O outono chegou e com as noites ficando mais amenas e fresquinhas, produzir uma peça com tricô de braços já não é um desafio calorento.
Até porque no fim você fica com tudo preparadinho pra quando o frio chegar com força. Não vai te pegar de surpresa nem por um segundo.
Os trabalhos com pontos gigantes estão fazendo muito sucesso, e quando a gente bate o olho não tem como não gostar. Peças atuais e simples, mas com muita presença.
Aí fui atrás de tutoriais que explicassem como montar esta dimensão de projeto, e encontrei algumas alternativas interessantes pra você que se empolga como eu 😉
Encontrei alguns vídeos, até em polonês, mas que não exigem o entendimento da língua pra entender o processo. É assistir e fazer, pode confiar 😀
O melhor? Estas mantas ficam prontas rapidinho. Diferente daquelas colchas trabalhosas em crochê e tricô, estas parecem difíceis, mas rendem bastante na hora de produzir.
A lã
A primeira coisa é o fio: que tipo de lã usamos nestes projetos? Lã Merino.

Aqui no Brasil ainda não é muito comum encontrar meadas tão grossas de lã merino, mas há sim tecelões que vendem em sites como o Elo7. Eu, pessoalmente, indico a Carla Lieda que fia e tinge suas meadas artesanalmente e é de minha confiança. Clique abaixo para entrar em contato com ela:
Fiandeira e tecelã Carla Lieda
Essas lãs são 100% lã pura, e só de olhar a gente sente como ficam quentinhas e aconchegantes. Elas só já garantem o charme da sua peça.
Pra você ver como o processo é simples, vai um vídeo curtinho do Ohio e super bem explicado usando meadas revestidas. Talvez você consiga comprar estas meadas direto deles, claro, se fizer questão deste tipo de produto. Ou substitua pelas meadas de lã Merino.
O importante é que este passo-a-passo está muito fácil de entender. Clique na imagem e assista:
Usando fios grossos
Mas se você não conseguir comprar nenhuma destas meadas, não tem problema. Opte por fios industrializados mais grossos, mas não tanto, e mais fáceis de encontrar. Uma sugestão é o fio Fascino da Lanafil. Neste caso você resolve a questão tecendo sua manta com fios triplos. Veja só:
Os fios são bem grossos, mas não o suficiente para dar o efeito dos pontos gigantes. Junte 3 novelos e siga normalmente. Para ver mais clique na imagem acima com dica de Wool and the Gang.
O resultado é um trabalho com uma aparência ainda mais leve, espie.
Além da lã Merino 100%, existem outros fios que podem ser adaptados à este projeto. Neste caso é só fazer uma amostra e adaptar a quantidade de pontos à sua necessidade. Clique e veja este fio Maxx da Cisne. Uma alternativa bem fofinha e interessante.
Soltando dos braços
Por fim quero te mostrar que sempre tem um jeitinho de não se sentir “enrolada” por uma montanha de meadas de lã 😯
Sim, dá pra tecer sua manta sem ficar com os braços comprometidos o tempo todo. Você vai precisar de um lugar amplo e plano onde montar seus pontos, mas pode tricotar sem ficar com os pontos nos braços.
Quem mostra é o vídeo da Filart, originalmente em polonês, mas bem auto-explicativo. Clique na imagem abaixo e confira:
Claro que as meadas grossas ajudam no processo, mas já dá mais tranquilidade caso pinte aquela vontade súbita de ir ao banheiro 😀
Falando com toda a honestidade, eu não sinto saudades do frio não 🙄
Por aqui onde moramos, eu só olho, porque não preciso (ufa)….he he he…..mas percebo que tem muita fofura nestas tramas e me coloco no lugar de quem vai se encolher nas noites de inverno. Conheço bem noites de geada e sei que frio dói na pele.
Não tá a fim de um trabalho deste tamanho? Comece com um cachecol. Clique e leia:
Pra você que mora num destes lugares de invernos gélidos, mando estas ideias que aquecem o coração e o corpo. Espero que divirta-se bastante.
E me conte se fizer, combinado?
Fotos: 1 e 5. Blog do Etsy, 2. Fiandeira e TeceLã
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Olá cris, da uma olhadinha no meu insta!
instagram.com/tricotgigante
Adoramos seu blog
Olá Angela. Já estou te seguindo por lá; encantada com seu produto. Beijos e sucesso.
Olá tenho visto lã no app wish será que é boa vc já viu… usou??
Priscila, eu pessoalmente não conheço. Fico devendo este retorno 🙂
Olá! Gostaria de saber sobre quantidade de lã merino que devo comprar pra cada trabalho. Para uma manta de casal ou solteiro?! Um cachecol? Vcs podem ajudar passando uma base ? Obrigada!!
Ana, vai depender do tamanho de manta que você vai produzir e por isso a dica é aquela que usamos em todas as receitas: fazer uma amostra com 10 pontos e depois calcular para o tamanho desejado. De qualquer forma dê uma espiada nos links das receitas para ver as sugestões. Tome por base uns 3 quilos de lã para uma manta pequena. Para dicas práticas de cachecol, clique no link no fim do post. Beijos.
OLÁ, GOSTARIA DE RECEBER DICAS!!!! OBRIGADA
Iria, inscreva-se na janela que abre no fim do post. Tem minha foto e os campos pra preencher.
Quantos rolos de lã merino é necessario pra fazer uma manta?
Tereza, veja em cada passo-a-passo a sugestão dada para aquele modelo, ou calcule segundo o tamanho que você deseja. Nos links têm as indicações 😉 Clique nas imagens.
Oi, bom dia Cris. Obrigada pela confiança e indicação. Linda reportagem. se precisar tenho vídeos de tricô de braço e soltando os braços. fiz um teste com a minha agulha de tricô gigante também. Qualquer coisa combinamos e faço um especialmente para você. Bjs
Olá querida, tudo bem? Sim…..podemos combinar algo para mais adiante, deixa o verão chegar 😉
Em seguida podemos preparar algo com certeza. Fique à vontade e qualquer coisa me escreva direto no email. Beijo grande 🙂
Nossaaaaaaaaaa Cris Turek simplesmente amei!!! Obrigada pela dica e assim que fizer mando nostícias!Um abraço e bom inverno – iniciando-se hj – a todos!!!
Fernanda, acredite que eu amei também, mas fico bem feliz de não precisar usar estas mantas aqui onde moro, rsrsrs 😉 Beijos.
Boa noite.. quanto de lã merino usa para fazer um coberto tamanho bom? Desesperado para enfeite de cama e sofá? O novelo já vem em tamanho ou é metragem?
Obg
Nathalia, o ideal é que você veja as dicas de montagem direto nos links que indico no post, até pra entender o processo. Sobre as meadas você precisa tratar com a Lieda, cujo contato também está no texto. Ela te explica melhor como ela vende. Beijos.
Amei o post, e em clima de preparação para o inverno, veio na hora certa! Obrigada, Cris por estar sempre antenada às tendências que a estação pede!!!!
Difícil não olhar para pecas tão vistosas, né Camila? E claro, compartilhar aqui com todos. Beijos 🙂
Nossa que trabalho incrível, eu pesquisei algumas lãs, mais não achei desse tipo. Eu moro em São Paulo, você conhece algum lugar que vende?
Marcia, verifique o link que indico no texto para as meadas de lá Merino, com a Carla Lieda.