Hoje é dia de Ponto atrás!
Espero que todo mundo tenha conseguido transferir o risco sem problemas! Se você perdeu essa aula, clique Como transferir riscos de bordados e confira lá também o risco para o bordado da aula de hoje.
Ponto atrás é usado tanto em bordados livres quanto em bordados a fios contados. É parte importante dos bordados em Ponto Cruz e Blackwork – veja na foto ao lado.
No momento vamos tratar apenas da execução para bordado livre.


Usado sozinho, como na amostra desta aula, pode se mostrar diferente conforme o tamanho dos pontos, a quantidade e o tipo de fio usado.

Observem na amostra ao lado a diferença nos resultados:
1 – Fio usado foi Coton Perlé 8 cor 321. Coton Perlé é a linha de “novelinho” 2 – 3 fios de Mouliné DMC 115
Para o começo vamos usar 2 fios de linha Mouliné, que é formada por um cordão de seis fios. Deve-se separar apenas 1 fio de cada vez, até tirar os fios necessários para o projeto. Se o número a ser usado for par, dobrar ao meio,de modo a poder usar a argolinha da dobra para arrematar (vamos aprender mais abaixo). Não dobrar se for usar fios multicoloridos.
Com apenas 1 fio, ou sem dobrar deve-se usar arremate posterior (também veremos mais abaixo). Bordar com fios multicoloridos ou mesclados requer o uso de técnicas específicas, para evitar duas cores diferentes no mesmo ponto, exceto, é claro, quando se pretende conseguir exatamente este efeito.
O modo mais fácil de usar estes fios é cortar toda a meada em pedaços de 60 a 70 cm. Separar, sempre um de cada vez, os fios a serem usados. Atenção redobrada para garantir a continuidade das cores.

A escolha da agulha a ser usada em um bordado deve considerar o tipo de tecido e o tipo de bordado, os fios a serem usados e o efeito a ser obtido.
Um bordado de superfície exige agulhas de ponta, tamanho médio e calibre adequado à grossura do tecido. A maior parte dos tecidos fica bem com uma agulha de bordar calibre 9.
Atenção: o uso do bastidor é obrigatório e faz um bem enorme para a qualidade do seu trabalho!
O ponto é muito simples, confira no esquema abaixo da esquerda para a direita: Puxar a agulha na linha do desenho (1) e fazer o ponto para trás (2). Puxar a agulha novamente pouco à frente do ponto (3), fazer outro para trás inserindo a agulha no lugar de onde saiu o primeiro ponto (4) que é o mesmo lugar de(1). Seguir adiante.

Manter uma boa tensão – nada de pontos frouxos! Não apertar a ponto de deformar o tecido, mas dar um ajuste que seja suficiente para que a agulha encontre o “buraquinho” do ponto anterior.
O tamanho é importante, pontos muito grandes tendem a ser pouco graciosos e pontos muito pequenos dão a impressão de “mastigar” o tecido. Mas, o mais importante de tudo é manter a regularidades dos pontos.
Como fazer o arremate posterior

Para começar com arremate posterior entrar com a agulha em local distante daquele em que o ponto vai ser iniciado…

… deixando um bom pedaço de fio “sobrando”.

Depois iniciar o ponto normalmente.
Observem abaixo que a agulha entra exatamente no mesmo local em que o ponto anterior começou.


Como arrematar o ponto do início
Lembram que no início ficou uma sobra de linha para trás? Vejam como vamos arremata-la.

Comece puxando o fio para o avesso…
… coloque na agulha e entrelace nos pontos já bordados, fazendo um vai e vem com a linha. Observe:




Corte as sobras depois de feito o arremate.
Todos os arremates de fio são feitos desta maneira, sempre entrelaçando pelos pontos dados, nunca enrolando a linha sobre os pontos ou dando nós. O arremate posterior é usado quando não temos a “argolinha” que é formada quando se usa o fio dobrado ao meio.
Como fazer o arremate da argolinha

Tire apenas 1 fio de linha da meada, com o dobro do tamanho desejado e dobre ao meio. Passe as duas pontas pela agulha.

Saia com a agulha do avesso para o direito, no local do ponto…

…deixando a argolinha no avesso. Fazer o ponto e passar a agulha para o avesso.

Passe a agulha por dentro da argolinha…

… prendendo o fio. Pronto, ele está arrematado.

Continue a fazer os pontos normalmente.
Como colocar outro fio no bordado
O fio na agulha acabou, o que fazer?

Deixe a ponta do fio que está acabando bem visível, no direito do trabalho, de modo a não perder de vista o local em que o novo fio deve sair para continuar o trabalho.

Saia com o próximo fio exatamente no mesmo lugar em que está o fio a ser finalizado.
Isto é muito importante: alguns pontos ficam muito feios se a troca da linha não é feita corretamente.

