Treinando um olhar criativo e sem pré conceitos. Essa é a grande pergunta: você consegue olhar um objeto e enxergá-lo com os olhos da criatividade?
E mais que isso: se você não gostar de jeito nenhum, você consegue respeitar o gosto do outro ou lasca logo de cara um “uiiiii, que horror!!!”
Tá puxado? Ahhhhhh!!! Quero te instigar a se questionar em assuntos que tem cada vez mais a ver com os hábitos contemporâneos como por exemplo o reuso ou a reciclagem.
Consumo consciente é totalmente in, é de bom gosto, é inteligente. Restaurar, reusar, renovar são opções cada vez mais elegantes e eu quero ver você pensando sobre isso naturalmente, sem ser apenas induzida pelos modismos.

Você consegue olhar para essa caixa de madeira e enxergar nela potencial para um arranjo? Ou a veria apenas como uma caixa boa pra se jogar fora.
Mas se é pra jogar fora porque fica tão linda naquela revista chique?

Muito além dos truques fotográficos que fazem coisas bobas parecerem especiais, não seria interessante exercitarmos o nosso olhar?
Quem sabe uma mão de tinta ou uma composição com um belo tecido possam mesmo transformar o trivial em algo elegante.

Podemos culpar nossa falta de habilidade artesanal por cultivar desdém à alguns projetos, ou com bom gosto encontrar quem transforme uma ideia em algo valoroso.
Olhe a gaveta sem uso renovando um pequeno espaço aconchegante.

Um pouco de bom humor atrai mil vezes mais alegria e acolhimento para uma casa.
Estamos dando valor ao que merece de verdade?
É tão feio ver pessoas fazendo comentários grosseiros sem que tenham sido solicitadas. Né não?
Só um esforço por mais gentileza no mundo virtual 😉
Fotos: 1 e 2. Style Me Pretty, 3,4 e 5. Better Homes and Gardens
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Adorei seu post! Chique e verdadeiro. E sim, há muitas pessoas que não dão valor a algo feito artesanalmente só por não estar em uma loja cara. Mas elas que perdem, nós criativos vemos valor nas simplíssimas coisas da vida, não é mesmo????? Por um mundo com mais delicadeza 🙂
Falta muita delicadeza Karine, falta humildade e também empatia para as pessoas perceberem o verdadeiro valor das coisas. Beijos. 😀
Adorei a ideia deixa alguns cômodos mais a sua cara? vou começar a inovar?
É bem por aí Juliana. Beijos.
Tenho tanta vontade de ter este olhar mágico, que transforma as coisas mais simples em objetos tão maravilhosos!!!
Reluto em jogar qualquer coisa, que sei que poderia ser reaproveitado fora, mas depois de alguns dias, sem conseguir ter idéia do que fazer, acabo por manda-los para o lixo( com dor no coração).
Acabei de mudar para minha primeira casa própria, espero que isto me inspire
Aqui sempre tem lindas idéias, parabéns e obrigada por encherem nossos olhos e nossos dias com coisas tão belas.
<3
Edna, uma bom modo de encontrar boas ideias é pesquisando na internet. Conheça o Pinterest, por lá você vai encontrar muitas inspirações para seus materiais. Beijos.
espero ansiosa cada dica de voces.obrigada pela dedicação
Milena, eu é que agradeço o incentivo. Beijo grande.
Acabei de construir minha casa, e aproveitei muita coisa , os paletes que vinha com material em cima, fiz sofa, Banco no Jardim, degrau, painel pra tv, e até um deck que era meu sonho eu fiz e virou horta e Jardim, de eucaliptos fiz a área, caixotes de frutas fiz bancos, guarda trecos, porta Chaves, enfim e di usar a criatividade, minha casa ficou linda!!
Janilda, que bom se mais pessoas tivessem esta proposta em mente, que fosse ao menos manter objetos que já possuímos, apenas os renovando. Aí sim estaríamos progredindo 😉
Achei seu texto maravilhoso! E os puxões de orelhas devem ser realmente dados.
Eu gosto bastante de trabalhar com meus alunos essa questão do reaproveitamento e também utilizo a ideia em casa para decorar. Um dia desses, uma colega de trabalho, fez um comentário sobre a reutilização de materiais, afirmando categoricamente ser tudo lixo e soltando um “Deus me livre” sobre o uso da sucata em sala de aula.
Assim fica difícil…
Isabel, pessoas sem respeito pela opção dos outros devem procurar seu lugar e deixar quem quer trabalhar, criar em paz. Às vezes é melhor perder um aluno que desmotivar um turma inteira por preconceito ignorante. Mostrar que ela está no lugar errado pode ajuda-la a se encontrar, inclusive. Siga adiante que a sua proposta é a proposta do futuro, e perde quem não se ligar 😉 Beijos.
