A dica de artesanato de hoje com certeza vai surpreender muita gente, que nem imaginou que usando termocolante dá pra decorar uma caixa. Também é uma super dica de reuso para aquelas caixas de papelão que a gente sempre teima em guardar. Reciclólogos: atenção.
Mas as dicas não são apenas estas. Tem uma daquelas cartas boas de ter na manga quando o assunto é fazer o tempo render e manter a qualidade do trabalho impecável. Como? A dica é a régua de barrado.
Uma coisa de cada vez? 😀
Se você ainda não conhece, anote aí: régua de barrado é uma ferramenta feita pra facilitar os trabalhos com tecidos. De material plástico, é na verdade uma máscara para desenhar os riscos em forma de barrado. É muito usada para decorar panos de copa e acessórios de cozinha como aventais, cortinas e toalhas de mesa.
Só que quem gosta de inventar vai além, foi assim que usei a mesma régua de barrado pra decorar uma caixa de embalagem que eu tinha em casa. E sim, claro, funciona direitinho com caixas de MDF e também em outras superfícies. É só perder o medo e testar.
A outra dica é o termocolante definitivo que é chamado assim porque não exige o uso de costuras ou colas para fortalecer a sua fixação. Exatamente por isso é que podemos usa-lo para decorar nossas caixinhas. Simbora pro passo-a-passo:
Como decorar uma caixa com régua de barrado

A régua de passarinhos e o termocolante que estou usando neste projeto são da Artesanato Fast, modelo da Isamara Custódio. Super fofo.
Escolhi dois tecidos e separei uma caixinha de papelão que já tinha uma cor interessante.

Veja como a régua de passarinhos vem, certinha no formato de um barrado e com os desenhos vazados nas figuras. Os desenhos variados servem para todo e qualquer detalhe que você vá precisar.

Começamos transferindo o desenho para o lado do papel do termocolante. No caso vou usar só um casal de passarinhos.
Sempre deixe uma margem em volta do desenho.

Transfira também os detalhes que você vai usar.

Agora é só posicionar o papel sobre o avesso do tecido, cada desenho na estampa escolhida, e aplicar o ferro quente rapidamente para a primeira colagem.

Agora sim recortamos as figuras. Esta sequência garante que a colagem fique perfeita e evita que o tecido desfie em algum ponto.

Olha aí minhas figuras prontas com o termocolante. Agora vamos adiante.


Pra seguir o projeto e fazer a tampa sem amassa-la, eu usei uma outra caixinha pra encaixar por baixo na etapa seguinte. Vai servir apenas para apoio, mas é bem importante esta dica.

Retire o papel protetor e descarte. Veja que o avesso do tecido está com o brilho da cola do termocolante.

Posicione cuidadosamente sobre a tampa, alinhando com atenção e faça a mágica acontecer. Passe com o ferro em temperatura algodão/linho. Lembre que por baixo tem aquela caixinha de apoio.
Mais uma coisa: no caso do papelão, não precisa demorar muito pra que a colagem realize. É mais rápido que entre tecidos.

E olha que incrível, o tecido já aderiu no papelão, não precisa esperar secar como a cola, não tem bolhas como no papel adesivo, e dá outro aspecto para a caixinha. Show!!!

Agora posicione e cole os passarinhos com o mesmo processo.

E repita para todos os detalhes que escolheu, sempre removendo o papel protetor e usando o ferro quente.

A régua de barrado tem tudo que você precisa, inclusive as bolinhas que precisamos pra fazer os olhos dos passarinhos. Caneta de tecido na mão e é só pintar.
Por fim…

Faltava alguma coisa e eu usei uma tira de mini pompom grelô para decorar a borda da tampa. Colei com cola de silicone líquida.


Projeto pronto, dê uma olhada de ladinho na caixa.

E então? Não é uma dica super diferente?
Agora eu pergunto: quem aí quer aprender a fazer um barrado em pano de copa? Ergue o braço.
Fotos e passo-a-passo: Cris Turek
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Ficou lindo! Adorei as dicas e estou levantando o braço… quero sim aprender o barrado no pano de prato. Como sempre, parabéns e obrigada!
Legal Dolores, vamos providenciar. Por enquanto dê uma espiada nesta sugestão que também usa as réguas:
http://www.viladoartesao.com.br/blog/como-fazer-um-barrado-de-tecido-para-prateleira/
Beijos.
Cris que idéia maravilhosa amei ficou linda e com certeza quero aprender a fazer no pano de prato muito obrigada por partilhar seus conhecimentos e lindos trabalhos bjks ?
Eu é que te agradeço Juliana, beijocas.
Cris,
mais uma vez , amei suas dicas e trabalhos.Esse de agora foi muito legal, em tudo.Adoro caixas e tbm guardo as q posso para usar depois . Abraço de Paz . Luciana..
Desejo saber como adquirir seus produtos e o custo de cada peça .fico no seu aguardo.abraços.
Maria Cristina agradeço o contato mas não produzo para vender, apenas para ensinar aqui no blog.Pesquise outros artesãos no site Elo7. Beijos.
adorei a ideia obrig vou fazer
Maria manda suas fotos pra nós, ok?
LINDA, AMEI.
QUe bom que gostou Solange, beijos.
Adorei a dica, como sempre vc arrasa Cris! Bjs.
Uau Isabel, obrigada querida.
Gostaria se fosse possível, saber a marca do termocolante. Tenho comprado alguns, que preciso alinhavar para não soltar do tecido na hora de casear. Obrigada
Atenciosamente,
Regina Carvalho Gomes
Regina no texto onde tem a palavra termocolante com outra cor, se vc clicar vai direto pro site e tem até o preço com todos os detalhes. Bjs.
Obrigada vila do artesao por esta me mandado isto os enfeites sao lindos obrigad mesmo beijos paola
Obrigada você Paola pela audiência.Bjs.
Muito boa , vou reformar minhas caixas que ganhei.
Ebaaaa Susana, 😉
Amei!!!
QUe legal Conceição, beijos.
PARABÉNS MUITO LINDA ,ADORO TODAS SUAS POSTAGENS!!!!!!!!!!!!!VILA DO ARTESÃO ESTÁ DE PARABÉNS!!!
Super obrigada Luzia pelo incentivo nas palavras. Beijos.
Bom dia Cris!
Eu fiz no ano passado um teste com os Tecidos Autocolantes da “Facinos” onde o mesmo só pode ser utilizado em superfície lisa tirando o decalque, colando na peça e no final apliquei a Termolina Leitosa que eles mesmo vendem para não desfiar o tecido. Achei interessante e prático em alguns momentos já por outro lado eu que trabalho com outros tipos de peças (não lisa) fiquei na dúvida em continuar até pensei em fazer um curso para ver mas as peças não podem ser lavadas é somente um trabalho decorativo até sobrou uma folha e estou pensando se utilizo. Se você puder me orientar quanto a esse tipo de trabalho se compensa investir e também alguma ideia melhor agradeço.
Fico no aguardo da sua resposta Abraços,
Marisa
Marisa me mande algumas fotos dos seus trabalhos pra eu poder entender do que se trata e te dar alguma dica mais correta, ok? No email [email protected] Bjs.
Parabéns excelente trabalho.
Obrigada Joselina que bom que gostou.
Adoro artesanato, mas na minha cidade não tem pessoas para ensinar
Suas dicas foram maravilhosas.
Obrigada!
Rosângela então aproveita nossas aulas aqui no blog e teste as técnicas que mais gostar. O importante é começar. Beijos.