Técnicas para decorar suas paredes com pintura

Parede rosa com textura imitando tecido

Vocês andam cansados da aparência de suas salas, mas não sabem bem o que fazer para dar aquele “up” ? Oras, mas esse é um problema muito simples de resolver e que nem vai pesar em seus bolsos. Que tal dar uma mão de tinta e usar uma técnica especial de pintura que dê o toque que vai mudar completamente a cara de sua casa? Então vamos pintar paredes e redecorar sem gastar muito.

  • Pra começar qualquer uma das duas técnicas que vamos descrever, lembrem-se de vedar com fita crepe os interruptores e vistas de portas e janelas, se houver.
  • Pintem uma base branca ou creme e esperem secar. Se necessário usem duas demãos da tinta base. Mas é claro que se a sua pintura é clara e ainda é recente, basta uma limpeza para aplicar a técnica.

 

A primeira sugestão é reproduzir a impressão de que sua parede está revestida com tecido, de tramas aparentes. Quem olhar não terá dúvidas e pensará que é mesmo tecido, num acabamento super elegante.

  • Divida a parede em linhas verticais de 50 cm usando para isso um lápis de cor da mesma cor em que a parede será pintada. Isso é para facilitar o desenho das tramas pois cada seção será trabalhada separadamente.

 

  • Com um rolo de pintar pinte a primeira secção com a cor escolhida. A cor deverá estar um pouco mais diluída para dar a impressão de transparência.
  • Com a tinta ainda úmida comece a fazer linhas horizontais usando uma escova de tecelão como da imagem. Passe a escova suavemente. Comece do teto para o piso e limpe a escova num pano úmido depois de cada passada. Trabalhe rapidamente.
  • Agora faça as linhas verticais começando do teto para o piso, da esquerda para a direita, da mesma maneira que você fez com as linhas horizontais, limpando a tinta no pano úmido após cada passagem.
  • Complete a parede uma seção de cada vez. Deixe secar 24 horas.

Percebam que o efeito final depende da pressão que será aplicada na escova de tecelão, tirando mais ou menos tinta. Se você não tiver uma escova de tecelão, use uma que tenha as cerdas bem macias.

 

Continuando, a segunda dica é dar uma aparência de cor lavada à sua parede. Este efeito dá um charme antigo, como se a parede tivesse sido esfumaçada. A técnica é bem simples e você pode usar vários tons da mesma cor e obter um efeito ainda mais dramático em sua parede.

  • Misture a tinta escolhida com água em partes iguais.

 

  • Com um tecido que não solte fiapos, ensope na tinta diluída e comece a pintar a sua parede do canto superior esquerdo para baixo, sempre com movimentos circulares. Faça isso rapidamente e deixe secar um pouco.
  • Repita toda a operação sobre a parede ainda levemente úmida. Deixe secar por 12 horas.
  • No dia seguinte dilua removedor de tinta em água, em partes iguais e com um pano limpo bem molhado nessa mistura, vá esfregando a parede com movimentos circulares, do mesmo modo que você fez para pintá-la. Tenha um balde com água ao seu lado para ir enxaguando o pano enquanto lava a parede. Deixe secar totalmente.

Nessa técnica o efeito também dependerá da pressão que você aplicará na lavagem da parede. Use esse detalhe em seu favor, para obter o efeito que você deseja.

 

Duas técnicas simples e dois efeitos que mudam totalmente um ambiente. Com certeza um deles vai acabar com a monotonia da sua decoração.

Se você experimentar uma dessas dicas, não deixe de nos mostrar.

Fonte: Better Homes

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , ,

36 Responses to Técnicas para decorar suas paredes com pintura

  1. Maria Claudia 25 de fevereiro de 2013 at 8:14 #

    Ola querida! Estou começando agora a decorar paredes e nao tenho ideia de quanto cobro pelo trabalho. Por ex.; uma pintura de ceu num quarto inteiro de criança ou uma paisagem numa parede? Voçe pode m ajudar??!!! Obrigada e ate mais!

    • Cris Turek 25 de fevereiro de 2013 at 12:25 #

      Maria Claudia, leia nossos posts que ensinam a calcular seu preço. Use o campo de pesquisa lá no alto com os termos PREÇOS DE ARTESANATO. Você vai aproveitar muito.

  2. Adriana 26 de outubro de 2012 at 14:28 #

    Boa tarde.
    Adorei as duas técnicas e vou reproduzir a técnica que emita tecido na parede do quarto do meu bebê Joshua que chega agora em Dezembro.
    Só me restou uma dúvida, é preciso aguardar 24 horas entre as demãos (efeito horizontal e vertical)?
    Grata e parabéns pelo site.

