São os pontos básicos para bordado livre – quem domina este pontos pode realmente fazer quase tudo! Mas, fazer os pontos corretamente é só uma parte do trabalho, antes temos que preparar tudo. Ao final deste primeiro bloco de seis pontos vamos montar um trabalho – por enquanto vou fazer mistério, mas garanto que vai ficar lindo! Para cada ponto teremos um tutorial, cada um deles com um risco do mesmo tamanho e formato. O primeiro ponto a ser trabalhado será o Ponto Atrás.
Só para variar, vou começar a aula passando a tarefa! Estou falando sério, teremos tarefas! A primeira tarefa a ser feita é selecionar o tecido a ser usado. A amostra que estou bordando está sendo feita em algodão cru não muito grosso e eu já separei todo o tecido a ser usado nas seis peças. Então é só cortar 6 pedaços de tecido no tamanho de uma folha de papel A4. A tarefa de hoje é transferir o risco para o tecido. O método usado pode ser o 1° ou o 2° que explicarei a seguir.
Todo cuidado é pouco nesta hora, a qualidade do bordado depende muito da transferência do risco: a melhor bordadeira do mundo não consegue fazer pontos bonitos em um risco mal traçado. O arquivo com o risco a ser transferido para nossa aula pode ser descarregado aqui, clique: Ponto Atrás Risco1 e Risco2
Como transferir riscos para o tecido
Há diversas maneiras para fazer isto, a escolha deve considerar sempre o tipo de tecido a ser utilizado. Papel Carbono

O método mais simples e mais usado é o de papel carbono. Papel carbono amarelo ou azul, o claro deve ser usado para os tecidos escuros, e papel carbono preto ou azul escuro para os tecidos claros.
Coloque o carbono com a face para baixo sobre o tecido, com o desenho por cima. Acompanhe com um lápis de ponta afiada ou com um boleador, todas as linhas do desenho. É necessário tomar cuidado para fazer pressão somente sobre as linhas do desenho, pois do contrário o carbono pode manchar todo o tecido.
O desenho pode ser traçado diretamente sobre tecidos finos ou transparentes como organdi, nylon ou seda fina. O desenho deve ser colocado por baixo do tecido e as linhas traçadas com um lápis macio ou canetas próprias para tecido. O uso de caixas de luz pode facilitar bastante este trabalho e possibilitar a transferência de riscos para tecidos um pouco mais grossos que os mencionados acima.
Em tecidos muito grossos ou texturizados, é difícil traçar ou pintar um desenho. Neste caso, trace o desenho sobre um papel fino, que deve ser alinhavado na posição correta sobre o tecido. Acompanhe cuidadosamente todas as linhas do desenho com pequenos pontos de alinhavo. O desenho deve ser rasgado e removido antes do bordado ser iniciado. Remova também todos os pontos de alinhavo depois de terminar o bordado.

Então a tarefa dessa aula é:
- escolher o tecido
- escolher um desses modos de transferência de riscos
- preparar o risco dado para começarmos a bordar na próxima aula
Dá tempo para providenciarem todo o material.
Preparem-se, vocês vão adorar o projeto final.

Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Que dicas legais ! Obrigada por compartilhar conosco !
Sim quero muito fazer esse curso.
Siga nesta aula Rosimeire:
http://www.viladoartesao.com.br/blog/como-bordar-usando-ponto-atras/
Eu gostei das suas dicas querida.
Agradecemos Rosimeire, espero que sejam úteis. Beijos.
adorei fazer bordados em casa foi uma experiencia incrivel e extraordinária.
Manda fotos Daniela 😀
Olá,nao encontrei as postagens ensinando os 6 pontos,existem as postagens?
Obrigada
carolina
Carolina por motivos de força maior a Paula Marcondes não pôde finalizar todas as aulas.Estou providenciando para completar o material de outro modo. Aguarde que logo teremos novidades.
ola,muito me interesa bordados livres,mas não sei em q tecidos posso bordar,se possivel me informe.
obg.
Olá, adorei o post. Comprei o lápis cópia da Faber castel mas não descobri como usar. Com ferro de passar não funciona, pode ajudar? Conhece esse lápis?
