Salão de Artesanato Paraibano abre sua XI edição


Cartaz do Salão de Artesanato Paraibano

É com o maior prazer que anuncio para vocês, visitantes aqui da Vila, a abertura do XI Salão de Artesanato Paraibano, nessa quinta, dia 17 de dezembro com o tema Mãos de Fibra. As feiras promovidas pelo estado são tradicionais. Uma sempre entre dezembro e janeiro, em João Pessoa,  e a outra sempre em junho em Campina Grande.

Nós últimos anos o salão de João Pessoa aconteceu nas areias da Praia do Cabo Branco, em enormes tendas conjugadas ao espaço do Festival de Verão. Agora em 2009, sob nova administração, o salão será no Espaço Cultural pertencente ao governo do estado, que, segundo Veronica Ribeiro do Sebrae Paraíba, diz ser uma alternativa mais confortável e menos dispendiosa. Vamos ver, eu vou lá e depois conto pra vocês.


Mestra Zefinha de Pitimbu Meu vaso com as flores de Pitimbu

O Salão desse ano vai homenagear Mestra Zefinha de Pitimbú, que trança a fibra do talo do coqueiro já há 40 anos. E será homenageada justamente por, nesses 40 anos, ter repassado a sua técnica a dezenas de pessoas em sua cidade.

Eu mesma tenho na minha sala, num vaso, um buquê de flores dessas fibras, trançadas pela associação que surgiu através das mãos de Mestra Zefinha. Ainda vou mostrar para vocês como é o processo desse trabalho, mas é incrível a perfeição desses trançados que reproduzem flores, frutas, bichos e ainda fazem utilitários.

Flor de fibra do talo do coco Detalhe da alcachofra em fibra do talo do coco

Só para arrematar, a tipologia fibras ocupará esse ano o espaço de destaque do salão, que apresentará para paraibanos e visitantes do estado o trabalho de 438 artesãos das mais diversas tipologias. E posso garantir, eu já visitei vários desses salões: é imperdível.

Quando: de 17 de dezembro à 17 de janeiro sempre das 16 às 22 horas.

Onde: Espaço Cultural José Lins do Rego em João Pessoa no Bairro Tambauzinho

A entrada é gratuita e haverá um serviço de vans da orla da capital até o local.

Fotos das flores: Marcelo Pereto

Outras imagens: divulgação

Você vai gostar também de:

, , , , , ,

2 Responses to Salão de Artesanato Paraibano abre sua XI edição

  1. Talma 17 de dezembro de 2009 at 9:51 #

    Ai Gê-zuis!! E eu que nem gosto diso…rssss.
    Adorei de agora será no espaço cultural. Vou lá conferir também.
    Beijocas!

    • Cris Turek 18 de dezembro de 2009 at 16:15 #

      Talma, o salão está maravilhoso como sempre.
      E cada vez mais com peças mais elaboradas.
      Vale à pena a visita.

Deixe uma resposta