

Ahhhhh, a chita, a nossa chita. Esse tecido tão brasileiro tem vínculos muito fortes com a nossa cultura, é inegável. Presente em inúmeras festas folclóricas, nos trajes, nos arranjos e adereços, a chita tem uma de suas raízes na cidade de Alvinópolis em Minas Gerais, onde está a fábrica mais antiga do país.
Um leitor, o Sandro, me escreveu contando que trabalha na Cia Fabril Mascarenhas que fica em Alvinópolis, uma fábrica centenária, e me enviou fotos de uma festa que acontece na cidade no mês de junho, a Chitafest. Ele mencionou que a cidade vive em função da chita e a festa cresce a cada ano, especialmente porque a chita voltou a entrar no foco dos designers de moda e decoração.
O bacana é que a cidade toda se volta à organização da Chitafest que esse ano teve além do tradicional desfile de modas, a Casa da Chita, com ambientes apresentando várias aplicações da chita na decoração e em detalhes do dia-a-dia, e atraindo muitos visitantes. Alvinópolis é mais um exemplo do quanto vale à pena investir nas habilidades locais. Pra mostrar mais um pouquinho dessa história interessante, tem um vídeo bem elaborado apresentando o efeito disso tudo na vida das artesãs da cidade e em sua auto-estima. Se o quadro do vídeo não aparecer, acesse por aqui.
Eu também recebi vários emails perguntando sobre fábricas de chita e chitão, então relacionei abaixo alguns contatos para quem tiver interesse em escrever e tirar dúvidas. É só clicar nos nomes. E para quem não vai comprar as quantidades mínimas exigidas pela fábrica, mas quer escolher entre opções de estampas bem bonitas, segue no final a minha melhor dica de loja virtual. Aproveitem:
Fotos: Alvinews e Alvimonte FM
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
bom dia …tenho uma industria em rio verde de mato grosso do sul/ms
como façom p-ara comprar ???
att
lucileide
Lucileide, entre em contato com a fábrica indicada na matéria 😉
Como se tira a goma da chita para dar leveza ao tecido?
Angela, a chita é um tecido produzido com fios de qualidade inferior, por isso seu custo é tão mais baixo, sua textura um tanto grosseira e a durabilidade pode ser reduzida dependendo do uso dado. Lavar o tecido e usar amaciante tira a goma de fábrica, mas não altera as características do tecido que vai amolecendo com o uso. A fama da chita se construiu em torno das estampas coloridas e florais que são sua identidade inconfundível, mas o tecido em si não é de primeira linha. Beijos 😉
procuro rede de chita com bordado sobreposto
Rosy, procure no site Elo7 ou no Divitae.
Olá! Gostaria que você me informassem o preço de uma bobina de 100m de chita, para ser entregue em Brasília. Preço do frete, condições de pagamento, etc. Solicito uma mostra dos padrões para que eu posso escolher. Evidentemente, necessito da NF com nosso CNPJ. Aguardo sua resposta. Muito obrigado.
Marcos, não vendemos nenhum tipo de material. Este é um post ilustrativo e qualquer informação você deve solicitar diretamente à fábrica. Abraços.
Gostaria de saber se vcs vende a chita na fábrica é às peças ou os metros.sou de vitoria es estou mas minha irmã fazendo colcha de chita mas aqui a gente encontra é chitao e não é a chita 100% de algodão. Por favor me responde se vale a pena.
atenciosamente,
Elizete Pereira Prates
Elizete, a fábrica não vende menos que rolos de 100 metros e somente para pessoa jurídica. O ideal é encontrar revendas. Tente no site Arte têxtil, eles negociam bem.
onde compro saquinho de chita para presentes? gratidão!
Stella procure em sites como o Elo7, Solidarium e Di Vitae.
A|mo Chita desde que nasci.sou artesã ha 36 anos e a maioria dos meus trabalhos são com chita,gostaria de saber qual a quantidade minima que posso comprar.
Muitissimo obrigada
Isabel
Isabel na fábrica eles vendem apenas rolos de 100 metros se não me engano. Procure em distribuidores, indico a Arte Têxtil.
Sou apaixonado por Alvinópolis/MG e pela fábrica de tecidos chita, FABRIL MASCARENHAS. 70% do enxoval usado no meu lar, em Vila Nova, Vila Velha/ES, é de origem de lá. Toda vez que vou visitar amigos e a hospitaleira cidade, eu venho com o carro lotado de colchas, lenções, toalhas de mesa, tudo da melhor qualidade.
