Estamos acostumados a usar retalhos em nosso projetos de artesanato mas tecidos unidos aos pedaços ficam super bem na decoração também. Um elo forte liga essas dicas com o patchwork, que tem um efeito que agrada a maioria dos artesãos. E mesmo que você não seja artesão aposto que curte esse mix de cores e formas.
A cabeceira de cama ganha uma repaginada total com um revestimento a base de retalhos e patchwork. O segredo é costurar o tecido todo antes de revestir e depois fixar tudo atrás da cabeceira com grampos para madeira. Não deixem de reparar na almofada do cãozinho que tá um xodó.
Aqui embaixo o negócio é para profis, pois o sofá é um móvel que exige experiência no estofamento, ainda mais com capitonê.

Mas nada impede de você preparar uma metragem bacana de tecido em retalhos para o estofador revestir seu sofá pra você, que tal?

O look puxa para um romântico mas sem ser melado nem infantil. As estampas floridas são coladas na parede e tanto podem ser de tecido quanto de papel de parede. Uma dica que você aprende a reproduzir aqui na Vila, clique Parede decorada com patchwork.

Retalhos de tapetes também valem para decorar. Exemplo é essa decoração contemporânea, onde os móveis são valorizados pelo patchwork de tapetes. Quem se habilita a tentar fazer um?

Uma proposta bem arrojada demarca a área da cama. Os retalhos foram aplicados sobre um painel pré-fixado na parede. Aqui usando cores fortes e marcantes, mas bem poderia ser algo mais suave. Vai do gosto.
O bacana é observar que o artesanal está presente em todos esses ambientes. Importante é resgatar esses detalhes em nossas casas, e nisso o patchwork e os retalhos ajudam muito.
Fotos: 1 e 5. Casa e Jardim, 2.Apartment Therapy, 3.Country Living, 4.Blog do Etsy
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
PARABÉNS PELOS BELÍSSIMOS TRABALHOS, TUDO MARAVILHOSO! ABRAÇOS
Marina um grande abraços e nosso obrigadão!!!
Tudo de muito bom gosto!!! lindo lindo lindo!
Adorei as cabeceiras em patchwork gostaria de fazer um curso para aprender a fazer pois moro em SC e aqui não conheço alguém que possa ensinar. Se vc puder me ajudar me mande um email de endereços para cursos
Sueli fico devendo essa informação pois não mantemos cadastros de cursos para todo o país.
Cada dia, fico mais maravilhada com esse site.virou meu ponto de todo dia.igual ao cafézinho.obrigada…..
legal ter uma nova decoração e bem original.
adorei, sou artesa boas ideias de muito bom gosto. quero receber dicas de voces.bjss marilene kessler
Marilene é só s cadastrar lá no alto em Assine a Vila. Beijos.
Olá Cris…..
Gostaria de saber da nossa querida e nova professora de patchwork Priscila, se o tapete da sala de jantar tem manta acrilica,e algum forro como um sanduiche.
Um abraço
Virigínia
Virginia o tapete desses post não é feito com tecido comum, e sim com partes de tapetes mesmo, cortados e costurados. Como o tapete é feito sobre uma estrutura telada não usa os mesmos materiais que colchas e outras peças. Beijos.
adorei as dicas bjssssssssssss
Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiii,
recebo sempre dicas muito bacanas,mas
aprecio o patchwork.parabens
obrigada
Ariadne
adorei as dicas
Tudo muito lindo ,criativo e muito bom gosto.
AMEI!!!!!
Estou aguardando com carinho….
gostei da ideia muito bonito adorei chic mesmo
Cris, como sempre, adorei as dicas.
Eu já estou começando um tapete de retalhos de tecido de decoração, para minha sala e me chamaram de doida varrida… Que bom que não sou!!! Está ficando lindo! Assim que terminar, postá-lo no face.
Bjs de saudades!
Mara todo bom artesão é um incompreendido, rsrsrsrs Beijos.
amiguinha, fico encantada com tamanha gentileza tua
estou adorando as tuas dicas
obrigada pelo carinho
bjs
Nite
Cada coisa mais linda que a outra. Parabéns.
Obrigadapelas idéias.
cris adorei
ideias lindas, adora trabalhar com retalhos e estou sempre inventando.obrigado pelas dicas.
grande abraço.
Adorei a cabeceira da cama. Como será que faço a almofada do cachorro.
Grande beijo.
Jacqueline você precisa imprimir a gravura do cãozinho num tecido, recortar o contorno e costurar como uma almofada normal.Não tenho na Vila o pap para imprimir em tecidos, mas na internet você encontra em vários sites.Beijos.