Obrigada
amei sua postagem 🙂 muito obrigada 🙂
sou apaixonada por bordados^^
mais a minha duvida é tem um tipo de pano especifico para os pontos de bordado livre ou pode ser qual quer um que quizermos?
desde ja o meu muito obrigada
espero e conto com sua ajuda para tirar essa duvida que esta me tirando algumas horas de sono ^^
Boa noite!
Queria saber onde encontrar a sequência deste post. Achei bem bacana todas as dicas e estou ansiosa por conhecer os pontos…
Andrea foram somente 3 posts publicados. Em breve postaremos novidades de bordado, aguarde.
Ola gostaria de fazer ponto cheio em bolsa, manualmente!bordar o nome na bolsa de maternidade.
GOSTARIA DE RECEBER GRAFICOS DE MANTAS PARA BEBE E P/PANO DE PRATO
Ola Paula,
gostaria de saber se é preciso passar algum tipo de impermeabilizante no tecido antes de desenhar porque as canetas para tecido borram com facilidade, especialmente camisetas de malha. É difícil fazer um desenho sem que o traço não fique borrado.
Cristine, que carbono usou? Se for do tipo comum, comprado em papelaria é um bocado difícil de tirar, mas tente deixar de molho em água quente com bicarbonato.
como faço para tirar o carbono encerado do tecido?
obrigada!
Oi Hosana, fico contente em saber que gostou. Faça o dever, visite meu blog para maiores informações sobre cada uma das lições já publicadas. Ainda tenho mais duas ou três para publicar. Aproveite!
Gostei muito da aula, e vou fazer o dever de casa.
Grata
Ok Sonia Mota, vou ver o que posso fazer. Ainda estou devendo duas aulas do curso inicial!
Gostaria que vc fizesse um post somente com tipos de tecidos, agulhas, linhas etc, enfim materiais de bordados, tudo que precisamos para começar. Estou louca pra me dedicar a essa arte linda!!! Obrigada
Oi Grasiela, tudo bem? Se você usar temperatura muito alta para transferir o risco fica mais difícil de sair depois. Acaba saindo, especialmente se ficar de molho em água quente.
Fiquei com uma dúvida em relação ao lápis cópia da Faber Castell: depois de tudo pronto, o risco no tecido, esse lápis é permanente ou depois de lavar o tecido o risco vai sair?
OI Andrea, tudo bem? Creio que estes riscos que você quer são feitos pela Lolo, do Estudio da Lolo em São Paulo. Não sei se ela ainda faz isto. Eu produzo algumas peças com o tecido já impresso, mas o tamanho é outro. Em meu blog você encontra detalhes e endereços para compra:
http://oficiodaagulha.blogspot.com.br/
Alguma sugestão ( nome ) de loja ??? as que eu conheço não tem . Ou pelo menos se souberem como se chama esse material posso melhorar minha pesquisana Internet .
Grata
Pessoas queridas
Vi uma postagem de tecidos ( acho que 50×50 ) já com riscos impressos . Ou seja, se vc gostar da imagem e do tecido não há necessidade de ter que passar o risco para o tecido . Porém não consegui localizar esse material para compra. Alguém sabe onde encontrar no Brasil ou exterior ?
um abraço.
Andrea
Andrea lojas que vendem fios, lãs e linhas de bordar, os armarinhos, normalmente tem esse material.
Olá pessoal, eu não sei se perdi alguma coisa, mas não vi mais as aulas de bordado. Fiz o primeiro, peguei o segundo e não vi mais, será que eu que perdi algo?
Oi Jeniffer, as outras 2 aulas estão no site, a próxima entra na semana que vem.
gostei mas aonde esta a outra aula.
Jeniffer clique no nome da Paula Marcondes, lá no início do post, para ver todos os posts publicados por ela.
Olá!
Estou louca pela próxima aula, quando será???!!!
Olá!!! trabalho com pintura em tecido, e gostaria muito de saber ondo posso encontrar esse papel carbono!!!!!!!! se puder me ajudar agradeço desde já! moro em Santo André, São paulo!
