Transformando mesas antigas com técnicas de pintura

Mesa de madeira com acabamento rústico

Sempre recebo muitos emails de amigas perguntando como dar uma nova vida à móveis antigos de família. Podemos transformar todo tipo de móvel usando apenas técnicas de pintura. Hoje separei fotos de algumas mesas antigas com toques bem diferentes para que vocês tenham uma noção do resultado que se pode obter.

A primeira imagem nos mostra uma mesa com acabamento bem rústico. Esse efeito se consegue pintando a madeira e depois lixando a tinta vigorosamente em alguns lugares de forma que a madeira volte a aparecer. O acabamento final se dá com verniz a base de água. O estilo madeira de demolição sugere o uso de mais de uma cor na peça, assim observem que a mesa tem tons de azul, branco e rosa, com um resultado muito legal.

 Transforme seu bom gosto em profissão: clique e saiba mais 

Estilo shabby chic em pintura decorativa nos móveis

Aqui temos um espaço totalmente no estilo Shabby Chic que abusa do branco e também da aparência usada dos móveis. A técnica da pintura da mesa é a mesma que expliquei acima, já as cadeiras estão com pátina provençal. A pátina agrada muito e para aprender a fazer leiam nosso artigo com o passo a passo, cliquem Como fazer a pátina provençal. 

Mesa rústica em ambiente moderno com toques de pintura decorativa
Pra quem gosta da textura e da madeira aparente, um modo de dar um toque discreto de cor na peça é a técnica do satiné. Sobre a madeira limpa de verniz ou cera, aplica-se com uma esponja ou um pano a tinta desejada bem diluída. O efeito de veladura transparente se obtém com a tinta penetrando nos veios mas mantendo a madeira aparente. Controla-se a quantidade de tinta aparente limpando o seu excesso com pano seco imediatamente após pintar. Cera é um ótimo acabamento para essa técnica. Nesse ambiente a mesa antiga combina muito bem com cadeiras modernas, nos mostrando que sem exageros toda combinação fica perfeita.
Mesa de madeira com pintura fechada

O contrário também é válido, cobrir toda a madeira com tinta é uma boa alternativa para quando a superfície do móvel se encontra muito judiada. Nesse caso basta pintar na cor desejada lembrando sempre que antes de tudo deve-se remover toda e qualquer cobertura antiga do móvel. O acabamento pode ser com verniz ou cera. Gostei demais desse ambiente.

Com essas dicas dá pra transformar todos os móveis de família. O importante é sempre olhar o espaço como um todo e usar de bom senso na escolha do estilo que se deseja para a decoração.

Técnicas de pintura é que não faltam.

Fotos: 1.Casa e Jardim, 2.Love,Obsess,Inspire, 3.Apartment Therapy, 4.Design Sponge

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , , , ,

63 Responses to Transformando mesas antigas com técnicas de pintura

  1. Mirna Diehl 4 de novembro de 2015 at 9:27 #

    Por favor me ajude, vou fazer minha casa e não tenho como comprar tudo novo, tenho uma mesa pintada de marfim e quero deixa-la com cara de madeira de verdade, como é possível isso?

    • Cris Turek 4 de novembro de 2015 at 12:27 #

      Mirna aparência de madeira é bem difícil. O melhor é remover a tinta que tem na superfície até chegar na cor natural da sua madeira. Compre Pintoff para fazer isso e finalize com lixamento. Depois aplique Stain para reavivar a cor da madeira. Vai dar trabalho, mas fica legal.

  2. lucia 1 de março de 2015 at 22:15 #

    boa noite adorei essa materia sobre patina de demolicao sera que tem como vc me enviar passo a passo dessa primeira mesa

    • Cris Turek 3 de março de 2015 at 19:46 #

      Lucia se eu tivesse o passo-a-passo já teria até publicado aqui na Vila. As dicas por hora são apenas dicas, 😛 mas estou anotando pra preparar um pap, ok?

  3. Samira 11 de fevereiro de 2015 at 14:03 #

    Obrigada Cristopela aatenção.