Que dicas maravilhosas! Eu tenho a péssima mania de sair jogando tudo fora, sem pensar na reutilização. Esse post é muito útil, e dá até pra mudar alguns conceitos sobre a questão de reaproveitar né?
Renovar, inovar, enfim usar a criatividade…
Obrigada!
Fico feliz com sua reflexão Isabel, pois além de tudo exercitará a criatividade com bom gosto, que faz tanta falta no mundo. Queremos e precisamos do belo, 😀
Cris eu peguei várias gavetas perto da minha casa tem um lixão jogam várias coisas já peguei comoda e até guarda roupa várias cadeiras e mesas gostaria que você me ajudasse a dar vida a essas maravilhas vou enviar as fotos pra vc ver obrigada abraço.
Roseli segue um link de pesquisa que contém dicas. Clique nos títulos e confira: http://www.viladoartesao.com.br/blog/?s=gaveta&submit=Search Beijos.
Eu amo as postagens de vocês. Um abraço a equipe
Lucia só tenho que te agradecer, beijos.
Adorei a dica Cris, viva a criatividade!
Viva Emanuelle, 😀
Lindos todos os detalhes. A produção dos objetos, as fotos e o texto. Reciclar com graça e com carinho, dando vida nova a elementos que aos olhos de outras pessoas seria apenas “lixo”, isso para mim é arte! Parabéns!
Damaris obrigada, fico feliz por ter conseguido passar a mensagem. Beijos.
que bom gosto esse e-mail,e oque vc escreveu cris e show,mandou muito bem o recado,bravo!
quando saiu aqui fico olhando as coisas que jogam fora,aqui tem um deposito para lixo e outro para reciclagem,ja peguei muita garrafa de coca cola para reciclar,agora que ve se acho essas gavetas para fazer de pratileira,ou outra coisa que de na cabeca.
parabens! vc e show.
vamos reciclar!
bj,silvia
Silvia é só ficar de olhos abertos que as gavetas vão aparecer, 😉
Bom dia Cris!!! Adorei o texto e as peças colocadas……. Sabe, gosto tanto de artesanato e tudo que vejo acho que ficou ou ficaria lindo que passa despercebido imaginar existem pessoas que não tenham sequer um mínimo de sensibilidade a respeito…..
Obrigada por este espaço e compartilhar sempre suas idéias….. Tenha um excelente dia!!!
Obrigada Joana, achei que alguém precisava sair em defesa de uma proposta que pode ser cada vez mais de bom gosto. Bjs.
vivendo e aprendendo, coisas lindas vcs postam, e os linguarudos que segurem a língua na boca,pq critica construtiva é muito bom, mas falar besteira jamais.
adoro o site de vcs, parabéns.
É isso aí Guta, nada de soltar seus recalques nos outros, né não? 😀
Amo essa reciclagem! Parabéns pelo artigo! Adorei!
Obrigada Cecilia apareça sempre. Bjs.
Ai cada vez que recebo um email de voces fico morrendo de vontade de abrir imediatamente pois nunca recebi algo que pudessemos chamar de feio…..
grata
Bete
Elisabete adorei ler sua mensagem, ganhei o dia, 😀
Adoro a ideia de usar gavetas…
Sou suspeita Marlene 😉
Excelente texto. Parabéns. Muitas vezes me senti diminuida ao mostrar minhas “artes”, pois recebi um “o que é isso”, ou “hum…diferente”….porque as pessoas de um modo geral, aquelas q não sabem apreciar a arte, estão acostumadas apenas com o que tem as formas que elas aprenderam a ver e sempre com os olhos de outras pessoas e nunca os delas mesmo.
Obrigada. Sinto-me mais estimulada a continuar a minha atividade q tanto me dá prazer.
Maria Angélica se consegui inspirar mais confiança, já estou vitoriosa. Obrigada por contribuir e nunca deixe de fazer o que VOCÊ gosta. Beijos.
Amados,
Adoro vocês e suas dicas maravilhosas….
Amei de paixão esta elegante puxada de orelhas, é bem assim…
A maioria das pessoas criticam sem se permitirem o olhar mais apurado
nas peças em geral,
particularmente adoro reciclar, se tivesse mais tempo faria mil coisinhas…
trago pequenos caixotes de feira, e junto com uma neta de 7 anos, pintamos
nas mais variadas cores, sempre utilizando sobras de latas de tintas diversas,
presenteamos amigas, que como nós, o olhar para o simples e belo.
Parabéns meus queridos, parabéns…
Abraço fraterno
Jô Fonseca
Jô achei que precisava puxar a orelha dos que nunca fazem nenhum projeto mas são sempre os primeiros a criticar grosseiramente. Deles não nos interessa saber a opinião. Concorda? Beijos.
Isso prova que tudo pode ser reaproveitado se usado com carinho e bom gosto.
Beijo!
