedes encontrou os pontos, anote aí:  Belartesanato. E quem ainda não sabe onde comprar lacês e linhas pra fazer renda renascença, entre em contato com Clébia no [email protected] ou visitem o site Artrenascença.

Mais dicas do que isso, só comprando pronto, né? Mãos à obra.

 

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, ,

21 Respostas para: Renda renascença feita por uma aprendiz

  1. Marcia 25 de junho de 2016 at 22:50 #

    Onde encontro o material praia fazer renascença em São Paulo?
    Grata, marcia

  2. VALDESIA ALVES PILTO 6 de maio de 2015 at 14:02 #

    BOA TARDE CRIS,GOSTARIA DE COMPRAR LACÊ PARA RENDA RENASCENÇA.
    POR FAVOR MANDE-ME RESPOSTA DE QUANTO CUSTA E A QUANTIA MINIMA PARA VC. ME MANDAR PELO CORREIO.
    DESDE JÁ AGRADEÇO.
    VALDESIA PILOTO.

  3. elissa 29 de dezembro de 2013 at 1:10 #

    Estou tentando fazer atraves de videos na net. Mas estou tendo dificuldades. Godtaria de dicas p fazer o ponto dois amarrado. Alguem pode me ajudar?

  4. Viviane Peres da Cruz Alves 8 de agosto de 2012 at 13:27 #

    Olá!!
    Preciso comprar a fiat lacê. Não estou encontrando em lugar nenhum.Pode me ajudar?
    Obrigada, Viviane

  5. Haide 2 de abril de 2012 at 12:02 #

    Muito legal o seu artigo e gostaria de saber se encontro o lacê pa comprar aqui em S.Paulo. Gostaria de aprender a bordar essa renda maravilhosa…

    • Cris Turek 5 de abril de 2012 at 16:49 #

      Haide infelizmente não sei indicar. Tente em lojas de armarinhos e aviamentos.

  6. Lorena 9 de março de 2012 at 16:57 #

    Obrigada Cris pela dica.

  7. Lorena 7 de março de 2012 at 13:27 #

    Olá,

    Preciso muito de jogos americanos em renda renascença, alguém sabe onde encontra-los a preços acessíveis.

  8. marlene de oliveira 6 de fevereiro de 2011 at 20:31 #

    oi, cris, me ajude se possível, comprei um tecido de renda, e gostaria de poder pintar desenhos de formação de uvas e calices , tem como fazer?,me responda se possível.bjs e parab´´ens pelo lindo trabalho que você faz, obrigada por me responder.bjs

    Querida, que tipo de renda é? Se ela for muito vazada não vai dar um bom resultado.Aguardo.

  9. Maria Aparecida Martins Pereira 8 de dezembro de 2010 at 17:27 #

    viajei para o nordeste agora no final de novembro/ 10 e me apaixonei pelas rendas renascenças e … gostaria de aprender a fazer. gosto muito de artesanato em geral. Já faço algumas coisas como pintar tecidos, arrisco algumas telas, faço croche, bordados e já fiz até trico. No momento minha paixão é a renda renscença então gostaria que me enviasse passo a passo de alguns pontos e até como montar. Quero muito aprender se puder me ajudar ficarei muito feliz. Obrigada. bejos. Cidinha.

    Querida, não tenho nenhum pap de ponto da renda porque considero um trabalho difícil de aprender assim pela internet, mas se você tem experiência com outros trabalhos pode ter mais facilidade. Pesquise pelo google o site chamado Belartesanato. Lá existem várias dicas de pontos básicos para a renda. Depois conte para nós como foi a sua experiência.Beijos.

    • Lina 19 de agosto de 2016 at 8:35 #

      Maria Aparecida, na internete tem varios videos e instrucoes para a renda renascer melhor ainda se voce escrever em ingles por exemple (Renasnce Lace) (Romanian Lace) e o mesmo que renda renascenca ou renda romania…Estou aprendendo pela internete.
      Lina.

  10. Leila Reis 24 de setembro de 2010 at 23:03 #

    Oi querida Cris estou com saudades amei o trabalho rendas adoro muito lindo e parabéns para a artesã da querida Paraìba, aqui estou pra inaugurar o Natal dia 9 do 10 e depois te mando um e-mail beijos da amiga Leila

    Fico esperando por suas novidades amiga, que são sempre maravilhosas. Beijos.

  11. Susana Bertoldi 24 de setembro de 2010 at 11:42 #

    Te felicito es una belleza quien hace esto puede enseñar con todo su amor

    É verdade, a Mercedes já pode ser professora. Obrigada querida.

  12. emma bianchini 24 de setembro de 2010 at 10:51 #

    Mercedes, parabens! você é um exemplo que todos deviam seguir! a sua perseverança é divina, o trabalho é belissimo e o carinho e dedicação fazem sua história !
    Adoro pessoas que criam, inventam, aprendem, ensinam, enfim …..vivem !
    Obrigada, adorei!!!

    Realmente, a Mercedes é um super exemplo. E uma pessoa corajosa. Beijos.

  13. karine lopes 24 de setembro de 2010 at 9:11 #

    Oi Cris!
    Seu site é tudo de bom!! Eu é que agradeço
    por tantas ideias legais que encontramos na Vila do Artesão.
    Sucesso!! Um grande abraço
    Karine

    Beijo grande, amiga.

  14. mariaestela rodrigues nunes 24 de setembro de 2010 at 8:51 #

    Estou gostando muito de tudo o que tenho visto e recebido em meu email,gostaria de receber os poligrafos digo compraR POLIGRAFOS SOBRE O TRABALHO COM GARRAFAS PET E CAIXAs de leite e jornais,tenho um trabalho com adoslescentes em um bairro da minha cidade e gostaria de ensinar essas atividades a eles.Obrigada Estela O trabalho apresentado (os) são maravilhosos.Parabéns.

    Maria Estela, muito obrigada por participar. Os contatos da artesã que vende as apostilas estão no próprio artigo. Consulte a coluna Apostilas e Cursos e entre em contato diretamente com ela, por favor. Beijos.

  15. angela 24 de setembro de 2010 at 3:19 #

    o comentário era pra caixa de pintura mas vale tb pra renda e pras casinhas aí embaixo…vou copiarrrr!!!beijo

Deixe uma resposta