Pra alegrar a criançada que está em férias e adora brincar de assustar os adultos, vamos ensinar uma dica de brinquedos reciclados. Espiem só o que dá pra fazer com rolhas de garrafas: uma cobra.

Pra começar vamos recordar o nosso segredo, clique e leia: Como cortar as rolhas sem esfarelar.

Usando as dicas acima corte suas rolhas em fatias de um dedo. Quanto maior você desejar sua cobra, mas fatias vai precisar, é claro.

Aqueça um prego no fogo até ficar com a ponta bem vermelha. Use um alicate para não se queimar.

Fure as fatias de rolha bem no centro usando o prego aquecido no fogo.

Use um prego largo para fazer um furo onde passe um barbante.

Numa rolha inteira faça um pequeno filete para dar um formato de boca.

Modele o alto da cabeça arredondando as bordas. Fure a rolha da cabeça no sentido do comprimento, também no centro. Lembre sempre de usar as rolhas úmidas para isso. Depois de todas as peças cortadas e furadas, deixe secar bem.
Como fazer a cobra

Para montar a cobra vamos usar barbante e uma agulha de crochê.

Atravesse a agulha no furo da cabeça e puxe o barbante através dele. Faça um nó na ponta para não escapar e deixe uma pequena ponta para servir de língua. Deixe do outro lado uma medida bem grande de barbante para montar o corpo da cobra.

Faça um nó logo após a cabeça e outro antes da primeira fatia do corpo. Não precisa apertar, é apenas para as partes não se moverem durante as brincadeiras.

Continue a encaixar as outras fatias para montar o corpo, sempre as prendendo entre nós do barbante. Prenda uma após a outra até completar o tamanho desejado. No final deixe uma ponta para ser o rabo da cobra.

Na cabeça pinte a língua da cobra de vermelho naquela pequena tira de barbante que você deixou no início.

Pinte também os olhos da sua cobra. Deixe secar a tinta.

E aí está sua víbora, serpente ou cobra.

Você ainda pode pintar todas as fatias das rolhas e customizar sua cobra numa cascavel, numa coral ou a cobra de sua preferência, não é engraçado?
Quer aprender a fazer outros brinquedos com reciclagem? Clique aqui.
Fotos: Cris Turek
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
adorei esse site
Emilly seja bem-vinda.
oi,cris! que legal essa cobrinha quero fazer para minha filha. reciclagem e show!
parabens!
Silvia e a garotada adora estes brinquedos que dão medo, rsrsrsrs
Vou colocar um link para essa página em meu blog. Parabéns pela criatividade e iniciativa!
amei as dicas principalmente porque podemos envolver as crianças nas criaçoes,vai ser divertido alem de estar desenvolvendo sua criatividade,parabens. obrigada por compartilhar com agente.bjs
legal
Obrigada Leonardo.
adorei!!!este binquedo vai para o meu projeto.kkkkkkkkkkkk
Pode saber que vai fazer sucesso Livia.
sou de Belém, aqui fazemos com miriti essa cobra mais adorei com rolhas de vinho, lembrei-me da minha infância eu era proprietária de uma frota
de ônibus feitos com lata de óleo salada que eu mesma fazia.Mais resgatar esse interesse em nossas crianças é resgatar valores q nao podem ficar perdidos
Você disse tudo Bela, foi direto ao ponto, isso é resgatar valores que nunca deveriam ter sido deixados de lado. Beijos.
Ei, Cris! Adorei esta idéia e vou fazer com meus sobrinhos nestas férias! Eles vão amar!Já tinha visto em tampinhas de pet, mas não em rolhas, legal! vou ver se posto no meu blog com um link p/ as pessoas virem aqui conferir como se faz, ok! E postarei com seua créditos, obvio, até porque só vou anunciar a postagem e será através do seu link é q/ verão o PAP. Algum problema p/ vc? Ode falar, viu? bjins: Carol Carneiro
* Adoro vir aqui! Tem sempre boas idéias pra gente!!!
Sem problemas Carol, dessa forma nem teria. Um beijo grande pras suas crianças.
achei bem bolada a criatividade do criador.eu lembro dos meus tempos de criança.que meu primo-irmao criado comigo.Fazia trenzinho com lata de oleo salada.uma lata amarrada na outra com direito a porta e janela com o trilho de palito de picolé.as pedrinhas que agente jogava dentro da lata era comparado como passageiros.tinha tambem as panelas,fogoes,geladeira,cadeiras mesa e etc.Feitos de barros.Eu realmente tive uma infancia.Brinquei ate os meus 17 anos.sem maldade debaixo da mesa. Este e-mail é do meu esposo.OBRIGADA.
Glaucia, é nosso dever como educadores, resgatar esses valores das antigas brincadeiras. Boas lembranças as suas.
Linda essa cobra…. e o aproveitamento das rolhas de vinho q iria para o lixo. parabens pela criatividade
Que bom que gostou Marlene, divulgue pra todos que tem crianças em casa.
Muito legal esse brinquedinho embora eu tenha horror por cobras,mas esta é de brinquedinho,amei.Vou guardar a ideia com carinho.Abraço forte.
Maria Estela, é bem por isso que a criançada adora nos assustar com esses brinquedos.
Olá! Gostei muito da ideia de reciclar as rolhas de cortiça. Eu mesmo também as utilizei para fazer pipas para carregar os carros de bois, como podem ver no meu blog “Flormamede”.
O vinho do Porto, descendo até à Foz do Rio Douro, trasia no passado as Pipas desse Nectar das encontas em pipas que depois eram transportadas para as adegas e tabernas nos carros de bois. Consultem e se o entenderem, divulguem retirando imagens desse Blog. À vontade, sirvam-se e abraço cheio de invenção e criatividade.
José Faria – Portugal – Distrito do Porto e Concelho da Maia.
Obrigada José por contribuir nos dando essas interessantes sugestões. Um grande abraço.
Bom dia Cris!!!
Que matéria linda sobre as rolhas.Achei lindo o tapete, interessante e bem diferente.Ah!sem deixar de lado a dica maravilhosa de cortar rolhas,muito legal.Agora é só criar como esta cobrinha ,pratica e fácil de fazer,as crianças vão amar.Nessas férias dá pra colocar elas pra fazer algo diferente com rolhas.Bjins e bom dia
Isso mesmo Andreia, a garotada se diverte horrores imaginando que está apavorando os outros. Isso é super saudável, brincar e imaginar.
Essa cobrinha me fez lembrar de minha infancia. Ganhei uma de um tio. Não lembro direito como era feita, mas ficava mais firme, então segurava no rabo e ela se mexia como uma cobra de verdade. Nossa foi o inferno das professoras na escola.
Que saudades, hoje em dia as crianças não se interessam mais por este tipo de brinquedo.
Muito você se engana Claudia, o erro é pensar dessa forma. Tenho visto muitas crianças envolvidas com esses brinquedos artesanais e que lhes despertam a imaginacão. O verdadeiro problema são os pais que preferem dar apenas os brinquedos automáticos. Meu sobrinho de 12 anos se divertiu muito com essa cobra ainda ontem e ele é uma criança bem normal.