    Bjo

  4. Samira 22 de janeiro de 2015 at 22:24 #

    Primeiramente Parabéns pelos trabalhos. Eu gostaria de modernizar alguns móveis da minha chacara. Tenho uma cristaleira antiga linda, mas é uma madeira escura e uma mesa também antiga. Gostaria de fazer a pintura de demolição mas não sei como . Poderia me orientar que material preciso e como devo proceder.
    Ficarei feliz em receber suas orientações.
    Fico no aguardo.

    obrigada

    • Cris Turek 5 de fevereiro de 2015 at 15:19 #

      Olá Samira. No momento não tenho tutoriais com técnicas de pintura, apenas dicas dadas neste post.
      Sugiro também que visite o site Além da Rua Atelier, da Vero Kraemer. Ela tem algumas aulas que talvez te agradem: http://alemdaruaatelier.com.br/
      Beijos.

  5. Silvia 20 de junho de 2013 at 18:27 #

    Muito obrigado Cris.

  6. Silvia Karounos 19 de junho de 2013 at 18:12 #

    Hello Cris.
    Eu sou decoradora de interiors e moro nos Estados Unidos,mais eu morei no Brasil por dezoito anos,Pais que levo no meu coracao) e onde me formei como Decoradora. Eu tenho uma sobrinha morando la e ela colocou sua pagina no meu Facebook.Adorei a parte de dicas de decoracao: linda, real e economica. Uma decoracao democratica como eu digo.
    Eu estou por publicar meu propio blog de decoracao logo en mais e queiro continuar en contato com voce para comentar seu trabalho ali.. Um abraco grande
    Espero que voce entenda meu portugues.
    Silvia.

    • Cris Turek 20 de junho de 2013 at 11:02 #

      Silvia estamos ao seu dispor, a Vila está de portas abertas.

  7. GILMARA COSTA 14 de abril de 2013 at 21:37 #

    ADOREI LINDO

  8. edna f. f. c.de toledo 22 de março de 2013 at 18:59 #

    Boa tarde,
    tenho uma dúvida em relação ás primeiras fotos.Qual a melhor tinta para ser usada:PVA
    ou óleo?
    Tenho visto alguns móveis com tinta a óleo e depois bem lixados em alguns lugares,tb aplicados várias tonalidades de tinta,acho bonito e gostaria de pintar uma comoda antiga
    com esta ténica,mais estou insegura qto a tinta.
    Obrigada pela atenção dispensada.
    Att,Edna

    • Cris Turek 26 de março de 2013 at 17:20 #

      Edna para a madeira do móvel a PVA é mais indicada.

  9. suely 12 de novembro de 2012 at 16:00 #

    Boa tarde! sempre leio o artigo desse site, parabéns…..gostaria de saber como faço para remover o verniz da minha churrasqueira.
    fico grata pela resposta. e um grande abraço.

    • Cris Turek 14 de novembro de 2012 at 16:21 #

      Suely essa não é a nossa área, mas acredito que exista um removedor apropriado para esse tipo de verniz. Consulte numa boa loja de tintas. O uso de um removedor deve ser suficiente.

  10. Claudia 15 de setembro de 2012 at 4:33 #

    Oi, adorei a tecnica, eu tenho uma mesa em madeira de demolicao com pintura como da primeira foto, mas uma pessoa que trabalhou na minha casa lavou a mesa com escova dura (pq achou que era sujeira…) e a tinta ficou muito palida. Quero renovar a pintura, minhas duvidas sao:
    1- a mesa esta sendo encerada, como faço para retirar antes de fazer a tecnica?
    2- a mesa fica na minha churrasqueira ao lado da piscina, é coberta mas pega sol em alguns horarios do dia e por vezes as pessoas sentam com a roupa umida, devo finalizar com cera ou com verniz para que nao manche a roupa?