    • Cris Turek 26 de outubro de 2012 at 18:28 #

      Adriana quanto mais tempo secar as demãos melhor será o efeito. Acredite, esperar um dia vai ser um bom descanso de intervalo.

  3. Diva 29 de setembro de 2012 at 15:02 #

    Gostei das técnicas de pintura, mas omque queria mesmo era dar uma nova cor à uma parede trabalhada, tipo uma pintura texturizada e ao mesmo tempo com cor marmorizada.

    • Cris Turek 1 de outubro de 2012 at 16:25 #

      Diva as dicas que temos para paredes pintadas são essas para paredes lisas. Fico devendo por hora outros materiais.

  4. Claudia Valeria Silva 9 de setembro de 2012 at 11:16 #

    estou precisando de como posso dar um jeito em teto de laje, sugestões de textura etc. O teto da minha casa deu infiltração e eu não consigo lixar e não posso pagar , então o posso fazer nele eu mesma? Um grande abraço, Claudia

    • Cris Turek 9 de setembro de 2012 at 18:46 #

      Claudia pintura é uma alternativa fácil pois sem corrigir a infiltração nada resistirá muito tempo.É jogar tempo e material no lixo.

  5. ligia pinheiro 9 de maio de 2012 at 9:18 #

    gostaria que me dissesse que tipo de tinta devo usar para pintar bonecos numa parede de um quarto de crança…
    Os seus trabalhos estão muito bonitos e praticos.

    • Cris Turek 9 de maio de 2012 at 20:57 #

      Ligia, use tinta acrílica. Beijos.

  6. Romi 9 de abril de 2012 at 16:50 #

    Parabéns pelo trabalho! Bem, a minha parede é amarela. Quero aplicar a técnica da lavagem que dá um visual lindo de pintura esfumaçada. Minha pergunta: a minha parede é amarela e quero fazer todo o processo com uma tinta branca. O que você acha? Vai ficar legal?
    Grata
    Romilda

    • Cris Turek 9 de abril de 2012 at 17:56 #

      Romilda acredito que sim, mas use a tinta branca bem diluída.Divirta-se.

  7. waldenice 1 de abril de 2012 at 16:21 #

    gente amei as duas tecnicas de pintura na parede e escolhi para meu quarto a tenica de esfumaçado, gostaria de saber que cor é essa pois amei estou aguardando resposta beijos no coração de voçês

    • Cris Turek 5 de abril de 2012 at 16:57 #

      Essa informação fico devendo Waldenice.

  8. Luciana 25 de março de 2012 at 0:14 #

    Gostei bastante e sempre uso técnicas diferenciadas para as paredes que decoro!!! encontrei duas idéias e pretendo colocá-las em prática. muito obrigada!

  9. daniela 27 de agosto de 2011 at 13:25 #

    Boa Tarde, gostei muito da parede esfumaçada, só fiquei na duvida que tpo de remover usar, por exemplo e tinner, agua raz qual deles devo usar pra este efeito?

    • Cris Turek 27 de agosto de 2011 at 20:29 #

      Tanto faz Daniela, os dois servem para remover tinta e isso é o que precisamos nesse efeito.

  10. ana 29 de julho de 2011 at 22:49 #

    oi Cris! Comprei uma casa a pouco tempo e estou num dilema com a parede maior da sala que é de madeira será que dá pra pintar ou é melhor deixar assim? se quiser tenho a foto da sala e posso te mandar.bjos!!!

    • Cris Turek 30 de julho de 2011 at 18:30 #

      Ana, a madeira é um material neutro que combina com tudo, sem exceção. Manter ela como está é certeza de não errar, mas o que conta é o seu gosto pessoal. Pintar pode ser uma excelente escolha desde que combine com você e com todos os objetos e móveis que escolheu para essa sala. Pense no conjunto quando for decidir e principalmente no que você vai gostar mais. Lembre que sua casa é o lugar onde você vai passar boa parte do seu dia e onde você deve se sentir bem.

  11. Deuze 28 de julho de 2011 at 14:48 #

    ola, amei a dica da parede esfumaçada , quero fazer na minha sala , gostei muito da cor que vc usou , na parede esfumaçada , minha parede foi pintada a pouco tempo na cor marfim , claro …qual a cor que vc usou nesta parede ? quero a mesma cor amei .
    agradeço a DEUS ´por ter conhecido vcs, da vila do ,artesaõ… vcs são muito criativos aguardo a resposta de cor que usou ok? muito obrigada . bjus

    • Cris Turek 28 de julho de 2011 at 16:26 #

      Deuze, esse passo a passo foi produzido por um site americano que não usa as mesmas marcas encontradas no Brasil. Você vai ter que adaptar aos mostruários brasileiros. Vá até uma loja e veja qual te agrada mais.