Continue a fazer os pontos do bordado normalmente e arremate os fios no fim do trabalho conforme a técnica explicada no início.
Como bordar uma quina ou virar em ângulo reto

Continue a trabalhar sem alterar o andamento de entrar para trás e sair na frente da linha, mesmo virando a quina.
Não tem segredo.

Fica um pequeno ponto diagonal no lado do avesso.
Dicas finais

O avesso do ponto atrás é o ponto haste, que fica parecendo um cordão, mais grosso que o direito. Assim todo cuidado na hora de arrematar; evitar fazer mais que um arremate no mesmo lugar.
O arremate entrelaça cerca de 5 pontos, isto é suficiente. Evite atravessar grandes espaços, isto fragiliza o trabalho e pode prejudicar o direito do trabalho. É melhor atravessar pequenos espaços do que arrematar várias vezes.

A primeira coisa a fazer para ter um bom avesso é fazer um bom bordado no direito. E não ficar com “Síndrome de Avesso”. Esta é uma doença impeditiva, causadora de danos consideráveis.
Ao que parece, o conceito de que a qualidade de um bordado deve ser medida pelo avesso, tem muitos adeptos, particularmente entre as pessoas que não bordam. A prioridade deve ser sempre o direito do trabalho. Um trabalho cujo direito está bem feito tem, necessariamente, o melhor avesso possível, caso contrário o direito também não estaria bom.

Isto conclui a nossa aula sobre ponto atrás.
Por favor, escolham seus fios, preparem essa etapa, e lembrem-se que vamos fazer um projeto depois com tudo o que está sendo bordado nestas aulas.
O risco para a próxima aula está aqui, clique nesses links para imagens: Risco1 ou Risco2 Essa será a tarefa para a próxima aula: já deixem preparado no tecido.
Informações complementares sobre os materiais usados assim como dicas e links para gráficos e outros tutoriais podem ser encontrados em meu blog, clique, Ofício da Agulha.
A peça de hoje foi bordada por Monica Moura: lindos pontos, ótimo avesso!
Fotos: Monica Moura

Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Olá, bom dia, que alegria em encontrar vc, só que não consegui imprimir o risco do ponto atrás. O resultado aparece página não encontrada. obrigada bj
Olá Marcia. Obrigada por me avisar, havia uma atualização que não tinha sido feita no texto. Tente novamente que agora vai dar certo 😉
Beijos.
Achei o blog sem querer e ja amo.
Obrigada!
E eu amo esse sem querer, Noeli 😉
Beijo grande, seja bem-vinda 🙂
so com a leitura aprendi segredos que eu nao conhecia. valeu muito!
É bem por aí Cassia 😉
Adorei as dicas… Vou bordar…abraço
Obaaaa Heloisa……depois me conte 😉
Amei eu aprendi bordar ainda criança mas tinha umas dúvidas que foram sanadas.Bordo para um asilo de velhinhas para ajudar na manutenção,eu bordo o ponto cruz só que agora estamos querendo bordar outro tipo por isso quero me atualizar.Obrigado por nos ensinar. Deus te abençoe
Maria Clara, confere as outras aulas de bordado que temos. não são muitas ainda, mas já ajudam bastante 😉
Adorei e quero muito aprender a bordar com o passo a passo. Muito lindo o bordado. Obrigada.
Margarete, digite bordado no campo de pesquisa no alto à direita, e veja todas as aulas postadas. Beijos.
Olá, fiquei muito feliz, encontrar o seu blog. Justamente quando eu precisava apreender o ponto atrás. Muito OBRIGADA.
Que bom, alguém que se lembrou de ensinar o acabamento de um bordado pelo avesso. Ainda tinha coisa que eu não sabia. Obrigada Paula. Estou aguardando ansiosa a próxima aula. Melhoras a você.
PAULA adorei sua aula e gostaria de continuar aprendendo mais.
O passo-a-passo é ótimo! já estou praticando. O que eu gostaria de saber é o nome da fonte em que foi escrito “ponto atrás”. Obrigada.
Bjs
Oi Paula,
Comprei o kit básico e achei aqui as aulas que vc falou. Baixei os riscos e vou começar.
Adorei as aulas.
abraços
Olá! fiquei super interessada no projeto. como encontro as demais aulas?
Paula, obrigada pelas orientações de bordados. Eu aprendi a bordar desde meus 6 ou 7 anos, já estou com 56, logo… faz tempo. Mas não dediquei minha vida ao bordado, segui por outros caminhos, o tear de pente liço é uma de minhas paixões. Agora senti necessidade de uma reciclagem, essa ajuda você faz com maestria.
Abraços,
Telma
Obrigada a todas que acompanham e comentam os tutoriais. Espero que estejam gostando e não deixem de acompanhas as informações complementares no meu blog.!
Sei fazer esse trabalho de bordados mão livre.Adoroo.Inclusive estou de repouso e para distrair estou bordando uns panos de prato para o dia-a-dia.Muito charmoso fica adoroo demais.E as dicas do Vlia do Artesão ai arrasa.:)
ESTOU AMANDO ESSAS AULAS DE BORDADO, QUE BOM EXISTIR PESSOAS QUE COMPARTILHAM SEUS CONHECIMENTOS, MUITO OBRIGADA!
BJS!
eu adorei,pois gosto muito de bordar ,embora eu ainda não saiba bordar tão bem,mas eu adoro!
Olá meninas, desejo um pronto restabelecimento para Paula e estamos por aqui. Bjs
Olá Paula, estamos aguardando ansiosamente pela próxima aula. Quando virá?
Beijos
Denise a Paula se encontra adoentada. Em breve ela retornará. beijos.
Adorei a aula, muito bem elaborada,fácil de aprender.Agradeço muito.
Maravilhoso. Vou tentar fazer. Abraços
Tua aula é super didática. Eu adoro bordar, mas creio que mesmo quem nunca o fez vai conseguir, porque teu passo a passo é muito fácil de seguir. Adorei!
Vou responder à Denise, que faz ótimas perguntas sobre o trabalho proposto.
O uso de fios diferentes (perlé ou mouliné) e de diferentes quantidades de fios na agulha serve para mostrar o quanto um mesmo pnto pode dar resultados diferentes com pequenas mudanças. Eu recomendo seguir o esquema que mostra as variações nos fios.
A margem do risco pode ou não ser bordada, dependendo do acabamento a ser dado. Eu vou usar o 6 trabalhos previstos para este curso em uma montagem que deve ficar bem legal e vou querer fazer acabamentos que requerem a margem bordada em ponto atrás, para todos os projetos. Outras opções para acabamento estão previstas. Divirtam-se, risquem o tecido para a próximna aula! Beijos a todas.
Adorei a aula,já aprendi diversas coisas nessas 2 aulas.
Gostaria de entender melhor a proposta desta aula:
1. bordamos todo o risco com 2fios de mouline, ou bordamos como segue o 1° esquema, onde usamos a perle e variamos o fio da mouline?
2. a margem do risco é bordada? pois na imagem final ela não aparece bordada.
Beijos
Muito obrigado pela informacao e ajuda. Um abraco, Sandra Santos Boston MA
Grata a tosas por sua gentileza. Devo dizer que gostei tanto do comentátio da Nancy que publiquei na página do Ofício lá no Face, espero que ela não se importe.
O comentário em questão é este: “Muito boas tuas dicas ,eu já sabia fazer mais um capricho é sempre bem vindo!!!”. Queria que o mundo todo fosse assim – sabendo fazer mas dando boas vindas a um capricho a mais. Tem dias que o pazer de ser professora é realmente muito grande!
Como sempre, sua aula é impecável!!!!
Simplesmente, adorei!!!
Paula querida,
Com sua aula a gente aprende que bordar é verdadeiramente uma arte… Requer capricho, paciência e atenção a muitos detalhes. Estou aprendendo a admirar ainda mais as artesãs que se dedicam às linhas e agulhas.
Bjs carinhosos,
Mara Evans
” Maravilha de trabalho Paula Marcondes! Já dei muita aula de bordados
e sempre procurei facilitar ao máximo para as alunas, assim elas
ficavam muito mais interessadas com o trabalho e com os rendimentos.
Parabéns.”
Muito boas tuas dicas ,eu já sabia fazer mais um capricho é sempre bem vindo!!!
AMEI A AULA . MUITO OBRIGADA . BJS .
oi hoje tenho 35 anos amava ficar com minha vovó que partiu a 6 anos,a primeira coisa que ela me ensinou foi fazer ponto atrás em guardanapos,na época tinha encontro de bordadeiras aqui na cidade,e eu aprendi com ela o valor de encontrar pessoas,que gostam das mesma coisa que você gosta,depois ela me ensinou os pontos basicos do croche,todos os meu primos ficaram com pequenas coisa de herança quando ela partiu,e eu fiquei com todas as linhas e agulhas que tenho até hoje,pois todas as vezes que ela saia para comprar linha eu ia junto ela trazia varia linhas da mesma cor,faz 6 anos que ela partiu e me deixou com muita saúdade!
♥ Estou adorando as aulas de bordado, tem esclarecido muitas dúvidas e me ajudando a relembrar o bordado que ha muito tempo não fazia!!
Profa. Paula Marcondes é um exemplo de profissional e mestre. Sabe como poucas a arte que encerra a palavra “ensinar”. Seus conselhos, técnicas e talento são tesouros para se guardar. Parabéns!
Paula, embora eu já saiba bordar esse ponto, curti muito a sua aula e vou acompanhar os próximos também. Só não vai bordar quem não quiser! Parabéns!
Beijos,
Jussara
Aprendi bordar ponto atrás quando era criança, boas lembranças. Faz muito tempo que não bordo. beijos,
Blog Agenda de Casa
Opa! Tava ansiosa esperando a aula! Amei