    Agradeço imensamente o seu retorno, desculpa uma mensagem tao longa….
    Abs Claudia

    • Cris Turek 16 de setembro de 2012 at 21:43 #

      Claudia use removedor de cera que você encontra em supermercados mesmo.Os resquícios deverão ser retirados com lixa. Depois pinte como deseja. Para proteger, a cera de carnaúba é suficiente mesmo se pegar um pouco de umidade, desde que seja reaplicada com frequência. E não mancha a roupa.

  11. Maria do Carmo 1 de setembro de 2012 at 20:45 #

    Tenho 3 mesinhas: 1 de centro e 2 de canto com madeira e vidro, sáo envernizadas, para tirar o verniz é só lixar?

    • Cris Turek 2 de setembro de 2012 at 18:39 #

      Maria do Carmo primeiro aplique removedores apropriados para verniz. Tente thinner.

  12. Cida 24 de julho de 2012 at 10:01 #

    Oi Cris.
    Tenho um lavatório de fibra (de salão de beleza), e gostaria de saber se tem como tirar a cor preta e colocar dourado, e se tiver como é o procedimento.
    Desde já agradeço.
    Cida

    • Cris Turek 25 de julho de 2012 at 19:22 #

      Cida não tem como tirar pois a fibra é na cor. Você pode dar uma leve lixada na superfície pintar com tintas esmalte em spray, para um melhor acabamento, da marca que preferir. Beijos.

  13. Cristina Pimentel 1 de julho de 2012 at 19:07 #

    Adorei a técnica de madeira de demolição.As mesas estão lindas.Adoro recuperar móveis e transformá-los, os que tenho em casa todos acham lindos.

  14. Cristiane Gomes 14 de maio de 2012 at 13:29 #

    Oi,tenho uma tábua que consegui numa construção, gostaria de transforma-la em mesa de centro,ela é retangular e está bem rustica, eu quero manter a aparência ou escurecer um pouco mas também proteger devo usar betume ou tinta, pés novos são caros? Desculpe o monte de perguntas mas estou mergulhando no site e super entusiasmada, é tudo lindo e super criativo. Parabéns!!

    • Cris Turek 14 de maio de 2012 at 20:58 #

      Cristiane use apenas Stain e vai ter a madeira com cor de nova e protegida sem tingimento. Pés você precisa pesquisar em sua cidade, não tenho noção de preços atualizados. Beijos.

  15. Walquiria Augusta de Souza 3 de março de 2012 at 20:47 #

    Cris, adoro todas as idéias aqui evidenciadas. Amo reciclar e gostaria de uma ajuda: Estou montando um salão de beleza e uma das paredes é azuleijo e está muito feio. comprei varias tabuas de caixote de feira e queria fazer um paneil em cima do azuleijo. como faço para pregar e como impermebilizar p. não dar bicho. Aguardo resposta via email

    • Cris Turek 5 de março de 2012 at 12:38 #

      Walquiria, você deve passar cupinicida para proteger, mas saiba que essas não são madeiras nobres e a garantia de ficarem sem bicho é pequena.Para fixar faça uma experiência com cola. Pesquise em lojas de marceneiros qual seria a cola ideal para a madeira nessas condições, sobre o azulejo ou arrisque a cola de contato.

  16. Evany Ribeiro 15 de dezembro de 2011 at 15:46 #

    Tenho umas cadeiras de madeira e com armação de ferro. Como elas são apenas envernizadas, gostaria de pinta-las, deixar bem coloridas.
    Não sei que tinta usar. Gostaria também de saber se é preciso usar uma base antes da tinta. As dicas que encontro, não me ajudam em nada.
    Por gentileza , me ajude.
    Aguardo sua resposta.
    Beijos !

    • Cris Turek 15 de dezembro de 2011 at 18:50 #

      Evany, se você deseja pintar suas cadeiras, terá obrigatoriamente que lixar e remover todo o verniz que há, pois se não fizer a pintura descascará rapidamente fazendo seu trabalho se perder. Lixe bem a madeira, limpe e use tintas apropriadas, as PVA são indicadas pois são a base de água. Depois aplique verniz incolor a base de água pra não amarelar. É isso amiga.