Imagino Ubiratan deve ser empolgante mesmo.
Muito bacana a matéria! Conheço a cidade, e já fui na Festa da Chita!
Alvinópolis descreve exatamente a calmaria e receptividade de Minas!
Aqui é bom demais uai!rsrs
Tuana tem todo ano e deve ser sempre essa alegria.
Parabens a prefeitura de Alvinopolis pelo incentivo a festa da chita, em especial ao prefeito dando oportunidade as maos talentosas e de coracoes felizes e boa vontade, desta terra que nos acolhe!
Orgulho puro a minha Alvinópolis, meu conterrâneos q lá estão (ou nao), meus familiares, a chita e o artesanato!
Obrigada Cris, bom trabalho sempre!
Lara Drumond
Olá..
Adorei a matéria sobre minha querida cidade.
Vocês vão adorar ver esse vídeo também. Foi feito em especial para o Dia do Artesão, no Programa Sabor de Vida.
Adorei conhecer esse site,amo trabalhos com chita,uso muito nos meus trabalhos.quero ir na festa da chita.Tenho certeza que vou me adorar.preciso saber de hotel ou pousada na cidade.PODEM ME INDICAR ALGUNS?
Maria Lucia verifique no site da prefeitura da cidade, pois não somos da região e não temos essas dicas.
Adoro chita…já fiz “N” trabalhos com esse tecido deliciosamente alegre, quero conhecer esse cidade, quem sabe não irei no ChitaFest!!!
adorei saber um pouco da minha terra natal…
agradeço a sua atenção,quando tiver a programação me mande por favor beijos
quando vai ser a festa da chita ai já ouvi falar,estou querendo ir este ano me fala do inicio e quando termina estou programando ir com meu grupo da terceira idade se já tiver programação mande por favor pelo e-mail
Maria da Conceicão, não temos a programação desse ano ainda. Beijos.
Adorei conhecer essa cidade, qual é o dia e mês da festa da chita, quem sabe da para dar um pulinho ai.
É em junho Itália. Beijos.
Sou de BH e gostaria de muito de uma indicação de uma florista profissional que faça flores de tecido para eu usar como arcos , tiara e broches…
Celia, acesse lá em cima o Classificados da Vila e localize lá uma artesã que possa te atender em sua encomenda. Trate diretamente com ela. Beijos.
Adorei a reportagem sobre as chitas de Alvinópolis, sou artesã e também uso muito as chitas ( chitões e chitinhas de lá) . Realmente são maravilhosas.
Todos concordamos Maria dos Anjos.
Eu amo o artesanato com chita, principalmente com estampas de arara e tucano que é bem característico da minha região aqui de Cuiabá-MT, só que e muito raro encontrar a chita com essas estampas por aqui.
Gostaria muitíssimo de uma resposta de onde eu posso adquirir estas estampas de chita.
Rosana, use o campo de pesquisa noa lto da página com a palavra chita e depois leia o artigo Onde comprar Chita e tecidos. É a minha indicação de loja virtual, espero que lá você encontre o que procura. Beijos.
Oi, Cris!
Nao me canso de estar em seu site.
Adoooro chitao. Já mandei vario recados a vc e me senti envaidecida, quando recebi a sua resposta.
Estou organizando a minha casa de praia com chitao e gostaria de receber outras sugestoes. Abrçs. Fique com Deus.
Obrigada. Sou de Minas Gerais.
Lucy, todos o material que tenho está publicado aqui no blog. Para localizar todas essas dicas use o campo de pesquisa no alto dessa página, ok? E fique de olho nos artigos futuros.
Fiquei muito feliz por saber da divulgaçao da Festchita neste site ,principalmente por ser alvinopolense e saber da importância da chita para a economia da cidade .Os trabalhos artesanais são lindos … Venha participar da FESTCHITA neste feriado de 23 a 25 de junho. “Alvinopolis é realmente a cidade da chita”. Um forte abraço, obrigada.
Edilamar Dias Rodrigues
Edilamar, obrigada pelo convite. Desejo muito sucesso e quem sabe algum dia eu consiga ir até Minas em sua festa.
Nossaa…quanta coisa legal! Gente Alvinópolis é sim tudo isso que disseram, uma cidade linda, com um céu maravilhoso e um clima que é uma delicia, e que deixa essa Festa da Chita ainda mais interessante!!! Caso se interessem… há hospedagem la, e tambem tem muita gente que aluga casas paras essas temporadas de festa… se for do interesse de alguem…
E de qualquer forma, vão e serão bem vindos!