  12. Maria Mesquita 23 de maio de 2011 at 12:05 #

    adorei tudo!!!sou louca por atesanatos e tambem faco.beijs….

    • Cris Turek 24 de maio de 2011 at 10:33 #

      Participe do nosso mural, Maria. Mostre seus trabalhos. Beijos.

  13. Verinha 19 de maio de 2011 at 9:34 #

    Muito criativo e simples. Amei e vou tentar fazer. bjok e obrigada por deixar meu dia mais interessante.

    • Cris Turek 19 de maio de 2011 at 9:59 #

      Que bacana Verinha, que bom que a gente dá uma mexida no seu dia. Beijos.

  14. Ana Maria Scarrow 5 de março de 2011 at 0:50 #

    Olá!
    Gostei muito das técnicas de pintura. Estou fazendo agora aqui em casa e em breve mandarei notícias!!!! Valeu! bjus

    Coisa boa amiga, vai ficar lindo e eu vou esperar suas notícias. Beijos.

  15. Giberto Costa 19 de fevereiro de 2011 at 9:26 #

    Gostei muito das técnicas que vi,gostaria de saber se tem algum tipo de efeito de cores que pode ser aplicado em paredes com textura rústica,foi um prazer conhecer o site.

    Gilberto, temos outras dicas de pinturas sim. Use o campo de pesquisa no alto do blog para relacionar todas elas e verificar se há o que te agrada. Abraços.

  16. marlene santos 4 de janeiro de 2011 at 20:07 #

    Que linda essas idéias q voces me enviaram pois temos q mudar nossa casa e personalizala, isso é ótimo. obrigado. abraços de Marlene

    Isso mesmo, nada como nosso canto ter o nosso jeito. Beijos.

  17. Nicolly 31 de dezembro de 2010 at 19:40 #

    Noossa eu gostei mto do efeito rosa…acho que vou fazer no meu quarto.Super prático e bem bonito
    ADOREI!!!
    bjoos

    O ingrediente secreto é paciência e calma. Vai ficar lindo. Beijos.

  18. mara alves 11 de setembro de 2010 at 18:57 #

    Adorei essa técnica de pintura, obrigado

    Fáceis e de feito, não é? Beijos.

  19. Susana Delvan 9 de setembro de 2010 at 16:27 #

    Adorei as dicas!
    Bjs

    Um dia a gente sempre acaba usando, não é? Beijos.

  20. kátia Landd 6 de setembro de 2010 at 20:22 #

    adorei a tecnica da parede esfumaçada. veio em boa hora, pois estou pensando em fazer uma decoraçao na parede do quarto de criança, um painel talvez, uma floresta… e
    acho que o esfumaçado pode ficar bem legal. valeu a dica,
    obrigada,
    kátia L.

    Essas dicas são super simples e mudam totalmente a casa. Que bom que você vai aproveitar. Beijos.

  21. Marina 6 de setembro de 2010 at 14:43 #

    Olá, adoro seu blog, sempre prerstigiando o artesanato nacional.
    Estou muito interessada em peças do artesanato mineiro… principalmente das fotos que voce apresentou. Só não entendi o funcionamento do bazar…
    Bjs. e parabéns

    MArina, se você quiser adquirir peças através do Bazar, aguarde a publicação das novidades vindas de MG e acesse o link da nossa loja no Elo7 onde elas estarão à venda. O Bazar vende através do Elo7. Pecas que não possuem o link não estão mais disponíveis. Se preferir acesse diretamente pelo site do Elo7 e consulte o que temos no momento, ok? Beijos.

  22. antonio 5 de setembro de 2010 at 22:59 #

    olá cris!nada melhor do que a criatividade um ambiente só se transforma
    se houver cores,combinando cores e objetos da tudo certo um abraço!
    sempre simples.valeuuuuuuuuuuuuumesmo!

    É isso mesmo Antonio, tô de acordo. Abraços.

  23. Jacque 5 de setembro de 2010 at 17:19 #

    Muito legal!Adorei!

    Amiga, é tão fácil de fazer, você já experimentou alguma dessas técnicas?

  24. judite 5 de setembro de 2010 at 1:59 #

    Olá,
    adorei a idéia do boneco MUG, vou tentar participar!

    Adoro o site de voces, é muito inspirador!!!
    Se der, espiem no meu blog, uma casinha de passarinho reciclada com garrafa pet, que fiz.
    Grande abraço,
    Judite/jud-artes.

    Judite, já fui lá dar uma olhada e está realmente encantadora. Vamos ver se você compartilha aqui na Vila, né? Beijos.

Deixe uma resposta