Você pode até achar que colares de sementes são sem graça e afirmar que jamais usaria, mas tem que admitir que a moda é uma onda que te arrasta. Digo isso porque as biojoias, já tem muito tempo, deixaram de ser apenas colares feitos com fibras e sementes. Aliadas às técnicas de ourivesaria e com polimentos sofisticados, a construção de peças usando sementes brutas e todo tipo de material oriundo da natureza, já é uma atividade que conquistou mercados internacionais. E você no caminho.
Hoje encontramos peças de sementes polidas como a jarina, o marfim vegetal, que deixam muitos em dúvida sobre ser ou não uma semente. Mas o mais importante é que cada vez mais a consciência de que a mata não produz lixo e sim resíduos de alto valor, está tomando conta dos nossos pensamentos, e abrindo as mentes para um universo de possibilidades.
Pelo país afora o Sebrae está dando apoio e treinamento para os artesãos que descobriram o potencial desse negócio, auxiliando na criação de novos designs, que valorizem cada semente e fibra, assim como o conceito de sustentabilidade em todo o processo, criando embalagens para essas peças usando material reciclado.

E não menos importantes são os projetos de apoio a pequenas comunidades como o povo Apurinã no Acre, que sobrevive também da produção de biojoias, o que evita sua migração e os incentiva a defender a sua parte da mata. Pra entender todo o contexto que a biojoia abrange, assista o vídeo abaixo, do programa Pequenas Empresas Grandes Negócios, que explica de uma maneira muito clara o que esse mercado significa. E depois ficarei esperando que vocês me escrevam falando dos artesãos de biojoias que vocês conhecem ou contando suas próprias experiências.
Convido você a compartilhar.
Foto: Click-Brazil e Babel das Artes
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
OLA!!! SERA QUE VOCE PODERIA ME FORNECER O ENDEREÇO DA VILA DO ARTESÃO?
Carla a Vila do Artesão é apenas um site. Estamos sediados na Paraíba mas não temos loja nem espaço de exposições. Podemos ajudar em algo?
Estou aqui em São Paulo capital, e gostaria de saber como andam as VENDAS nesse setor. Faço parte de uma loja coletiva, e há uns 6 meses comecei a fazer e vender bijouterias feitas com sementes, côco, madeiras, madrepérolas, mas sem muito retorno… muita gente olha e acha interessante, mas na hora de comprar…
Claudio, nosso post é ilustrativo, não trabalho com esse produto e nao tenho as informações que pediu pra te oferecer. Tente entrar em contato com artesãos da técnica. Boa sorte.
Já faz um bom tempo que ando na captura de sementes para fazer minhas bijus.Eu acho um charme.Combina com a mulher brasileira.
Que venham as biojóias…parabéns.
Biojóias são a cara do Brasil e de nossa diversidade. Beijos.
felicitations,e tencouragement je suis artisan et je fais du n inporte quoi mais j aime baucoup les bijoux bio .et j aimerais avoir votre cataloque et si possible etre votre vendeuse en europe.je suis senegalaise et je vis actuellement au portugal merci
S’il vous plaît, écrivez à l’artiste Adriaen Adratt sur son site: “http://www.yasaibiojoias.com/loja/index.php”
Merci.
Bom dia,
A riqueza da natureza brasileira nos proporciona uma variedade de produtos que usados como acessórios ficam muito originais. Sementes,pedras, Madrepérola, Cascalhos, Conchas.Toda matéria prima é deorigem vegetal, onde artesões e designers da
“Click-Brazil” elaboram peças a partir de sua própria criatividade, dom e talento.
O colar a cima é designer da Click-Brazil, para conhecer a coleção completa acesse o site.
Estamos a disposição para melhor atende-la
amei o colar…parabéns pela postagem.
Oie Cris,
Eu também acredito na força da natureza e acredito que assim, além da moda as pessoas estão se auto sustentando com a arte, que ao invés de disperdiçada, está sendo valorizada e dando oportunidades aos anônimos que estão se revelando com suas artes. Seja sementes, cascas de frutas, material reutilizado … o que importa é ver com os olhos da arte. Tudo vira arte nas mãos de quem sonha!!!!
Beijinhos.
káthia, olá.
Tudo vira arte nas mãos de quem sonha!!!! Essa sua frase é muito sábia. Concordo plenamente.
Vou visitar o seu blog e deixar um recadinho pra você também.
Muito obrigada por contribuir.
Um grande abraço,
Cris Turek
muito bom o trabalho!
Adorei, Tenho um colar parecido.
Parabens pelo trabalho
abraço!
Olá Rodrigo, você também é artesão?
Se for e quiser participar do blog é só escrever, ok?
Dê uma olhada na coluna O Artista é Você.
http://www.viladoartesao.com.br/blog/category/o-artista-e-voce/
Estou à disposição.
Um abraço,
Cris Turek