Obrigada pela hospitalidade Juliana. Sucesso na festa.
Sou filha de Alvinópolis e tive um imenso prazer de ver minha cidade , voltei a minha infãncia, que saudade…
Que bom rever neste filme o meu professor de Geografia José Mauro.
Parabéns pela matéria , uma divulgação propícia para o período de festas juninas.
Abraços
Bernadete / Rio de Janeiro
Fico feliz de te trazer boas recordações, Bernadete. Beijo.
São realmente lindos os trabalhos em chita das artesas. Parabéns. A Festa do dia 23/06/11 vai ser maravilhosa!!!!! Parabéns!!!!
Que bom se eu pudesse ir Rosária, eu ia adorar.
Fico feliz quando divulgão algo de alvinopolis, pois amo essa cidade e o meu sonho é voltar para aminha cidade natal. Sou filho de MUNDÃO.Parabens pela materia e se der vou estar com certeza este ano nesta festa maravilhosa. Quando será realizada?
Vagner, leia no artigo e clique no link para a programação. Lá tem tudo, inclusive as bandas que vão tocar.
Sou de D. Silvério, e vou participar da festa da chita esse ano, pela primeira vez. Estou anciosa pois me falaram muito bem dessa festa.e dos organizadores, vcs estão de parabéns, pois a chita é amada e respeitado por todo esse BRASIL de meu DEUS. Alvinóplis deve se orgulhar, pois no Brasil só existe esta fábrica de chita. Parabés aos Alvinópolenses.
Abraços
Maria Angela
Maria Angela, desejo muito sucesso na festa desse ano, e vai ser.
Boa tarde Cris!
Estou pesquisando sobre chita encontrei você no Google maravilha!!…Parabéns pela
matéria a cidade da chita Alvinópolis!! Gostaria de entrar em contato com wania junqueiraou se quiser por favor envia meu e-mail para ela por favor..Obrigada.
Aguardo retorno. Neusa
Anote o email da Wania: [email protected] Apareça sempre. Beijos.
Nossa, a Chita com suas flores já é fonte de inspiração na hora de criar, tem como fazer o rústico e o clássico.
Confira em nosso site, ela é o ponto de partida de nossos produtos.
Que orgulho, e a chita é fabricada aqui, no coração de Minas.
Denise
Pode deixar Denise que farei uma visita com certeza. Beijos.
Desde minha infância na doce Vau-Açu-MG, usei vestidinhos de chita. Lembro-me, com carinho.Como chegar a Alvinópolis? Morei em Ponte Nova e Viçosa, depois vim para Belém_Pa.
Sds
Maria Helena
Fica a 162 Km de BH. O ideal é organizar o seu passeio saindo de lá. Beijos.
Olá! Adorei conhecer este site.
Parabéns pelo trabalho .Realmente,chita vicia. Compro até sem precisar.
Adoro!!!!
Lucilia
É claro, afinal sempre tem alguma ideia nova pra usar a chita. Beijos e obrigada.
Quero agradecer o primeiro video q chegou, achei muito interessante, com lindo artesanato, e tambem o historico sobre
a chita, eu desconhecia.
Parabens! Obrigada, fiquei muito feliz.
Abracos!
Que bom que gostou, eu também achei muito interessante. Beijos.
Conheço as chitas de Alvinópolis, e realmente são lindas!
Possuem uma variedade enorme de cores e estampas.
Parabéns pela materia.
Um abraço
Rosana
Obrigada, seu registro só reforça nossas informações. Beijos.
Boa noite,Cris!!
Estou feliz com tudo que você me envia,amei! o video
Quando ainda menina usei muito vestido de chita,bons tempos aqueles
Obrigada,amiga por compartilhar tudo isso
Te desejo uma semana de paz
beijos
Esse vídeo está muito bacana mesmo. Obrigada amiga.
Oi Cris!! Fantástica essa matéria sobre a chita….e o filme então muito legal…adorei saber sobre essa cidade mineira…a origem da chita…tudo muito curioso…..e eu achando que o nordeste levava toda a fama….RSRS!!
Viva a nossa chita tão brasileira!!
Beijos!!
Ahhhh, mas o nordeste merece a fama sim, afinal foi aqui que a chita se popularizou, tanto nos vestuários como nos folclores. O que seria da fábrica de Minas se os nordestinos não consumissem a chita, né?Beijos.
Oi Cris ,ja tinha visto esta matéria na globo minas,mas é sempre bom rever coisas que a gente gosta,adoro chita,adorei poder ver de novo,bjo no coração.