  17. lucy 6 de novembro de 2011 at 17:44 #

    Só tenho a mandar elogios, agradecê-la e pedir a Deus para ampliar esse seu dom. 0brigada,bj.

  18. lucy 5 de novembro de 2011 at 10:41 #

    Olá Cris!
    Fico muito envaidecida quando me dá atenção, viu?
    Vou providenciar os materiais. Obrigada. bj

    • Cris Turek 6 de novembro de 2011 at 17:40 #

      Lucy, as dúvidas nunca ficam sem respostas, no que eu puder ajudar. Beijos.

  19. lucy 4 de novembro de 2011 at 18:11 #

    Olá, Cris!
    Vou colocar uma nova pia em meu banheiro e nao gostaria de descartar o meu armarino com uma gavetinha ao lado e duas portas e sim, restaurá-lo com uma pintura. Que arte combina com o banheiro branco?
    obrigada.

    • Cris Turek 4 de novembro de 2011 at 18:43 #

      Lucy, tudo combina. Mais neutro que o branco impossível. Pode abusar de cores, que tal pintar numa cor chapada e fazer um stencil em branco sobre ela? Eu usaria azul turquesa, um luxo. Use o campo de pesquisa no alto da página e confira nossas dicas com estencil. Beijos.

  20. roberto koc 14 de outubro de 2011 at 18:51 #

    Aqui em casa, os moveis eu mesmo preparo, as pecas, sao antigas, e muitas, achadas no lixo, restauro as pecas, as preparo e pronto, ai tenho uma peca extraordinario e original.
    Tudo depende do preparo da madeira, e a pintura que sera usada, as vezes sao pecas, que necessitam bastante tempo e muito trabalho, tenho feito pecas maravilhosas, postarei umas fotos.

    • Cris Turek 14 de outubro de 2011 at 20:56 #

      Roberto, todo esse processo de recuperação é que valoriza ainda mais a peça.

  21. magna 13 de outubro de 2011 at 11:37 #

    Oi, adorei as decorações na madeira por isso resolvi escrever, em busca de algunhas dicas, tenho uma prença dessas atingas de fazer queijo e ñ uso mais, mas ñ queria me desfazer dela. O q devo fazer par decora-la? São coisas de fazenda…

    • Cris Turek 13 de outubro de 2011 at 12:04 #

      Magna, nesse artigo estão dicas e link para passo-a-passo de como pintar a madeira para dar um toque mais decorativo. Escolha uma delas ou simplesmente deixe a prensa na cor da madeira mesmo. Alguns objetos antigos ficam bonitos do modo que são, sem se encherem de detalhes. Talvez essa seja também uma boa opção, lixar bem e renovar a tonalidade da madeira com Stain. Beijos.

  22. Iranilde Brissant 13 de outubro de 2011 at 7:49 #

    Cris, estes trabalhos ficaram lindos.
    Obrigada por nos ensinar.
    bjs

    • Cris Turek 13 de outubro de 2011 at 10:25 #

      Iranilde, ainda falaremos sobre tudo isso mais detalhadamente, ok?

  23. Veronica Kraemer 12 de outubro de 2011 at 23:29 #

    Cris querida, não sei se meu comentário foi, mas amei demais este post!!!
    beijossssssssss
    vero

  24. Veronica Kraemer 12 de outubro de 2011 at 23:28 #

    Cris querida, mais um daqueles posts que vai direto pra minha pasta de isnpirações!!!
    Você sabe como amo reciclar móveis antigos e fazer pinturas rústicas!
    estas imagens e ambientes estão belíssimos!!!
    Obrigada!!!
    beijosssssssssssss
    Vero

    • Cris Turek 13 de outubro de 2011 at 10:24 #

      Acho essas técnica super bacanas para tansformar móveis e objetos. E nem são complicadas. Pra você Vero, serão mamão com açúcar, afinal eu sei o quanto você trabalha em cima dessas propostas. Beijos.