Terezinha o bom gosto deve nos acompanhar sempre,devemos estar atentas, concorda? Beijos. 😉
Adorei esta matéria sobre Olhar Criativo. Acho que a maioria das pessoas não consegue visualizar peças de decoração fora de um contexto. Por exemplo : esse caixote azul ou bandeja ou floreira, para quem não o vê com um olhar sensível, irá achar que é uma peça feia, grosseira. No entanto, se a vir sobre uma cômoda branca em pátina provençal, vai mudar de ideia imediatamente !!Sou artista plástica e tenho esse olhar para tudo. Vejo tudo de forma diferenciada. Mas entendo que cada indivíduo tem sua maneira de olhar, ver e criticar o que não o agrada, se esquecendo que gosto, é uma coisa muito particular e que deve ser respeitado.
Pois é Leda expor um gosto é característica de uma cultura livre e cada um tem o seu por direito. O triste é que algumas pessoas acham que só suas escolhas são as corretas e trepudiam os outros. Isso é inaceitável e contra esse tipo de comportamento é que eu me posiciono. Obrigada por participar. 😀
Adorei este tema!
Geralmente olhamos as coisas com um olhar muito crítico, o que deve ser melhorado já que somos artistas, e devemos expandir nossa visão e mente para novos e as vezes inusitados modelos de arte!
Já ouvi muitos amigos falando assim: “Ah! Essa peça fica linda aí na revista, na casa de alguém com móveis chiques, mas aqui em casa ia parecer lixão!” E aí deve entrar nosso olhar realmente artístico e buscar onde cabe cada peça, cada detalhe, onde melhor se encaixa no ambiente.
Exatamente Mirian, saber inserir objetos num espaço vai muito além de apenas escolher coisas novas e caras. Tem gente que gasta horrores e deixa a casa parecendo um circo, sinal de que nem sempre objetos chiques são a salvação de uma decoração. Eu penso, 😉
A.D.O,R,E,i!!!
Hoje em dia sou uma pessoas que não consigo ver as coisas como lixo,
nem uma embalagem, papel, plastico, isopor, madeira, pet, etc.
Agora estou fazendo abajours de pet. Estão lindos!
Tambem faço muitas coisas com tampinhas. Todo tipo de tampinhas eu tambem guardo,
cada qual no seu espaço.
Meu lixo hoje é meu luxo, com certeza.
Gostaria de mandar fotos destes trabalhos para você, se achar bacana pode publicar.
Abs
Alexa
CriArt – Artesanato Criativo!
É isso mesmo Alexa esse é o caminho. Você já conhece o nosso Mural da Vila? Segue o link do post de ontem pra você ver no texto como deve enviar seu material. Será um prazer. Beijos. http://www.viladoartesao.com.br/blog/2015/07/tudo-lindo-feito-com-tecido-no-mural-da-vila/
Amo esse site. Seus trabalhos, mensagens, comentários, tudinho. bjus
Eliane estamos sintonizadas, que ótimo, 😉
Esses objetos com tamanha simplicidade representam um novo luxo…é um toque de rústico e belo…parabéns pelo texto.
Obrigada Henrique, suas palavras são um grande incentivo.
Quem não vê a beleza nas pequenas e simples coisas….não verá a beleza da natureza. Todos os artesanatos apresentados por vocês são maravilhosos. Continuem nos encantando.
Glaene obrigada pelo carinho, suas palavras são muito sábias. Bjs.
Olá
amei as ideias e de quando em vez “surrupio” um lixinho para uma criação.
Outro assunto é que algumas vezes já presenciei comentários negativos das mesmas pessoas que vão na loja de “marca” e compram bem $$$$ o que o(a) artesão (a) oferece bem semelhante. Dá para entender?
Enfim…continuem criando e alegrando os vossos lares e dos amigos crafts!! Bjs
S.O.
Rio
Silvia eu por exemplo, tenho o maior preconceito com decoração padronizada, daquelas que tem pinta de vitrine de loja. Eu jamais teria, pra mim é sinal de falta de personalidade. Mas tá na novela, né? E se tá na novela tem mais valor do que pensar com sua própria cabeça, rsrsrs Por aí,será? rsrsrs
Eu arrisco dizer que é preciso uma baita dose de inteligência pra imaginar um uso diferente para uma coisa que já tem uma função definida. Tem que pensar fora da caixinha… Tem que ter vontade de se sujar de tinta, tem que não ter preguiça de fazer “bagunça” e depois arrumar tudo… Uhn, ser criativo dá um trabalho!!!! Mas é a coisa mais deliciosa do mundo se achar capaz de inventar novidades…
Beijão pra você Cris, que além de mega criativa tem um super bom gosto e mãos de “varinha mágica” que transformam até fruteiras plásticas em luminárias incríveis!!!!
Mara pois é, é mais fácil criticar e por defeito, né não? Ser criativo exige algum suor e bastante trabalho, por isso somos especiais, êêêêê 😀 Beijos.