Que delícia ver que a arte que minha avó fazia ainda se pratica e é tão acessível. Parabéns.Coisas lindas e além disso muito acessíveis a todas nós que gostamos de fio e agulha. Obrigada por compartilhar com generosidade o que sabe.Abs.Sueli
Eu amei está aula. Gosto muito de bordado,faço da minha “cabeça”rsrs mas com tudo explicadinho é bem melhor. Estou aguardando a continuação do curso. Já muito grata e feliz. Abraços.
BOA TARDE, GOSTARIA DE SABER COMO CONTINUAMOS OS OUTROS PONTOS. SÓ ACHEI O ATRÁS E O HASTE. MUITO OBRIGADA. WALDENIZA. BEIJOS.
Dúvida: por favor, onde compro a entretela hidrossolúvel ? em SP. grata
Paula, Bom Dia!
Descobri o seu blog agora. Não sabia que aqui, tão perto existia alguém como você. Parabéns.
Amei a sua aula.
Aguardo a sua próxima aula. Qual o seu endereço, aqui, em João Pessoa.
Não vejo a hora de chegar em casa e separar meu material para começar a bordar! Obrigada!!
Olá, também pretendo usar o tecido americano cru e gostaria de saber se devo lavá-lo antes. Desde já agradeço. Bjkas
Olá! Parabéns pelas explicações de forma simples e clara. São de pessoas como vocês que o mundo precisa, para torná-lo mais bonito. Namastê.
Olá Paula,
Adorei seu espaço nesse site….já conhecia o da Divânia(tingimento) ….Já fiz a primeira lição de casa. Estou aguardando a nova tarefa.
Parabéns!!Obrigada´por compartilhar. Maria Lucia
Adorei está aula, já estou aguardando a próxima.
Obrigada a todas! Recebi por e-mail uma dica, de alguém chamado Rodolfo. Vou colocar o texto da mensagem.
“Só para acrescentar, se tiver um risco, em papel fino, coloque o pano + carbono + desenho e por cima de tudo um plástico, para não furar o papel onde está o risco. Não lembro onde vi esta dica, e comecei a fazer, e deu certo. Tente, e passe p/as alunas tambem. Estão de parabens Ofício da Agulha…..beijos”
Eu já sabia disto e me esqueci de colcar no post. Vou adicionar no próximo. Se alguém estiver com dificuldades na tarefa é só mandar um mail! Beijo a todas.
Muito obrigado Paula. Um grande abraco. Sandra Boston USA.
Olá adorei esta proposta. Beijos
Muito bom, gostei das dicas, geralmente uso o carbono, mas foi bom ver as outras sugestões.
Obrigada
Beijos no coração
Amei esta idéia, principalmente com tarefas… vou fazer o possível pra ñ perder nenhum.
Obrigada e um grande abraço.
oba que maravilhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa adorei estava louca para aprender o bordado livre Uma vez mais obrigada Bjks e feliz fim de semana
Oi Paula!!
Adorei!!!
Já vou deixar meu material prontinho, só esperando a próxima etapa 🙂
Beijos,
Karen Kessler
Olá! Já sigo o viladoartesão há muito tempo e tem sempre ideias muito bem conseguidas. Faço trabalhos em tecido e utilizo frequentemente os bordados e este vosso post tirou algumas dúvidas que tinha, nomeadamente a da entretela. Os meus Parabéns e o meu muito obrigada. Vou continuar atenta aos próximos!
Bom dia.
Adorei.
Mande sempre.
Abraços,
Leila
MUITO BOM !
bom dia Cris!Vou separar meus materiais,não vou perder esta bela aula.Bjins e bom dia.
Simplesmente amei o post! Acordei hoje pensando em procurar sobre bordado livre e quando abro meu e-mail encontro essa maravilhosa aula. Ah! Uso muito a “caixa de luz” do computador para passar meus riscos de pintura, é ótimo. Parabéns! Estou ansiosa pelas próximas aulas
Adorei e com certeza vou fazer a ‘tarefa de casa’, rs…
Até a próxima aula, professora Paula (minha xará).
bjs
Olå, estou deixando minhas aulas de artesanato em mdf e quero aprender a bordar.
Espero começar logo.
Um abraço