Os carimbos costumam ser brinquedos divertidos para as crianças, mas também são ferramentas interessantes para técnicas de artesanato, como pintar tecidos, papéis de presente e até paredes. Vamos aprender como fazer carimbos de EVA em casa, para aquelas situações em que você não encontrou a figura que queria ou para distrair a criançada. É super fácil.
- Primeiro precisamos providenciar uma folha de EVA para as figuras. Pode ser qualquer cor, inclusive retalhos que você tenha em casa.
- Precisamos também de uma base onde fixar as figuras depois de prontas. Nessa hora vale tudo, inclusive reciclar. Você pode usar bandejinhas de isopor, rolhas e lâminas de madeira que você consegue em sobras de marcenarias. Você pode usar o próprio EVA como base, que também fica muito bom.

Primeiro recorte um pedaço de EVA um pouco maior do que o tamanho que você deseja para a sua figura. Depois faça o seu desenho. Pode ser a mão livre ou transferido de alguma figura que você escolheu na internet ou em revistas. Eu estou desenhando a mão livre.

Apoie o EVA com o desenho numa base de vidro e recorte o contorno com todo o cuidado. Use um estilete ou uma faca estilete bem afiada.

Aplique cola de contato no verso da figura. Aguarde ela dar o ponto de aderência antes de fixar na base. Se você for colar sobre isopor, use cola branca não diluída.

Fixe na base escolhida pressionando para colar por igual. Eu escolhi uma bandejinha de isopor.

Depois de colada a figura sobre a base de isopor, recortei deixando uma boa área em volta da figura.

Cole a base recortada sobre mais uma lâmina da bandeja de isopor. Assim ela fica um pouco mais alta e melhor de usar.

Ajuste o tamanho da base recortando o excesso.
Fotos: Cris Turek
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
boa noite cris,vc poderia me dar umas dicas de almofada pra carimbo,..preciso de uns bem grande e ñ acho pra comprar,então tenho q fazer,fiz umas pesquizas na net ,mas nada achei
Regina nunca testei fazer as almofadas, mas experimentaria usando espuma de boa qualidade. Fico devendo por hora.
oi amigas, gostaria de alguma lembrança fácilde de fazer sobre as princesas, pois minhas netas fazem 5 anos (são gemeas) e este será o tema. Desde já agradeço um grande abraço
Aurora confira a dica abaixo e use o campo de pesquisa para conferir outras sugestões.
http://www.viladoartesao.com.br/blog/2011/08/como-fazer-uma-coroa-de-principe-para-festas-infantis/
Sou Arte & Vida by Graca e ahei td otimo aqui, parabens.
oi meninaa,eu queria saber como é que eu carimbo?
BJS TCHAU !!!!
Eduarda, passa tinta e pressiona na superfície.
trabalho com fotos,mas tenho muita sobra,preciso de ideias pra aproveita-las sem ser com xerox,pois as mesmas acabam indo fora,aguardo,ajuda,
Dalva, sei que o papel fotográfico não aceita bem a cola, e mancha. Acho que talvez você possa usar como ingrediente de papel maché, mas não tenho certeza pois nunca utilizei fotografias para esse fim. Realmente teria que fazer uma experiência.
descobri agora este site,estou a procura de alguem q saiba me ensinar a fazer rosas em madeira vi na feira da festa da uva elas saõ feitas com casca folhada de madeira,q os marcineiros usam pra arrematar topos de mesas e outros moveis,espero q tenha passado bem o q preciso,sou nova no ramo e amo aprender artesanatos,diferentes,beijo
Dalva, por hora fico devendo essa dica. Novidades publicaremos no blog.
Obrigada pela dica dos carimbos.Muito prático e fácil de fazer!
ola
gostei da ideia dos carimbos feitos por nos
Em Portugal eles sao caros
um bom ano
Bjs
Fatima
vcs nao tem ideia de como tem sido importante as divulgaçoes dos trabalhos que vcs me mandam.beijos a todos e parabens.
Adoro saber que a gente auxilia de alguma forma Ivonete. Beijos.
odorei a ideia pois trabalho com artesanato e esta maneira de fazer o carimbo vai muito me ajudar obrigado
Nete, essa é uma forma simples de fazer o carimbo. Masi à frente vamos aprender maneiras mais elaboradas. Aguarde.
Genial, gostei demais será que dá pra fazer em camisetas de malha? Vou tentar, muito legal Cris, obrigada por vc existir e distribuir conosco suas ideias bjssss
Dá sim Lidia, mas lembre de esticar bem o tecido sobre uma superfície e fixe de alguma forma para que não se movimente durante o processo.
Oi, Cris,
Sou aquela curitibana do ArteAmiga, conversamos por aqui há um tempinho. Andei tendo uma procura por carimbos, procurei aqui e acolá, e resolvi que iria fazer os baixo-relevos nas folhas de borracha que vemos na internet e…nada. Simplesmente desconhecidas no Brasil. Você tem alguma ideia onde encontro?
Jô
Jô, não tenho um pap pra isso e nem sei indicar um, mas você precisa transferir o desenho escolhido para a borracha e esculpir a parte que fica vazada com um instrumento apropriado, que pode ser uma faca de xilogravura mesmo. Depois é colar essa borracha num suporte e pronto. Tudo depende de escolher desenhos mais ou menos complicados. Acho que você pode fazer uma experiência, que tal?
Parabens meus amigos por este e-mail de usar EVA para pintar
e confeccionar os carimbos.
Voces são geniais com a escolha dos assuntos.
Um abraço a todos e muito obrigada mais uma vez.
Obrigadíssima Jane. Divirta-se com os carimbos.
ola, meninos queridos da vila do artesão, como vai essa paraiba maravilhosa? não esqueci de ir visita-los na minha proxima ida ai, qdo sair de ferias…
adorei a dica dos carimbos de eva, só preciso tirar umas duvidas: o eva deve ser do grosso? as tinta devem ser de tecido? vc pode mandar dicas de outros desenhos maritimos? abrigada, um abração!!!
O EVA deve ser do grosso sim Dalva, porque você precisa de altura para carimbar sem borrar. E como eu explico no artigo a tinta é de tecido quando for pintar tecidos. Se for carimbar papel pode ser tinta de artesanato comum. Beijos.