  25. juraci 12 de outubro de 2011 at 20:36 #

    cris obrigado pela resposta.cris esta tinta aguada ea pva .e melhor p fazer satine do que o diaoquisio de carbono,para fazer o satine com a tinta aguada eo mesmo processo com dioquisio. bj jura

  26. Fabiana Lima 12 de outubro de 2011 at 14:48 #

    São lindas adorei
    Bjs

    • Cris Turek 12 de outubro de 2011 at 15:14 #

      Obrigada Fabiana, grande beijo.

  27. juraci 9 de outubro de 2011 at 20:44 #

    cris..sou restaurador gostaria de uma ajuda,tenho uma cama de casal,um criado,comada todos os moveis estao esbranquisados estes movel ja tem uns 30 anos de uso a madeira e vinhatico .parece o trabalho feito antes um satine mas nao estao abertos os veios.oque possa a ser.cris o satine so pode ser feito com o dioquiso de carbono.me de sugestao abraco jura

    • Cris Turek 10 de outubro de 2011 at 23:32 #

      Juraci, acho que tudo começa com uma boa preparação da madeira. Retirar tudo o que está sobre ela até ficar bem limpa. Para o satiné basta ter os veios na madeira que você pode fazer com uma escova de aço e uma tinta aguada que penetre neles.

  28. Abigail Tiburtino de Souza 8 de outubro de 2011 at 11:23 #

    muito obrigado pelas dicas eu fico encantada com as criatividades parabens

    • Cris Turek 8 de outubro de 2011 at 11:24 #

      Obrigada Abigail, beijos

  29. agnes ROdrigues 8 de outubro de 2011 at 11:15 #

    acabo de fazer duas mesas de pallets e veio na hora ,gostei das idéias,agora passo à fazer os bancos obrigada. valeu.

    • Cris Turek 8 de outubro de 2011 at 11:21 #

      Depois é só mandar as fotos para o mural, né Agnes?

  30. Maria Paula Brandão Apocalypse 6 de outubro de 2011 at 15:04 #

    Lindo trabalho!
    Dá um ar de aconchego, não acha?
    Todos nós temos uma memória de épocas mais simples.
    Ter um pouquinho disso perto de nós é muito bom!
    A vida é muito agitada e esses ambientes ficam mais perto da tranqüilidade.

    • Cris Turek 6 de outubro de 2011 at 15:27 #

      Nossas casas são extensão de nós mesmos, portanto pecas com nossa história tem tudo a ver e nos dão esse sentimento que você mencionou, Maria Paula. Eu pessoalmente adooooro.

  31. Iara Juschtechechen 6 de outubro de 2011 at 14:57 #

    Parabéns aos artistas da vila do artesão eu estou navegando ainda na pintura e adoro o provençal acho chique, e amei as dicas.Um abraço a todos

    • Cris Turek 6 de outubro de 2011 at 15:03 #

      Chique demais Iara.

  32. Marlene Maria 5 de outubro de 2011 at 21:37 #

    Adoro artesanato, gostaria de obter de vocês, trabalhos de ponto cruz duplo, como toalha de mesa, almofada, pano de prato, etc…,caso tenham, queria dicas. Grata.

    • Cris Turek 5 de outubro de 2011 at 22:09 #

      Marlene infelizmente não temos dicas para bordados, pelo menos por hora. Quem sabe no futuro.

  33. Luciana Miller 5 de outubro de 2011 at 20:49 #

    Eu ja fiz com decoupage de guardanapo na minha mesinha de centro…..e tb ja fiz um criado mudo! da outra cara na mesa velha! Adorei!
    bjs

    • Cris Turek 5 de outubro de 2011 at 21:01 #

      Misturar pinturas com outras técnicas também dá ótimos resultados mesmo Luciana.

  34. olga 5 de outubro de 2011 at 20:15 #

    linda as mesas

    • Cris Turek 5 de outubro de 2011 at 21:00 #

      Concordo com você Olga.

  35. maria rosália 5 de outubro de 2011 at 19:56 #

    Lindas as mesas!

    • Cris Turek 5 de outubro de 2011 at 21:00 #

      É verdade Maria Rosália, são lindas.

Deixe uma resposta