Pois é, essa informação tão rica ficou ai em Minas e nós do resto do país nem imaginávamos. Pelo menos o povo da Vila agora tá sabendo, né? Beijos.
PARABENS POR NOS MOSTRAR A CIDADE DA CHITA, MAS PRINCIPALMENTE, POR ME LEVAR DE VOLTA NA MINHA HISTORIA DE VIDA E LEMBRAR DE MOMENTOS FELIZES EM FAMILIA, ENFEITADOS COM CHITA, NO VESTUÁRIO, CAMA E MESA, VALEU, PELA OPORTUNIDADE, DIGO A VCS, Q AMO TUDO Q FAZEM, DEUS OS ILUMINE SEMPRE. BJO.
Obrigada Lu, acho que muitas pessoas curtiram esse passeio por Minas. Beijos.
Adorei a postagem!!!!!!!!Minas é bom demais.bjos
Sou louca pra me perder por aquele interior. Beijos.
ADOREI AS INFORMAÇOES
MINHA IRMÃ É DESIGNER E MORA EXTERIOR- USA MUITA JUTA E CHITAO NAS ROUPAS DOS DESFILES
NAO TINHA INFORMAÇOES DOS TECIDOS E CONTATO COM FABRICAS
ADOREI
REPORTAGEM MARAVILHOSA
WANIA
Já troquei email com sua irmã e indiquei as fábricas. Aliás foi ela quem me inspirou escrever esse artigo. Beijos.
Lindo!!!!!!!!!!!!!!!
Que bom que vcs existem, assim resgatam a nossa cultura, o nosso
folclore, as nossas cores e flores que tão lindas se chaman chitas.
Parabéns.
Tania
É, a chita virou mesmo um xodó, não é? Beijos.
Crissssssssssssssssssss, que post mará!!! Nossa, eu queria ir pra lá agora, amooooooooooo chita!!! Dá pra fazer tanta coisa linda, né?
Beijossssssssssssss e uma linda semana pra ti!!!
Vero\
Bacana né? Nem eu sabia, me liguei nisso com o leitor que me escreveu, aí fui pesquisar e descobri a cidade e a festa. Deve ser um lindo lugar. Beijos.
ai meu Deus…queria morar la…….:)
Parece que não é só você amiga. Beijos.
Nossa! amei as coisas que eles fazem com chita! Pensava que era mais pra coisas de festa junina, boneca de pano.. muuuito interessante! 😉
Menina, pesquise na internet que você vai ficar de queixo caído. Tem designer famoso criando decoração alto padrão usando chita, isso sem contar nos estilistas.Beijos.
Minha amiga Cris, Saudades…
O post de hoje tem tudo haver comigo e com a Flor de Chita, me apaixonei pela cidade de Alvinópolis, tenho que marcar uma visitinha… Já estou me imaginando lá naquele mundo maravilhoso das Chitas, são tantas padronagens, uma mais linda que a outra… E as artesãs, que doçura… Parabéns pelo post… Você está sempre de parabéns pela Vila…
Paulinha Sales & Flor de Chita de Amargosa
Paulinha, que bacana você por aqui, quanto tempo. Você viu que estamos de casa nova aqui na Vila? Beijo grande, sempre acompanho você e suas novidades.
Muito bacana!
Adoro chita e fiquei muito curiosa por conhecer Alvinópolis, melhro ainda se for na ocasião da festa!
Valeu a dica Cris!
Concordo com você, essa festa deve ser ótima. Beijos.
Olá bom dia Cris!!!!
Em MG de bom não tem só o pão de queijo,e outras comidas boas ,tem tbm a chita e que cidade linda olhando pela foto.Nossa eu uso chita pra forrar chinelos e faço tic-tac pra cabelo,mais olha a qtidade de coisas que dá pra fazer com ela.Que dizer deste vestido,bem brasileiro né.Eu agradeço pela matéria.bjins e uma boa semana
Chita é Brasil, é vida, é alegria. Tem a cara de Minas, que conheci pouco mas adorei. Beijos.
Que lindo!
Adoro chita,e esse vídeo trouxe coisas lindas.Beijo!
Também gostei muito de ver a chita acontecendo.Beijos.
Quero conhecer essa cidade! Bela dica. bj
Acho que vamos organizar uma excursão, rsrsrsrsrs Beijos.
Nossa! adorei! eu uso chita para vários trabalhos artesanais. e não sabia de onde vinha. obrigada!
É importante resgatar histórias, concorda? Beijos.